Tudo que você não soube

Tudo que você não soube Fernanda Young

Resenhas -

Ana Lara 19/10/2021

Fernanda GENIAL!
Resolvi ler esse livro depois de assistir uma pequena resenha no tiktok, feita por um moço muito simpático que tá sempre tomando vinho haha e não me arrependo da decisão.
É impossível você terminar essa leitura sem ter se identificado pelo menos com alguma parte do livro.
ThiagoMendanha 06/12/2021minha estante
Se pá a gente viu o mesmo Tiktok porque foi assim que peguei pra ler esse. haha

Lu Leandro 11/09/2022minha estante
O moço do vinho influenciando geral kkkk

Edkarl 24/10/2022

Divagando e pontuando
Esse livro foi um surpresa pra mim, é um tipo de escrita crua, com uma narrativa nem um pouco linear, confusa mesmo, mas compreensivel, e até mesmo factivel de autoidentificação. Em muitos momentos me senti "escrevendo" esse livro/carta que estava na verdade lendo, me identificar com algumas coisas não foi fácil, e descobrir que eu não gostava da narradora também não foi, principalmente por me achar hipocrita nisso. A única coisa que não gostei foi da obra flutuar muito, ora em forma de carta, ora em forma de livro, ora em forma de diário, isso não só me deixou confusa, como me pareceu um "erro" na construção, se é que eu posso achar erros em uma escrita que exprime tão bem a realidade de quem escreve pra se sentir mais leve.

Pom 30/03/2023

Esperava mais!!
Eu não sei por que eu ainda insisto em ler livros de não-ficção. Outra recomendação do Rodrigo Tio do Vinho, não vou mais confiar nas suas recomendações desse jeito hein, segunda decepção.

A sinopse me interessou bastante, se trata de uma filha escrevendo pro seu pai que está no leito de morte, contando a vida dela pra ele, os traumas, os acontecimentos que fizeram ela se tornar quem é hoje, contando tudo aquilo que ele não sabia. Eu esperava que seria um livro muito tocante pra mim por causa da minha experiência, mas foi bem entediante. Tiveram umas passagens muito emocionantes sim, mas num geral é um livro bem chato. Tem partes muito desinteressantes que você só vai lendo querendo que acabe logo, por exemplo, tem um momento que ela começa a falar de coisas que passavam no SBT e da história inteira de uma novela, tipo ???? amada, caguei pra isso, não acrescentou em nada.

Gostei de alguns trechos que ela fala do pai dela, mas fora isso é bem entediante. Esperava bem mais.

Olliver.hellen 02/04/2023

Profundo e bem massante
Bom não vou falar da sinopse do livro em sí mas, quando eu descobri o livro através do tio do vinho achei muito interessante e queria muito ler então comprei. Demorei um pouco pra ler, mas quando eu começava eu sempre parava no meio do caminho, pois me perdia sempre.

A narrativa vaga muito entre cartas, diario e as vezes como uma história. Ok da pra ver que a Fernanda foi muito bem no conceito de que a personagem principal nao é uma escritora e que devaneia muito em sua narrativa. Essa construção eu achei muito boa, mas nao muda o fato de que eu sempre me perdia as vezes e por isso era muito massante eu pegar esse livro pra ler.

É uma leitura pesada e com muitos gatilhos principalmente com abandono parental e com bastantes reflexões. Mas acho que é aquele livro que todas as pessoas deveriam ler uma vez na vida.

Lu Leandro 12/09/2022

Obrigada cara do vinho ??
É feio, doloroso, sínico, preciso? isso não é um livro, é um acontecimento!!!!

?Um dia, pai, eu poderei explicar para meus filhos, porque terei entendido qual é o segredo para sobreviver ao abandono. E que, por mais incrível que pareça, todos têm o direito de partir.?

Baterna 16/01/2023

Amargo
A abordagem do livro é justamente a personificação de uma consequência do abandono afetivo parental/familiar, e obviamente é tudo muito triste. É ler e desejar que não tivesse sido assim, nem pra autora, nem pra ninguém, mas também sentir um pouco de dor por se identificar algumas vezes com as consequências desse tipo de sofrimento.

Foi uma experiência interessante, retiro um pouco de estrelas pelo livro ser pessimista e pesado demais pra mim, na forma de se expressar da personagem ou autora, claro, o motivo do pessimismo é meio óbvio, não discordo dele, mas pessoalmente me trouxe um pouco de desconforto, um gosto amargo ao ler. É curtinho, mas não consegui ler num tempo só, talvez tenha lido no momento errado.

Recomendo revisar os gatilhos antes.

Nathi 17/03/2022

Gente, o que foi esse livro
Começa meio lerdinho, mas depois fica muito bom.
Achei que fosse focar bastante no passado da narradora, mas apesar de contar partes e deixar bem explícito muito do que aconteceu, também é bastante focado no presente, e em como todos os acontecimentos repercutiram na vida da protagonista.
Tem umas partes bem confusas, principalmente por causa da escrita (acho que era pra simular uma linha de pensamento não linear, um pouco confusa até)
E apesar de tudo o que a protagonista faz e como ela mesma diz, não ser merecedora de afeto e empatia são os exatos sentimentos que surgiram durante o livro todo (inclusive, chorei)
Enfim, muito bom, recomendo!

Bru 25/12/2023

"O maravilhoso e o horroroso, tanto em nós quanto nos outros, convivem em choque constante".
Resolvi ler por indicação de um booktoker queridíssimo, que faz os vídeos sempre tomando uma taça de vinho, e adorei! Foi meu primeiro contato com Fernanda Young, mas certamente não será o último. Achei o livro genial, marquei ele inteirinho, foi uma das experiências de leitura mais únicas desse ano. Passo para frente a recomendação.