O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Sara 01/02/2024

A realidade invisível
Ouvi esse livro é a narração me vez sentir todos os sentimentos da autora. E um final de arrepiar.
Como se a vida fosse uma escolha para as pessoas que não tiveram escolha, de ser quem elas são, de agirem como elas querem.

Jessica Farabotto 01/02/2024

Um livro para se encantar e revoltar
Primeiro livro que leio da autora, gostei bastante, embora acredito que poderia ter se aprofundado mais, nos primeiros 60% do livro, nos acontecimentos do dia a dia da vida de uma travesti, porem o foco foi mais nos sentimentos e duvidas da protagonista. Os últimos 40% me deixou sem fôlego. Como pode haver tanta crueldade com pessoas que estão usando a própria vida da maneira que se sentem mais felizes? Até quando vai haver tanta diferença entre pessoas e o pior tanto preconceito, tanta crueldade e tanta humilhação? Enfim um ótimo livro para conhecer um pouco mais tanto dos sentimentos, como dos acontecimentos dessas pessoas.

Ve Domingues 31/01/2024

Que livro poético e denso! Foi minha primeira obra da autora e eu adorei a experiência. Um história muito bem contada, capaz de gerar empatia nos leitores.

Dayane 31/01/2024

O romance O Parque da Irmãs Magníficas é um rito de iniciação, um conto de fadas ou uma história de terror, o retrato de uma identidade de grupo, um manifesto explosivo, uma visita guiada à imaginação da autora. Nestas páginas convergem duas facetas da comunidade trans, facetas que fascinam e repelem sociedades no mundo inteiro: a fúria travesti e a festa que há em ser travesti.

Luana.Paganini 31/01/2024

Um exercício de empatia em forma de literatura
Conta a estória de Camila e suas companheiras, mulheres transexuais, na realidade de opressão que as cercam, suas dores e esperanças.

Apesar de delicado, poético e recheado do belo realismo mágico latino-americano, é extremamente pesado ao expor a dura realidade das travestis: o preconceito, a fechitização, a solidão, a quase imposição da prostituição.

No entanto, é um livro que prende, que causa curiosidade, de leitura leve, marcante e original. Não se limita à tristeza, mas traz também romance, amizade, amor, alegria e resiliência.

“Passarei muitas noites rezando para que, ao despertar, a vida seja outra, para que o dia seguinte seja diferente. No começo rezo para mudar, para ser como eles querem. Mas, na medida em que me interno nessa fé cada vez maior, começo a rezar para despertar no outro dia convertida na mulher que quero ser. Na mulher que sinto dentro de mim com tanta franqueza que as horas se passam rezando por ela”.

Mi 31/01/2024

O Parque das Irmãs Magníficas
Leitura pesada do começo ao fim. A escritora escreve de uma forma poética as atrocidades que elas vivem. Fiquei com um incômodo grande demais lendo, e acho que era pra ficar mesmo.
Me fez pensar em lugares-seguros e da possibilidade da não existência deles - nem mesmo no próprio corpo.

Pedro 31/01/2024

Leitura intensa e tocante
Com certeza esse livro é mais do que necessário para todas as pessoas, principalmente para entender o quão difícil e complexa é a vivência das travestis.
Essa leitura permite humanizar a vivência trans, com bastante intensidade, dureza e leveza quando necessário.
Acredito que uma das formas de combater o preconceito com a população Trans é também por meio das artes e da escrita, que aproxima e humaniza.
Recomendo essa leitura para todas as pessoas!!!

Bruna 31/01/2024

Esse livro deveria ser lido pelo mundo inteiro
Ainda não encontrei um adjetivo capaz de representar tudo que esse livro me fez sentir. Eu realmente não sei o que dizer aqui gente, não sei o que colocar aqui, só espero que se você está em dúvida se lê ou não: APENAS LEIA!
A escrita da autora é realmente muito boa, muito poética, as vezes até fantasiosa e difícil de compreender mas fascinante.

