Le soleil sur ma tête

Le soleil sur ma tête Geovani Martins

Resenhas -

Madu 16/01/2023

opinião
comecei o livro não dando nada para o mesmo, porém me surpreendi.
leituras assim normalmente não me prendem, mas gostei dos contos desse livro.

Eduarda 10/01/2023

os contos são de umas 7/8 páginas cada. a grande maioria envolve histórias de tráfico de drogas e a favela, e são muito bons. a leitura é fácil

sofianfm 28/12/2022

A partir da vivência do autor nos morros cariocas, os treze contos de “O sol na cabeça” trazem fatos da realidade dos jovens moradores das favelas do Rio de Janeiro de forma natural e descontraída. A relação da população com a polícia e o convívio desde cedo com as drogas e a violência são trabalhadas às vezes evidentemente e outras mais discreta, mas sempre presentes nos curtos textos que representam tanto o país marginalizado onde as histórias se passam.

Pessoalmente, o ponto de destaque do livro foi a linguagem coloquial ter sido tratada como comum ao não destacá-la do texto corrido, e não como algo errado ou estranho. As gírias e expressões usadas com naturalidade pelos vários protagonistas - muitas vezes de difícil compreensão para mim devido à falta de contato com essa realidade - traduzem uma literatura mais diversificada, levando um Brasil que normalmente é retratado de forma pejorativa para diferentes públicos leitores por um jovem autor, agora por uma perspectiva de dentro da comunidade. Apesar de trazer abordagens bastante necessárias e interessantes em textos curtos, acabei não me prendendo ao livro principalmente pelo fator da oralidade excessiva em determinados momentos.

Ca Melo 25/12/2022

Livro de contos que eu sempre quis ler!
O sol na cabeça tem contos curtos e retratam, em sua maioria, o cotidiano dos moradores das comunidades do Rio de Janeiro. Adorei a experiência de conhecer a escrita do autor nacional Giovani Martins. Meus contos favoritos foram Rolézin e Travessia, o primeiro e o último, respectivamente. Uma leitura que escancara a realidade do ser negro e pobre; os conflitos com a polícia, a relação com os ricos e o racismo estrutural. Vale muito a pena.

Artemis 15/12/2022

"Nossa dor,vício,vexame,é tudo muito distante dos outros"
Os contos de Geovani Martins são notáveis não apenas por retratar o contexto daqueles considerados problemas sociais entorpecidos e invisíveis, a narrativa nos transporta para a mente desses personagens cativantes,intrigantes e cheios de vida imersos nas mais difíceis,violentas e bonitas formas de realidade,as descrições são muito vívidas e cada conto nos deixa a impressão de ter lido um romance inteiro,sem dúvidas um livro merecedor de destaque.

cecil :) 15/12/2022

contos reais e super interessantes, retratam com maestria as favelas e os povos marginalizados do Brasil

nana 02/12/2022

Bem diferente do que eu costumo ler
Gostei da maioria dos contos, de uns mais do que de outros, como geralmente é.
Alguns que falavam muito sobre drogas, religiões e etc me deixaram meio desconfortável por não estar acostumada, mas ler é sair da zona de conforto
De qualquer forma eu recomendo, um grande choque de realidade e é necessário para vermos como é a vida fora da nossa bolha.
Parabéns ao escritor

Fernando.Araujo 21/11/2022

Uma imersão no num mundo chapado
Esse livro começou me dando um choque da realidade da literatura contemporânea brasileira. Suas palavras e colocações não eram comuns nas minhas leituras cotidianas, seu português popular me fez lembrar que a oralidade é um fator extremamente importante quando se trata de linguagens e talvez seja isso o fator que me fez brisar tanto com esse livro. Não sei até que ponto se move a ficção da autobiografia do autor, mas ele expressa uma visão do mundo ao seu redor que é bastante negligenciada pelas camadas da literatura. Esse livro trás uma crônica cotidiana da vida no morro, incluindo tudo num simples ato descritivido do que ocorre sem julgamentos ou apelos morais. Nos chocar com a realidade é muitas vezes necessário para começar a entender aquelas vivências e até mesmo pensar em modificações. Processos do tráfico, do uso de drogas, da religião, dos sentimentos comuns a todos, da polícia corrupta, das normas e estruturas de poder, tudo isso é apresentado de forma clara e dinâmica, sem muitos rodeios e na própria oralidade do povo. Sem dúvidas, meu conto favorito é O mistério da vila.

biazinhaaa 18/11/2022

esse livro me lembrou muito o cenário de cidade de Deus, pois como o filme ele retrata a visão da comunidade e seus desafios diários. Acho interessante esse livro existir para tirar da zona de conforto muitas pessoas que não estão familiarizadas com essas vivências, então acaba sendo um processo de expansão de experiências. É muito interessante o estilo de escrita do autor porque acho que ele te leva aquele cenário com muita facilidade pois ele mesmo já o esteve lá, então tem a propriedade pra tal assunto. Muitas questões sociais envoltas desse livro, acho importante ele ser lido por pessoas que não tenham acesso a esse tipo de vivência.

Neiva 01/11/2022

Foi um livro diferente de todos, principalmente porque seu primeiro conto tem uma linguagem extremamente local, com gírias, ?ele escreve como quem fala? o que aproxima o leitor com aquela realidade.

O enredo lembrou um pouco Capitães da areia, que já passou por aqui. Todos os contos são ligados pelo mesmo cenário, mas cada um tem sua peculiaridade

Ste 28/09/2022

"O que pouco se fala é que, diferente das outras favelas, o abismo que marca a fronteira entre o morro e o asfalto na Zona Sul é muito mais profundo. É foda sair do beco, dividindo com canos e mais canos o espaço da escada, atravessar as valas abertas, encarar os olhares dos ratos, desviar a cabeça dos fios de energia elétrica, ver seus amigos de infância portando armas de guerra, pra depois de quinze minutos estar de frente pra um condomínio, com plantas ornamentais enfeitando o caminho das grades, e então assistir adolescentes fazendo aulas particulares de tênis. É tudo muito próximo e muito distante. E, quando mais crescemos, maiores se tornam os muros."

Anna:) 25/09/2022

Nunca imaginei q fosse gostar tanto de livros de contos! Eu amei esse livro, a linguagem bem típica dele em alguns contos, parecia q eu estava falando com um cria, todas as gírias e expressões me encantaram! Coisa de carioca?
E sobre os contos em si, todos incríveis q descrevem fidedignamente a realidade dos morros e dos adolescentes q nele habitam.

@laisbello 23/09/2022

Gostei
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????..

Sandra.Lucia 22/09/2022

Os contos de Geovani Martins.
Comprei esse livro há 4 anos e quando li fiquei chapada. Geovani Martins sabe narrar com linguagem jovial, porém, forte, colocando o leitor apaixonado por cada conto. Sensacional! Recomendo demais.

maarcia 16/09/2022

Estou impactada com a crueza e o realismo desses contos. Sem ser muito explícito, o Geovani nos leva por algumas situações aparentemente corriqueiras naquele lugar que conta muito mais do que está escrito ali. Com alguns contos mais leves e outros mais pesados, o conjunto todo foi perfeito!