O sol na cabeça

O sol na cabeça Geovani Martins

Resenhas -

Luizgustavo 28/07/2024

Ótimo livro.
Cada conto mais envolvente que outro. Tinha outra expectativa com esse livro, mas me surpreendeu bastante. Apenas leia e vivência uma realidade que é de muitos brasileiros. E já vou comprar o próximo livro do autor.

Maria.OthAvia 26/07/2024

Como diz o chico buarque ?fiquei chapado?
?- Vocês só falam de droga, nunca vi.
- Isso é porque o mundo tá drogado, irmão. Até parece que tu não sabe. Já te falei, vou falar de novo: uma semana sem drogas e o Rio de Janeiro para. Não tem médico, não tem motorista de ônibus, não tem advogado, não tem polícia, não tem gari, não tem nada. Vai ficar todo mundo surtando de abstinência. Cocaína, Rivotril, LSD, balinha, crack, maconha, Novalgina, não importa, mano. A droga é o combustível da cidade.?

depois desse trecho foda, não tenho palavras pra descrever o quão profundo é esse livro. Parabéns, Giovani Martins, ótima leitura!!!!

giih 24/07/2024

Contos favelados
Adorei o livro, nada cansativo e muito rapidinho de ler, o livro trás diferentes visões sobre a vida na favela através de 13 contos, todos com um desfecho inesperado em momentos críticos da história.

Livro que te faz refletir e ver a realidade de algumas comunidades do Rio de Janeiro, ótimo livro para repertório e leitura obrigatória para vestibular UFPR 2025.

jinstelar 16/07/2024

Por se tratar de contos contemporâneos, a leitura é fluida e muito interessante! Enveredar por entre estórias (ou não) que retratam situações distantes da minha vida se tornam gratificantes e necessárias para evitar a ignorância.

Albner 16/07/2024

Um bom livro de contos, alguns bons outros medíocres. Mas que expressam de forma verdadeira, a realidade dos jovens do Rio de Janeiro. Contando histórias de amor, ódio, arrependimento e até covardia.

Felps_l 11/07/2024

Não sei não
Foi retratada a realidade ?? Sim
Provoca reflexões no leitor ?? Sim
Foi bom de ler ?? Não
As histórias foram desenvolvidas o suficiente ?? Não
Os personagens são marcantes e te provocam empatia ?? A maioria não
A linguagem do cotidiano te incomodou ?? Não necessariamente
Enfim, esse livro tem um objetivo incrível, mas não consegue cumprir com ele
Luizgustavo 28/07/2024minha estante
Meu amigo é um livro de contos, o raciocínio e percepção devem ser rápidas se não, não seria um livro de contos nu é?

Maria.Batagin 09/07/2024

Contos
Uma coletânea de contos em um mesmo cenário ? a favela ?
O prazer dos banhos de mar, as brincadeiras de rua, a adrenalina da pichação, as paqueras e o barato do baseado são modulados tanto pela violência da polícia e do tráfico quanto pela discriminação racial indisfarçável no olhar da classe média amedrontada.

Priscila700 04/07/2024

Bem mais ou menos
O livro conta várias histórias de um drogado e morador do morro do Rio de Janeiro. Cada capítulo é uma história diferente.

Arthur 03/07/2024

Realidade escancarada do Rio de Janeiro
O autor expõe, por meio de contos, a dura realidade das favelas da cidade do Rio de Janeiro. Em sua escrita, o escritor cospe na face do leitor a miséria, a criminalidade, a moral esvaída, o uso descontrolado de entorpecentes e o amargor da vida daqueles que vivem em tais regiões cariocas. Não há como terminar esse livro sem ficar sensibilizado com as personagens do enredo e suas duras trajetórias envoltas por luta, tristeza e dramaticidade. Um livro necessário para reconhecer o Brasil que vivemos.

E.Garcia 30/06/2024

O livro de Giovanni Martins um dos brilhantes autores do Século 21 que tematizam a questão da negritude e da Periferia traz em cada capítulo uma história diferente que tem segundo o próprio autor relação com a história de vida dele mesmo o livro lançou o autor no mercado editorial que agora já se consolida como uma das grandes referências da literatura brasileira e Internacional

Luiza.Valpcoski 27/06/2024

4??
Gostei muito, a leitura é muito fluida e facil, e mesmo sendo histórias faz a gente realmente entrar na vida dos personagens e sentir o que eles sentem, entender a realidade deles, e principalmente, olhar para o mundo de uma perspectiva deiferente

leleituras 24/06/2024

O sol na cabeça - clube do livro #01
Eu nunca fui muito fã de livro de contos, então ler esse aqui foi algo diferente do que estou acostumada. achei interessante a linguagem cheia de gírias, achei que deu um toque mais real para as histórias.
meus contos favoritos foram primeiro dia, a viagem e mistério da vila - esses realmente fizeram valer a leitura.
no geral eu gostei, mas o fato de boa parte do livro envolver o uso de drogas me pareceu uma visão meio estereotipada da vivência na periferia.
foi muito legal ler esse livro e discutir sobre ele com as minhas amigas!!

laura solzinho 23/06/2024

Sol na cabeça
Pra mim, os melhores contos foram: o mistério da vila, a viagem e a roleta-russa.
Esses contos foram muito bons. O resto não me tocou tanto.
Achei que faltou um pouco da emoção mesmo. Quando comprei imaginei algo parecido com olhos da água - Conceição Evaristo, e sim, foi erro meu já imaginar isso. Mas, realmente foram experiências bem diferentes mesmo que os dois livros sejam contos sobre pessoas faveladas.

camila.person 17/06/2024

Presentinho da UFPR
Me apaixonei pela coletânea de contos "Olhos d'água" de Conceição Evaristo e, quando percebi que esse livro se assemelhava a essa obra, fiquei muito feliz e com altas expectativas, que foram muito bem atendidas.
Tudo é tão bem escrito e descrito, com tantos detalhes e jeitos diferentes que torna-se belo. Cada história com seu significado único e uma lição.
Embora tenha consciência que contos são, em sua maioria direto e curtos, não consigo ficar feliz com finais abertos, e aqui temos muitos.
Obrigada vestibular, por me apresentar essa obra que com certeza ficará marcada na memória.

sabmn 16/06/2024

A realidade carioca
Enquanto a mídia enaltece a beleza do rio de janeiro, a maioria da cidade mora na periferia rejeitada nessas músicas e poesias. Tom Jobim diria "Rio de Sol, de céu, de mar", mas esse livro mostra a outra perspectiva dessa cidade, o lado esquecido de morro, de drogas, de luta.

Por mais que, carioca que sou, eu saiba o mínimo sobre as regiões mencionadas no livro, nuca entrei nelas (grande privilégio que tenho), mas devo agradecer a esse livro por ter me permitido entrar.

É impressionante o quanto nos desconectamos da realidade se aquilo não faz parte do nosso cotidiano, e o quanto essas obras são necessárias para nos trazer de volta à terra.

Cada um desses contos me fez lembrar de razões pelas quais eu devo ser grata por ter tudo o que tenho, e que nós devemos olhar para o exterior e tentar ajudar as pessoas que vivem, diariamente, nos ambientes atrozes descritos nesse livro nem perto de ficcional.