A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel




Resenhas - A psicologia financeira


502 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Eliane.Lima 20/01/2024

Excelente
De cara o melhor livro sobre finanças que eu já li. Objetivo, coerente e de prazerosa leitura. Foge ao padrão de outros livros deste estilo. Vale bastante a pena a leitura.
comentários(0)comente



duduramone 20/01/2024

Novas visões sobre dinheiro e investimentos
Primeiro livro de 2024 finalizado. Uma baita leitura pra mudar um pouco mais a relação com o dinheiro. Mas uma obra ainda mais completa pra quem já tem experiência em investimentos (o que não é meu caso).

Indico pelos vários exemplos que traz, de famosos a praticamente anônimos, e como lidavam com esse "mal" tão necessário em nossas vidas.
comentários(0)comente



Ingrid 19/01/2024

Esperava uma leitura diferente. Talvez eu não tenha lido direito o resumo, mas eu esperava, pelo próprio título, que fossem analisadas as questões psicológicas que impactam nosso financeiro. Mas durante todo o livro foi mais abordado exemplos de investidores famosos e eventos peculiares que podem ocorrer no mundo e que irão afetar a forma como lidamos com o dinheiro. Ainda assim, é uma leitura válida pra quem está buscando entender melhor o mundo das finanças.
comentários(0)comente



Silmara Cunha 19/01/2024

Bom livro
Um livro interessante que trás alguns pontos sobre o assunto que eu não tinha pensado. Entrega ainda a ideia de que não precisa ter um motivo para guardar dinheiro e investir, sendo a imprevisibilidade da vida o maior motivo de todos.
Por falar bastante sobre fatos ocorridos na história financeira dos EUA me vi em alguns momentos alheia às informações, sem me importar tanto ou me conectar com o que estava sendo dito. Ainda assim valeu a "leitura".
comentários(0)comente



fernandosj 19/01/2024

Interessante
O conteúdo parece uma junção de vários discursos que já li em blogs, livros ou sites, mas condensado para fácil entendimento do leitor, é um bom livro para pessoas que estão começando a pesquisar sobre vida estável ou como economizar (apesar do livro não dar dicas sobre como fazer isso), é uma leitura base que pode mudar a perspectiva para começar nesse mundo.
Vale ressaltar que o autor é estadunidense, então ele escreve conforme a sua realidade e seu estudo, como ele mesmo fala já no começo.
Viva confortável, seja feliz e pense no futuro.
comentários(0)comente



Peupaiva 19/01/2024

Incrível
Leitura obrigatória!
Um livro muito simples e super didático, com uma comunicação super acessível e um conteúdo extraordinário. Para investidores, iniciantes ou pessoa como eu que apenas precisam organizar o fluxo de caixa, haha.
comentários(0)comente



Suzane 18/01/2024

Excelente livro
Trata-se de um livro muito específico, então tem que gostar de psicologia e de finanças. Eu particularmente amei o livro, muitos insights. Me agregou muito conhecimento, vale inclusive releitura pra uma absorção maior ainda, não é um livro denso, a leitura flui com facilidade além de ser de fácil compreensão.
comentários(0)comente



Cris609 17/01/2024

Esse é um daqueles livros que eu adoro! É um tapa na cara de quem persegue lucro fácil e rápido. Ele é capaz de te puxar para terra e colocar seus pés bem no chão em relação às suas finanças.


A partir de agora, contém spoiler!



Segundo Morgan Housel, o sucesso financeiro de uma pessoa tem muito mais lastro em seu comportamento do que em sua inteligência. É uma habilidade comportamental e não técnica. As decisões que tomamos em relação ao nosso dinheiro são movidas pelas emoções e não pela razão.

Sabendo isso, podemos afirmar que a economia é guiada pelo comportamento das pessoas. Além disso, e, até por isso mesmo, algumas lições tem que ser vividas para serem compreendidas. Toda decisão financeira é fruto de uma informação, associada à visão de mundo que a pessoa tem em um dado momento.

A sorte e o risco também são fundamentais em uma história de sucesso. Portanto, não podemos achar que o que funcionou para alguém ou até mesmo para você em determinado momento, vai servir outra vez no futuro.

Para evitar grandes desastres financeiros é importante ter um limite. A busca desenfreada pelo maior lucro é a causa de muitos fracassos. A falta da noção do conceito do que é o suficiente é um dos maiores perigos.

A felicidade é aquilo que sobra depois de descontadas as expectativas. Portanto, querer viver a vida do outro pode ser uma grande cilada. Ter o controle do seu tempo é uma grande fonte de felicidade e um dos ativos mais valiosos.

O grande segredo do sucesso é deixar o tempo trabalhar em seu favor. Os milagres que a composição pode fazer são infinitamente maiores do que qualquer taxa a curto prazo. Ser consistente é a palavra chave nesse quesito.

