O Novo Horror

Daniel Gruber
Vitória Vozniak

Resenhas - O Novo Horror

Ariadne 19/01/2022

Essa é uma antologia que reúne vinte contos de horror escritos por autores brasileiros contemporâneos. Inspirados em filmes recentes como A bruxa (2015) e Corra! (2017), essas são histórias que carregam uma atmosfera densa, aterrorizante e que mexem com o nosso psicológico. Esqueçam as criaturas místicas. Nada é mais aterrorizante do que o próprio ser humano!!

Embora bebam de fontes estrangeiras, o que lemos é um terror tipicamente brasileiro. Eu gostei muito dessa abordagem, pois nossa maneira de falar, nossas experiências, e até a maneira como sentimos medo é diferente do que normalmente vemos por aí. Muitos dos contos se aproximam intimamente do nosso cotidiano, e por isso a experiencia se torna mais perturbadora.

Apesar de não ter gostado de todos os contos, o que considero absolutamente normal em uma antologia, eu adorei a experiencia de leitura, e conhecer a nova produção literária brasileira. Confesso que, embora eu tenha ouvido falar de alguns nomes, a maioria era até então desconhecida por mim. Sai apaixonada por vários autores, e mal posso esperar para ver o que eles irão aprontar no futuro.

📖 Contos que mais gostei

- A passagem de @df.gruber
Um terror psicológico muito bem conduzido. Esse foi o primeiro que me fez sentir medo mesmo.

- Cordeiro de Deus de @ismaelgchaves
Aqui temos uma tensão que aumenta a cada página, até culminar em um desfecho de explodir cabeças

- O título é um grito de @nikelenwitter
Uma história que nos relembra as mulheres vítimas da sociedade. Lembra o que eu disse lá em cima? Nada assusta mais do que o ser humano

- Purificação @lrsrprd
Um conto com crianças não podia ser menos que perturbador. O final é incrivelmente pavoroso. Leiam com a luz acesa.

- A Lua fará que te arrependas de @jfranciscobotelho
Sabe quando a gente lê algo que dá a impressão de ter acontecido de verdade? Esse conto é assim. Medo!

site: https://www.instagram.com/p/CY7J6VMPbAv/

Toni 16/03/2023

Leituras de 2022 | Cortesia da editora

O novo horror [2021]
Org. Irka Barrios e Daniel Gruber
O Grifo, 2021, 256 p.

Ler uma coletânea de contos formada por diferentes escritores é uma oportunidade de entrar em contato com manifestações diversas das muitas teorias que já integram a tradição crítica da narrativa curta. Enquanto algumas das histórias aqui presentes nos remetem às teses sobre o conto de Cortázar (o conto é a fotografia de um instante, o conto ganha por nocaute), outras parecem traduzir aquela fórmula de Piglia (um conto conta sempre duas histórias). Algumas narrativas fazem eco à Filosofia da Composição de Poe (o conto deve ser construído em torno do efeito que se deseja provocar em seus leitores), outras contém a mesma obsessão dos decálogos do argentino Quiroga ou do mexicano Ribeyro (cada linha, cada palavra de um conto deve conduzir inexoravelmente ao seu desfecho).

“O novo horror” traz 20 narrativas que são um prato cheio para quem se interessa por histórias do gênero “que agonia, acaba logo” ou + especificamente aos amantes do “não acredito que o que eu tô achando que vai acontecer vai acontecer mesmo”. Ao mesmo tempo, conseguem imprimir no pano de fundo de cada situação insólita, um pouco da angústia social de se pensar, através da ficção, os efeitos na contemporaneidade de uma sociedade construída sobre estruturas autoritárias aparentemente inquebrantáveis. Os contos Quebra-cabeça (Juliana Vicente), Redenção (Cláudia Lemes), O filho puro (Bruno Ribeiro), Os novos residentes (Isabor Quintiere) e Diáfano (de Alê Garcia), entre tantos outros, traduzem essa angústia com muita propriedade, articulando tabus e as formas de violências dos nossos dias com medos, horrores e incertezas que atravessam séculos.

