A Biblioteca da Meia-Noite

A Biblioteca da Meia-Noite Matt Haig

Resenhas - A Biblioteca da Meia-noite

covattimarquesyasmin 01/09/2024

A biblioteca da meia-noite
"Entre a vida e a morte, há uma biblioteca", disse ela. "E, dentro dessa biblioteca, as prateleiras não têm fim. Cada livro oferece uma oportunidade de experimentar outra vida que você poderia ter vivido. De ver como as coisas seriam se tivesse feito outras escolhas... Você teria feito algo diferente, se houvesse a chance de desfazer tudo de que se arrepende?"

Sabe aquele momento da vida em que parece que tudo está errado, fora do lugar. Aquele momento em que você deseja uma vida diferente, ter feito escolhas diferentes. O momento em que a única saída parece desistir.
Pois bem, essa era a realidade de Nora Seed, a protagonista do romance "A biblioteca da meia-noite", escrito por Matt Haig e publicado, em setembro de 2021, pela editora Bertrand Brasil.
Ao longo da narrativa, Nora, cansada de sua vida, que parece piorar a cada dia, e com dezenas de arrependimentos esmagando seu peito, decide acabar com tudo de uma vez.
Contudo, após tirar a própria vida, a garota encontra-se dentro da biblioteca, repleta de livros esverdeados e uma bibliotecária simpática que não via há anos. Ela recebeu uma segunda chance para se desfazer de seus arrependimentos e encontrar a vida perfeita com que tanto sonhou.
Desse modo, a protagonista viaja pelas páginas de "possíveis vidas", tentando encontrar aquela em que seria verdadeiramente feliz. Todavia, Nora acabará descobrindo que existências grandiosas talvez não sejam sinônimo de perfeição e, que seus enormes arrependimentos, não fossem tão extraordinários assim.

Esse livro é incrível. Através das experiências de Nora, conseguimos entender que a vida é maravilhosa, nós só precisamos querer enxergá-la de tal maneira
Sophia1923 01/09/2024minha estante
Amo esse livro com todas as minihas forças

covattimarquesyasmin 01/09/2024minha estante
Eu tbm , é muito bom ?

Nilsonln 01/09/2024

Passe na peneira
Ok, vamos lá!

Antes de mais nada, digo que percebi os problemas do livro em tratar alguns aspectos das doenças mentais de forma rasa e um tanto irresponsável. Porém, não encaro o livro como uma opção de terapia (aqui não temos a profundidade necessária para isso), mas somente como uma ficção com elementos de filosofia.

Também penso que cada pessoa deve peneirar e saber o que deve ou não ser levado para sua vida. Os livros servem tanto para entreter ou nos fazer refletir. Não devem ser encarados como verdades absolutas ou necessariamente terem vínculo com a realidade.

Então, lá vai minha humilde opinião:

"A biblioteca da meia-noite" segue a linha do livro "O mundo de sofia", onde elementos de filosofia são mesclados à ficção para criar insights para o leitor e, ao mesmo tempo, tornar a leitura instigante e agradável. Achei a história interessante em ambos os livros, com graus diferente de mérito entre si.

O livro de Matt Haig achei bem raso em relação ao de Jostein Gaarder, mas tem lá suas inspirações. Nos ensina a viver melhor, valorizar o que temos e o que somos. Também poderá ser um convite para refletirmos os mais variados aspectos da vida, como nos relacionamos conosco e com as outras pessoas. Ainda poderemos repensar nossas escolhas e nosso papel como ser social. É uma leitura que, com boa vontade e atenção, poderá impactar agregar e inspirar. Ou apenas ser um livro gostosinho! Faça sua leitura! ?

Minha avaliação: Amei ?
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM
Sthefany.Couto 01/09/2024minha estante
Ameii a resenha!

Raul.Grenchi 01/09/2024minha estante
Boa resenha
O livro tem sim algo para tirar de bom, mas achei um pouco raso também. No começo da obra eu adorei, o lance de "o que poderia ser" é algo que todo mundo em algum momento já pensou. Mas depois disso foi focando bem fraco

julinha1921 01/09/2024

Uma total reflexão
Esse livro é maravilhoso! Acredito que li exatamente no momento certo, absolutamente tudo que aconteceu nos últimos meses voltavam a questão do ?e se tivesse feito isso diferente?? e Matt Haig conseguiu, perfeitamente, mostrar que o agora vale muito mais que todos ?e se?. Que até poderia ser perfeito uma outra vida, mas não é a mesma coisa, não pertencemos aquele lugar. Nada é melhor do que ser quem somos, mesmo que estejamos num momento difícil, haverão momentos que vão nos provar que compensa. Tudo vem na hora que precisa vir.

Jess 01/09/2024

Um gentil lembrete sobre viver
Acredito que essa seja uma daquelas experiências de leitura muito individuais e intimistas.
para mim, ela falou muito sobre o viver, sobre o entender a vida e como os nossos arrependimentos criam raízes que nos impedem de andar. Viramos árvores velhas que já não são mais capazes de florescer e frutificar.
A jornada da Nora foi a minha e eu não poderia ficar mais satisfeita com o final.
Amei a leitura!