Manter uma fortuna, muitas vezes, é muito mais difícil do que conquistá-la. E, para isso, é importante ter a humildade de saber que muito do seu resultado tem a ver com a sorte e pode não se repetir no futuro. Pé no chão é o que se exige.

A fortuna é algo que você não vê. É aquilo que não está convertido em bens e consumo. Nem sempre o que parece é. Ter dinheiro é bem diferente de gastar dinheiro. Aprender a ser feliz com menos é uma atitude de milhões.

Em relação a investimentos, ser razoável vale mais do que ser extremamente racional. No fim das contas, a decisão que vai mais te fazer bem não é aquela tomada com base em cálculos perfeitos, mas sim àquela que te faz dormir.

Tenha um plano, mas saiba que ao longo do tempo você e seus objetivos podem mudar. Crie uma reserva para imprevistos pensando nisso. E muito cuidado com as dicas financeiras de quem não está jogando o mesmo jogo que você.
comentários(0)comente



Pamela.Castro 15/01/2024

Psicologia financeira
Acho que foi o melhor livro de finanças que eu já li. Nos últimos tempos estou tentando criar o hábito de me educar mais nesse setor e esse livro trouxe umas sacadas que eu nunca tinha tido, me estimulou mais a poupar e acho que fez virar a chavinha de buscar o controle financeiro. Recomendo para todos que queiram iniciar seus estudos nessa área.
comentários(0)comente



Elaine 12/01/2024

Maravilhoso
Esse livro não é pra todo mundo. Não é um tutorial de como ficar rico ou investir, mas sim lições sobre dinheiro, ganância e felicidade.
Ele fala sobre a importância de guardar dinheiro, sobre como é bom termos liberdade financeira, sobre ganancia.
Ele traz lições muito valiosas e reflexões extremamente importantes.
Não é pra todo mundo porque as pessoas não estão prontas para aceitar a realidade de como é importante economizar e sobre como a ganacia é destrutiva. É um livro valiosíssimo
Mari 12/01/2024minha estante
Gostei da resenha! Obrigada, quero muito ler.




Giovanna 12/01/2024

Gostei bastante do livro, por mais que seja um tema que não desperta interesse em todos, achei as coisas de fácil compreensão e alguns pontos realmente ficaram na minha cabeça.
comentários(0)comente



Maria.Eduarda 10/01/2024

Muito bom!!
nao sou de ler livos de não ficção mas esse eu gostei, talvez seja o assunto que eu queria muito aprender sobre, é facil de ler e entender
comentários(0)comente



giovanahsantiago 09/01/2024

A leitura do livro em alguns capítulos pode ser um pouco maçante mas o autor é um ótimo contador de histórias. Ele contextualiza muito bem a economia norte-americana e tem ótimos apontamentos sobre finanças e comportamento. É interessante acompanhar o mercado de ações ou o mercado financeiro porque percebe-se que tudo interage com ele e não basta entender só de economia para lidar com investimentos. O autor traz isso muito bem. Não há uma fórmula certa para investir ou para se ter sucesso. Você faz o que melhor se adequa ao que você quer. Não se comparar e não deixar se levar pelo ego (principalmente quando você alcança o sucesso) é importante também. Manter seu estilo de vida menor do que os seus rendimentos. São muitas lições pertinentes
que o livro traz.
comentários(0)comente



Audrey 09/01/2024

Simplesmente sensacional!
As lições mais importantes do livro:
1) Não se abalar quando as coisas dão errado. Dar errado faz parte do jogo.

2) Usar o dinheiro para ter controle sobre o seu tempo. Pois não ter o controle sobre o próprio tempo é um empecilho para a felicidade.

3) Ser mais legal e ostentar menos. Guardar dinheiro é extremamente importante, não importa para que, só guarde.

4) Defina o preço do sucesso e esteja disposto a pagá-lo.

5) Faça da margem para imprevistos como algo sagrado.

6) Evite os extremos das decisões financeiras para não se arrepender no futuro se por ventura mudar de ideia.

7) Abrace o risco.

8) Defina qual jogo você está jogando.

9) Respeite o caos.

10) Aquilo me impressionou. Ser capaz de acordar uma bela manhã e mudar o que você está fazendo, em seus próprios termos, quando achar que deve, parece ser a mãe de todos os objetivos financeiros. Independência, para mim, não significa parar de trabalhar. Significa fazer apenas o trabalho de que se gosta, com pessoas de que se gosta, nas horas que se quer, pelo tempo que se quer.
comentários(0)comente



Fernando.Andrade 08/01/2024

Simples e objetivo
A psicologia financeira é um livro muito bom para quem está iniciando sua jornada de educação financeira. Traz pontos muito importantes sobre como agir e do porquê agir de determinado modo. Recomendo.
comentários(0)comente



502 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |