Agora Que Ele Se Foi

Agora Que Ele Se Foi Elizabeth Acevedo

Resenhas - Agora que ele se foi

Aione 08/06/2022

Agora que ele se foi é o terceiro romance jovem adulto de Elizabeth Acevedo e meu primeiro contato com a obra da autora. Escrito em versos livres, foi publicado pela editora Nacional e conta com tradução de Karine Ribeiro.

Camino Rios vive na República Dominicana com a tia e sonha em estudar medicina nos EUA, onde o pai mora. Ele a visita uma vez por ano, na época de seu aniversário. Yahaira, ex-campeã de xadrez, vive em Nova York e passa os dias com a namorada. Seu pai viaja a negócios uma vez por ano para a República Dominicana, onde nasceu. O mundo das duas colide quando perdem o pai em um acidente de avião, descobrindo que são meio-irmãs.

O que primeiro chamou minha atenção em Agora que ele se foi foi a facilidade com que Elizabeth Acevedo insere o leitor na trama, contextualizando cenários e situações, além de como apresenta as personagens. A narrativa se alterna entre a perspectiva de Camino e Yahaira, e foi muito rápido me conectar com ambas. Adorei como as emoções das duas são complementares: ao mesmo tempo em que a existência da outra é o que intensifica a dificuldade daquilo que cada uma vive, é essa existência que torna possível a elas encontrarem apoio e conforto, já que sabem exatamente o que a outra está sentindo.

Embora o luto seja um dos temas centrais, e abordado com bastante sensibilidade, não é a única questão presente. Identidade, sexualidade, relações familiares e contextos sócio-políticos aparecem mesclados à narrativa, muito bem trabalhados. Destaque para como Elizabeth Acevedo apresenta a cultura dominicana, da qual ela descende.

O trunfo de Agora que ele se foi está em como a autora desenvolve toda complexidade das personagens de maneira tão bonita e sensível. O choque de Camino e Yahaira está, em grande parte, por terem que lidar com a oposição de nutrir um profundo amor por alguém que se mostra tão imperfeito. Como conciliar esses sentimentos? Como preservar memórias importantes, que podem ter sido afetadas por segredos e mentiras? Como lidar com a ausência e o luto? A narrativa transborda emoção, e foi impossível não me sentir tocada em diversas passagens.

Ao final, Agora que ele se foi foi uma leitura intensa, sensível e emocionante, que me deixou encantada pela escrita de Elizabeth Acevedo e curiosa por seus outros trabalhos. Vale dizer que a história é baseada na queda real do voo 587, e foi a homenagem da autora aos passageiros, majoritariamente dominicanos e descendentes de dominicanos, para que não fossem esquecidos.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/06/08/resenha-agora-que-ele-se-foi-elizabeth-acevedo/

Priscila 15/04/2021

Gostei, porém senti falta de mais diálogos
A história em si é muito boa, conseguimos sentir bem as emoções das personagens, as últimas 50 páginas são as mais emocionante, mas para mim não funcionou muito pois tem poucos diálogos ao longo do livro e acabou me incomodando um pouco.
Roger 01/05/2021minha estante
Essa edição é brasileira?N estou achando na Amazon

Priscila 01/05/2021minha estante
Sim, mas ainda não lançou oficialmente, recebi no clube do Turista Literário que nos envia livros antes de lançarem

annacsfraccaro 06/06/2022

Um livro sobre luto
Eu gostei do livro, mas achei bem cansativo, não pela escrita, mas sim pelo tema que é abordado, creio que não tem como um livro que fala sobre luto não ser cansativo.
Gostei que o livro tem dois pontos de vista, então temos a visão do luto por dois ângulos e também podemos perceber como a morte do personagem afeta todas as outras pessoas que estão em volta das duas personagens principais.
Enfim, não acho que seja um livro fácil de ser ler, luto nunca vai ser um tema leve, e por mais que a história tenha um ?final feliz? ainda é sobre o luto e como o luto pode unir ou separar as pessoas.
Outro ponto que gostei do livro é como a história é escrita, é escrita em versos, não lembro de já ter lido um livro, que não fosse poesia, em verso. Acredito que por a história ser em versos a leitura é mais rápida e fluída.

Bia 17/08/2022

Aviso de gatilhos: assédio e abuso sexual

"Agora que ele se foi" conta sobre duas meninas: Camino, que mora na República Dominicana, e Yahaira, que mora nos Estados Unidos. Quando o pai delas duas morre num voo de avião, elas descobrem que são irmãs e tem que aprender a lidar com isso e com o luto.

Eu normalmente não costumo ler livros em versos, mas gostei demais desse. A escrita é muito bonita e transmite as emoções de um jeito profundo e tocante.

As duas irmãs tem personalidades muito bem trabalhadas, cada uma com suas características intrínsecas e únicas. Eu adorei como aborda a experiência de cada uma em sua vivência e de como a relação delas duas é construída. Como elas, mesmo tendo passado a vida toda sem se conhecerem, criam esse sentimento de afeição e irmandade uma pela outra, e mostrando todos os altos e baixos disso tudo.

O livro vai abordar assuntos importantes, como luto, pertencimento e relações com a família, e todos esses são tratados de uma maneira muito delicada e bonita. Um tópico sensível que é trazido pela história também é a questão do assédio sexual, que a autora abordou de um jeito que eu achei bem responsável.

