La Biblioteca de la Medianoche

La Biblioteca de la Medianoche Matt Haig

Resenhas - A Biblioteca da Meia-noite

Gabi 21/06/2024

Que delícia de leitura
Eu sou um tanto suspeita já que eu amo livros com capítulos curtos e temáticas que abordam a filosofia. A história em si acontece em torno de Nora, uma mulher de 35 anos que carrega uma mala enorme de arrependimentos e uma depressão onde ela acredita que não existe mais esperança para ela. A história acontece dentro de uma biblioteca (ou talvez apenas no subconsciente dela) onde ela se descobre com infinitas oportunidades de vidas a serem vividas. A escrita é fluida, os capítulos são curtinhos, a história é envolvente. E tem uma lição ou pelo menos algo para se pensar por trás do livro. Eu amei.

Dani Pilati 21/06/2024

Um excelente livro, daquele que você não quer parar de ler nunca, sempre quer saber o próximo passo que Nora irá tomar.
E é um livro que nos faz pensar sobre a vida e sobre nossas escolhas ao longo dela.
Será mesmo que tomamos a decisão correta?
Será mesmo que abandonar certas coisas foi a escolha que se seguiu para o caminho da sua vida dos sonhos?
Este livro nos faz perceber que algumas decisões que tomamos foi sim pensando nos sonhos dos outros e não nos nossos próprios sonhos. Mas também nos faz perceber que algumas coisas que queríamos que tivesse dado certo antes não nos levaria a lugar nenhum, ou não seriamos felizes depois de seguir o que queríamos na epoca.
Poderia ate parecer que seria bom, mas agora olhando por outro lado, o lado que não deixou a emoção tomar a decisão, foi a coisa certa a se fazer.
É um excelente livro, recomendo muito e fica mesmo o questionamento "o que faz a vida valer a pena?"
Nosso futuro é uma página em branco, e a caneta tinteiro, ou o lápis, está em suas mãos, cabe a você decidir como escreverá e será o seu futuro.

Yasmin.Rosas 21/06/2024

História boa, mas não me cativou.
A história é sobre Nora Seed, uma mulher adulta que chegou em uma fase da vida que sente que estagnou, que nada mais faz sentido. Ao provocar a própria morte, ela se depara na Biblioteca da Meia Noite, um local onde cada livro é um universo diferente da vida de própria Nora. Ao longo do livro, ela vai se vendo em várias vidas diferentes, mas nenhuma ela se apetece e quer permanecer. Gostei da escrita do Matt, mas não me pegou o livro. Achei ele chato até a metade, e depois da metade, onde há um impacto, na real, não me impactou. Pelo menos, Nora descobre o sentido da vida e se torna feliz.

Isabelly699 21/06/2024

Uma boa moral da história
O livro não é ruim, porém, pela sinopse, presumi que seria um livro muito mais emocionante e tocante.
Infelizmente não é assim, a história começa muito e boa e você fica ansiosa pra saber os próximos passos de Nora, mas, ao decorrer do livro, as vidas delas se tornam entediante para o leitor e o final fica cada vez mais claro.
A mensagem que o autor quis passar é muito boa e é compreensível, porém o modo como ele passou fez com que essa mensagem fosse óbvia e sem graça.
Enfim, não esperem tanto dele, ele é um livro bom mas não te dá motivação de lê-lo.

vitinho 21/06/2024

Decepcionante, mas nem tanto
O que me pegou é que é um livro que trata de um tema tão lindo, delicado e intrincado, mas que até os 80% do livro o autor trata com a profundidade de uma mini-saia da Sabrina Carpenter. Não vou mentir que o final me agradou muito, mas só porque foi muito parecido com o que eu achei que seria. Fator surpresa quase zero, mas, como eu disse, me agradou.
É um livro interessante e que conseguiu me entreter, provavelmente eu leria de novo se todos os livros que eu gosto de verdade sumissem do mundo. Um nota 6 clássico.

