A Polícia Secreta Para Crimes Mágicos

A Polícia Secreta Para Crimes Mágicos Emanoel Ferreira

Resenhas - A Polícia Secreta para Crimes Mágicos

agathatriste 19/12/2021

Mitologia e o Brasil
Quando a gente pensa em Brasil, a gente pensa em muitas culturas misturadas e é isso que o livro nos apresenta. Nossa cultura através de mitologias diversas que vieram com os invasores. Importante ressaltar que tbm é falado um pouco da mitologia tupi-guarani.

Eu achei que por ser muito diverso o autor não conseguiu se aprofundar muito em casa mitologia. EU prefiro livros que se aprofundam.

O livro é o primeiro do que me pareceu uma série com a protagonista Agnes. Quero ler os próximos.

Ler livros nacional é uma meta minha e fiquei feliz de ler esse livro esse ano.
Gi :) 03/01/2023minha estante
que classificação etária você daria?

edisik 23/07/2023

Que grata surpresa com este livro que estava disponível no Kindle unlimited. Uma boa aventura misturada com magia. Ansioso esperando pelo próximo livro, pois tem muito a explicar ainda.

Brave 04/10/2023

Divertido e mágico
A forma como é abordado a história e cultura da comunidade judaica juntamente com as referências mágicas fez dessa leitura algo novo e divertido.

Estou aguardando ansiosamente a continuação e lamento que ainda não tenha data prevista.

Super indico para crianças e adolescentes, mas nada impede que adultos também se divirtam.

É um dos meus nacionais preferidos desse ano.

Isabella658 23/02/2023

Uma verdadeira fantasia nacional (com um pouco de mistério).
O Brasil é um país enorme e com uma grande mistura de culturas e religiões. Por isso, nada mais justo que uma fantasia nacional misturar tudo isso em uma história. E é exatamente isso que A polícia secreta para crimes mágicos, de Emanoel Ferreira, faz!

O livro, que diz ser volume único na Amazon e não é (acho que cabe aqui uma propaganda enganosa rs), é principalmente sobre a Agnes e sua aventura entre mundos contra um grande vilão. Sim, tem multiverso e esse é meu ponto fraco da ficção. Não só isso, mas há diversos outros núcleos: tem a polícia secreta para crimes mágicos (PSCM), como diz o título, que foca mais na Nanã e um pouco em Fevereiro; temos os tios-avós da Agnes junto com toda a comunidade judaica; temos também Guaraci e o Vigário e alguns outros personagens que aparecem pra introduzir algo. Ou seja, tem um pouco da magia de raizes africanas, tupi-Guarani e judaica. Além de outras serem citadas, um pouco de tudo, porém o foco maior são essas três.

Primeiro, a história começa em um clima mais de mistério policial com diversos assassinatos de crianças acontecendo. Então, aos poucos é introduzido um pouco da magia e elementos mágicos que vai deixando tudo mais complexo. Esse, inclusive, é um dos problemas da história pra mim e a maioria das pessoas, que é a quantidade enorme de detalhes, histórias e magias. É uma overdose de informação.
Pra esclarecer: no núcleo da PSCM, foca mais no desaparecimento de Noah e os golems. Já no núcleo da Agnes foca um pouco mais no grande mistério em volta de Guaraci e as crianças mortas. E esses dois vão se juntando aos poucos através de outros núcleos. Meio confuso de início, mas super interessante.

Apesar de ter enrolado um pouco no começo e ter quebrado a cabeça pra guardar tanta informação de uma vez, eu fiquei super envolvida na escrita do autor. Ela tem uma característica de um contador de história. Então, em diversos momentos, alguns personagens começam a contar uma história e a sensação é a de estar vendo um flashback. E são histórias interessantes, porque não é comum serem abordadas em fantasias infanto-juvenis, como as religiões trazidas ao Brasil através de refugiados, escravos e colonizadores. Além dos índios nativos que foram colonizados. E tudo de uma forma mágica.
Outro motivo que me fez gostar foi a diversidade cultural, que representa muito bem o Brasil. Tem diversas referências, em algumas eu ri muito até (como a do ET de Varginha), em outra fez eu me sentir extremamente empolgada. Eu sempre quis ler fantasias com elementos do Brasil, não só o folclore, mas a diversidade do país, e esse é o livro perfeito para isso.

Pode parecer um pouco chato de início, mas depois que tudo se encontra a história fica impossível de largar. Além de ser apenas 280 páginas que passam voando. Estou ansiosa para a parte 2 e até considerando comprar a versão física, já que li pelo kindle unlimited. Recomendo demaaaais, principalmente pra quem curte fantasias como Harry Potter e Percy Jackson.
clarismellow 23/02/2023minha estante
me lembrou Porém Bruxa da Carol Chiovato, muito bom por sinal

Isabella658 23/02/2023minha estante
Não conhecia, vou colocar na minha lista também

Canteli Marcio 03/07/2023

Excelente mistura de elementos religiosos que moldaram a cultura nacional.
Engloba desde as religiões indígenas até as abraâmicas. Achei isso sensacional. É o grande diferencial desse livro.

Acharia Interessante se houvesse uma adaptação para o áudio visual: filme ou série.

O excesso de personagens torna o início um pouco confuso, mas os principais você consegue acompanhar bem.