A narrativa fala das relações das personagens com as pessoas ao redor de uma forma que eu gostei muito, por ser bela e tocante. Foi um livro bem marcante, bonito e emocionante.

Sil 31/10/2021

Uma leitura suave
O livro traz a história de duas adolescentes que têm a suas vidas encontradas de maneira pouco casual; o que as assusta e causa raiva? a história vai se desenrolando em torno dessa descoberta e encontro.
Uma leitura tranquila e que nos dá algum vislumbre da República Dominicana.

Paulino 05/03/2022

Podia ser pior...
Não curti a escrita
& forçou uma escrita poética,
Mas a história tem potencial.

Apesar de ser rápido achei um pouco cansativo em algumas partes, não gostei da maneira que o livro foi escrito e foi desperdício de páginas. Porém as últimas 50 páginas salvaram o livro para mim, a aproximação delas e o acolhimento deixou meu coração quentinho.

Juliana.Godoy 09/04/2021

Uma surpresa muito boa
Esse foi o primeiro livro que chegou pela minha assinatura do turista literário , e realmente me tirou da minha zona de conforto , nunca imaginaria gostar tanto de um livro assim , fiquei encantada com a história desde o início,o formato da escrita deixa a leitura super leve !! Me prendeu do início ao fim !! Super recomendo ?

Lariane.Coutinho 28/09/2022

Primeira obra que leio dessa autora, gostei bastante dessa leitura. Personagens maravilhosasss um livro onde praticamente todos os personagens são mulheres, e mulheres fod*s é bom de mais.

Juh 18/06/2021

Gostei bastante, emocionante!
Quando perdemos alguém, possivelmente podemos encontrar outrem. Gostei bastante da ambientação, da extrema diferença entre Nova York e a República Dominicana. Os sentimentos das protagonistas ficaram claros para mim, porém acho que outras personagens podiam ser melhor exploradas. História muito tocante e foi bem gostoso de ler.

Carla1523 27/04/2023

Agora que ele se foi
"Elizabeth Acevedo nos presenteia com uma leitura emocionante e de aquecer o coração, escrita no seu jeito cativante de contar histórias."

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e no começo eu estranhei o estilo da escrita dela, não tenho muito contato com poemas ou textos escritos em versos livres mas amei como ela escolheu contar essa história.

Gostei muito do livro ter o ponto de vista das duas irmãs, era essencial mostrar o lado de cada uma nessa história, acabei me apegando muito mais a Yahaira e me identificando com ela mas em alguns momentos me identifiquei com a Camino também e queria ver mais sobre o pai das meninas e o relacionamento dele com as mães delas.

Eu me envolvi muito com livro, tive vários sentimentos diferentes durante a leitura, não chegou a ser um favorito pra mim mas nada muda o quão bom esse livro é, marquei várias frases que me impactaram e que me fizeram refletir.

Essa é uma leitura muito importante e essencial.

kote 02/06/2021

emocionante
não tenho palavras pra descrever o que senti lendo esse livro, sério. ele é tão necessário tão incrível tão perfeito :((((((((( sem dúvida um dos melhores do ano e eu recomendo pra todo mundo
lembrando que tem gatilho de abuso sexual e assédio apesar de não ser explícito

Aninha @tolendomuito 20/10/2022

Emocionante!
Essa é a minha segunda experiência lendo Elizabeth Acevedo e ela continua me surpreendendo e me tocando profundamente com sua escrita delicada.

A obra é uma homenagem da autora aos passageiros dominicanos e descendentes de dominicanos para serem sempre lembrados.

Inspirada nos acontecimentos reais da queda do voo 587 e nas consequências que essa tragédia causou na vida dos que foram afetados, Acevedo nos apresenta a emocionante história de Camino e Yahaira: duas irmãs que não se conhecem ligadas apenas pelo mesmo pai, que durante anos manteve duas famílias separadas. Porém, tudo muda com a queda do voo 1112, Yanos Rios estava no avião e não sobreviveu.

Através de uma linguagem poética em versos, somos guiados a duas jornadas diferentes. Somente após a perda do pai é que as vidas de Camino e Yahaira se colidem.

Foi incrível acompanhar como as personagens lidam com o luto e com os dilemas do dia a dia. Embora seja um dos temas centrais, não é a única das questões trabalhadas. Relações familiares, sexualidade, sonhos, dor, ancestralidade, identidade e contextos sócio-políticos estão relacionados à narrativa e tratados com muita responsabilidade.

A trama possui muita representatividade, é ambientada na República Dominicana, nos presenteando com sua cultura e seus costumes.

"Agora que ele se foi" é uma leitura muito comovente e sensível, que facilmente despertou em mim diversas emoções e me envolveu do início ao fim.

Contém conteúdo sensível, pesquise antes de ler.

site: https://www.instagram.com/p/Cjf-8CWrXV_/

Cassie 23/02/2022

Achei o livro bem interessante apesar de me perder em algumas partes, o conflito entre as duas irmãs me deixou bastante reflexiva sobre a vida.

amanda2505 07/12/2021

Lindíssimo
Com certeza um dos livros que mais gostei de ter lido esse ano. Gostei muito da história e da forma narrativa ser não linear
Gosto de poesias então pra mim o livro ser narrado como se fossem vários poemas foi perfeito e facilitou minha leitura
Achei muito bonito também a forma que a autora resolveu retratar o luto, ainda mais que as personagens descobrem que apesar de tudo ele não era uma pessoa perfeita.
Simplesmente sensacional recomendo muito, obrigada turista literário