A Cidade dos Fantasmas

A Cidade dos Fantasmas V. E. Schwab

Resenhas - A Cidade dos Fantasmas

A. Witter 26/12/2022

Simples, mas bom
Como a apreciadora das obras de Victoria Schwab que sou, não pude deixar de ler sua trilogia voltada para o público juvenil: história leve, de linguagem menos detalhada ? em comparação com outras obras da autora ? e apresentando poucas cenas marcantes ou reviravoltas espetaculares.

Normalmente eu falaria que esperava uma narrativa mais detalhada ou uma melhor construção do enredo, mas, na verdade, a história realmente acontece em um curto e rápido período de tempo, equivalendo-se mais à um episódio piloto de uma série do que o primeiro filme de uma trilogia, se comparado ao mundo da adaptação cinematográfica. Além disso, por se tratar de uma série de três livros, o arquétipo de enredo provavelmente irá se desenvolver de maneira satisfatória em breve.

Admirei o jeito como a narração em primeira pessoa conseguiu provocar o efeito de "quebra da quarta parede" graças ao personagem Jacob, capaz de escutar os pensamentos da protagonista, além das referências à cultura contemporânea como Harry Potter e quadrinhos da Marvel. Tais efeitos tornam a narrativa divertida e interessante, sendo difícil parar de ler até chegar ao final (não diferente de todas as outras obras de Victoria Schwab).

Enfim, apenas dou 3.5 estrelas pois, pessoalmente, prefiro livros com uma linguagem mais rebuscada e cenas que causem mais impacto, mas, se a autora fizesse tais ajustes, estaria fugindo de seu público alvo, o qual provavelmente está satisfeito com essa história.

httpsdama 24/12/2022

Não vejo a hora de ler a continuação
O desenvolvimento da história é ótima, é uma leitura com elementos como os fantasmas e a exploração do véu que separa os vivos e os mortos e o que está ali no meio termo.Cass e Jacob, assim como os demais personagens são bem desenvolvidos mas não aprofundados por completo o que abre espaço para as próximas continuações da triologia, uma história envolvente e cativante que nos faz querer mais.Gostei muito, recomendo!

liu villas 24/12/2022

a cidade dos fantasmas
comecei esse livro sem nunca ter ouvido falar dele, e sem muito interesse também, apenas para passar o tempo numa viagem. o livro de uma forma bem leve foi incitando minha leitura, com uma história bem planejada mas que permite o leitor embarcar nela de forma completamente suave. essa é uma típica leitura de fim de tarde, tomando um chá ou café, que você lê para passar o tempo e quando percebe, o tempo realmente passou. amei a história e os personagens! animada pro próximo capítulo.

Amyjuby 22/12/2022

Gostosinho
Eu queria muito ler algo da Victoria Schwab, e resolvi começar por essa saga que é pequena e fácil de ler, não me arrependo.

É um livro simples e sem muitas reviravoltas e tudo mais, mas não dá para esperar muito disso em um livro juvenil. Achei os personagens bem cativantes e a história bem interessante, toda a construção de universo é interessante também, apesar de não ser muito elaborado.

Enfim, recomendo para quem gosta de ler sobre aventuras de pré adolescentes.

Erika 22/12/2022

Bom?!
Não tenho uma opinião formada, estranhamente caótico e satisfatório, meio arrastado mas envolvente, só porque você não pode vê-los, não significa que não estejam lá, cuidem de seus corpos queridos, e não esqueçam dos seus espelhos quando atravessarem o véu?

Déh Carvalho 19/12/2022

"— Regra de amizade #6, Jacob. Um amigo não deixa o outro no escuro."
“As pessoas acham que fantasmas só aparecem à noite, ou no Halloween, quando o mundo está escuro e as paredes estão mais finas. Mas, a verdade é que fantasmas estão por toda parte. Na seção de pães do supermercado, no jardim da sua avó, no assento da frente do ônibus. Só porque você não pode vê-los não significa que não estejam lá.”

Entretanto, existem pessoas que conseguem vê-los. Cassidy Blake é uma dessas pessoas. Com apenas 12 anos, ela tem o dom especial – e, muitas vezes, importunador – de transitar entre o mundo dos vivos e dos fantasmas através do acesso a um véu; tem como melhor amigo um garoto divertidíssimo chamado Jacob e ainda tem como pais, escritores de livros sobre fantasmas e assombrações em geral, sendo os primeiros e únicos espectores. Ah, Cassidy pode definir o que são espectores para você: “É um jogo de palavras, entende? Porque um inspetor é uma pessoa que procura e analisa alguma coisa, enquanto um espectro é outra palavra para fantasma. Então um espector é uma pessoa que procura e analisa fantasmas”. Ironicamente, os pais de Cass não vêem fantasmas. Pelo contrário, seu pai é bastante cético quanto a existência deles, embora o casal tenha movido a vida toda em torno desses seres.

“– Abrace o seu lado estranho, filha querida. Qual é a graça de ser normal?”

Adorei a relação de amizade entre Cass e Jacob. Eles formam uma dupla perfeita, apesar de Jacob não ser um melhor amigo tão comum. “Ele poderia ser um dos garotos populares, eu acho, com o cabelo loiro desleixado, os olhos azuis e o senso de humor (...), mas tem um problema. Jacob está morto”. Jacob é o fantasma mais engraçado e fofo que já tive o prazer de conhecer. As regras de amizade que os dois criaram torna o relacionamento entre eles muito leal e verdadeiro. Gostaria muito que o passado de Jacob fosse explicado, mas creio que será detalhado melhor em um próximo livro.

