Círculos de Chuva

Círculos de Chuva Raphael Draccon

Resenhas - Dragões de Éter: Círculos de Chuva

mouemily 26/08/2016

Eu não sei bem se dou três ou quatro estrelas pra esse livro. A conclusão de Dragões de Éter seguiu a linha dos dois livros anteriores - um narrador que, em certos momentos, me irritava com seus comentários sexistas e sua clara alusão a elementos de filmes e seriados, parecendo esquecer que isso é um livro e não um script, referências mil tanto a cultura pop do final do século passado quanto a elementos tipicamente brasileiros e o uso de tudo quanto é conto de fada possível, misturando-os de forma nova e original mas sem perder seus pontos principais.

Em certos momentos, o livro me prendeu a ponto de não conseguir largá-lo - principalmente nos capítulos que antecedem a guerra e o início da mesma - mas também houve momentos em que eu simplesmente rolava os olhos e largava o kindle no canto de preguiça de continuar lendo essa fórmula tão típica da trilogia.

A quantidade enorme de personagens principais ajudava a criar essa atmosfera e prender o leitor, mas acabou que alguns deles foram deixados de lado ou simplesmente não foram bem desenvolvidos o suficiente - alô, Maria, que foi largada num canto e só sofreu enquanto todo mundo passava por histórias épicas e depois ainda ficou presa em um triângulo meio idiota. O crescimento de seu irmão, por outro lado, foi gostoso de ver - mesmo que velado em ideias sexistas - e eu sinceramente chorei quando ele finalmente teve sua chance de salvar o reino junto com os outros meninos. Meu amor Anísio foi fantástico também, chegando a um nível que ele mesmo nunca deve ter sonhado mas foi completamente merecido, e sua esposa Branca ganhou meu coração de um jeito que nenhuma outra versão da mesma personagem chegou perto de fazer - quando ela toca o sino que vai salvar a cidade e quando interage com Ariane eu quis chorar um pouquinho mais. Axel só se consagrou mais ainda como aquele cara que eu amo e odeio ao mesmo tempo, com a mesma intensidade. Ariane, apesar de ter sido deixada de lado mais para o final, foi crucial para a história e incrível, e Bradamente, meu amor real, amor verdadeiro, foi, provavelmente, a melhor personagem desse livro inteiro. Fiquei completamente boba com ela.

Círculos de Chuva fechou de forma característica a trilogia Dragões de Éter, voltando ao nível do primeiro livro e deixando algumas ideias no ar que me deixaram com vontadinha de mais. Apesar de não ser exatamente o melhor livro que eu já li de fantasia, ele é sim especial e único, e tem bastante potencial :')

Tati Freitas 24/02/2021

Sentimentos conflitantes
Esse livro, apesar de anticlimático, ainda é muito bom. Confesso que houveram momentos em que eu fiquei com raiva, frustrada, empolgada, emocionada, foi uma montanha russa de emoções.
Mas talvez seja esse o mérito desse livro, não ficar numa nota só, não deixar o leitor se acomodar em um único sentimento.
Muitas coisas ficaram em aberto, o que, quando li pela primeira vez uns 10 anos atrás, me deixou muito frustrada, mas agora com o lançamento do quarto livro não vejo a hora de saber o que aconteceu e como os personagens estão após todo esse tempo de dúvidas.

Nat 27/02/2021

Mais uma releitura gostosa, o livro é emocionante e chega em ritmo frenético próximo ao fim. Mas ainda há o incomodo dos erros de continuidade e algumas falhas de revisão.

Bibi 20/06/2021

sinceramente? eu esperava bem mais desse livro, eu realmente sinto como se autor estivesse enrolando em todas as páginas! toda a ação ficou literalmente pro final e me desanimou bastante, espero que o último livro seja melhor

Giulia218 16/11/2021

Incrível
Esse foi um dos livros que eu mais gostei porém foi também o mais frustrante, tenho que admitir!
O final foi extremamente aberto, e não vou negar que tenho esperanças que algumas coisas mudem no próximo (e último) livro.
Ansiosa pra terminar, mas ao mesmo tempo não! Nem terminei de ler e já quero reler.

