O Fantasma de Canterville e outras histórias

O Fantasma de Canterville e outras histórias Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville e outras histórias

Rauta 17/10/2021

Infelizmente não foi O Fantasma de Canterville que me cativou nesse livro, e sim os outros contos nele descritos. O meu preferido foi O Crime do Lorde Arthur Savile.
A escrita do Oscar Wilde é maravilhosa, apesar de se passar em tempos antigos não chega a ser rebuscada e cansativa. Os contos são maravilhosos e cômicos, o que acaba nos prendendo. Espero ainda ler mais do autor!

Maju 15/12/2021

-O fantasma de Canterville
(3 estrelas)
gostei bastante, a história não foi como pensei e isso foi o que mais gostei. Sua crítica é totalmente Oscar Wilde de ser e a leitura é indispensável.
-A esfinge sem segredo
(3 estrelas)

AsereT 15/12/2021

Viajar enquanto lê
Lendo é possível conhecer o estilo de escrita de Wilde mas também detalhes da Londres do fim do século XIX isso diz respeito tanto à cidade quanto às pessoas. É possível notar na sociedade londrina algumas de suas características como o verdadeiro assombro em perder o protagonismo no mundo mesmo tempo a inclinação para o exotérico e uso do Francês.

Christiane.Sérgio 11/01/2022

Se não me engano, só havia lido O Retrato de Dorian Gray. Estes contos de Oscar Wilde são muito divertidos. Amei O fantasma de Canterville, aliás gostei de todos, mas este me cativou um pouquinho a mais.
Os contos não são de temas atuais, mas retrata de firma bastante crítica a alta sociedade vitoriana. Vale a pena ler!

de Paula 15/05/2021

Contos do mestre
Bem, o que dizer da escrita de Oscar Wilde? Estava muito ansiosa para ler o Fantasma de Canterville, mas a editora Leya que publicava a obra já não tinha reimpressão há um tempo, por isso, quando me deparei com o título na livraria, não perdi a oportunidade e li no mesmo dia. Como é agradável passar um tempo com uma boa escrita e histórias fascinantes, que vão além do que está escrito nas páginas, o entendimento está nas entrelinhas e contexto histórico.

A narrativa que nomeia o livro é muito divertida, conectando o conservadorismo inglês com a prepotência americana, mantendo, no entanto, a humanidade na pequena Virginia, que a meu ver pode ter alguma relação com o autor de Eneida. A maior crítica do conto O crime de Lorde Arthur Savile é sobre a religiosidade e crenças espíritas que surgiam em meio a era Vitoriana, mas há pequenas relações sobre o assunto em Fantasma de Canterville, muito embora a reflexão se dê pela aceitação da morte e a finitude da vida, assim como o amor e a pureza, que são completamente ignorados pelo jovem Arthur, que em sua história está aficionado pelo destino.

As duas últimas histórias se tratam de honestidade e filantropia, assim como o mistério ser fascinante e até afrodisíaco, mas nem sempre as coisas são o que parecem. O autor sempre traz morais para a vida humana que são geniais e perspicazes, mostrando o tato apurado que tinha sobre as vivências e questões que julgava que mereciam seu sarcasmo. A escrita é fluida e simples, ao mesmo tempo que marcante e tocante.

A tradução se assemelha a de editoras grandes como Nova Fronteira e Leya, com um custo benefício ótimos, por isso, se esse for o receio, aposte nesta edição. O tradutor Otavio Albano tem diversas obras assinadas por ele, um profissional de renome que fez um ótimo trabalho nesta coletânea.

Ana Gouveia 15/02/2022

Meu primeiro contato com Oscar Wilde
Finalizei o livro ontem (14/02) e a única coisa que tenho pra falar é: Oscar Wilde você é perfeito. Uma narrativa melhor que a outra contendo os aspectos da sociedade inglesa e um pouquinho da francesa da época, um deboche e um escárnio pela burguesia super elegantes e umas sacadas de mestre nas reviravoltas dos contos. Eu amei cada detalhe, mas o meu favorito foi "O Crime de Lorde Arthur Savile", é incrível ver como o autor permeia pelo misticismo característicos daquela época de modos diferentes em cada conto do livro, principalmente nos dois primeiros.

Renata 20/02/2022

Leitura leve e divertida
Leitura leve e divertida. Perturbações podem vir de outros seres, não só de fantasmas. Oscar Wilde nos leva a um final diferente do que normalmente se espera. Além disso, é relevante dizer que, ademais do conto "O Fantasma de Canterville", o livro ainda traz mais três histórias interessantes, como é o caso de "O Crime de Lorde Arthur Savile".

Pedro Picoli 25/05/2022

Ótima escrita, leitura fluida e que prende o leitor.
O autor Oscar Wilde consegue fazer uma escrita que passa suas ideias, de forma que prende o leitor, criando assim um ambiente perfeito para a leitura de todos os contos, terminando quase sempre com um final surpreendente. Adorei a leitura e a sensação de mistério que o livro passava a todo momento. A crítica fica para a parte de que tem muitas referências a expressões francesas e citações do cotidiano londrino, o que nos faz ler as notas do autor, perdendo assim o ritmo da leitura.

Ally 27/05/2022

Uma leitura leve, divertida e rápida

Esse é o primeiro livro que leio de Oscar Wilde é eu amei, as histórias são bem divertidas e rápidas.

Camila 05/07/2022

O fantasma de Canterville
É um livro muito bom q conta 4 história, mas a mais longa é a do fantasma de Canterville que me prendeu bastante pois mistura romance, ação e mistério, gostei recomendo

Anna 01/10/2022

O fantasma de Canterville e outras histórias
Minha primeira experiência lendo Oscar Wilde, neste livrinho bem rápido com 4 contos bem famosos do autor.

O Fantasma de Canterville e o Milionário Modelo foram meus preferidos! E devo acrescentar que o primeiro é realmente hilário!!!

Realmente posso dizer que o autor tinha uma ótima habilidade para sátiras.

Celia.Celinha 13/10/2022

Descontraído
A paixão pelo "O retrato de Dorian Gray" me levou a ler os contos deste livro de Oscar Wilde. Quatro contos curtos, leves e descontraídos.
O primeiro, "O fantasma de Canterville" me arrancou risadas; algo que não acontecia há muito tempo nos livros que li. E foi, bem rápido, da comédia ao trágico contando a história de um fantasma que quer assombrar, mas é assombrado. E traz comparações entre a tradicional sociedade inglesa e a trivial sociedade americana.
O segundo conto, " O crime de Lorde Arthur Savile", (que foi o que mais gostei) trata de um assassinato "predestinado", e, o assassino, por sua vez, cumpre com seu destino deixando-se levar pela "onda do momento" (muito igual aos dias de hoje).
O terceiro " O milionário modelo" trata de um jovem com beleza excepcional, mas, pobre, e, segundo o conto, uma coisa não funciona sem a outra. Porém, dada sua generosidade, a sorte lhe abre as portas por meio de um suposto mendigo que o ajuda a realizar um desejo.
E, o último conto, "A esfinge sem segredo", traz a história de uma mulher que se passa por misteriosa, porém, é mais que isso: o mistério é uma fantasia.
Em todos os contos conseguimos identificar semelhanças nos comportamentos das sociedades do século XIX com as atuais e, por isso, considero Wilde, além de genial, um visionário. Contudo, este livro não foi dos melhores, mas, vale a leitura.