Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Min 10/01/2023

Perfeito??
Amei esse livro demais, acontece bastante coisa no decorrer da vida de Jane, então o livro não se torna chato, o final é perfeito, e também tem muitas alusões a Deus e a Jesus. Enfim, gostei bastante ??????????

Iolanda 06/02/2023

Jane
Finalmente fiz a leitura desse livro conhecido e comentado.
É importante compreender contexto da época em foi escrito e por quem escreveu. Uma mulher, filha de um pastor, falando sobre a vida de uma personagem feminina.
Impossível não gosta logo da Jane Eyre. Esse gostar se dá logo de início quando a conhecemos aos 10 anos de idade. Tão jovem, tão franzida e já experimentado sofrimento.
Acompanhar sua jornada é, muitas vezes, sofrer com Jane. Assim como cada conquista é da mesma intensidade comemorada.
Não tem como ler sem se emocionar. Charlotte sabe prender seu leitor. Sua escrita é convidativa a seguir a próxima página.
Por ser um livro relativamente grande, a espera por saber como termina a trajetória de Jane, por vezes, foi angustiante. Mas o final chega e
confesso que não gostei tanto.
Já ouvi muitos comentários que esse pode ser considerado um livro feminista. Não sei o classifico desta forma. Porém, não tem como negar a força da Jane Eyre, suas escolhas, sua força de vontade e sua expressão como mulher.
Enfim, as irmãs Brontë são, sem dúvidas, excelente contadoras de histórias!

Babi.Schmitt 07/02/2023

Charlotte tbm sabe escrever um bom livro
O talento da escrita com certeza estava nas irmãs Brontë. Jane Eyre é um livro gostoso de se ler, uma narrativa agradável e nem um pouco cansativa, mas confesso que eu prefiro outro final. Talvez um onde Jane visse o mundo, da maneira como ela não pôde na infância. Sei que para a época era praticamente impossível ela viajar sozinha ou qualquer coisa do tipo, eu só não gostei do final dela, com quem ela casou, como ela ficou onde estava para cuidar dele...

E senti falta da Adele e da Sra. Fairfax, eu ia gostar se tivesse tido mais delas com a Jane, eram fofas juntas.

Outra coisa, custava a Jane visitar a srta. Temple? Eu gostei dela e de como parecia que, se ela pudesse, teria adotado a doce Helen Burns, esse carinho e o carinho que ela tinha por todas as meninas foi muito gostoso e pude sentir enquanto lia. Nada a declarar sobre o capítulo 09, sai dele arrasada e não superei ainda.

A história em si é longa e quando parece que vai se tornar cansativo aparece mais alguma coisa na vida da Jane e traz certa emoção de volta. Para quem gosta de clássicos, vai gostar de Jane Eyre, só no meu caso pelo menos, não é um favorito.

Naju Grosman 20/02/2023

" Eu não nasci para o amor"
Se a Jane Eyer fosse uma música, com certeza seria Dona de mim da IZA, mas para o casal, obviamente seria Love song da Lana Del Rey.

Jane Eyer é o meu primeiro livro de época que eu li por espontânea vontade, fiquei chocada ao descobrir que ele foi escrito em 1847 ( achei que fosse mais para o final do século), me debrucei em lágrimas no começo do livro, a Vids de Jane não foi fácil quando pequena, fora extremamente sofrido.

Fiquei passada com oq disseram par ela aos 10 anos, fora algo cruel que eu não tenho palavras de como descrever tamanha humilhação que foi feita, não me assustou a religiosidade extrema daquele ser para justificar sua covardia. Quando ela cresceu ( na minha opinião a Jane Eyer é muito jovem para o enredo, mas enfim), decidiu de aventurar e viver de vdd oq eu achei bom para ela.

Fiquei feliz porque o livro é sobre ELA e claramente tinha o seu par romântico, mas ele não brilha tanto quanto ela, pois ela que é a dona de si mesma, ela demorou a perceber que ela precisa fazer oq ela quer e estar com quem ela sente que deve estar. Não vou mentir que me desapontou o lado mais íntimo da Jane, não mostraram seus pensamentos revolucionários muitas vezes, parece que ela se perdeu durante a infância nos seus pensamentos.

