O par: Uma novela amazônica

O par: Uma novela amazônica Roberto de Sousa Causo

Resenhas - O par: Uma novela amazônica

Henrique Sanches 16/07/2023

Invasão alienígena na Amazônia!
Leitura #045 / 2023

O par: Uma novela amazônica - 2020 - Roberto de Sousa Causo
Gênero: Ficção Científica / Romance
Formato: ebook
Editora: Magh
Número de páginas: 111

"O Par" foi minha 45ª do ano e foi meu primeiro contato com a escrita deste autor.

O nome do livro não é muito atrativo, mas quando você entende o porque dentro da história, rola uma simpatia maior pelo título e pela história.

Na Amazon este livro está classificado como ficção científica e romance, mas depois de ler, acho que podemos colocar ficção científica com invasão espacial e aventura militar.

Num pedaço da sinopse temos: "Isolamento e violência: é o que toda invasão costuma invocar. OVNIs se apropriam do espaço aéreo brasileiro, trazendo consigo estranhos fenômenos. Oscar é só mais um entre os vários homens do Exército Brasileiro destacados para isolar as fronteiras amazônicas contra tropas estrangeiras."

É um scifi militar então? Não chega a ser, mas no início rola uma parte com descrição de equipamentos, de patentes, de formação de ataque e outras coisas militares.

Se você perseverar vai acompanhar o personagem principal, que é militar, virar tudo de cabeça pra baixo.

Se você gosta de aventuras no meio da mata fechada, com dificuldades de sobrevivência e falta de comunicação e de informação, então, este livro é pra você.

Boas leituras!!!

Ana Luiza Silva 29/04/2021

No prefácio desse livro, fala-se que é uma narrativa cinematográfica que nos leva pra dentro da floresta Amazônica, e eu concordo. Há elementos de terror e há um suspense constante sobre o que está acontecendo, porquê tais eventos ocorrem naquele território... Me dá muito orgulho ver uma escrita tão bem amarrada como essa na ficção científica brasileira, que estou aos poucos explorando. Recomendo a leitura!