Prove

Prove Ariane Fonseca

Resenhas - Prove

Thalia Plaine 13/09/2022

?Ame, sorria, dance, cante, pule, grite... viva o hoje! Nunca se esqueça que amanhã talvez não venha.?

Não sei dizer o quanto essa leitura foi dolorosa e necessária.
Esse livro foi uma aula sobre o racismo no Brasil e o impacto que ele causa na vida das pessoas. Apesar de não ser meu local de fala eu senti toda a raiva e dor do André em todas as situações onde que ele tinha que provar tanto o seu valor e mesmo assim era julgado o tempo todo só pela sua cor de pele. Infelizmente o racismo está mais infiltrado na nossa sociedade do que imaginamos.
O André é um cara incrível, que teve uma vida muito difícil, perdeu os pais muito cedo e teve que batalhar muito pra ter chegar onde chegou. A vida dele muda totalmente quando conhece a Gabi e o Joel. A Gabi foi uma personagem que me deixou impactada com tanta força, determinação e alegria apesar de também não ter uma vida nem um pouco fácil. A vida deles ficaram mais leve e mais feliz quando seus caminhos se cruzaram.

Apesar do tema delicado de ser tratado a Ariane falou com tanto respeito e propriedade sobre o racismo, inseriu ele de uma forma tão única que é impossível você não se emocionar e guardar todo o aprendizado sobre o assunto que ela trás.

Mais um livro com temas importantes abordados durante aquele romance gostoso que a gente ama ler.
E o final como sempre, pra deixar aquele quentinho no coração! Vc

Jane's Books 02/09/2022

Necessário
Aqui serão tratados temas como: violência doméstica, racismo, preconceito, intolerância, adoção e endometriose. Se esses assuntos lhe são sensíveis, NÃO LEIA! Respeite seus limites e fique bem!

André é de origem humilde. Aos sete anos passou por um grande trauma quando seus pais foram assassinados e talvez por autopreservação, sua mente bloqueou muita coisa sobre esse fato para que ele conseguisse seguir em frente. Criado pelos avós, teve que amadurecer muito cedo e aprender a lidar com o racismo e o preconceito desde pequeno. Batalhou muito para chegar onde chegou. Hoje ele é CFO (Chief Financial Officer - ou como ele mesmo diz: Chefe de Finanças) da mais famosa rede de escolas de tecnologia do país e com a doença do CEO da empresa este quer que André assuma seu lugar. Claro que essa situação não será muito bem aceita por outros diretores da empresa e eles tentarão fazer com que André desista do cargo.

Gabriele tem 29 anos, divorciada, acredita que a mãe tenha abandonado a família quando ela era criança fazendo com que a pequena Gabi assumisse a responsabilidade de cuidar da casa, do pai e do irmão. Após o fim de seu casamento (seu marido a trocou por outra simplesmente porque ela não podia engravidar por sofrer de endometriose), Gabi resolveu ir em busca do seu sonho de menina: ter um food truck e para isso ela vende suas coxinhas maravilhosas pelas ruas de São Paulo, economizando o máximo que pode. Durante suas andanças para vender suas coxinhas, Gabi conhece Joel.

Joel é um menino que vive nas ruas de São Paulo, pois fugiu do último abrigo em que vivia já que ele prefere ficar pelas ruas a voltar a morar com o pai abusivo que o espancava desde pequeno.

Já viu aquela frase: os opostos se atraem mas os semelhantes se reconhecem? Pois é. Um acidente e quis o destino que esses três se encontrassem.

Minha Opinião:
Que história meus amores! A Ariane criou uma história aqui em que ela nos apresenta a que ponto o ser humano pode chegar por ganância e detalhe: leve o tempo que for. Como alguém pode fazer tanta maldade ao outro por interesse. E também maltratar e humilhar o outro apenas pela cor de sua pele. É inadmissível que, em pleno século 22, ainda tenhamos que ter essa conversa. Não é uma questão de opinião, racismo é crime! Pronto, falei!

Mas também ela nos dá um sopro de esperança de que ainda temos pessoas maravilhosas por aqui. Pessoas que lutam, vão em busca dos seus sonhos, não medem esforços para ajudar o próximo e a fazer justiça pois ela tarda, mas não falha!

Se você curte esse estilo de leitura, onde você terá uma enxurrada de emoções indo do amor ao ódio em questão de segundos, passando pela ira e terminando com o coração quentinho, recomendo demais essa história, mas prepare o lencinho pois você vai precisar.

Ah, e que vontade de comer coxinha.. kkk

site: www.instagram.com/janes.books

Kimberly.Coatio 28/07/2022

Uma história bonita mas com lições necessárias
Cara que história incrível,  não tenho palavras pra descrever o quão emocionante foi acompanhar o desenrolar de André e Gabriele.
Além de uma história inspiradora, ela retrata uma verdade absurda, e uma verdade tão cruel e brutal que a gente nao queria que existisse.
Racismo, morte, violência e adoção de adolescente sao temas tao recorrentes que as vezes tratamos como banais mas na real eles não são.
E a forma como a Ariane trouxe isso nessa história só prova o quão incrível ela é como escritora....
Eu me apeguei aos personagens de verdade,  de uma forma que eu ficava como se estivesse vivendo aquela situação com eles tal como uma amiga íntima, alguem que sofre e comemora juntos cada coisa e vamos combinar como sofremos kkkkkk
Mas também quando vem a comemoração ela é avassaladora.
Fico triste de me despedir dessa serie afinal ja li o ultimo livro, afinal foi ele que me trouxe a todos os outros mas feliz pois finalizei em grande estilo e com o coração pesando de tamanha felicidade

malu 09/07/2022

Lindo e necessário!
Eu sou totalmente rendida pela série Sentidos e a cada livro senhora Ariane me deixa mais de queixo caido com a escrita, desenvolvimento e plot que ela coloca no livro.

