O Homem que Morreu Duas Vezes

O Homem que Morreu Duas Vezes Richard Osman

Resenhas - O Homem Que Morreu Duas Vezes

Ro Tonks 17/06/2022

Os melhores personagens
Li em algum lugar que os leitores desta série continuam lendo mais por conta dos personagens do que por qualquer outro motivo. E é muito verdade! Os personagens são extremamente cativantes, além do enredo muito bom, o que fazem desta uma das séries de detetives mais gostosas de ser atualmente. Ansiosa pelo próximo!

Fabi 16/06/2022

“para que dieta aos oitenta e dois?”

“cachorro pequeno é igual a homem baixinho: sempre precisa provar alguma coisa. Ficam latindo, rosnando para os carros.”

“Deve-se morrer antes dos filhos, é claro, porque eles foram ensinados a viver sem você. Mas não antes do cachorro. O cachorro só aprende a viver com você”

Dizem que um homem em busca de vingança deveria cavar duas covas, e isso com certeza é verdade”

“as pessoas adoram dormir, no entanto têm muito medo da morte. Bogdan jamais entendera isso”

“eu diria que é atraente, se não fosse pelo fato de ser meio chato, e não consigo me sentir atraída por homem chato. Acreditem, já tentei muito. A vida teria sido muito mais simples”

“Elizabeth abaixa o olhar para pulseira da amizade. Que coisa horrível, mas quanto significado tem para ela”

“hoje em dia tem mais mulheres assassinas – diz Joyce. – Ignorando o contexto, é um sinal claro de progresso”

“a única pessoa da minha idade que eu conheci aqui e de quem de fato gosto é Connie Johnson, e ela é traficante de drogas. Mas aposto que sai para dançar. – E certamente se droga, imagino – diz Ibrahim.”

“sinto muito se trazer você para conhecer um chefe da máfica e levá-lo até uma reunião de receptação de diamantes para conseguirmos capturar uma assassina é tão sem graça assim, Joyce”

“a razão de ser da vida é a felicidade, não acha? Ibrahim balança a cabeça em negativa. – Discordo. O segredo da vida é a morte. Veja , a morte é a abse de tudo. – Bem, ultimamente tem sido assim, de fato – concorda Joyce. – Mas de tudo? Aí também não. Não parece um pouco demais?”

“quando você soube que amava?” – pergunta Bogdan. – Demorou muito tempo? – talvez vinte segundos – afirma Stephen. – percebi no momento em que a conheci. Pensei na hora: Ah, você chegou...eu estava te esperando”

“quando se coloca um nome em algo, não dá mais para ver essa coisa como um todo nem a importância dela. Só se presta atenção na palavra, que é a parte menos importante, na verdade, a ponta do iceberg.”

Leila de Carvalho e Gonçalves 14/06/2022

SegundoLivro Da Série
O Homem Que Morreu Duas Vezes é o segundo livro e o mais novo best seller de Richard Osman, um nome bastante conhecido dos britânicos à medida que ele já apresentou diversos programas de televisão e atualmente tem seu próprio game show na BBC.

Entretanto, essa popularidade televisiva não basta para explicar seu sucesso como escritor. Em dois anos, desde sua estreia com o Clube Do Crime Das Quintas-Feiras, ele já vendeu mais de 2 milhões de livros em mais de uma dezena de países. Uma conquista que é resultado de uma série policial cuja força motriz é um eclético quarteto de simpáticos velhinhos ? Elizabeth, Ron, Joyce e Ibrahim ? que se reúnem semanalmente, para resolver crimes arquivados.

Entretanto, esses crimes foram colocados de lado ultimamente. Como um para-raios, eles têm atraído todo tipo de confusão desde que decidiram investigar o furto do celular do Ibrahim e o ex-marido de Elizabeth resolveu aparecer, pedindo proteção. Ele está envolvido com o sumiço de um punhado de um diamantes no valor de vinte milhões de libras, uma história mal explicada que envolve desde a máfia de Nova York até o MI5.