Minha única ressalva (que não diz respeito à qualidade da obra) ficará por conta da escolha do título “O novo horror”. Como leitor de muitas narrativas do gênero, não enxergo aqui o que possa ser chamado de “novidade” (e isso não é uma crítica negativa). Para além de um rótulo mercadológico com carga semântica complicada, sempre me causará estranheza chamar de novo às formas e temas cuja perenidade o terror tem sido mestre em demonstrar.

Wendel.Siota 24/04/2022

Coletânea de horror nacional
Diversos autores apresentam uma série de contos de horror numa roupagem bastante atual, revelando que o gênero vai muitíssimo bem, obrigado, em terra Brasilis. Destaque para os contos de Daniel Gruber e José Francisco Botelho, que conseguiu fundir um que de Lovecraft à cultura gaúcha .

Thainá - @osonharliterario 25/10/2023

O novo horror é nacional e eu posso provar
A antologia O Novo Horror conta com a participação de 20 autores nacionais, cada um trazendo a sua própria essência para seu conto, seja na maneira de contar uma história ou, até mesmo, na forma de explorar o que denominamos de terror. Com um prefácio de brilhar os olhos, escrito pelo autor Antônio Xerxenesky, a obra consegue transformar temas habituais em momentos de tensão, desespero e agonia. Que combinação, hein!

Nesta antologia encontra-se os mais diferentes temas: um machucado que permeia por toda a vida, uma possível reconciliação entre irmãos, um almoço em família no feriado de Páscoa, uma suspeita sobre a avó, uma herança doentia de pai para filho, entre outros.

Há o debate sobre fanatismo religioso, racismo, pecado, redenção, culpa… Muitos assuntos são explorados aqui, de formas diferentes e únicas. Assim, também se presencia os mais diversos subgêneros, passando por gore, body horror, sobrenatural e suspense, alguns precisando até de um estômago mais forte para serem digeridos.

Por conta disso, o terror em O Novo Horror pode ser encontrado nas descrições, nas ações e na ambientação. A atmosfera pesada, que incomoda, permeia todas as 20 histórias, sendo quase impossível não sair impressionada pela mente de cada autor e autora e, ao mesmo tempo, desejando por mais dessas sensações.

Em O Novo Horror encontrei autores que eu já admirava, mas também conheci outros que quero acompanhar no futuro e em seus próximos trabalhos. Os debates e o choque que cada história trazem também foram um diferencial para mim, pois pude me ver com nojo, enjoada, chocada e apreensiva, o que, infelizmente, nem todo terror consegue extrair de mim.

Dito isso, devorei o livro em poucos dias e até me senti um pouco órfã ao final da leitura. Desejei por mais páginas dessas histórias, por mais um tempo tendo contato com as insanidade dos personagens. Ansiei por mais autores e quis explorar mais temas desde então.

Por fim, as críticas sociais são fortes e impiedosas, o que me fez amar ainda mais o livro. O novo horror, que muitas pessoas classificam como sendo a nova leva de filmes como os do Jordan Peele, Robert Eggers e Ari Aster, se encontra perfeitamente frequente aqui e é feito com maestria, atingindo o seu objetivo ao ser brutal através do nosso cotidiano e das nossas vivências habituais.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/10/25/resenha-o-novo-horror-varios-autores/

