Também guardamos pedras aqui

Também guardamos pedras aqui Luiza Romão




Resenhas - Também guardamos pedras aqui


46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Danusa 22/01/2023

Embora seja um livro curto, saí um pouco da minha zona de conforto quando me propus a lê-lo.

Escrita potente e atual.
comentários(0)comente



duda lavareda 28/01/2023

Entrou no meu pódio de melhores livros de poesia sim!!
Gente... que livro brilhante
Mostra tabto sobre a mitologia grega apenas com poemas profundos e que se ligam a realidade. Simplismente único
comentários(0)comente



Ruber 03/02/2023

Pedra no sapato e na garganta do leitor
Os poemas de Luiza são fracos, acho que eu aos 17 anos escrevia um pouco melhor que ela, mas o bom senso me fez por fogo em tudo. Luiza ao contrário é corajosa e divulga seus poemas sem medo da vergonha em rede nacional. Os panfletos distribuidos nas ruas divulgando produtos de limpeza e outros serviços de reparo são mais líricos do que qualquer verso da jovem poeta. Não recomendo para estômagos sensíveis a toxinas e cheiro de enxofre.
comentários(0)comente



Jordan5 20/02/2023

Apesar do último poema trazer uma incrível síntese de sentimentos e acontecimentos que marcam a trajetória da autora, o resto do livro me confunde com um colado de poemas desconexos, o que não me fez conectar com a história.
comentários(0)comente



leiturasdatita 22/02/2023

Aulas de mitologia grega
O livro tem uma construção muito interessante, todo em versos baseados em Ilíada, obra de Homero que descreve a Guerra de Tróia. A autora utiliza as principais personalidades envolvidas nessa guerra, e as coloca como personagens da guerra urbana contemporânea. Embora sejam poucas páginas, caso você não tenha domínio da mitologia grega, terá de ir no Google após cada página, de modo a tentar entender as referências. Eu, por exemplo, tive que ler o livro duas vezes; a segunda foi só consultando a Wikipédia hahahaha Muito boa a experiência, e ainda me fez aprender mais sobre a mitologia grega. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Lua 25/11/2022

As pedras que Luíza nos trouxe
Com poemas potentes que remetem a personagens da mitologia grega, mas também nos apresentam uma realidade muito nossa, Luíza é uma voz forte que ecoa após o fim de cada de cada poema lido.

Essa sacada da antiguidade e do contemporâneo, do mito e das dores muito reais em nossa sociedade, faz dessa obra a potência que é.

Uma leitura curta e cortante. Indico!
comentários(0)comente



Poesia na Alma 13/04/2023

Agradável
Já conhecia o trabalho da autora, então fiquei feliz com a oportunidade de ler esse livro, confesso que fui com muita sede ao pote, porém, quero continuar acompanhando o trabalho dela
comentários(0)comente



Mona 25/04/2023

É troia viver aqui
Em linhas gerais, o eu lírico presente na poética de Luiza Romão é irônico, sagaz e afiado. Podemos notar em toda tecitura poética a intertextualidade com as epopeias e mitos gregos da antiguidade, por meio de um olhar voltado para contemporaneidade.
O último poema intitulado "andrômaca" observamos constantemente o jogo semântico e sintático com a palavra "troia" que, ora significa a cidade destruída, ora significa um adjetivo.
Também guardamos ruínas aqui, deixadas pelo colonialismo. Sim, também guardamos pedras aqui. É troia viver aqui.
comentários(0)comente



Aniram 30/04/2023

A poesia é troia
Em "Também guardamos pedras aqui", Luiza Romão nos contempla com dolorosos e belíssimos versos em sua própria perspectiva da trágica Ilíada. Vencedor do prêmio Jabuti na categoria poesia, o livro traça paralelos entre o enredo épico de Homero e elementos contemporâneos da literatura. Breve, forte, direto ao ponto.
comentários(0)comente



biacs 11/05/2023

Animal
Poemas todos titulados e envoltos de literatura e referências gregas, mas com temas e critérios completamente atuais.

Fazia tempo que não lia poesia (triste, eu sei), mas esse foi o jeito perfeito de retomar o hábito. Curto, mas impactante. Recomendo a leitura mais de uma vez, com espaço entre as releituras para reflexão e pesquisa sobre os aspectos da antiguidade.

Conhecia a maioria dos mitos, mas agora vou atrás dos títulos que não fui apresentada ainda. Adicionar mais uma dimensão a uma leitura já extremamente rica.
comentários(0)comente



Andressa Klemberg 21/05/2023

Ilíada e o hoje
Com um pano de fundo e os títulos dos poemas com nomes de Ilíada, de Homero, Luiza traz a mitologia grega e Troia para o presente. Para as guerras de hoje, para as dores do mundo de hoje.

"As vítimas de feminicídio é troia
Os milicos os fascistas os tiranos
Disparam todos contra troia"

"ainda não se tem notícia
dos mais de duzentos desaparecidos
na ditadura militar

um corpo é um atestado de barbárie

até os gregos tinham piedade"
comentários(0)comente



Odilon.DilAo 22/05/2023

Pesado de ler, intenso, estranho, insano, liberto e necessário!
Luiza escreve com alma, com a entrega que te invade!
comentários(0)comente



laura solzinho 02/06/2023

Sinto que
Sinto que faltava uma explicação no rodapé (ou na folha em branco ao lado de cada poema) para cada referência ao livro de Homero.

No começo estava sendo legal ir pesquisar sobre os personagens para entender melhor, mas depois começou a ficar exaustivo. Depois da metade do livro eu só fui com o que eu sabia de memória, sendo essas as figuras ilustres da mitologia grega como: Aquiles, Zeus, Helena, Heitor, Tétis, Páris, ?

Tendo dito isso fiquei bem decepcionada com o poema de Aquiles, curto e óbvio. Diferente do de Zeus que foi curto e muito bom, um dos meus favoritos do livro.

Os meus poemas favoritos foram os de título: Homero, Páris, Zeus, Sarpedon e Andrômaca.

Fiquei um pouco chateada pois amo mitologia grega e achei que amaria esse livro de poemas, porém poesia é muuuuito particular.
comentários(0)comente



Mesquita 03/06/2023

Eu estava muito encabulada antes de ler esse livro. Como um livro com menos de 70 páginas com quase metade delas em branco ganhou Livro do Ano no Jabuti? Li com cuidado e atenção, mas confesso que continuo sem saber.

Apesar de na orelha ser dito que "Luiza soube fazer a influência grega a liga para seus ingredientes, não a sua fôrma" a verdade é que se, como eu, você for alguém sem nenhum interesse particular por Ilíada e cultura greco-romana no geral, é bem provável que boa parte dos poemas passe despercebida.

Acredito que esse livro não é pra mim. Houve alguns poemas que eu gostei de ler e ressoaram em mim, mas a maioria deles precisava de um contexto que eu não tenho. Então eu decidi não avaliar o livro, já que eu tenho quase certeza que não o entendi.
comentários(0)comente



_ijaqline 29/06/2023

A destruição é rápida mas o inferno contínuo
Me sinto uma grande burra.
esse livro não é pra mim; das duas uma: ou realmente não faz sentido ou eu que não fui alfabetizada o suficiente pra compreender.
estava tentando sair da ressaca literária mas aparentemente piorei mais a situação.
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR