Quando fui paciente

Quando fui paciente Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

Resenhas - Quando fui paciente

Lara Moreira 11/05/2021

De volta a leitura da série Causos Clínicos escrita por Médicos da Família e Comunidade: um projeto que saiu dos blogs e ganhou o coração de muitos leitores, com esses contos carregados de humanização e amor. Nesse livro ?Quando fui Paciente? nos mostra o lado do paciente, do turbilhão de sensações e de pensamentos que sobrevoam a cabeça a gente quando estamos nessa posição da consulta. Uma leitura do processo de adoecimento, da relação e da comunicação médico-paciente com um olhar sensível que evidencia a fragilidade de quando o médico passa por esse hiato do diagnóstico ao tratamento. Vivenciamos o aparecimento de neoplasias, o diagnóstico de ansiedade, os diversos quadros de depressão e de ataques de pânico, o sofrimento dos distúrbios alimentares, imunossupressões e traumas que vão além de fraturas ósseas e formam cicatrizes na alma. Permitem, portanto, que esses médicos tenham uma nova compressão da vida, do que os pacientes sentem. Confesso que a leitura deste livro foi mais pesada que a leitura do anterior "Causos Clínicos", pois tinha um grande medo de me encontrar em alguns dos relatos dolorosos. Mas esse momento chega entre um capítulo e outro, e é muito importante para o amadurecimento profissional. A gente tem medo de achar esses nossos pontos fracos sabe, temos medo de concordar que somos frágeis, que adoecemos e, isso não é do nosso controle, não está nos guidelines, nem nas provas da faculdade: somos eternos pacientes.