Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Lari 07/08/2022

Não tem como não ser cativado pela Jane Eyre
Antes de começar a leitura eu imaginei que ia ser uma coisa arrastada, mas me surpreendi com uma escrita leve e uma personagem marcante.

Jane Eyre é uma mulher rebelde em seus posicionamentos (para a época), gosto de pensar nela como um espírito livre, amante dos conhecimentos e da vida.

Ao longo da narrativa eu só queria que ela fosse feliz e que tudo desse certo.

Eu reconheço alguns defeitos na obra, principalmente o excesso de homem tóxico, todos tirados direto de Chernobyl, mas a leitura foi tão prazerosa que não me importei em passar um paninho...

bia monteiro 20/07/2022

"O sentimento sem discernimento é irrealista."
Foi muito bom ler esse livro. Eu esperava uma coisa diferente, mas ao mesmo tempo não sabia o que esperar??

Resolvi ler ele depois de ver quotes dele na série Anne With Anne E, e por conta disso coloquei na minha cabeça (involuntariamente) que a personalidade da Jane seria parecida como a da Anne, mas não é. Foi uma quebra de expectativa, mas não é um ponto negativo do livro, nem teria como.

Esse livro me fez parar em alguns momentos para refletir e conseguir absorver os ensinamentos que ele passa. Fiz muitas marcações nesse livro e elas são do tipo que a gnt marca pra ficar relendo e n esquecer.

Uma coisa que eu n esperava era q esse livro teria plots twists tão bons!! É maravilhoso ler um livro sem spoiler, uma experiência como nenhuma outra kkkkkkkkkk, mas é msm.

Já li ele faz um tempo então os surtos esfriaram, por isso finalizo aqui falando pra vcs lerem esse livro, pq ele é mt, mt bom.

Obs: gostei mais do estilo dessa Brontë.
Drika.Andrade 08/07/2023minha estante
Nossa esse livro é um dos meus favoritos! Já li e reli umas três vezes, e sempre me emociono, acho alguma coisa que não tinha reparado na leitura anterior... O filme também é bem legal, bem fidedigno ao livro...

bia monteiro 12/07/2023minha estante
Também é um dos meus favoritos! Ainda não assisti o filme, mas quero assistir!

Ingrid249 06/07/2022

maravilhoso!
Quando comecei a ler Jane Eyre, sabia apenas que se tratava da história de uma mulher forte, escrita por uma mulher a frente de seu tempo. E nós vemos o reflexo de Charlotte na própria Jane, pois ela é a frente de seu tempo também.
O livro é um romance que reconta as desventuras da órfã Jane desde quando criança, ao ser criada por sua tia cruel. Depois ela vai para a escola, se forma, desbrava o mundo e se apaixona. Mas em todas as suas desventuras, Jane Eyre nunca perde sua essência.
O começo da história foi o mais difícil para mim, é de causar angústia e revolta no leitor. A hipocrisia cristã do diretor da escola, nossa, que ódio daquele homem. Mas acho que a pior mesmo é a tia da Jane, sendo uma megera até o último minuto.
É impossível não admirar Jane Eyre, a mulher que ela se tornou, a pessoa que ela sempre foi. Resiliente, forte, fiel a seus princípios apesar de todas as adversidades da vida. E a recompensa dela por toda fé e paciência chegou, e isso foi muito acalentador de ler.
Eu me choco como alguém em algum momento ousou acreditar que uma obra escrita com tamanha sensibilidade possa ter sido escrita por um homem. Além da força inexorável da protagonista, existem também críticas ao sistema patriarcal da época que são tão sutis que um homem jamais perceberia. Enfim.
O romance é bom tambem, apesar de não ser o foco. A história é da Jane… No início não gostei muito do Sr. Rochester, mas depois ele me conquistou, e acho que o destino foi bem cruel com ele. Aliás não consigo entender como um homem de suas posses e posição não conseguiu anular o casamento.
É uma leitura lenta, de se fazer aos poucos. Mas é uma lição de vida, e eu não me canso de admirar a protagonista e a mente brilhante por trás dessa história.

Alê 04/07/2022

Perfeito
Comecei A ler esse livro sem expectativa alguma, e terminei amando! Que livro gostinho de ler, lógico as vezes ele nos arranca umas lágrimas Hahah, mas ok.
Achei a história super bacana, vale a pena ler.
Favoritado com sucesso ??

mirrorbel 03/07/2022

a última romântica
simplesmente jane eyre a última romântica a linha do destino puxou muito os dois charlotte deu uma canetada de mestre nesse livro

Camilla194 21/06/2022

Jane Eyre
Jane Eyre é uma garotinha órfã que tem uma família um tanto conturbada, que após ser levada para uma escola passa por muitos acontecimentos difíceis em sua vida.
Um livro com mistério, romance, traição, descobertas, aventuras (boas e outras nem tanto).

Lorrany 31/05/2022

Uma história cativante
Jane Eyre para mim, mais que um livro de romance é um livro para acompanhar a vida de uma mulher extremamente forte vivendo em um tempo ainda mais difícil para se viver sendo uma mulher. Durante a leitura meu principal foco não foi o romance mas sim acompanhar o amadurecimento dessa protagonista independente. É um livro muito bom e com certeza recomendo.