O lado bom é que os quatro continuam driblando com bom humor e dignidade as limitações impostas pela idade, não importa se estão diante de um crime brutal, aprendendo a usar o Instagram, desvendando mensagens enigmáticas, ou procurando um cachorro para adoção. Aliás, essa maneira de enfrentar a velhice é o destaque da série e aqui cabe um aparte: não é necessário ler o primeiro livro, para compreender o segundo, mas eu recomendo obedecer a ordem de publicação.

Em O Clube Do Crime Das Quintas-Feiras, Osman exibe uma primorosa introdução das personagens, inclusive, as secundárias, como também da cidade litorânea de Fairhaven e do retiro de Coopers Chase, dois cenários que centralizam boa parte da ação. Essas informações redimensionam a leitura não só desse caso como do próximo, The Bullet That Missed, que já foi lançado na Inglaterra e creio que logo será publicado em nosso país.

Em linhas gerais, O Homem Que Morreu Duas Vezes debruça-se sobre uma trama de espionagem que privilegia uma boa dose de suspense e ação, contemplando o leitor com boas reviravoltas, sobretudo, no desfecho. Como o livro anterior, ele distingue-se pela leitura envolvente, o tom espirituoso e uma lista de assassinatos de fazer inveja para qualquer matador profissional. Por sinal, Osman novamente homenageia Agatha Christie, e quem é fã da Rainha do Crime, logo no comecinho do primeiro capítulo, descobrirá a primeira menção.

Finalmente, para quem pretende algum dia virar espião, sempre é tempo, segue um trecho bastante instrutivo: ?Todos os prédios têm elevadores, mas Elizabeth pretende usar as escadas enquanto conseguir. Escadas são boas para a flexibilidade dos quadris e dos joelhos. Fora que é muito fácil matar alguém num elevador quando a porta se abre. Não há para onde correr nem onde se esconder, e ainda tem um ping que anuncia que você está para chegar. Não que ela esteja preocupada com a possibilidade de ser assassinada, não lhe parece que isso está para acontecer, mas é sempre importante se lembrar do recomendado?.

Até a próxima!

Synthia 02/06/2022

Melhor que o primeiro
Achei esse bem melhor que o primeiro desde o começo. Não sei se foi porque já conhecia os personagens, ou simplesmente pela trama ter sido mais divertida, só sei que quando terminei o primeiro não estava muito animada para ler esse e agora se tiver um terceiro, vou correndo comprar.

Dadá 01/06/2022

Tem suspense, comedia, amizade.
Os personagens estão mais profundos e mais apaixonantes.
Elizabeth, bogdan, stephen, ibrahim..meu coração é de vcs

Arengueira.Guimara 01/06/2022

Incrivel.
Tão bom quanto o primeiro, o que é um feito e tanto.
Os personagens continuam incrivelmente carismáticos e a interação entre eles é fenomenal. O mistério também é muito bom, fazendo com que o leitor tenha experiencias de gargalhadas à lacrimejos nos olhos.
Também têm uma filosofia muito boa sobre até que ponto vc pode aproveitar a vida. Adoro todos!

theoflores12 31/05/2022

O Homem que morreu 2 vezes
Já digo de cara que esse livro é muito melhor que o 1º. Osman leu as críticas que recebeu e ?consertou? várias coisas para essa ?sequência?.
?O Homem?? tem muito mais ação do que o primeiro,mais investigação,mais reviravoltas,mas sem deixar os momentos engraçados e fofos de lado.
Inclusive, digo que o maior trunfo do livro é justamente o quarteto principal. Não tem como não gostar dos 4 ou não se identificar com, pelo menos, um deles.
Adorei saber um pouco mais do passado da Elisabeth!
Amei também como ele ?ressignifica? o título no último capítulo do livro. Achei muito tocante e bonito.
Só não dei 5 estrelas porque senti que,de novo, o autor perdeu o timing da morte (que o grupo investigará). Se no 1º livro ela acontece cedo demais, aqui ela demora a acontecer. O leitor já sabe quem vai morrer e ainda assim ele enrola pra matar o cara. E também porque no final são tantas reviravoltas que parece que não surte mais efeito.

Pedro.Gonzalez 31/05/2022

Divertidíssimo
Tão divertido quanto o primeiro. E os personagens estão ainda mais cativantes.
O mistério em si, porém, achei inferior ao anterior porque tem algumas passagens muito forçadas.
Fernanda.Deniz 31/05/2022minha estante
Os personagens são o ponto alto do livro. ?

