O Mar Sem Estrelas

O Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - O Mar Sem Estrelas

Carolina Zaghi 20/11/2023

Abelha. Espada. Chave
"Mas, se ele está numa história dentro de uma história, quem a está contando?"

A história vai intercalando entre os personagens: Zachary, Mirabel, Dorian, Simon e Leonor. A escrita é extremamente poética e artística. No meio da história tudo parece se confluir e confundir, mas ao final as coisas se resolvem. Livro mais mágico que eu já li na vida!

Livros dentro do livro:
- Doces dores
- A balada de Simon e Eleanor
- Fortunas e fábulas

Alessandra 20/11/2023

Á Procura & Ao Encontro
O que dizer desse livro que com certeza tocou meu coração e que eu vou ficar pensando por eras? Essa fantasia é linda. A escrita da autora é excelente, eu me senti bem lendo esse livro e gostei muito de tudo ?????

nicolas 07/11/2023

Uma história sobre histórias
Mar sem estrelas definitivamente se transformou no meu livro favorito, falarei dele sempre e lembrarei dele sempre e quero muito ter o físico pra me acompanhar em todos os lugares.
O livro já na primeira página me deixou completamente imerso e tudo o que eu pensava era sobre o livro, chegava a ler ele enquanto caminhava na rua e enquanto almoçava, por um momento quase acreditei que tudo era real e depois eu desejei muito que tudo fosse real, que eu pudesse ver e tocar ou fazer parte dessa história.
Foi assustador perceber que muitas das coisas no livro fizeram ou fazem parte da minha vida e eu me senti exatamente como Zachary quando ele abre doces dores pela primeira vez, é surreal e eu sempre irei indicar pra todo mundo que eu conheço, ler esse livro foi uma experiência incrível que eu quero passar milhares e milhares de vezes mais. Fui na leitura e quando toquei nele físico foi uma loucura, a capa e as páginas são incríveis e é tudo muito lindo, tudo muito bem feito, a história é incrível e o jeito que as histórias se encaixam ao decorrer do livro é perfeito.
Eu estava em um momento baixo da minha vida e esse livro foi um pilar incrível que me manteve em pé, que me ajudou a encarar a realidade de uma maneira diferente e eu agradeço muito a Erin Morgenstern. Que escritora incrível, que obra incrível, e eu recomendo a todos e sempre que eu ter a oportunidade vou continuar recomendando, esse livro com certeza vale a pena, valeu a pena e, se eu pudesse, apagaria minha memória sobre ele e leria de novo pela primeira vez.

Maria V 07/11/2023

Sabe quando tudo faz sentido e ao mesmo tempo não faz?

A narrativa de Mar sem Estrelas é um emaranhado de histórias que se conectam dentro de uma história ainda maior. Ao mesmo tempo que você tem a jornada do herói sendo feita pelo Zachacry, você vivencia outras histórias que somente no final se relacionam com a dele.

O livro é mágico, mas em alguns momentos pode ficar confuso e imagino que muita gente vai abandonar. Se você pensar isso, não faça que a história vale a pena!

daphnemerces 06/11/2023

Cabei essa grandiosidade...não consigo reunir palavras que transmitam o quanto esse livro é bom, a escrita é maravilhosa, meio poética meio misteriosa aesthetic, cheio de metáforas aiii perfeito!!

diversas vezes terminava o capítulo chocada e tirava um tempo pra refletir sobre, e acho q isso que faz o livro ser tão bom. Vc não apenas passa o olho e lê, o livro demanda q vc entenda, absorva

a história dos livros é muitooo legal, se tivesse ele inteiro eu leria super, e foi muito legal ver q cada história era ligada/se completavam

os personagens bem desenvolvidos, só queria ter visto mais do casal :( tivemos apenas migalhas. na história no geral fiquei com a impressão de ser um jogo kkkkk não sei pq

enfim... é um livro pra apreciar, vc termina e já quer ler de novo pra, quem sabe, dessa vez entender cada detalhe

Pâmella 05/11/2023

Se tornou um dos meus livros favoritos da vida, que livro incrível, esplêndido, maravilhoso, emocionante e não sei colocar em palavras a dimensão da grandiosidade desse livro. Se for possível defini-lo em poucas palavra seria: um livro feito para leitores.

TainA235 31/10/2023

Queria poder conhecer o mar sem estrelas
Terminei este livro com vontade de ler ele de novo.
É um livro que possui tudo o que podemos imaginar, mistério, romance ação e principalmente aventura, possui uma leitura um pouco densa e bastante detalhada mas que é um deleite de apreciar.

Miss CaDark 29/10/2023

A magia inexplicável das histórias
Como um livro pode ser tão bom, mesmo você entendendo tudo e nada ao mesmo tempo? Hahaha Erin, você é brilhante! Já tinha o e-book de Circo da Noite, mas decidi começar a ler pelo físico de Mar Sem Estrelas e me surpreendi demais o longo da leitura.

A sinopse te fisga por uma coisa e o enredo te entrega algo que você nunca iria esperar. A escrita a autora é riquíssima assim como todo o universo desse livro. É uma daquelas histórias de fantasia mágicas que lembra todos os filmes/livros de contos de fadas da época de infância, onde as coisas existem e não necessariamente tem uma explicação.

Os personagens são um poço de carisma. Zachary e Dorian (protagonismo LGBTQIAP+ aqui, inclusive) ganharam meu coração desde a primeira aparição e surtei horrores com a migalha de romance entre eles, hahaha! Os outros personagens são igualmente incríveis, até mesmo a que consideraríamos vilã.

