Contos de axé

Contos de axé (Org.) Marcelo Moutinho

Resenhas - Contos de axé

Fernandinha 30/01/2022

Um passeio de mãos dadas com a ancestralidade
São 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás. Dezoito joias que nos são ofertadas, como um caminho, um passeio para reconhecer a ancestralidade em nossas histórias, nosso cotidiano, nossas vivências.

LarissaLemes 10/07/2022

Muito bom!
No início de cada conto há uma breve explicação sobre um orixá, o que deixa o conto ainda mais interessante. Gostei mais de uns contos do que de outros, mas no geral recomendo muito a leitura.

Alcir1 12/09/2023

Não acrescenta nada.
Pela apresentação e vinculação de cada conto a um orixá, o livro criou em mim uma expectativa elevada, inclusive pela presença de nomes já consagrados na nova literatura brasileira. No final, o de sempre, alguns contos de primeiríssima qualidade, outros talvez nem precisassem figurar na coletânea.
No final, um livro que não traz praticamente nada que possa contribuir para essa nova explosão da literatura brasileira, com títulos da melhor qualidade.

Tiago.Porto 17/02/2022

Talvez não seja meu estilo literário
Não gostei, mas talvez seja apenas por não ser meu estilo literário preferido, ou falta de costume. A ideia é muito interessante, mas senti que muitas das histórias antecipavam um fim de forma brusca. Acho que só gostei de uns 2 dos 18 contos escritos.

Victor Hugo 07/01/2023

Livro de contos é sempre irregular, mas com vários autores totalmente diferentes entre si então? achei legal ter histórias mto aleatórias aos universos dos orixás, mas achei meio a meio no quesito ser interessante

Liu 23/08/2023

Contos de Axé, assim como diz em sua capa, traz dezoitos histórias inspiradas nos arqueétipos do orixás. Cada uma delas possui um autor diferente. Algumas representações são bem evidentes, as características de cada orixá são bem expostas, em outros é mais metafórico, o que não é um problema. Mas talvez seja necessário ter algum conhecimento prévio para perceber.
De um modo geral, gostei bastante dos contos, gosto do gênero, são bem escritos e alguns muito bonitos. Particularmente, gostei mais dos de Orunmilá (Nei Lopes), Oxum (Rodrigo Santos), Iansã (Eliana Alves Cruz) e Omolu (Paula Gicovate), meu favorito e que me emocionou profundamente.

naoesteves 13/09/2023

Um bom passatempo reflexivo
Comecei a ter contato com a Umbanda recentemente e me interessei pelo livro justamente por estar curiosa sobre a natureza de cada orixá. Cada conto traz o arquétipo de uma entidade a partir do Candomblé, que tem algumas correspondências com a Umbanda, mas nem tudo se assemelha.

A proposta é bem interessante, os contos são em sua maioria fluidos e tornam o entendimento sobre os orixás bem simples. É fácil encontrar a presença de cada um deles ao longo das narrativas, e para quem tem envolvimento com a religião também acaba sendo um exercício, porque nem todos os contos colocam situações óbvias ou necessariamente relacionadas à crença/mitologia.

É uma leitura leve, traz algumas reflexões se você se propor a isso, mas também cabe na categoria de distração, para ler durante deslocamentos, etc.

Ramon 17/11/2023

Adoráveis.
Reli esse livro após a leitura do "Mitologia dos orixás". A primeira leitura já havia deixado marcas e os contos que havia gostado retornaram bem melhores. A esmagadora maioria dos contos tem um lindo processo de transdução das palavras pro imaginário, principalmente quando os arquétipos estão bem marcados na narrativa. Adorei de novo.

França 27/11/2023

Divertidinho
Esperava algo mais robusto e sério, mas encontrei um apanhado de contos divertidinhos. Não reconheci a conexão com os arquétipos dos orixás na maioria dos contos, mas a breve apresentação dos orixás, as escritas diversas e as histórias curtas ajudaram o livro a não se tornar um tédio.