“— Regra de amizade #9 — lembra ele —: observar fantasmas é um esporte de duas pessoas.”

E não bastasse todas as peculiaridades da vida de Cass, seus pais recebem o convite para apresentar uma série de TV documental, que leva toda a família para uma temporada em Edimburgo, na Escócia. A viagem está bem longe de ser umas férias em família, e está repleta de muitos fantasmas, mistérios, lendas e perigos que ameaçam a vida – o precioso fio de vida – de Cass.

Por tratar muito sobre mortes e memórias, o livro poderia ficar preso a um tom mórbido e cansativo, mas a autora conseguiu amarrar muito bem a narrativa, de forma que te prende do início ao fim.

Não imaginava que iria gostar tanto de um livro neste contexto, mas Cass e Jacob me conquistaram completamente. Este é o primeiro livro de uma Trilogia assombrada e estou muito ansiosa para ver a continuação da trama.

“— Regra de amizade #21 — diz Jacob. — Não deixe o seu amigo no Véu.”

Librar(y)as 19/12/2022

Qnd o seu melhor amigo é um fantasma...
Sabe quando você termina de assistir Gasparzinho, o fantasminha camarada, pela primeira vez e fica pensando "e se tivesse um livro sobre um fantasma legal ASSIM?".
Então, conheçam Cassidy.
Não tô falando que é igual ao filme mas Jacob me passou muuuuuito vibes do Gasparzinho e eu fiquei com um quentinho no coração lendo esse livro.
Eu simplesmente amo a família da Cassidy, é tipo uma mistura de Gasparzinho com Eddie & Lauren. Só que não dá medo e é muito fofinho
A mãe da Cass é oficialmente a minha pessoa favorita pq tá tipo um CAOS, todo mundo só querendo fugir dos lugares lá e ela toda goodvibes UAU QUE INCRÍVEL mooortos AAA olha só tô arrepiada feelings.

Ansiosa pela continuação.

Mona 17/12/2022

Gostosinho de ler :)
A Cidade dos Fantasmas nos traz a história de Cassidy Blake. Um garota normal, exceto pelo fato de que ela vê fantasmas. E não só isso: ela também consegue atravessar o Véu e ficar entre o mundo dos vivos e dos mortos e tem um melhor amigo fantasma 👻
Esse foi um YA muito gostosinho e rápido. Comorei o ebook a meses e ele tava parado desde então no meu kindle até eu criar vergonha-na-cara de ler. Eu nunca tinha lido nada da autora e gostei bastante da escrita, da narrativa sem enrolações e dos poucos e bons personagens criados aqui nessa história. Até onde sei essa é uma trilogia (me corrijam se eu estiver errada) e eu não ia dar continuidade na série, mas pensei melhor e resolvi que vou comprar o segundo volume (assim que baixar o preço kkkkkkk). Recomendo demais a leitura, principalmente pra quem é mais novo e está começando a gostar de ler.
E vocês, já leram esse livro? Conheciam a autora? Conta pra mim aqui embaixo 😉

site: https://www.instagram.com/p/CfppkW_rbqE/?utm_source=ig_web_copy_link

Valdez 14/12/2022

Cassidy é uma protagonista muito carismática, Jacob é um co-protagonista muito cativante e eu vou sofrer horrores se no final ele não virar humano de alguma forma muito doida

Iago.Costa 12/12/2022

Um bom livro ora quem está começando a ler.
É um livro infanto-juvenil então tem todo aquele ar de se levar muito a sério quando na verdade não é e aquele protagonista que fala cheio de sarcasmo...

Mas é bem legal no que se propõe uma mistura de Danny phantom com scooby-doo, bem divertido e bem escrito, personagens legais e um semi-background real e interessante.

Super indico pra quem está começando a ler, ou pra quem está cansado de muita complexidade e quer algo leve e de conforto pra ler.

Merlin.Ponce 10/12/2022

Uma garota, uma cidade e muitos fantasmas
"A Cidade dos fantasmas" é um livro que trás um assunto sinistro de forma leve, eu sou essencialmente medrosa e tive um receio de começar esse livro, mas amei e me prendeu do início ao fim. Indico pra todos principalmente pra adolescentes que querem pelo menos sentir aquele friozinho na barriga.

Cassidy é uma garota que após sofrer uma "quase morte" ganha uma habilidade incrível e um amigo ainda mais incrível (sério Jacob é o fantasma mais icônico.) Ela pode atravessar para o mundo dos mortos, conhecido como "o Véu" no início ela pensa que é única ao fazer aquilo e não tem um objetivo essencial, porém sua viagem com a família a Edimburgo, na Escócia. Cassidy descobre que não é a única com esse "dom" e que ela não o ganhou de graça e agora precisa aprender a "caçar fantasmas" com alguns imprevistos nisso ela deve sobreviver nessa cidade repleta de fantasmas que a perturbam onde Cassidy vai.

Tati Correa 06/12/2022

É uma leitura que te prende até o final.
Apesar de não ser livro que te assuste, há momentos em que você fica apreensivo pelo o que vai acontecer.
Estou bem curiosa para saber mais sobre o Jacob e sobre o que irá acontecer com ele.

Marisa Sousa 06/12/2022

É a primeira obra que leio da aurora e fiquei apaixonada eu amei a escrita dela, a forma como conta de uma forma tão fluída a história de Cassidy, você sente e entende tudo perfeitamente, simplesmente perfeita, já estou ansiosa pra ler as continuações

yasmine 05/12/2022

Um livro de aventura juvenil muito gostoso e rápido de ler, com personagens cativantes e enredo que prende até o final.