Escritos políticos

Escritos políticos Frantz Fanon

Resenhas - Escritos políticos

jhagmolina 24/11/2021

Um Fanon totalmente integrado nas ações e na defesa Argelina
Vários textos de Fanon que trazem sua análise da Guerra da Argélia contra o colonialismo Francês.
Textos com o calor do momento retratando os abusos do Exército Francês e dos colonos ultras estabelecidos na Argélia.
Vale à pena ler.

Igor.Costa 09/06/2021

Uma descoberta
Pela primeira vez tive contato direto com os escritos de Frantz Fanon e, confesso que merece elogio à sua brilhante clareza e fervorosa redação. Imaginar que essa mente teve uma passagem meteórica entre nós é doloroso ao extremo, por outro lado, tal como a teoria da relatividade de Einstein, não dá para descrever a sensação, confundimo-nos devido a maturidade e imaginamos se tratar de alguém em idade mais avançada.

A obra retrata a triste realidade de povos subjugados por àqueles que se autointitularam superiores, mas demonstram em seus atos as mais imorais e perversas atitudes.

Mulheres, crianças, homens comuns, ninguém foi respeitado na brutal guerra da Argélia, que recentemente o governo Francês reconheceu, em ato deveras tímido, como genocídio. Não há máscara que consiga esconder tamanha desumanidade.

Em seus textos, o autor demonstra mita consciência das posições e do poderio bélico e financeiro Francês frente a Argélia, mas num gesto de encorajamento e em um engajamento com notório conhecimento sobre o sentimento magrebino, Fanon discorre enaltecendo o movimento argelino e estabelecendo que a vitória trata-se de uma questão de tempo.

O livro prende a atenção, nos remete a um passado imoral que ainda nos assombra. O autor retrata a desgraça, causa embrulhar do estômago, raiva, medo, mas alavanca um sentimento arrebatador de liberdade, confiança e coragem daqueles que entendem e respeitam os seres humanos.

Um bom ponto de partida, com certeza suas reflexões merecem ser lidas. É pena que o tempo não foi generoso para que se multiplicassem tanto quanto a inteligência e nobreza desse espírito que um dia aqui habitou.

Michelle 22/12/2021

Conjunto de escritos do autor do período compreendido entre 1954 a 1960. Aborda em forma de texto jornalístico as situações encontradas na Argélia durante a guerra pela independência contra o colonialismo francês.

Lukita 02/01/2022

Fanon é sem dúvidas, uma potência literária, política e cultural e DEVE ser lida a todxs que se preocupam com pautas igualitárias.