A narrativa em si achei confusa em muitos pontos, mas de alguma forma muito mágica, fui conectando os pontos e entendendo a coisa toda, não deixando de me surpreender a cada plot twist, ainda que alguns eu já soubesse a resposta. Adorei todo o conceito dessa história que é realmente não ter explicações óbvias. Isso me tirou da zona de conforto que somos instalados enquanto leitores: tudo tem início, meio e fim explicadinhos e ponto. Não necessariamente, como vemos no final dessa história: uma porta se abre enquanto outra se fecha para contar outra história.

As mensagens que peguei aqui foram excelentes também. Encontrei muito sobre o que é o tempo, o destino, o que somos e porque somos, quais são as nossas histórias e como escolhemos contá-las. É incrível quando paro para pensar que a história só aconteceu porque os personagens se moveram pelo elo que tinham até chegar ao ponto crítico (a cena do coração, hehe), tal qual é a nossa vida real. Tem muito sobre amor, família, saúde mental e escolhas, que são tratadas aqui como coisas que acontecem na nossa vida, sem explicações mirabolantes ou passadas de pano. Achei brilhante!

Ainda que eu tenha gostado muito, só não consegui ter aquele feeling de "é esse! Favoritado!", haha. Acho que eu queria ver mais do desfecho dos personagens ali no finalzinho, embora soubesse que tava na hora de dar tchau (enfim, comportamento de leitores hahaha!) Mas é um livro maravilhoso que recomendaria 100% e que me fez querer ler mais da autora.

Amei cada página, cada elemento, cada personagem, cada frase e reflexão. Me fez voltar a sentir a magia que as histórias de fantasia podem ter. Maravilhoso!

Anna 25/10/2023

Muitíssimo abstrado
Entendi muito coisa sem entender, ainda tenho algumas perguntas mas depois de ficar olhando para o nada por uns 10 minutos eu posso dizer que entendi quase tudo. Amei a história, acho que muita coisa não era pra ser entendida de maneira lógica então só aceitei e fui lendo, amei as histórias, amei o conceito, amei os personagens, amei a narrativa e amei as migalhas de romance.

starsvhs 22/10/2023

É por isso que fantasia é meu gênero favorito
Sempre que alguém me pergunta qual o meu livro favorito eu digo que são vários, mas a partir de hoje a resposta será O Mar Sem Estrelas. Obviamente continuarei tendo outros como favoritos, mas desde o começo dessa leitura eu tive a sensação de que esse era o livro da minha vida (talvez um pouco dramático, mas foi o que eu senti).

A história é simplesmente mágica. Não tem outra palavra pra descrever. Ler esse livro foi uma experiência surreal em que eu me senti completamente dentro da história a ponto de quando eu largava o livro ainda sentia essa aura de magia.
É um livro longo, porém em nenhum momento do começo ao fim se tornou uma leitura cansativa pra mim, por mais que algumas (muitas) partes me faziam pensar "o que é que está acontecendo aqui" isso não atrapalhou e nem fez a história perder um pouco da magia.

Eu como leitora de fantasia já li muitos livros desse gênero, mas nenhum se compara a esse. Enquanto eu lia me dava uma vontade absurda de sair pelo mundo explorando tudo e abrindo portas.
É tudo planejado e se encaixa perfeitamente. A autora deve ter alguma ligação divina, pra mim é a única explicação pra ter conseguido fazer uma obra TÃO única, maravilhosa e excepcional.
No final eu simplesmente tava me acabando de chorar só porque amei demais o livro e tava abismada em como aquilo era bom. ?

Resumindo, eu amei com todo o meu coração, me apaixonei completamente por cada página da história e pelos personagens.
Com toda a certeza do mundo um dia irei reler, e um dia ainda vou fazer uma tatuagem pra homenagear essa obra que me cativou de todas as formas

Eduarda 21/10/2023

Uau, maravilhoso!!
Acabei enrolando pra fazer a resenha, mas eu amei esse livro.
Esse livro me fez pensar demais, e quando eu achei que sabia oq ia acontecer, o livro me mostra o contrário.
Mergulhei na história e me senti como se fosse o personagem, queria conhecer o mundo literário desse livro.
Recomendo muito esse livro

Fabrício Cruz 21/10/2023

Mais uma vez Erin constrói uma história totalmente imaginativa. Parece que, por um tempo, algo mágico foi aberto e o pó dourado está caindo no ar. É um livro para velhos sonhadores; nele, há lugares reais e inventados, ramificações da trama e... histórias dentro de histórias que levam ao Mar Sem Estrelas (ou não).
Ei, abra uma porta e me conte uma história.

Mari 21/10/2023

Ainda estou raciocinando
Foi uma leitura complexa e tô sem saber como organizar os meus pensamentos. gostei muito dos personagens, o enredo é muito bom (apesar de me perder sempre com tanta informação), mas confesso que minha parte favorita foram os contos e páginas de livros.
foi uma experiência e tanto ler algo tão diferente assim, acho que vou passar muito tempo tentando entender tudo o que aconteceu porque de verdade é MUITA informação kkkkkkkk até ficava zonza lendo.

Moony 20/10/2023

Muito mais que eu imaginei
Me recomendaram a ler esse com a frase "é um livro para leitores", e não poderia estar mais certo.

Não sou capaz de colocar em palavras o quanto eu amei essa história, foi uma experiência mágica.

bee 18/10/2023

Fiz até uma tatuagem de espada
Fui dormir muda e acordei com um cordão de abelha
que livro foi esse??? adorei a vibe dark academia misturada com uma fantasia que a pessoa que escreveu provavelmente tava bem maluca das ideias.
fora que é um chorei horrores 5 estrelas e favoritado