Mariana113 14/05/2022

QUE OBRA PRIMA!!! Me envolvi e me apaixonei profundamente pela a Jane, o ponto crucial pelo qual me apaixonei pelo o livro foi a narrativa da personagem e as transformações e evoluçao pela qual a protagonista da história passa. Um livro muito a frente do seu tempo que aborda varios temas um pouco "polêmicos", com uma pitada de mistério, um humor sarcástico, um romance um tanto peculiar e uma escrita bem inteligente. Jane Eyre é muito mais que apenas um romance é um espetaculo em forma de livro, foi um prazer enorme ler essa obra prima. ??????????

Beatriz 23/04/2022

Jane Eyre Nota: 5/5
Não sei nem como começar a falar sobre esse livro, o início me quebrou, uma menina tão nova, sofrendo tanto, sendo que aquele sofrimento não tinha culpa dela!
Jane continua sua jornada, enfrentando todos os obstáculos, conhece pessoas que a amam de verdade e de novo o destino tira essa alegria que é o amor, mas ela sempre com seus princípios fortes, batalha de novo para conquistar sua nova vida, conhece o amor de novo, só que diferente das outras vezes, o amor vence e Jane encontra pessoas incríveis na sua vida que a fazem reconhecer que o principal sentimento da vida é o amor
Apesar de no passado o amor ter sido tão doloroso, Jane nunca esquece do seu primeiro e verdadeiro amor, e luta novamente para conquistá-lo, e ser por inteiro feliz e amada! E essa é o resumo da sua trajetória, livro mais do que perfeito, sem rodeios, explica tudo simplicidade, cada capítulo é gostoso de se ler.
Queria eu poder ter um pouco dessa força que Jane tem, livro que recomendo a todos!! Sem dúvidas um dos melhores romances que já li!

Isabelle Lopes 28/03/2022

Livraço! Repleto de camadas, uma leitura mais que recomendada, necessária. Charlotte, merecidamente reconhecida, um gênio de sua época e ainda extremamente atual.
A Jane é uma força da natureza! Impossível não se identificar com ela em diversas passagens.
"
"Posso viver sozinha, se o amor-próprio e as circunstâncias exigirem isso de mim. Não  preciso vender minha alma pra comprar felicidade e paz de espírito. Possui um tesouro interior que nasceu comigo e que é perfeitamente capaz de me manter viva se todas as alegrias externas me forem negadas, ou oferecidas à um preço que eu não possa ou não concorde em pagar". (...) A razão permanece firme e no controle e não permitirá que os sentimentos a façam explodir e aproximar-se de precipícios. As paixões podem rugir furiosamente, como forças pagãs,  e os desejos podem imaginar toda sorte de coisas vãs. Mas o discernimento continuará  tendo a palavra final em cada argumento e o voto decisivo em cada escolha. Vendavais, terremotos e incêndios podem acontecer, mas eu sempre seguirei aquela vizinha que interpreta os ditames da consciência".

Indiano 27/03/2022

Melhor livro que já li na vida!
Charlotte nesse livro simplesmente não me prometeu nada e entregou tudo, o roteiro, os personagens, o modo como a história correu, simplesmente impecáveis!

Tai 25/03/2022

Um clássico e tanto
Uma obra repleta de mistério, reviravolta e amor. Com um toque de romance de época e com uma protagonista marcante - que prende o leitor ao relatar sua vida como se fosse um diário -, Jane Eyre é uma órfã, obrigada a viver com a tia e os primos, lar a qual a jovemzinha é maltratada e amaldiçoada apenas por existir. Aos 10 anos é mandada para uma instituição de caridade em que se reergue durante os próximos 8 anos.

Ao ter sua independência, Jane vai trabalhar como preceptora da pequena Adele em uma mansão e se envolve com o patrão, Edward Rochester, um homem enigmático e complexo. Em contra partida, segredos do passado de Edward surgem a tona e compromete o amor singelo do casal.

A força de Jane reside justamente em sua coragem de resistir. Ser abandonada e destratada tantas vezes pode te fazer aceitar o primeiro carinho de bom grado, mesmos os desejos mais sombrios do coração são as chaves para o começo de algo ímpeto. Um clássico e tanto.

Sara.Lopes 20/03/2022

Não é a toa que a Jane Eyre é famosa...
Ultimamente tenho lido livros mais curtinhos, pois não estou num bom momento de leitura. Mas resolvi arriscar e começar a ler Jane Eyre, afinal é um clássico super famoso, valia a pena dar um voto de confiança. Charlotte Brontë tem uma escrita interessante e que nos prende. Em relação ao enredo, o ponto alto foi no meio do livro. Embora o final não tenha sido tão intenso quando algumas partes anteriores do livro, não deixa de ser um livro bom do início ao fim. Apesar de, no geral, não ser um enredo espetacular, a narrativa de Jane Eyre é muito prazerosa de se acompanhar e nos faz refletir. Sinto como se estivesse ouvindo os relatos de uma amiga querida, vou sentir falta de passar um tempo com a Jane!