Kátia Roque 29/11/2021

Entendo as críticas, mas...
Entendo as críticas feitas a este terceiro livro, mas também entendi que há efeitos de uma certa frustração pois o livro se encerrava com várias pontas soltas e nem sinal de uma continuação.

Entretanto, agora o tão aguardado 4° volume saiu!!!

Gosto demais desse livro e curto o cenário da guerra, apesar de em alguns momentos a leitura ficar arrastada!

"Todo ciclo um dia irá terminar, é verdade. Mas o que sobrará dentro de você, e o que sobrará de você nesse ciclo, jamais irá se perder. Ou se romper. Ou se apagar."

Levi.Sabino 06/04/2022

Ainda embasbacado...
Eu ainda não consigo entender como que os livros, palavras gravadas em papel, me fazem sorrir, chorar, ficar sem ar, temer, sonhar... Como que uma história contada consegue me tirar o chão de uma forma que tudo o que eu penso me remete a ela? Reconhecer nas páginas de um livro as narrativas infantis que me fizeram ser essa pessoa que ama a ficção e o fantástico nos dias de hoje é extremamente gratificante e emocionante. Não tenho palavras pra descrever o quão bom essa história tem sido até aqui!

Jean.Kuri 20/06/2022

Incrível
Simplesmente incrível essa segunda parte com algumas revisões e melhorias, que gostar do primeiro volume dos dragões de éter, vão adorar sua terceira parte.

Helen 16/07/2022

A forma como o autor implementa os contos de fada na história é simplesmente BUUUM na minha mente, sério. O livro teve muitas reviravoltas, e principalmente reflexões.

Gianlucas.Dias 09/10/2022

Dragões de Éter - Resenha Livro I, II, III, IV
Recomendo para aqueles que não estejam vindo de uma ressaca literária. Os livros são extensos, com uma média de 400 a 500 páginas. Contudo, A leitura é agradável e te faz andar por esse mundo de fantasia. Já no primeiro livro, você se pega surpreso com algumas referências que são feitas dos contos de fadas, o segundo livro, nem tanto, mas a história te envolve ainda mais que no primeiro livro. Ai sim, no terceiro se torna um pouco maçante, mas com paciência e gosto por esse universo que te impede de desistir desse conto narrado, você da continuidade e de certa forma ficaram algumas questões em abertas no terceiro livro, alguns "pontos sem nó", e que são respondidos e resolvidos no 4 livro. Ahhhh (suspiro) o quarto livro. Cheio de plot twist , quando você acha que adivinhou o que vai acontecer, BAM ! você é surpreendido, e o final então ! sem comentários. Um dos melhores livros do assunto (conto de fadas) que já li, mas aconselho. Aventure-se nesse mundo de Dragões de Éter.

Bradamante 28/10/2022

Não gostei tanto assim
Bem...
A princípio esse livro estava ótimo sério, mas no final começou a ficar ruim, parece que na parte da Maria tudo tinha perdido o sentido, eu sinceramente não estava entendendo como era o cenário de guerra.

Entretanto, gostei desse livro, pois teve mais parte do Snail e da Liriel, e sério, todas as vezes que eles aparecem juntos eu sorrio o tempo todo, e, mesmo que o Axel tenha encontrado a Livith, eu não acho ele um cuz@o e com certeza não acho a Livith chata, só pareceu ficar muito longe doque foi passado no outro livro sabe...Mas eu amo a Bradamante??

Nath 17/05/2023

O terceiro livro da saga no começo não me envolveu muito, apareceu muitos personagens novos e começou uma guerra sem muito sentido, mas no final a história me prendeu e consegui finalizar.