Frida Kahlo e as cores da vida

Frida Kahlo e as cores da vida Tania Schlie

Resenhas - Frida Kahlo e as cores da vida

Breno 09/10/2021

Frida é força e cores
A obra é um ficção com personagem em primeira pessoa que busca passar a história de vida de Frida como um romance. Para aqueles acostumados a ler biografias, pode haver alguns exageros, visto que a autora busca se aproximar de pensamentos e do jeito de ser de Frida.

Como um romance, é uma excelente história que contribui com o entendimento da história da personagem sem precisar ser biográfico e isso facilita uma difusão sobre a pessoa Frida Kahlo para os leitores de romance. Mas como apenas baseado, deve ser lido como tal.

A história de Frida nos passa um conjunto de sentimentos, que perpassam os infortúnios em sua vida, a forma forte como ela se reerguia a cada novo episódio e como encontrou na arte de sua pintura a forma de se eternizar e livrar dos pensamentos ruins. Frida é um mulher, e como outras mulheres sofreu por ser e sentir demais, mas de forma exemplar, demonstra força, personalidade e marcou em sua arte essa força.

Também, boa parte da história foca em seu relacionamento conturbado com Diego Riviera e deixo para os leitores concluírem mais sobre ele, tendo em vista que é histórico.

Um bom livro para rápida leitura e para compreender um pouco mais dessa pesoa que hoje ocupa um lugar de destaque na sociedade.

Elaine711 02/10/2021

Quase não consegui terminar
Leitura não fluida, capítulos muito longos, msm gostando da história e biografia da Frida, o livro não me cativou

Paty 02/10/2021

Inspirador
Eu fiquei completamente apaixonada pela Frida! Eu sei que não é totalmente uma biografia, mas saber como foi a vida dela, e tudo que ela teve que superar, só aumenta minha admiração por ela. E amei ir pesquisando sobre as pinturas dela conforme iam sendo citadas no livro.

renatavisani 22/09/2021

Frida Kahlo desse livro recebeu o selo Lenu da tetralogia napolitana de achar que o complemento da vida dela é um homem. me deu vontade de ler a biografia dela pra tirar essa sensação de que era boba desse jeito, pq não é possível. Também, a autora usou todas as exclamações possíveis no mundo e temo que não tem mais para outros escritores.

Aline 21/09/2021

Artista
Frida Kahlo não foi apenas uma artista na pintura. Ela também foi uma artista da vida e do amor, intensamente!

Paulac.perin 20/09/2021

Que sejamos todas Fridas.
Sempre gostei da imagem da Frida, por ser uma mulher forte e fora do seu tempo.

O livro é um romance com personagens inspirados na história da pintora mexicana Frida Kahlo. Nele, a autora traz algumas partes da história real por meios de relatos de diários e cartas deixados por Frida.

Achei que aborta um pouco mais sobre o seu romance e o amor por Diego, mas mesmo assim acredito que representa sua determinação. Embora Frida tenha passado por grandes sofrimentos, ao longo da vida, tentou representar e transformar sua dor na pintura. Desafiou os estereótipos de gênero por ser abertamente bissexual, fumar e beber tanto quanto os homens, atos considerados ousados para sua época. Ela sempre aceitou seus traços e abraçava sua feminilidade e nacionalidade. Suas pinturas traziam experiencias de sua vida, abordando até temas vistos como tabu na época, como o parto, aborto espontâneo e a amamentação.

Gostei do livro e da experiencia que ele me proporcionou.
Durante a leitura sempre procurei a pintura no qual o livro se referia, desta forma, pude refletir e conhecer um pouco mais sobre ela e suas obras.

"Eu costumava acha que eu era a pessoa mais estranha do mundo, mas logo pensei: tem muita gente no mundo. Tem que ter alguém como eu, que se sinta bizarra e imperfeita, da mesma maneira como eu me sinto." Frida Kahlo

Ana 18/09/2021

Friday Kahlo e as cores da vida
Assisti ao filme um tempo atrás e confesso que gostei bem mais do livro. Achei que a autora se esperou bastante ao pesquisar sobre fatos da vida da artista não retratados no filme, e mostrou muitos detalhes de seu relacionamento conturbado. Também gostei especialmente como descreveu os sentimentos de Frida em relação às suas pinturas.

@mari.mdeiros 17/09/2021

Cansativo
Fiquei muito animada quando soube que esse seria o livro de janeiro da TAG. Mas a leitura foi arrastada, o foco do livro foi totalmente o relacionamento de Frida e Diego. Não recomendaria, não é ruim, porém esperava mais por causa do tema.

Elle 17/09/2021

Infelizmente esse livro perdeu totalmente a essência da Frida, a maior parte do livro foi focada no relacionamento e a arte e a personalidade forte que eram ficaram esquecidas no rolê.

Não consegui ver muitos traços da cultura mexicana talvez pelo fato de que a autora nem é latina e sim alemã mas de forma o geral o livro me deixou com muita vontade de conhecer mais sobre a história da Frida.

@larimours 16/09/2021

Frida
O livro tem a proposta de ser um romance mas enquanto eu lia, o tempo todo me veio a mente uma biografia, mesmo com as passagens envolventes que remetem ao romance, é muito bem escrito e detalhado, foi uma boa leitura.

Karin 12/09/2021

Frida Kahlo
Um romance baseado em fatos reais nos conta a difícil e criativa vida desta grande artista que muito à frente de seu tempo ousou como poucas.

jacque 10/09/2021

Desconstruiu a imagem que eu tinha sobre Frida Kahlo
Impressionante a resiliência que teve ao enfrentar os obstáculos da vida.

Porém, a narrativa desconstruiu a imagem da mulher forte e independente que eu tinha da artista, transformou-a numa mulher comum, submissa e dependente do marido, que mesmo tendo a autoestima ferida em muitos momentos, não consegue imaginar uma vida sem ele.

Enfim, preciso ler mais sobre Frida para compreender qual das Fridas é real... por enquanto, sinto-me frustrada.
Bru 10/09/2021minha estante
Passada

Gabi 06/09/2021

Acredito que o livro focou tanto no relacionamento e na obsessão de Frida pro parceiro que se afastou da genialidade de mulher que ela é.

Mary 31/08/2021

As cores contrárias as de Hayden
Caroline apresenta, usando as informações publicadas por Hayden, uma Frida mais feminina, mas independente e mais próxima da Frida que conhecemos no meio midiático.

Joice.Yuko 29/08/2021

Uma mulher à frente do seu tempo, sofreu pela perda do seu sonho de se tornar médica mas trouxe cores ao mundo.