Mas não vou mentir que tem uma boa crítica ao sistema dos casamentos na época, mas a autora poderia ter elaborado mais porém entendo que na época fazia sentido a escrita, deixo aqui minha raiva quando alguém tinha uma fala de 3 PÁGINAS, um completo absurdo, A Jane Eyer nunca falou mais do que 5 linhas no mínimo.

Farleyzinia 14/03/2023

Seguir a si mesma e sua razão
Jane!
Que belíssima protagonista, que avalia cada nuance daqueles ao seu redor, Jane pode não ser a musa em beleza de ninguém, mas quanta sagacidade. Por ser um clássico a leitura é bem simples e fácil, mesmo nos diálogos em francês que não são extensos. Os dilemas apresentados são sempre analisados de um ponto de vista interessante. É reconfortante ver a Jane seguir sua própria razão sem se deixar manipular pelos outros, mesmo que ela tenha dúvidas ela mantém àquilo que condiz com a caráter dela, magnífico.

Julizaa 15/05/2023

Definitivamente um clássico
Demorei pra ler esse tijolão, mas valeu super a pena. Não esperava ter gostado tanto dessa história. Geralmente quando vemos esses tais ?clássicos?, acabamos associando à linguagem coloquial, uma história lenta e cansativa. Jane Eyre é algo que foge desse estereótipo. Uma história sombria, real, fluida. Um romance trágico e acreditável. Diálogos excelentes e nossa senhora que plot!

Ao mesmo tempo me arrependo de não ter lido esse livro antes, acho que foi o momento ideal para eu ter lido. (Não é à toa que é um dos livros favoritos de Mia Thermopolis)

Lívia 29/06/2023

Realmente as irmãs Brontë tem o dom da escrita, conseguem escrever de forma super fluida, a leitura rende de maneira que a gente nem sente.

Quanto a Jane Eyre é muito bom ler algo escrito há tanto tempo, mas que mostra a personagem principal sendo mulher e principalmente uma mulher forte, com opinião e livre para fazer suas escolhas.

amandafffdo 10/09/2023

Prolongar a dúvida era prolongar a esperança
Essa leitura foi construída de pequenas surpresas, que, ao final, somam-se em nenhuma, uma vez que a autora é uma Brontë. Nesse sentido, não existe outra possibilidade senão uma experiência em que vale a pena ler cada palavra, cada vírgula, cada pensamento, cada descoberta.

O livro nos invade! Aproximamos de seus contornos no primeiro capítulo, quando começamos a acompanhar Jane Eyre e percebemos que ela é quem narra a própria história, de forma sensata e reflexiva. Conhecedora de seus sentimentos e da construção de sua personalidade, conta como se descobriu e deixa as portas abertas para que possamos descobri-la também.
Inevitalvemente, aspirações e encanto crescem como em uma progressão geométrica positiva.

Relembrar semelhanças e prováveis inspirações de outras obras e formatos com traços de Jane ou da obra, é também muito especial! Além disso, o contato que Charlotte faz diretamente com o leitor em momentos específicos, traz aquele vislumbre curioso e engraçado de Machado, autor que utiliza o mesmo recurso, o qual gosto bastante.

Essas irmãs...

"Ainda que o mundo inteiro odiasse você e acreditasse que você é má, se você tivesse a consciência tranquila e não sentisse culpa, não ficaria sem amigos."

Biah.Reis 30/09/2023

Magnífico
é uma história que te prende e a todo momento te deixa com mais vontade de saber a continuação ou o desfecho, teve algumas reviravoltas que na minha opinião eram um pouco previsíveis mas isso não diminui nada.
me prendeu bastante apesar da demora pra finalizar a leitura, não achei uma leitura complicada e tem pouquíssimas partes desinteressantes.

Annielly0 19/12/2023

Eu nao gosto muito de romance de época clássico , acho muito cansativo, parado, gosto de livros agitados, com muito caos, fantasia, etc.
porém, esse livro me surpreendeu, achei a leitura muito rápida, só não terminei antes pois estava em semana de provas, a personagem principal é envolvente, nos faz ficar interessado em sua história, seu par romântico, achei que não gostaria, mas estava errada, gostei dos dois tanto separadamente, tanto como casal, gostei que a história não fica só no romance e sim em outros fatores da vida de Jane. Muito bom!

Dan 02/01/2024

Cativante
Pense numa bichinha para sofrer essa Jane.
A história retrata a infância, adolescência e o começo da vida adulta da personagem que é cheia de reviravoltas, tristeza e sofrimento.
Apesar de comer o pão que o diabo amassou em todas as etapas da vida, a Jane é uma personagem cativante, forte e à frente do seu tempo. Ela é esforçada, inteligente e tem muita personalidade sem ser arrogante.
Sem muita ajuda ela corre atrás das mudanças que deseja e tem consciência de seus limites. Ouve muito que não é bonita, que talvez não se case e que não vai longe na carreira, mas nada tira a força dela por muito tempo e isso é muito surpreendente para um livro de 1847 (se não me engano).
A leitura foi muito fluida porque mesmo as partes "arrastadas" traziam um encantamento, já que a Jane colocava muito da visão dela de mundo na narrativa desde quando era criança.
Os últimos 30% são recheados de drama, muito drama mesmo e em algumas partes eu fiquei assim ??? não tiram o brilho da história, mas não é perfeita ao meu ver.
A parte do romance em si não entregou tanto quanto eu esperava de acordo com a sinopse, mas tem um plot twist bem bom.
Gostei muito, recomendo mesmo para quem tem "medo" de clássicos porque essa edição e tradução são muito boas!

Ellen.Cruz 06/01/2024

Jane Eyre
É com muita felicidade que afirmo que Jane Eyre é um romance muito distante do que pensei. Parece uma mistura de tudo um pouco, mas jamais somente uma história de amor clichê e cansativa. Dizer que Jane Eyre é um romance onde a mocinha frágil se apaixona pelo galã, rico e gentil é longe de ser a verdade. O livro vai tão além de qualquer paixão rasa e um casamento no século XIX. Mas para ter noção da imensidão que tem a história da pequena órfã, só lendo, e então, entender o que o tornou um clássico.

Mariana 10/01/2024

Amei a experiência
Gente, este é um dos casos raros em que me fez procurar este livro, pq gostei muito do filme, o filme tinha muitas reviravoltas, desfechos e segredos escandalosos. E como todos sabemos que praticamente nenhuma adaptação é realmente fiel, imagina como seriam os desfechos e reviravoltas no livro? Minha gente eu precisava de mais e o livro me entregou tudo o que eu queria e precisava pra saciar minha curiosidade. Eu tinha um certo receio pelo tamanho do livro e por ser um "clássico " mas me surpreendi em como a linguagem foi simples e como a leitura fluiu bem e relativamente rápida. E seu tinha achado que a Jane tinha sofrido muito no filme, não imaginava oq seria o livro, a coitadinha sofreu igual botina de sego, praticamente desde quando nasceu. Quando achava que ia começar uma maré boa vinha uma rasteira da vida, Eu mesma comecei a ficar com medo por ela kkk E por mais que nossa pequena Jane tenha passado por maus bocados, acabou cruzando o caminho do nosso Sr. Rochester que por ventura, creio que foi a salvação destes dois seres sofridos. É um livro que trás acontecimentos realistas e que infelizmente eram comuns na época, vemos o desabrochar de um romance puro e lindo, que apesar das adversidades da vida continuou firme e forte até o fim. Se alguém me perguntasse a definição de "Amor" eu indicaria este livro. Está leitura me inspirou a ler mais clássicos e espero que inspire mais alguém também!

Lorrayne109 21/01/2024

Amei!
Apesar de ser um clássico a leitura é fácil e bem fluída.
Aqui conhecemos a pequena Jane, desde a infância passando por injustiças e crueldade... Vemos ela se tornar uma mulher forte, inteligente, resiliente e determinada.
O foco principal pra mim nem foi o romance mas sim o amadurecimento da protagonista. Você se pega o tempo todo querendo que ela tenha o final feliz que ela merece.