4 estrelas pela criatividade.
#recomendo

Valner.Wasilewski 15/04/2023

Poucas páginas para muita história
Mitologia judaica, mitologia africana, mitologia ameríndia... Achei incrível como o autor foi costurando essas temáticas e criando um grande cenário. Algumas palavras escolhidas para definir determinados conceitos me pegou, mas não é um problema. Acho que foi uma boa pincelada em cada mitologia, mas realmente gostaria que houvessem mais páginas e o autor tivesse construído mais sobre os elementos mitológicos/mágicos apresentados e como vai ser a jornada da garota Agnes. Senti que a finalização do livro foi um pouco corrida, com plot twist estourando um atrás do outro e nós ainda não temos muita respostas sobre algumas coisas (não que sejam muitos, mas os que aconteceram, senti que foram muito um seguido do outro). Estou bastante na expectativa de um próximo livro! (Afinal, essa foi a primeira parte).

Vinicius 15/04/2024

Um misto de culturas e mitologias
Esse livro me chamou a atenção pelo nome e logo adicionei na minha biblioteca e gente que surpresa boa, ainda mais sendo um livro nacional, este livro é sensacional.
Nessa história seguimos a vida de Agnes ao mesmo tempo em que somos introduzidos a várias culturas e religiões diferentes e com isso embarcamos com a protagonista numa jornada cheia de mistério, descobertas e grandes reviravoltas.
Agora que terminei percebi que terão outros livros continuando a história e provavelmente nele que resolverá as pontas soltas, mas estou curioso para descobrir mais da Agnes e desse mundo ou no caso mundos.
Recomendo para quem ama fantasia, mitologias e multiversos.

Miguel Leite 13/07/2023

Maravilhoso
Esse livro me proporcionou coisas maravilhosas, ele traz toda uma mística a respeito de coisas que nunca são retratadas na ficção, tem todo um misticismo judeu, indígena, africano que torna uma ótima entrada pra fazer você se interessar por essas "mitologias"

Sinto que o livro perdeu oportunidades e quero muito uma continuação pra explorar essas oportunidades, explorar mais a polícia, explorar mais a Agnes como protagonista, explorar mais os medianos e o mundo do meio, é um universo rico e com muitas possibilidades.

Yasmin.Monteiro 16/12/2022

Que história mágica !!
Cara, eu amei todas essas culturas, mitologias e histórias mágicas que estão nesse livro. Que história maravilhosa! Gostei de acompanhar Agnes entendendo toda essa confusão que se desenrolou.

A reviravolta me chocou kkk eu não imaginava que aquele personagem seria um vilão, mas eu deveria kkk têm muitas pessoas meio loucas nessa história.

Estou completamente chocada, maravilhada com essas magias e curiosa por causa desse final kkk Mas queria que nesse livro fosse mais falado sobre a situação da mãe da Agnes, e outra coisa foi que eu achei o final meio corrido, mas no geral a experiência foi boa.

AnnaClaraHardt 01/08/2023

Gostei da ideia de usar todas as mitologias, mas não gostei de como a história foi contada, muito confuso os fatos, pouco aprofundamento, espero que no segundo livro, tenha um melhor desenvolvimento.

Sandro.Menoncin 19/08/2022

A Polícia Secreta para Crimes Mágicos
Um mundo mágico ambientado em BH, esse livro tem uma premissa muito interessante envolvendo história antiga, magia, poderes, seres mágicos, religião e certos precoceitos é um livro leve e divertido de se ler, mas no meu ponto de vista faltou desenvolvimento em vários pontos principalmente vemos muito pouco da polícia secreta do seu título que poderia acrescentar em muito ao livro, mas o final foi muito bom e te deixa com um gostinho de quero mais, esperando o segundo livro dessa série e com isso uma melhora na escrita e desenvolvimento dos personagens.
Carol 19/08/2022minha estante
Ameiii amor ??

Uelinton.Caique 09/02/2023

De início imaginei esse fosse um livro de volume único, mas acabou se concluindo como um livro introdutório de uma duologia? Série? Não sei dizer, mas é certeza que será preciso uma continuação para fechar todas as linhas traçadas pelo o autor.
Gostei demais da escrita do autor, o que tornou a leitura fluída. O fato do mundo fantástico se passar junto de um estado brasileiro me fez ter uma identificação maior com os personagens, ambientação e linguagem.
Falando na ambientação, fiquei muito instigado com as informações que foram passadas no livro; imagino que deve ter sido uma vasta pesquisa do autor para conseguir chegar ao que queria.
Confesso que achei o desenvolvimento da história um tanto quanto lento, tanto que fiquei em dúvidas se o título realmente coincidia com o livro que eu estava lendo, mas no fim tudo se encaixou, apesar de ter demorado a chegar nesse ponto.
Enfim, um livro muito divertido e interessante de se ler. A expansão do mundo abriu brechas para uma continuação mais empolgante.

Rodrigo Digão 01/02/2023

Uma agradável surpresa nacional, o livro eh muito bem construído, personagens bem trabalhados, e um enredo que eh uma verdadeira aula de folclore e mitologia.

O autor consegue levar numa balada leve e descontraída, inserindo conceitos de forma fluida, você nem percebe e já está imerso no mundo mágico.

Gostei muito, e sua história ainda tem um grande palco a ser explorado, onde deixa um gancho muito forte para sua sequência, o que nos levam a ficar desesperados para continuar .......

Parabéns a literatura nacional, temos grandes nomes, expoentes que com certeza nos deixam orgulhosos.

Larissa 21/04/2023

Excelente
Que livro injustiçado não merece essa nota,
o livro é maravilhoso com personagens apaixonantes e completos, leitura fluida e rápida, super indico.