Rogers.Silva 31/01/2024

Pesado, mas necessário!
A honestidade das memórias de Camila, da infância a maturidade, é necessária para que possamos tentar entender a complexidade, a coragem e a força que uma travesti precisa enfrentar durante toda a vida. Não existe meio termo, não existe felicidade plena, não existe segurança e não existe respeito. Ser travesti é viver com um alvo preso no corpo e viver de migalhas de felicidade. Intenso, triste, mas extremamente importante dar visibilidade e discutir as temáticas abordadas nessa obra, imortalizar essas pessoas que em suas vidas foram invisibilidadas.

Marcella2 30/01/2024

Um drama real
Os olhos marejaram em muitos momentos nesse livro, acredito que a interpretação da narradora no audiobook tenha muito contribuído para o tom dramático da história: um drama real, vividos por muitas mulheres trans e travestis. A dor de não se ter lugar, de ser incomodo. Apesar disso, família que se constrói aqui é carregada de tanto afeto, de tanta compaixão. São relações honestas que se criam diante do caos, da incerteza do amanhã e da certeza de que se o houver, vai ser com muita luta. A cabeça erguida apesar dos tantos pesares.

jjjjjulias2 29/01/2024

Escrita poética
Uma das escritas mais lindas que eu já li. apesar de ser um livro muito dolorido e violento, é também muito bonito. a história parece ter um realismo mágico, fiquei muito fascinada com isso.

hellensbruzzi 29/01/2024

É um pouco difícil de escrever resenhas sobre livros com tópicos mais sensíveis, mas tentarei.
No geral eu gostei bastante da história e foi bom saber um pouco sobre cada uma das travestis que a Camila convivia, mas o livro não me cativou tanto ao ponto de querer saber como a história terminaria ou como seria a vida delas dali pra frente.
Achei que ele não foi um livro tão convencional no sentido de contar a história, ele não tem uma linearidade, são os fatos da vida dessas pessoas e em cada capítulo você via certos tópicos, por mais que não fosse tão delimitado os assuntos. Mas achei uma forma interessante de contar as histórias da vida dessas mulheres, do seu sofrimento, das alegrias e dos seus amores que também lhes traziam sofrimento.
Uma coisa que me desagradou bastante no livro foram os capítulos gigantes, não vi necessidade deles serem daquele tamanho, ainda mais por haver certas quebras no meio que poderiam ser o início de um próximo capítulo, mas esta foi uma das poucas coisas que achei ruim deste livro.

Mary 29/01/2024

Esse livro é sobre a vida de uma travesti desde sua infância  até a vida adulta e de tudo que a atravessou, outras travestis, outras prostitutas, sentimentos, acontecimentos.
Livro emocionante, uma escrita tão bonita que quase te deixa escapar as atrocidades que está  lendo.
Escrito de forma quase poética  pra falar de situações,  sentimentos, acontecimentos tão  doloridos, terríveis, inimagináveis  que quase te faz esquecer a voracidade daquilo que está  lendo.
Esta leitura me surpreendeu com as personagens,  Dona Encarna, a mulher pássaro  a mulher lobo, mas também  nos sentimentos narrados, que de tal forma faz você  se conectar com o que está ali.
Traz histórias, relatos, muito fortes, muito agressivos, mas até por isso, talvez, seja um ótimo livro.
Belíssimo!

EduardoBragga 28/01/2024

Mágico y arrebatador
?Quando uma travesti chora e te pede para ir embora, é melhor ficar?. Uma leitura que nos faz rememorar nossa criança viada, faz sorrir, faz chorar. Linguagem que nos aproxima da realidade nada romântica escritas por aquelas que encontram nas ruas sua única possibilidade de (sobre)viver. TRANScende! Forte, mágico, arrebatador e termina com um daqueles socos no estômago que nos traga para a realidade.

Ana Pereira 28/01/2024

Romance autobiográfico. Fala sobre a vida enquanto uma mulher travesti que é rejeitada pelos pais, família e pela sociedade. Livro profundo, poético, melancólico, brutal, incrível e em vários momentos, bonito e colorido.