Luiza601 21/06/2024

Nn se mata carlos q é domingo e ainda da pra ver o sol...
Gnt... ela sou eu.... eu sou ela..... somos uma pessoa só
preocupantemente eu me identifiquei com MTA coisa desse livro e acho q na vdd ele me fez perceber uma coisa q tava bem na minha frente o tempo td mas eu nn conseguia e nem qria ver
apesar do final ser um pouco previsível as vzs a vida eh assim msm, sla, as coisas são óbvias mas as vzs eh dificil de ver
achei só q no final o autor quis por mta frase de efeito e se repetiu um pouco pra afirmar q ela qria viver... tipo, okk ja entendemos, mas talvez seja só a forma de escrita dele pq pelo q eu vi aqui ele parece ter mtos livros falando desse assunto, talvez ele se identifique com a Nora tanto qnt eu....

marinafrancomf 21/06/2024

Que livro!
"Nunca subestime a grande importância das coisas pequenas."

A quanto tempo eu não lia um livro tão importante.
Assim como Nora, sinto como se eu também tivesse passado por uma biblioteca da meia noite.
Uma Marina antiga, e uma nova versão após esta leitura.
Um livro emocionante, daqueles que você devora da primeira a última página, que ri, sorri e chora.
"O céu escurece
O preto sobre o azul se vê
Mas as estrelas ainda ousam
Brilhar por você."

laura.loubeh 21/06/2024

Me deixou refletindo sobre minha vida por muito tempo
Esse livro me surpreendeu muito (pra bom!). uma terapia grátis. recomendo demais, principalmente pra quem sente que se arrepende de muitas coisas na vida. já to animada pra reler nos meus 20 e poucos

leeh. 21/06/2024

Eu achei muito enrolado, ele é bom, mas a pitada de autoajuda não é legal.
no final eu gostei mais, mas para mim não funcionou

Yasmin 21/06/2024

Achei o livro interessante, vi que muitas pessoas não gostaram mas depende da experiência individual de cada um e da sua identificação com o livro.

Andy Mota 21/06/2024

Vamos lá! Para mim não foi uma leitura fácil, achei bem arrastada boa parte do livro, uma vez que de cara você já entende todo o plot da estória. Devido a isto acaba se tornado uma leitura repetitiva ao meu ver. Porém a mensagem que você leva ao longo da leitura é que está tudo bem você estar perdido em uma fase de sua vida, que o fato de mudar de vida não vai te satisfazer enquanto você não estiver contente consigo mesma. É uma questão de percepção que devemos fazer com nossa vida. Eu não preciso de tais coisas para ser feliz, eu tenho tais coisas porque eu sou feliz, muda a perspectiva quando olhamos desta forma. E foi isso que entendi de todo o livro, obvio que á varias facetas de entendimento conforme se pensa sobre todo o assunto abordado, porém essa é a mais forte que encontrei por agora.

"O que importa não é aquilo que você olha mas aquilo que você vê"

Railza.Albuquerque 21/06/2024

Reflexivo
Este livro proporciona uma experiência profunda e reflexiva. Inicialmente, admito que encontrei certa dificuldade para me conectar com ele. A narrativa me pareceu um tanto suave e não repleta de reviravoltas como esperava. No entanto, ao decorrer da história, acabei me envolvendo com os acontecimentos da vida da personagem.

A história fala sobre escolhas e arrependimentos, e é impossível não pensar na própria vida quando se está lendo. Me fez enxergar que apesar das nossas decisões, não somos reféns das nossas escolhas e que a vida é cheia de possibilidades.

Talvez não seja uma leitura para todos, ainda mais dependendo do momento atual de cada um, mas com certeza é uma leitura que vale a pena.

Camila.Lima 21/06/2024

Fazia alguns meses que eu não lia nenhum livro. Então, por algum motivo, à meia-noite, eu pensei: por que não? Decidi que não ia ler em PDF, que era só isso que eu estava lendo. Peguei a 'Biblioteca da Meia-Noite', que tava quase mofando na minha estante, comecei a ler e não parei mais. São quase 2h30 e eu simplesmente acabei o livro, quase meu recorde. Estava meio lelé da cabeça esses dias e ele me deu um baita choque. Eu realmente gostei.