Prove não é apenas um romance como um livro recheado de informações e a vida cotidiana de quem tem que encarar o racismo tão presente na sociedade, André é f*d4! Ele é forte, não se deixa abalar por nada e infelizmente sofreu e sofre bastante, queria pegar ele e guardar num potin protegido de todo mundo!

Gabriele é um mulherão da p**** que merece (e é) ser enaltecida todos os dias, eu tenho tanto orgulho da minha bixinha ?

Joel nem tenho palavras pra descrever meu menino, ele é incrível demais e a cada cena dele eu sorria que nem besta olhando pro kindle!

Eu amei muito esse livro e recomendo pra todos, Ariane tem uma escrita maravilhosa e a leitura flui tanto que quando vc percebe ja ta em 80%!

A série sentidos são livros independentes, então não precisa da leitura dos outros para ler (mas eu recomendo DEMAIS ler os outros)

Laysa monyeiro 28/06/2022

A melhor palavra pra descrever esse livro é " aprendizagem". Como é bom aprender, entender e se colocar na pele de outra pessoa . A história de André é como de muitos brasileiros negros, moradores de favela ,como o próprio descreve " o conhecimento é a porta de tudo. A gabi é a tipica mulher/ mãe que apesar das lutas continua com um sorrisão no rosto , uma simplicidade , e respeito pelo que é diferente pra nós. É preciso olhar de uma maneira diferente pra realidade que vivemos.

gtorres 25/05/2022

BOCA ABERTA
é a única coisa que eu consigo descrever
tive que parar diversas vezes de ler com a boca realmente ABERTA, tentando digerir todas as informações
meu queixo foi no chão diversas vezes
não sei explicar o que me deixou mais impactada, se foi o jeito que o racismo foi tratado, a química de André e Gabi, ou o incrível passado dos dois
o acidente..... SEM IGUAL
nada a declarar, se tivesse mais estrelas eu daria

Karina 22/05/2022

Tão necessário...
Esse livro fala de amor, esse livro nos faz refletir, ele nos ensina, ele é um tapa na cara! O quanto foi doído lê-lo ao mesmo ponto do quanto foi maravilhosa e necessária essa leitura! Aqui fala sobre racismo, da forma crua e da forma velada, subtendida nos gestos, olhares e só quem passou por isso uma vida inteira percebe, André por ocupar o cargo maior em uma empresa foi invalidado, descredibilizado, insultado (veladamente) mas infelizmente, a grande verdade que para uma grande parcela da sociedade ainda um negro não tem o direito de ocupar um lugar de um branco. Essa estória me despertou uma empatia enorme!
E o casal então...de morrer de amor! Queria colocá-los em um potinho de tão perfeitos, Gabriele foi a "casa" de André em meio a turbulências, foi a acolhida necessária junto com o Joel que veio para completar a família!
Esse livro me arrebatou, amei e chorei junto com eles, deixará saudades!

Rafa 16/05/2022

Terminei a série.
Prove foi o segundo melhor, pra mim, mas adorei todos.
Gosto muito da escrita da Ari.

SMS 17/04/2022

Favorito da Série Sentidos
Gostei muito da forma como a autora abordou vários temas: adoção tardia, violência doméstica, endometriose e especialmente o racismo... Achei o livro mais realista de toda a série e talvez por isso se tornou meu preferido. É triste se dar conta o quanto o racismo velado (ou não) ainda está presente na nossa sociedade e fiquei pensando o que eu posso fazer para auxiliar nessa mudança.

E o romance de Gabriele e André tem química sim, mas o que mais se destacada são companheirismo, amizade, admiração entre eles. A única coisa que achei desnecessário nesse livro foi o excesso de "coincidências" em relação ao passado de Andre e Gabriele.

Sobre o racismo: "A tomada de consciência é um ponto de partida fundamental, pois, a negação alimenta a continuidade do racismo. Não sendo reconhecido, é como se o problema não existisse e nenhuma mudança fosse necessária".

Bibi 02/03/2022

Uauu!! Estou sem palavras para esse livro. Eu achei ele tão necessário, e com uma abordagem incrível trazendo o tema, preconceito racial, de uma forma que nos faz pensar e ao mesmo tempo sentir todo o sofrimento e a dor que passaram. O jeito como foi escrito, o desenvolvimento da história, os sentimentos dos personagens principais e o quanto se apoiaram e se ajudaram, me fez ficar totalmente apaixonada por eles. Espero que algum dia possamos olhar pra traz e ver o quão absurdo são alguns pensamentos e atos, mas até lá não podemos deixar de lutar e apoiar todos que sofrem algum tipo de preconceito, todos merecem o amor e serem felizes.

Blenda.Michela 19/02/2022

Sem palavras para descrever o quanto gostei desse livro, ele é muito necessário. Aprendi muito com André, Gabriele e Joel, falar sobre racismo é difícil, mas extremamente necessário.

Maria 07/02/2022

Lindo e muito importante !
Além de ser perfeito e deixar o coração quentinho, o amor entre André, Gabriele e Joel é extremamente emocionante. Não posso deixar de mencionar o tão importante assunto abordado ? o preconceito racial.
Livro repleto de amor e ensinamentos ??