A filha de Auschwitz

Resenhas - A filha de Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tamara Ferraz.As3Artes 31/05/2021

Leitura cativante
Uma leitura cativante e emocionante. Mesmo falando sobre uma parte da história triste, não é um livro pesado pra ler. Adorei cada parte da história. Uma leitura fluida e que não conseguia parar de ler. Um livro que todos deveriam ler. Mais um livro favoritado.

Daiana.Rozestolato 04/06/2021

Conheça essa linda história de amor que venceu a Aushuwits!
O amor é capaz de mudar a vida de pessoas que sofreram as atrocidades de Aushuwits.

Jhosi 14/06/2021

Um sopro de esperança
"Mais de 700 bebês nasceram em Auschwitz. Poucos sobreviveram. Este livro é inspirado na história de um deles".

Um livro incrível. Que mexe demais com a sensibilidade e com as emoções do leitor, pois descreve muitos dos horrores do holocausto - uma memória dolorosa para toda a humanidade.

Em 1942, Eva Adami embarca em um trem para Auschwitz com a esperança de encontrar seu marido Michal que foi enviado para lá seis meses antes.

No entanto, ao chegar lá, Eva percebe que suas chances de encontrá-lo são mínimas e agora ela terá de lutar para sobreviver.

Sua amiga Sofie, que é também sua colega de beliche, é o único conforto que ela tem em meio ao caos: juntas elas nutrem a esperança de que vão encontrar Michal e também Tomas, o filho de Sofie.

Tudo muda quando Eva descobre que está grávida. Agora, o medo e o terror se misturam à esperança e a vontade de sobreviver e ao mesmo tempo passar despercebida às autoridades - porque se ela for descoberta, certamente será morta.

Este é um livro sobre amizade verdadeira - um laço inquebrável mesmo diante das piores atrocidades a que se pode expôr um ser humano.

É também um livro sobre a força do amor - capaz de fazer existir força, fé e esperança nas situações mais adversas.

A filha de Auschwitz é sobre um milagre gerado em meio ao caos e à escuridão.

Um livro marcante e inesquecível que acima de tudo, nos mostra que mesmo em meio ao pior cenário, algo belo pode nascer.

Tecio Ricardo 20/06/2021

Minha opinião
Livros baseados no Holocausto Nazista são sempre leituras fortes que mexem com nosso emocional.

A Filha de Auschwitz apesar de terminar com um final feliz para a protagonista, mostra pra todos nós que essa terrível experiência precisa ficar sempre em evidência, para que a maldade e a loucura não voltem mais a acontecer com a humanidade.

paloma320 23/06/2021

a narrativa é tão triste, sempre consigo ficar com mais ódio do hitler quando leio livros sobre o nazismo. apesar da história ser super difícil, no final mostra que sempre temos que manter a esperança. sem dúvidas umas das minhas melhores leituras deste ano, a escrita da lily é incrível demais.

Gabi 03/11/2021

"Nasci em um mundo que proibiu minha existência."

É com essa frase que começa esse leitura sensível, dolorosa, emocionante e cheia de esperança. Uma história que se passa num campo de concentração nunca é fácil de ler, obviamente não foi diferente dessa vez. É muito doloroso pensarmos em toda a crueldade e desumanidade que aconteceu. Apesar disso, Lily Graham escolheu falar sobre esperança. A Filha de Auschwitz é mais sobre esperança do que sobre qualquer outra coisa. É óbvio que a autora romantiza alguns acontecimentos, eu até acho que isso é necessário em uma história baseada em algo tão doloroso de se falar sobre, mas não acho que isso tire a beleza da leitura. Gostei que a autora intercalou a história com o passado da personagem, acho que isso deixa a leitura um pouco mais "leve". Recomendo bastante.

Virgílio César 30/06/2021

Este livro me decepcionou. Tinha dado nota máxima ao romance anterior da autora (O Segredo da livraria de Paris), mas este é muito mal escrito e com uma história chata.

Karin 06/07/2021

Aquele livro que não dá para parar de ler, emociona de nos tirar lágrimas.
Roubou meu coração nas primeiras páginas.
Encantada com a escrita da Lily Grahan

annaaraujotriz 09/07/2021

Uma história confusamente emocionante
De fato, há momentos que nos deparamos com histórias reais e difíceis e não levamos a sério tal brutalidade, pois não acreditamos que o ser humano é capaz de tanto. Acredito que a segunda guerra serviu para demonstrar a maldade, o poder, a ganância e principalmente o que um homem pode causar.
Nesta história, você se encontra muito envolvida com Sofie, pois ela realmente é uma personagem muito cativante, mas sinto que foi perdida no meio pro fim. Já Eva, é desgastante às vezes ter algo revelado em um capítulo e no outro ser um flashback, tirando isso, o paralelo de usar Eva e Otto como uma homenagem a sobrevivente meia irmã de Anne, para mim, foi um argumento fraco. Alguns momentos eu só consegui ligar ela a Eva da história pois o nome de seu pai era citado, gostaria que alguns personagens tivessem sido mais desenvolvidos.

