A metade perdida

A metade perdida Brit Bennett

Resenhas - A Metade Perdida

Sem estante 12/08/2023

O final deixou a desejar
A história do livro é muito boa e os personagens muito interessantes, mas o começo é meio lento demais e o final, ao meu ver, deixa muitas pontas soltas. Afinal de contas a metade perdida segue perdida. Talvez eu que não tenha entendido a ideia do livro em si, mas achei bom e muito uma leitura muito válida.

marisreadng 10/08/2023

Zzz
Então, a escrita da autora é bem detalhada, o que torna os capítulos bem longos e pra mim que não gosta de capítulos enormes foi bem difícil, muitas vezes fiquei com preguiça de ler pelos capítulos intermináveis. a história é muito interessante, cheia de representatividade e com o tema do colorismo bem desenvolvido, ela intercala entre o passado e o futuro e isso que salva os capítulos enormes, por mais que as vezes eu ficasse confusa com as datas. eu gostei muito da história, não é um livro pra ser rápido de ler, são personagens reais, cheios de defeitos e qualidades, a história anda como a vida real mesmo, achei isso incrível. queria que o reencontro tivesse sido um pouco melhor trabalhado, pra mim faltou um pouco de tempero (drama) e etc, o final também não me agradou muito porque me deixou cheia de dúvidas: e a stella? algum dia o marido dela descobriu? ela contou? e esse tipo de coisa que o livro não responde no fim, acho que se tivesse lido em outro momento talvez pudesse ter gostado mais

Nícolas Castro 09/08/2023

CONVENIENCIA DA COR
Ao reunir diversos núcleos e gerações de uma mesma família, do extremo sul dos EUA à Califórnia, Brit Bennett conta uma história de família emocionante, que também analisa brilhantemente conceitos como: fingir ser algo que não é para ser aceito pela sociedade e discriminação pela cor de pele. A Metade Perdida trata de questões raciais, explora a influência duradoura do passado em nossas vidas, seu poder de moldar decisões, desejos e expectativas e faz refletir sobre as razões pelas quais algumas pessoas se sentem forçadas a fugir dele.
O livro é, de fato, uma crítica à sociedade racista que vive nos Estados Unidos, mas também visa evidenciar que, muitas vezes, pessoas negras se disfarçam para tentar conquistar a aceitação da comunidade.
Uma ótima sugestão de leitura complementar é a Revista Intrínsecos de Março/2023, folheto na qual acompanhava o livro que foi distribuído pelo clube.

duda maia 09/08/2023

Bom!!!!!
Que livro BOM! que personagens cativantes, que história envolvente! gostei demais, achei muito inusitada a história (por não ter procurado saber do que exatamente se tratava), realmente surpreendente.
gostei muito da escrita, de como os focos iam mudando ao longo da história pra pode conectar os acontecimentos que viriam, achei muito interessante essa forma, que acabou deixando alguns personagens ?esquecidos? por um tempo, por não serem cruciais pra esse acontecimento.
jude é uma personagem maravilhosa, que mulher forte, resiliente, amável, inteligente, determinada, que mulher incrível. lindo o crescimento e o desenvolver dela.
só não dei 5 estrelas porque achei o final muito vago e senti que pedia pelo menos uma clareza maior do que ficou.

Camilinha 07/08/2023

Este livro não é sobre irmãs gêmeas
Realmente, o livro surpreende e muito em abordar tantos outros temas. Temas extremamente relevantes e atuais como transexualidade, violência doméstica, colorismo e outros? é incrível pensar que foi escrito na década de 90.
Natty 07/08/2023minha estante
Eu amei a narrativa e odeio a Stella até hoje?

Camilinha 07/08/2023minha estante
Ai, eu também ? e até o reencontro delas só mostra o quão egoísta ela é e continuará sendo. Por um minuto acreditei que ela teria mudado.

Maria15781 04/08/2023

A Metade Perdida
Uma história com muito potencial, bem escrita e com a premissa boa, porém se perde em não ter uma constancia, faz ser uma leitura confusa ter vários personagens narrando a mesma historia, e acaba que não chega realmente em algum lugar.
Nos deixa pensativos sobre criticar, julgar ou tentar até mesmo entender os motivos de alguém por suas atitudes, sendo que não vivemos a mesma realidade.
O livro é bom, mas perde pelo cansaço de uma narrativa fragmentada.

hazel 30/07/2023

É uma leitura dolorosa e muito boa, demorei um pouco pra engatar mas quando engatei eu fiquei sem conseguir parar, perfeito de mais

Leticia.Fernando 27/07/2023

Incrivelmente bom
Por conta da minha ressaca literária causada no início do ano, só terminei esse livro agora. Mas, quero dizer: que livro bom! Por mais que a história se passa por um contexto racial de característica bem estadunidense, algo que não se encaixaria muito no Brasil, você consegue entender bem o que a autora quer passar ao utilizar o colorismo como base. Depois que voltei a ler, percebi que esse livro cativa bem. As histórias de cada pessoa conseguem te prender de uma forma que eu não esperava. Além disso, vi muita gente dizendo que não gostou do final, porém, por mim, não poderia ser outro, pois retrata de forma muito crua o que aconteceria caso isso fosse real.

looh_36 25/07/2023

A metade em que reencontrei
Eu tinha muita expectativa sobre o livro, todo mundo me panfletava muito bem, mas quando comecei, me decepcionei um pouco, não sei dizer ao certo o que me incomodou, se foi os capítulos longos, ou por simplesmente não estar na época para ler ele.

O livro se passa em uma época em que os Estados Unidos "dividia" a população, entre negros e brancos, no entanto, as gêmeas se encaixariam como pardas, então poderiam se passar como pretas ou brancas. Uma delas decidiu sair de onde vivia para tentar algo melhor, escondeu toda sua família para a família que ela criou, e foi vista como branca, e sua irmã ficou na região e viveu como preta.

A história é muito boa, mas talvez não fosse uma época boa para ler no momento, mas gostei muito da experiência e recomendo mesmo assim.

silvana 23/07/2023

Histórias com gêmeas ??
É um bom livro, a escrita é linda e sensível. Não consegui ler ele tão rápido quanto leio outros livros, e acho que isso tornou a experiência melhor ainda.
Os personagens são muito reais e é quase impossível não se identificar com algum, os meus preferidos foram o Early, Reese e a Jude.
Quero muito ler as mães, o livro de estreia da autora. (Assim como aconteceu com a Carla Madeira, quero ler tudo que essa mulher escrever kkk)
Quote:
"É assim que funciona com a morte. O que magoa são os detalhes específicos. A morte, de forma geral, é um barulho de fundo. Não era uma enxurrada; a água batia gradualmente em seus tornozelos. Era possível se afogar em cinco centímetros de água. Talvez o luto também fosse assim."

Bruna Peixoto 21/07/2023

Gostei bastante da leitura. Aborda o racismo, o colorismo e dramas familiares muito bem. Recomendo a leitura.