Malu 30/05/2022

Maravilhoso! Simples assim! Continuo apaixonada por essas 4! E que história boa! Muito envolvente, animada, misteriosa e claro, com aquela dose de humor que amamos!

LAvia 30/05/2022

Eu amei a continuação, mas não tanto quanto o primeiro livro. Espero que o autor não perca o fôlego pois os outros 2 livros da tetralogia já estão encomendados pela editora.

Nicoli.Zuliani 29/05/2022

Instagram, diamantes e o alan
Esse livro foi melhor que o primeiro, quando eu pensava que era uma coisa na verdade era outra e isso é tudo o que eu preciso em um romance policial.

Gostei muito da parte do netinho do ron, e também do intagram da joyce

Juliana 28/05/2022

Que livro perfeito!
Ah, adorei o primeiro livro, mas nem tenho palavras para descrever esse segundo! Uma história de aventura e mistério e ao mesmo tempo com muito amor! Fantástico!

Larissa.Manucci 27/05/2022

O Homem Que Morreu Duas Vezes

Esta é a tão esperada (por mim) continuação do Clube do Crime das Quintas Feiras. O livro começa exatamente uma semana após o fim de seu antecessor. Durante uma das reuniões do clube, Elizatbeth recebe uma carta de uma pessoa que ela sabia estar morta há muito tempo, portanto quem mandou aquela carta conhecia muito bem o seu passado e todos os mistérios que nos deixaram curiosos durante o primeiro livro.
A carta na verdade era um agente da inteligência britânica e, pasmem, um ex-marido de Elizabeth... Pois é, tem muita coisa que a gente não sabia sobre ela. Logo no início do livro ficamos sabendo que o seu ex-marido estava sendo mantido escondido dentro do condomínio em que o grupo vive, depois de ter sido acusado de roubar alguns diamantes de um grande criminoso. Quando o esconderijo é descoberto, o ex-marido de Elizabeth e sua parceira do serviço secreto são obrigados a mudarem de posição e é então que as coisas ficam ainda mais surpreendentes.
O caso desse livro é muito mais elaborado e com muitos desdobramentos, ele envolve criminosos, a máfia, traficantes... a proporção desse crime é muito maior do que o do primeiro livro da série. Se a gente tinha aquela pontada de dúvida no primeiro livro, agora temos a total certeza da antiga profissão de Elizabeth. Sim! Ela era uma espiã do serviço secreto britânico e nesse livro ela precisa voltar a ativa pra conseguir descobrir todo o caso dos diamantes.
É claro que a Elizabeth não faz nada sozinha, ela envolve Joyce, Ron e Ibrahim (mesmo que este acabe sendo vítima em uma das subtramas do livro). Além disso, Elizabeth faz questão de envolver também a polícia local, com a Dona e Chris voltando a fazer parte da história.
Como já estávamos acostumados no primeiro livro, além do mistério central, temos uma série de subtramas que vão se conectando ao longo do livro e garantindo um final bem mais fechado e bem resolvido do que o final anterior. Este foi um ponto muuuito positivo, na minha opinião.
Para mim, a essência dessa série e o que faz ela ser tão boa são os seus personagens. Eles são muito bem construídos, cada um com a sua peculiaridade, suas manias e, a melhor parte, o humor ácido e muito bem encaixo ao longo do mistério, e o fato de serem personagens septuagenários deixa tudo ainda mais divertido (quem é que não simpatizaria com uns idosos assim?). Tenho que confessar que eu amo a Joyce, ela é, com certeza, a minha personagem favorita, amo como ela consegue seguir uma linha de raciocínio super confusa, encaixar assuntos paralelos no meio de uma investigação criminal, o quando ela é gentil com todas as pessoas, o quanto ela é surpreendente, sagaz e amei demais a sua presença no mundo digital através do instagram.
Além do mistério muito bem construído, dos assassinatos e roubos temos a descontração muito presente na obra, o que a torna muito leve e gostosa de ser lida. Esse é um daqueles livros que a gente tem só de terminar e quando termina já fica querendo um próximo.