Andreia.Kohut 23/08/2021

Histórias sobre a segunda Guerra mundial sempre mexem muito comigo. Essa, que se centrou na presença feminina nos campos de concentração, me emocionou muito. E me revoltou também! Como é possível uma mente estragada corromper exércitos e matar milhões de pessoas, depois de torturas e maldades? Pior é saber que essa ideia estúpida ainda não morreu! Ótimo livro!

Chacon 30/08/2021

Por maior que seja o mal, o amor/amizade hão de vencer
Um romance de um compilado de histórias reais.
Eva Adami, a protagonista, é por vezes "ofuscada" pela história de Sofie. Ambas vieram a se tornar grandes amigas já desde os tempos de suas estadias em Terezín, gueto judeu. Foram ambas por conta própria a Auschwitz, se voluntariando a embarcar nos vagões que se destinavam aos campos de concentração, em busca de poderem encontrar notícias sobre seus marido/filho.
No inferno de Birkenau, elas estreitam cada vez mais seus vínculos de amizade passando por situações terríveis.
No meio de todo o caos, de todas as dificuldades para sobreviver por sí só, Eva ainda consegue gerar uma criança que vem ao mundo com a ajuda da Blockalteste, Geneva.
Não é porque os personagens do romance são baseados em várias histórias de personagens reais compilados em uma mesma pessoa que a história deixa a desejar.
Revoltante, emocionante e uma lição de vida.

iamdudis 09/09/2021

Livro sobre amizade e esperança!
Seguindo minha booklist de livros para serem lidos em 2021. A Filha de Auschwitz era um deles. Foi uma leitura fluída e sem muitos problemas.

A história em si é sobre duas amigas que antes de se conhecerem foram para o campo de concentração em busca de seus familiares. E o objetivo delas acabou as unindo.

Eva Adami como muitas mulheres foram para os campos atrás de sua família ou maridos, a lealdade delas é algo muito tocante. Eva buscava por Michal, seu marido.
Sofie Weis buscava em Auschwitz sua prima para localizar seu filho, Tomás.

O livro é muito sensível e mostra um pouco dos horrores que acontecia com as pessoas no campo de concentração. A dinâmica do livro não gostei, pois achei que ficou um tanto perdida a narrativa.

analu 12/09/2021

resenha - a filha de auschwitz
09 set - 12 set.
4,5??
não tenho palavras pra esse livro, só não dei 5 estrelas porque pra chegar na parte mesmo dos bebês que nasceram no campo demora um pouco.
mas é MUITO BOM
recomendo muitooooo

Ana Claudia 29/09/2021

A história se passa em 1942, quando Eva embarca em uma trem a procura de seu marido Michal, capturado pelos nazistas. Na tentativa de sobreviver e encontrar o seu amor, ela se une a outras mulheres no bloco em que mora no campo de concentração. Lá ela conhece Sofie, por quem tem uma amizade muito forte e especial. Sofie está no campo em busca de sua prima, Lottie, a quem confiou seu filho Tomaz para cuidar enquanto estivesse capturada pelos nazistas. Ela promete voltar para o filho.

Quando Eva descobre que está grávida, ela descobre que está ainda mais em perigo e as mulheres de seu bloco, juntas, se unirão para garantir que seus filhos sobrevivam.

A história é muito gostosa de ler, mesmo sendo triste, é muito fluida e envolvente. O leitor não vê as páginas passando. Retrata a importância da amizade em tempos difíceis e da necessidade em manter as esperanças por tempos melhores. Uma história sobre amor, amizade, força, coragem, fé e esperança.

Thais 06/10/2021

Realidade das aulas de história
Pensei em desistir do livro no início, mas por sorte tive pessoas que me incentivaram a continuar.
Ver o desenrolar mais a fundo dos campos de concentração e do horror que lá aconteceu, uma população que virou os olhos para o crime de um monstro.
Sentir o fio de esperança que a Eva tinha de sair viva de lá.
Ver sua vida ruir em meio ao caos, perder tudo, família, moradia, seu nome e sua dignidade.
As filhas de Auschwitz é um romance com fatos reais mais necessário que precisamos nas nossas vidas, para que possamos repensar as nossas atitudes.
Acompanhar a superação de todo o horror vivido é muito lindo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5