Vitor Silos @vitus_livrus 31/01/2022

Antologia de alto nível
A antologia O Novo Horror foi uma grata surpresa desde quando ela foi anunciada. A quantidade de autores de peso chamou a atenção, o título provocativo e a sinopse que trazia referências de filmes de uma nova safra incrível de horror. Comecei a leitura com expectativas, confesso, e fui totalmente catapultado ao mundo das novas histórias aterrorizantes e bizarramente reais criadas pelos 20 autores do livro.
Não é fácil a tarefa de falar de uma antologia tão prolífica, gostaria de citar um pouco de todos os contos, cada um possui sua particularidade que abrange temas tão obscuros e sombrios. Parabéns, de verdade aos organizadores por reunirem uma quantidade tão boa de contos; e claro, aos autores, criadores de pesadelos, por dividirem com a gente suas criações.
Vamos lá, difícil elencar os contos, mas 3 deles me deixaram de queixo no chão: os contos da Larissa Prado @lrsrprd , Oscar Nestares @oscarnestarez e Nikelen Witter @nikelenwitter. Esses 3 criaram histórias que me deixaram sem fôlego e sem chão!
Outros contos sensacionais, que merecem muito a devida atenção são dos/as autores/as @andrezza.tp, @claudialemeslivros, @irkabarrios @caros_livros @ismaelgchaves @gustavo_czekster @df.gruber e José Francisco Botelho.
Para quem está interessado, é só entrar em contato com a editora @ogrifoeditora. Mas deixo vocês avisados, a antologia está alto nível, recomendo demais e não irão se arrepender.

site: https://www.instagram.com/p/CZUbWeorMfl/

Regina 04/02/2022

Antologia Perfeita!
O Novo Horror traz 20 contos e foi uma leitura muito fluida e proveitosa. Acredito que até mesmo os contos que não favoritei, podem ser o preferido de outro leitor.

Das 20 histórias, favoritei 10 e acho esse número alto quando falamos de um livro de contos. Alguns autores já me são conhecidos e até já passaram por meu feed em algum momento. Larissa Prado e Oscar Nestarez por exemplo fazem parte do meu rank de autores nacionais favoritos, seus respectivos contos "Purificação" e "A Mulher da Cabeça Muito Grande" com certeza ganharam nota máxima. Outro que merece a mesma classificação é "O Título é um Grito" da Nikelen Witter.

Contos que adorei:

- Será que chove? - Andrezza Postay
- A Parte de Dentro - Irka Barrios
- Cordeiro de Deus - Ismael Chaves
- Redenção - Cláudia Lemes
- O Motin - Ana Lúcia Merege
- Charqueada - Vitória Vozniak

Mas o campeão foi "A Lua Fará com que te Arrependas" do José Francisco Botelho!
Com escrita/narrativa, elementos explícitos e implícitos, ambientação, desenvolvimento, personagens e clima/mistério ZERO defeitos. Talvez seja pelo tipo de leitura que tenho buscado, mas esse conto me surpreendeu de tal forma que comprei + dois títulos do autor!

"E há quanto tempo eu não via um espelho de verdade! Aquele que anda pelos ermos acaba esquecendo suas próprias feições; e quando volta a reencontrá-las, nem sempre tem uma experiência agradável."

? Fica a dica: leia antologias! Elas te apresentam novos autores e pode ser que em meio a esses, está aquele que se tornará seu favorito da vida.

Disponível no site da editora ou em e-book, na Amazon, pra quem preferir esse formato. Se nunca leu o formato deixo esse título mais que indicado!

Marcos Ogre 07/06/2022

O Novo Horror
Eu adoro antologias, principalmente quando trazem vários autores apresentando suas perspectivas sobre um tema em comum. Em "O Novo Horror", mais do que um tema, a reunião de contos traz uma visão particular sobre o gênero. Ela tem como objetivo explorar esse horror relativamente recente, popularizado por filmes como A Bruxa, Hereditário e O Babadook: histórias que fogem do óbvio ao trabalharem as questões que associamos ao horror, revirando as entranhas do medo por caminhos inesperados, geralmente com bastante embasamento psicológico e críticas sociais. Inclusive, valorizo muito a escolha do título, por terem optado por "novo" ao invés de "pós", como também é mencionado por Antônio Xerxenesky em sua ótima apresentação. Para mim, "pós" dá a impressão de superação, de "seguir em frente". O novo renova, por mais redundante que isso possa parecer. E é isso que esta obra traz.

Nos 20 contos presentes, há uma miríade de subgêneros do horror, sempre com muita personalidade e o sabor especial da literatura brasileira. Há horror de monstro, psicopatas e crianças estranhas, fábulas sinistras e muitas críticas ferrenhas à sociedade contemporânea. Como destaques, chamo atenção ao maravilhoso e claustrofóbico conto de abertura, Parece que vai chover, de @andrezza.tp, Purificação, uma escrita cruel de @lrsrprd, o arrepiante (em diversos aspectos, e incrivelmente nomeado) O título é um grito, de @nikelenwitter e meu favorito absoluto, Os novos residentes de @iquintiere que... Bem, quanto menos você souber, melhor a experiência.

