Os Coletores Eric Garcia

Resenhas - Os Coletores

Lad's 25/09/2011

Sarcástico.
Um Thriller futurístico com doses de humor cáustico que pode chocar mais sensíveis ou inadimplentes.
Aline 16/04/2012minha estante
Principalmente os inadimplentes. Hehe...

Alba 02/08/2010

Resenha que fiz para o Psychobooks - Eletrizante!
O livro se passa no futuro, onde é possível comprar órgãos mecânicos, chamados de artiforgs. As ruas estão apinhadas de compradores em potencial, desde pessoas que necessitam de um órgão por causa de uma doença, até pessoas querendo comprar partes do corpo apenas para melhorar alguma função.

Olhos com zooms de até 300x, olfato e audição melhorados, paladar aprimorado. Coração, pulmão, pâncreas, rins, figados… Próteses de pernas, braços… Tudo ao alcance de um financiamento. Uma entrada e parcelas com juros exorbitantes.

E é aí que entra o nosso protagonista. Ele é um Coletor. E a função do coletor é COLETAR. Ou seja, procurar as pessoas que estão devendo para as agências de crédito e arrancar os órgãos artificiais. Pegar de volta os órgãos que não foram pagos. E esqueçam SPC e SERASA meus amigos. Os agentes de cobrança do futuro vêm com cilindros de éter e bisturi à tiracolo. E o caloteiro paga a sua dívida com a própria vida.

Vamos descobrindo aos poucos as enrascadas em que ele se meteu. Conhecemos todas as suas ex-mulheres e o relacionamento doentio que ele viveu com elas. O Sr. X (vou chamar ele assim, fica mais fácil) é um veterano de guerra que por não ter opção, resolve se tornar Coletor ao lado do seu melhor amigo, Jake.

Ficou curioso pra saber mais? Acesse o blog e Confira:

Sorteio de 2 exemplares do livro até o dia 21 de agosto de 2010!!

Quemlefazfilme 23/08/2010

Os Coletores por www.quemlefazseufilme.com.br
Eric Garcia
Editora Suma de Letras

" - Ele deve há oito meses, ou seja, o correio não perdeu nenhum pagamento. Diabos, vai ver ele tem milhões guardados no colchão. Não ligo a mínima. Ele não está pagando a gente. Assunto encerrado.
Frank estava certo e parei de discutir. Já tinha visto várias vezes casos como esse: clientes com grana que não honravam suas obrigações.
O que faziam com o dinheiro não era da minha conta. Então deixa estar. Carreguei a bateria do taser, peguei o estojo de bisturis e saí para a noite. "

Dois amigos que sonhavam que o exército era um serviço especial para pessoas especiais.
Jake Freivald e o nosso protagonista após servirem o exército , perderem amigos e quase perderem a sanidade, resolvem trabalhar na Crédit Union como coletores de Artiforgs.
A missão de cada dia era recuperar artiforgs de clientes cujo pagamento não estava em dia.

O que são artiforgs ?
Pense em um mundo futurista onde exista qualquer órgão ,seja vital ou não, em formato artificial. Tais órgãos são chamados artiforgs.
Morte por falência de órgãos era coisa do passado, se você tivesse crédito é claro.

O nosso protagonista Coletor era muito competente em sua missão de recuperação de artiforgs. Sua eficácia era de 100%. Um índice alto que rendeu o título de Coletor de Nivel 5 , ou seja, a nata da sociedade dos coletores.
Tal competência era exclusividade da vida profissional porque no âmbito pessoal nosso Coletor era um desastre. Cinco divórcios e cinco ex que não aguentavam nem ouvir a voz dele.
Poderíamos até dizer que tudo ia bem mas o nosso Coletor passa para o outro lado da história e sua vida começa a virar um pesadelo. A caçada se inverte e o caçador se transforma na caça.
Ironia ou não, mas é vivendo esse pesadelo que este ex Coletor conhece o amor e o real significado da palavra sacrifício.

Um relato um forma de diário que esbanja ficção científica e é extremamente envolvente. Nos mostra como um mundo moderno pode não ser tão bom assim.

O livro em uma palavra: futurista

Como quem lê faz seu filme, eu fiquei impressionada como a vida praticamente não tinha nenhum significado. Seu financiamento em dia era garantia de vida.
Jude Law está lindíssimo na capa com aquela cara de mau e fica impossível não imaginá-lo nas cenas de ação. O que confesso, não foi uma coisa tão ruim assim , afinal, ele está em ótima forma física.
*Foto retirada do site www.adorocinema.com

O livro The Repossession Mambo, aqui no brasil lançado como Os Coletores, deu origem ao filme Repo Man estrelado por Jude Law , Forest Whitaker , Alice Braga e Liev Schreiber.

Pena que aqui no Brasil chegue apenas em DVD.

Antonio Cesar 03/02/2014

“... O Shopping é o primeiro endereço de quem tem o corpo nas últimas. ...”
Pág.: 56
5º período
The Repossession Mambo
Eric Garcia
A medicina e a bio mecânica estão extremamente evoluídas. Praticamente qualquer órgão do corpo humano pode ser substituído e fabricado com algumas “melhorias tecnológicas”. Há casos em que se substitui um órgão apenas para dar uma mãozinha na natureza. Só tem um pequeno problema: são caros. Muito caros. Financeiras especializam-se em disponibilizar créditos para que tem bons antecedentes na praça. Porem, sempre tem um porem, caso o empréstimo não seja religiosamente pago, a empresa pode buscar o órgão para reciclá-lo e revende-lo. O Livro é a história de um dos chamados coletores legalmente autorizados a caçar os inadimplentes e recuperar as mercadorias não pagas. A morte do cliente é apenas um detalhe. Meio macabro, mas gostei.

Chigurth 20/04/2015

Os biocoletors - os bons,pelo menos - não suavam.
Eric Garcia sem duvida se sobressai com esta obra futurista,ironica,cheia de humor negro,órgãos artificiais,
E acima de tudo violencia.

A historia se passa em um futuro incerto,onde as pessoas compram orgãos artificiais para substituir o verdadeiro em caso de problemas de saude.
Por exemplo,se alguém tem enfisema poderá sem problemas comprar pulmões artificiais,
Mas o orgão(ou orgãos)sao caros
E se as pessoas nao pagarem
Os coletores irao pegar de volta.
Conhecemos então Remy,
Um dos melhores coletores
E ex fuzileiro de guerra
Onde o vemos ter seu mundo virado de cabeça para baixo depois de vê-lo desmaiar pela

"Os coletores" de Eric Garcia é acima de tudo uma critica perfeita sobre uma sociedade humana adoecida,e acamada ao próprio modo de vida capitalista.

"O shopping é o primeiro endereço de quem tem o corpo na últimas"
Pág - 56

Eric Garcia com muita criatividade
Descreve tudo de forma objetiva e sem enrolação.
As narrativas se dao entre as memorias do personagem principal chamando Remy.
no passado,Na epoca do exército,momentos com ex esposas(com ótimos diálogos)
E sua Missões de Biocoletor para a Union(uma grande empresa de órgãos artificiais na qual ele trabalha)
Muitas vezes acompanhado de seu melhor amigo Jake Frivald,
Antes do seu incidente.
Quando acordou estava com um coraçao artificial, e no momento esta inadimplente.
E é caçado.
E no tempo presente,onde conhece Bonnie,uma mulher que assim como ele,esta fugindo dos coletores
Pois tambem tem artforgs.

cenas sangrentas e "gore"
Descritas de forma audaciosa,por assim dizer.
A leitura em primeira pessoa nos deixa a par de tudo de um modo intimista.
Tudo isso se mescla a uma narrativa mordaz e insensível
Em um cenário super comum.
A cidade grande que vivemos todos os dias.

"Os Coletores"Possui uma adaptação cinematográfica chamada de "O resgate de orgãos"
interpretado por
Jud Law(Remy)
Forrest Whitaker(Jake)
Liev Schreiber(Frank)
Alice Braga(Bonnie)

O filme tomou um rumo de acontecimentos diferente do livro,
Mas nao menos violento.
De qualquer modo achei o filme muito bom.

Excelente.

Ramon F. 07/08/2022

Cansativo, mas o final fez valer a pena
Demorei muito para terminar esse livro. Larguei a leitura 5 vezes. O livro viaja muito ao passado do protagonista, nas suas desventuras na guerra e a convivência com suas inúmeras esposas. Como eu vi o filme primeiro li sentindo falta do foco na estória principal a todo momento. Mas o final, que é muito diferente da do filme, pois apresenta um desfecho feliz, fez valer a pena a leitura.

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Boa ação.
Livro difícil de achar virtualmente. Gostei bastante da ideia do livro, bem dinâmico e envolvente. Vale a leitura.

Psychobooks 02/08/2010

Leitura Eletrizante!!

Ficou curioso pra saber mais? Acesse o blog e Confira:

Sorteio de 2 exemplares do livro até o dia 21 de agosto de 2010!!

Aline 16/04/2012

Oficiais de Justiça Rock n' Roll
Mais um exemplo do livro superior ao filme, ainda que, neste caso, o livro e o roteiro cinematográfico foram terminados ao mesmo tempo.
A realidade do livro me pareceu mais crua e violenta. E a história pessoal do personagem principal (seus 5 casamentos e sua experiência no exército) enriqueceram muito o contexto.

Gostei.

Tarciane.Farias 16/01/2022

A história acontece em um tempo futuro onde órgãos são substituídos por artiforg* e a eternidade é viável para quem tem alguns milhões de dólares.
O livro é bem escrito e o desenrolar do enredo me prendeu de uma forma que não queria parar de ler.

TAI.... 28/12/2022

Foi bom, mas faltou.
A ideia central do livro é muito interessante e a maneira como o escritor escreve é muito boa. Mas queria conhecer mais desse mundo onde você pode trocar seus órgãos defeituosos por novos em folha, e ainda com adicionais. Entendi que o autor precisou passar por fazes da vida do personagem principal para explicar o motivo dele fazer certas coisas. Mas, essas partes poderiam ser mais curtas. Gosto muito de histórias de ficção científica então a premissa do livro me deixou com expectativas. Mas em suma o livro é bom, mas finalizei ele com a sensação de que poderia ser melhor.