Hnt 31/08/2024

Leitura reconfortante
Uma leitura que te atrai, uma leitura leve. Fala sobre a vida e suas diversas possibilidades e fala sobre a valorização da vida. Muito bom, recomendo

Ana P 31/08/2024

A biblioteca da meia noite
Frequentemente, ficamos pensando em como seria nossa vida se tivéssemos tomado outras decisões no passado, especialmente em momentos difíceis. A verdade é que não podemos saber; talvez, nesse outro caminho, enfrentaríamos as mesmas dificuldades ou outras totalmente diferentes.

Por mais desafiador que o cenário pareça ser, muitas vezes não percebemos como impactamos a vida das outras pessoas. Só em momentos extremos isso nos é revelado ou reconhecemos nosso potencial. Que sejamos capazes de descobrir nosso potencial antes de chegarmos a um momento extremo e que possamos ver a vida da melhor forma possível, mesmo com todas as dificuldades.

Slowzz' 31/08/2024

Livro muito bom
Que livro maravilhoso me fez eu repensar minha vida toda com certeza vou ler mais obras do autor amei ????

LetAcia1104 31/08/2024

Maravilhoso
No início achei muito bom o desenvolvimento, só que no meio do livro me enjoei de tanta vida que ela(protagonista) vivia e era muito longos as chances que ela tinha, mas depois dessa parte quando ela descobriu o amor pela vida ai que eu achei o melhor momento do livro, quero parte 2!!!

Sophia1277 31/08/2024

EU ESTOU VIVA.
"A biblioteca da meia-noite" é em disparada um dos meus atuais livros favoritos, tanto por sua linguagem tanto por sua história conseguir prender os leitores, é um livro que em minha opinião é necessário não importa a faixa etária por conseguir se conectar a todas. É um livro que você consegue ler rápido e tirar muitas lições importantes que você pode levar para o resto da vida. Com as vivências da Nora, os concelhos da Sra. Elm, conseguimos tirar coisas que colidem com a nossa realidade. Só tenho à dizer QUE LIVRO INCRÍVEL!

giperobelli 31/08/2024

INCRIVEL!!
Não tenho outros adjetivos pra esse livro maravilhoso! Uma trama envolvente , diferente, sensível e tudo que se espera de um bom livro. Amei tanto que até li devagar pra durar mais a experiência, leiam!!

nicoli):) 31/08/2024

O que faz a vida valer a pena?
Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Vendo pouco sentido em sua existência, ela coleciona tristezas e arrependimentos. Quando Nora se vê na Biblioteca da Meia-Noite, ganha uma oportunidade para fazer tudo de novo. Os livros na Biblioteca da Meia-Noite permitem que Nora experimente as vidas que teria vivido se tivesse tomado outras decisões, podendo reverter cada uma das ações das quais se arrepende. Mas nem sempre as coisas correm como o esperado, e o novo rumo que sua vida toma coloca em risco tanto a biblioteca quanto a própria Nora.
" Você teria feito algo diferente, se houvesse a chance de desfazer tudo de que se arrepende?"
Dona Erica 31/08/2024minha estante
Esse livro é ótimo!

Maria1691 31/08/2024

Não gostei muito do livro, achei levemente intediante, mas achei a ideia dele muito legal. Acho que se eu tivesse lido mais velha em outro momento da minha vida talvez eu gostasse mais

camila2148 31/08/2024

Um sopro de esperança
Eu particularmente amei esse livro! Ele da um choque na gente, principalmente nas pessoas que se apegam aos arrependimentos, aos ?e se? da vida e que ficam pensando nas mil possibilidades do que poderia acontecer, sem parar pra pensar que a vida tá acontecendo AGORA, que no final é o que realmente importa.

Julia 31/08/2024

Mais um favorito pra coleção
Eu não sabia que esse livro iria me impactar tanto, é um constante aprendizado sobre a vida, no final levamos a lição de que por mais imprevisível que seja ela merece ser vivida. Nora carrega muitos arrependimentos sobre ?sonhos? não vividos, por conta deles a vida vai ficando sem cor e ela decide abandonar. Quando ela vai para a biblioteca junto com ela vemos que na realidade esses sonhos não são dela, por isso não doeu tanto abandonar eles, esses arrependimentos tinham seus lados bons e ruins. Foi um livro que me impactou muito, tocou muito no meu profundo e me deixou pensativa. Foi um excelente livro ??

ale 31/08/2024

Não sei porque pensei que era um livro de terror ou thriller. mas fui surpreendida com uma leitura fantástica. esse livro é simplesmente incrível.

um modo de ver a vida que eu achava tão óbvio e ao mesmo tempo, não pensava. esse livro nos faz parar para pensar em tudo. foi a minha melhor leitura desse ano. no momento em que eu mais estava precisando.

a escrita é simplesmente sensacional. o modo de abordar a depressão e um luto e como a gente simplesmente não aceita algumas escolhas mas que temos que aprender a lidar com elas. estou encantada!

amei demais a moral da história de ?não saber o que vai acontecer? então, na minha cabeça, sim, ela convidou o ash para um café. e eles casaram e tiveram a molly, e ela viveu toda a gestação ansiosa esperando conhecer aquela familiar criatura que ela iria amar para sempre, e depois adotaram o platão no abrigo que o dylan trabalha! e ela até levou a molly para conhecer a sra elm e a ensinaram a jogar xadrez!

livro incrível, recomendo muito!