Por fim, impossível não falar sobre o impecável trabalho gráfico da @ogrifoeditora . É sempre uma grande alegria ler obras tão lindas, criativas e tão genuinamente brasileiras. E que dão medo pra [*****].

Geovana Rodrigues 25/11/2022

Ainda não consigo explicar a atração grandiosa que sinto por temas macabros, muita das vezes indigestos para grande parte das pessoas. E encontrar o que encontrei aqui, foi um verdadeiro deleite!

20 contos dos mais variados temas dentro do pós-horror, aquele gênero que não precisa de muito sangue e nem muito susto, mas que vai infiltrando uma sensação gelada por debaixo da pele – conta sobre diversos medos que permeiam o imaginário social.

Adoro ler antologias de autores nacionais, porque geralmente é minha porta de entrada para conhecer novos escritores e não diferente do já esperado por mim, muitos me causaram curiosidade para ler mais obras.

Tem de tudo um pouco, terror psicológico, críticas sociais, monstros, psicopatas... Acho que o que mais torna perturbador é o fato de se aproximar demais da realidade. Eu não sei se já mencionei aqui, mas não tenho medo de espíritos e fantasmas, mas a maldade humana me assusta demais! E quanto mais estudo a psique, mas fico com medo (sim, veja só onde fui me enfiar, num curso de psicologia rs).

E mesmo com todo esse medo que eu tenho, amo esse tipo de história. É um prazer masoquista? Muito provavelmente hahaha (inclusive, se tiver indicações de livros com humanos perturbadores, pode deixar aqui nos comentários!)

Bom, em resumo, pois corro o risco de soltar spoiler, recomendo demais essa verdadeira pérola do horror nacional para quem deseja se aventurar, mas já deixo avisado: pode ser que uma luz tenha que ficar acesa durante a noite!

site: https://www.instagram.com/p/ClW9qucvCGp/

jvictor.rc 06/04/2024

De boas intenções o inferno está cheio
A empolgação inicial ao pegar "O Novo Horror" logo se transformou em decepção ao longo da leitura. O livro se propunha a trazer uma nova perspectiva do gênero, mas o que encontrei foram contos que mais se assemelhavam a tentativas fracassadas de inovação. Muita coisa sem pé nem cabeça.

A cada conto virado, a sensação de desilusão crescia. A obra pareceu-me uma colcha de retalhos sem propósito, onde narrativas lamentáveis se misturavam a verdadeiras pérolas, um resultado do descuido na organização e edição do livro.

No entanto, não posso deixar de reconhecer os poucos pontos positivos que encontrei. "A Parte de Dentro" de Irka Barrios, "A Passagem" de Daniel Gruber, "Cemitério de Almas Vivas" de Úrsula Antunes e "O título é um grito" de Nikelen Witter foram os contos que mais se aproximaram da premissa vendida pela antologia, oferecendo uma escrita de qualidade e uma experiência mais próxima do que eu esperava encontrar.

Em minha opinião, "O Novo Horror" se mostrou uma promessa não cumprida, um lembrete de que, às vezes, é melhor não abandonar o que já é conhecido e eficaz em favor de experimentos que carecem de substância e coerência. Se for fazer, faça direito.

Leticiametal 17/01/2024

Uma coletânea primorosa de contos de horror brasileiros. Diversos autores e estilos, é interessante ver como o medo assume formas diferentes conforme quem o narra.

Carol Mancini 18/04/2022

Horror para todos
Organizado por Daniel Gruber e Irka Barrios, a antologia da editora O Grifo, 2021, nos entrega um apanhado de contos que vão dos mais enigmáticos e assustadores, aos mais descritivos e, também, aos sobrenaturais.

