O que encontramos nas chamas

O que encontramos nas chamas Mayra Sigwalt

Resenhas - O que encontramos nas chamas

Simone.Amaral 01/03/2021

Triste despertar
A estória retrata algumas realidades... Que é preciso, ouvir, sentir, pensar e falar a respeito!

Gabriela.Stankiewicz 05/03/2021

O Que Encontramos nas Chamas é um conto que me surpreendeu muito positivamente. Antes de ler sabia que era um conto que abordava alguns assuntos sensíveis e normalmente não gosto de consumir esses tipos de histórias. Entretanto, a escrita da Mayra é tão fluída e emocionante que foi uma experiência de leitura muito agradável apesar dos temas sensíveis.

Matheus Monteiro 10/03/2021

Sensível e perturbador
Com um misto de mistério e toques de fantasia, e porque não horror, Mayra Sigwalt cria aqui uma história marcante sobre trauma, violência e sobre o doloroso processo de cura de vítima de abuso. Com uma narrativa que salta em diferentes temporalidades de forma exemplar (a construção das passagens de um momento para o outro lembrou-me muito a montagem de "The Haunting of Hill House"), a autora narra aqui todo um processo de violência, percepção da mesma e o duro enfrentamento ao longo dos anos. Usando de metáforas, e de uma escrita incisiva, mas sensível mesmo em seus momentos mais perturbadores (e há muitos) Mayra criou uma obra marcante, que denuncia, escancara e ao mesmo tempo reflete sobre a dor de diversas mulheres no Brasil, principalmente as indígenas. Um livro doloroso e sensível.

Isadora 13/03/2021

conhecia mayra só do podcast e do youtube e já quero ler mais coisas dela. a metáfora é fantástica e a escrita impecável

Isabella Pina 09/04/2021

Pesado e muito bem escrito
Nunca tinha lido nada da Mayra, mas acompanho as redes sociais dela então eu tinha certa expectativa em gostar dessa primeira aventura do outro lado do livro, como escritora.

Ao longo das poucas páginas dessa história, somos introduzidos à narrativa em primeira pessoa de Camila, que se divide em dois momentos: um, quando era criança e vai passar um tempo na casa dos tios enquanto sua mãe tem que resolver alguns problemas familiares, e outro, bem mais velha, quando retorna à fatídica casa por um pedido da mãe.

A escrita da Mayra me surpreendeu, em poucas páginas eu já estava rendida e curiosa para saber o que tinha acontecido com a Camila e torcendo para ela ficar bem. Eu já tinha alguma noção do que se passava na história, mas mesmo assim, ler aquilo mexeu comigo em um nível que eu não esperava. Não enxergo isso como algo ruim, mas eu diria que a escrita dessa autora é uma das mais cruas (num bom sentido) na hora de transmitir situações e sentimentos complexos, ao mesmo tempo que ela consegue introduzir elementos menos literais à história. Vi alguém comentando sobre se tratar, de certa forma, de uma história de terror, e posso concordar com isso: a escrita deixa a gente apreensiva, especialmente porque se trata de algo infelizmente real, e não um monstro embaixo da cama.

Um ponto positivo que vi foi a presença da representatividade de uma maneira natural e real, tanto na própria protagonista, quanto nos personagens que a acompanham. Foi um toque de calor no meio de uma história tão difícil.

A única coisa que senti falta, mas faz sentido dentro do formato da história, é saber mais sobre o universo criado, conhecer melhor a protagonista, sua vida e as pessoas nela. Eu leria tranquilamente novas histórias (espero que mais felizes) sobre esses personagens.

Enfim, gostei de conhecer o lado escritora da Mayra e estou ansiosa para seus próximos lançamentos.

RATING: 4.5 cinzas de uma fotografia

Aline Juliany 11/04/2021

Que livro pesado, necessário e marcante.
Vai ficar em minha memória por muito tempo!

Triz 18/04/2021

Forte
É uma história com um tema difícil, que dá nó na garganta, mas a escritora sabe contar com uma escrita sensível. Os momentos da protagonista com Michele aquecem o coração no meio de uma história tão dolorosa

Lilyan 19/05/2021

Camila é como muitas mulheres pelo Mundo. Passou por momentos difíceis. O livro aborda sobre violência de uma maneira simples, pelo olhar de uma criança...marcas, pensamentos, momentos, e outros sentimentos que ficam na mente eternamente.

Lembrando que pela Lei Maria da Penha, temos 5 tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Foi meio confuso as mudanças de tempo. Mas fora isso, é uma boa leitura.

Mariottoni 01/06/2021

Importante
Esse um livro mtt difícil de ler por se tratar de assuntos tão horríveis, mas acho q a autora conseguiu abordar eles muito bem e cm essas merda q esses fdp fazem infelizmente vão deixar marcas pra vida toda. Enfim difícil de ler porém mtttt necessário

Livinha 16/06/2021

Esse livro me destruiu. Chorei quando terminei de ler e levei um bom tempo para me recompor.

Licia Maria 22/06/2021

Uma grande (e necessária) chama e muitas pequenas iscas de temas fundamentais. Que sensível Mayra ?

@D_duuh 30/08/2021

Sem palavras...
Esse é um daqueles contos que a gente começa com uma inocência tão grande e termina de boca aberta, eu não sei como descrever ele, a escrita perfeita dele e todos personagens tão humanizados, que nos trazem tantos sentimentos misturados, a raiva que sentimos pelo tio, a empatia pela Camila e todo aquele amor pela Michele (confesso que até sinto um amor aflorado ali entre as duas - pode ser paranóia minha). Você começa e termina o livro do mesmo jeito, apenas sem palavras pra tudo que acontece e pra a forma como aos poucos vamos descobrindo toda inocência que envolve a relação da Camila com tudo que está acontecendo. Eu terminei boquiaberta e as únicas palavras que queria falar era: leiam!

Noelia 08/09/2021

Uma leitura estritamente difícil. A cada página meu coração doía e tudo o que eu queria era abraçar e proteger a pequena criança.

?Como se mata um monstro que só vive na sua memória? Cuspir em seu túmulo traria de volta os pedaços que ele arrancou de mim?? Não sei responder essas perguntas mas só de pensar nas respostas meu corpo todo se destrói em dor.

Sarah 21/10/2021

Esse livro trata um assunto extremamente delicado de uma forma muito representativa, você se sente na situação, você sente o pânico que o personagem sente, você entende cada palavra como se você estivesse ali. A maneira como um personagem se encontra no outro é muita dolorosa e muito intensa, e a questão de "ir ou ficar" é muito presente.
Confesso que no começo foi um pouco confuso para entender e assimilar os fatos, mas foi uma questão de tempo até que eu pudesse realmente entender a história e o tempo em que se passa.
Assunto muito delicado e pode causar gatilhos!!
Recomendo.

oCanabrava 24/10/2021

Iniciei esse livro sem ler a sinopse, e portanto sem muita espectativa. A história me prendeu e eu fica ansioso e angustiado pelas próximas páginas.