Você, que lê terror nacional, provavelmente conhece alguém do time de autores aqui reunidos. O que pra mim já foi incrível, pois pude ter acesso a escrita de alguns que, em especial, já sou fã.

Por outro lado, é muito bom conhecer novos escritores, passar a acompanhá-los nas redes sociais e ficar de olho no trabalho deles.
Por ser uma coletânea tão variada (em temas e estilos), é normal elencar quais foram os favoritos e, claro, aqui vai minha lista.

Com tramas tão diferentes, eu me guiei pelo medo que cada conto me proporcionou. Sabe aquela sensação de realmente estar na pele do personagem, e ficar arrepiada e apreensiva? O frio na espinha, o desespero e a sensação de absurdo?
Pois é. Esse foi o meu termômetro...

Será que Chove, de Andrezza Postar, me pegou pelo absurdo dentro de uma situação cotidiana. Além de ser, ao meu ver, uma metáfora incrível de situações absurdas de morte e descaso humano. Adorei. Podia ser um curta ou uma peça de teatro.

Os novos residentes, de Isabor Quintiere, é de um terror inquestionável. Tem uma casa que se transforma e que enlouquece o seu proprietário com o adendo de que, esse protagonista, é cego. O terror é duplo quando só se pode ouvir e sentir, sem ter ninguém com quem contar.

Diáfano, de Alê Garcia é aquele tipo de história que mescla o terror palpável e real de um racismo estrutural, com algo muito demoníaco. Neste conto, conhecemos a solidão de um homem negro, em uma comunidade racista, e que, ainda por cima, vê a pessoa que ama definhar por algo que, até então, não se explica.

Quebra-cabeça, de Juliana Vicente, segue a mesma pegada de trazer o horror do racismo, e, me arrisco dizer, da xenofobia, e também do machismo. Estar na pele dessa protagonista é de tirar o sono.

O título é grito, de Nikelen Witter, é um terror ao contrário. Também trazendo o machismo "nosso de cada dia", como mulher, me senti esgotada pela naturalidade que os personagens masculinos, e muito reais, falam e tratam as mulheres. E quando o sobrenatural ganha força, bem... É reconfortante.

Purificação, de Larissa Prado, deixou todos os fios de cabelo em pé. Ela nos coloca em contato com uma criança desajustada, mas o nível de perfeccionista com que a escritora nos entrega às mãos desse garoto, é aterrorizante. Um conto que não tem uma só palavra fora do lugar. É puro horror.

Par encerrar, A Mulher da Cabeça muito grande, de Oscar Nestarez, me surpreendeu pelo estilo impecável que imita o raciocínio de uma criança, mas é extremamente fluido, pintando o medo e o cenário de um Era uma vez, horroroso.

Vale muito a leitura!

Jess.Goulart 09/11/2023

Alguns eu amei, outros não entendi, e outros...
Fui fisgada por essa capa e me rendi pela sua promessa. O primeiro conto, então, colocou minhas já altas expectativas lá em cima.
Não é um livro ruim, calma! Apenas alguns contos não me prenderam nem um pouco (alguns por serem muito longos e parados, outros por não serem muito o estilo de horror que gosto, outros porque simplesmente não gostei mesmo).

Mas vale e muito a pena sim, tem histórias maravilhosas, escritores que eu já conhecia e amo, outros novos que me apaixonei e vou acompanhar o trabalho. O que achei interessante foi justamente que conseguiram trazer pessoas diversas, narrativas muito diferentes, horrores diferentes (no sentido de gênero & de fazer medo mesmo) e até mesmo mesclar narrativas mais ágeis com aquelas que escondem bem a(s) reviravolta(s).

Fico dividida justamente por ter trabalhos que assim, "alô A24, vocês PRECISAM adaptar essa história que me assombrou tanto quanto Hereditário" - algumas narrativas não me deixaram dormir REAL - com outras que, honestamente, eu li pulando parágrafos.

Leia. Você irá se surpreende com ótimas narrativas de autores brasileiros, muitos deles, recém iniciados na profissão. Um susto ou outro, você com certeza vai encontrar por aqui. Ou ser encontrado por ele ?