A era dos gladiadores

A era dos gladiadores Rupert Matthews

Resenhas - A era dos gladiadores

Mika | @mikaela.gaelzer 20/09/2021

A era dos gladiadores
Um livro que me surpreendeu positivamente do início ao fim.
É basicamente um compiladão de tudo que os historiadores já descobriram sobre os costumes e barbáries da Roma antiga.
É ótimo para quem assim como eu ama história ?

Atalita.Zonzini 12/04/2023

Nem sei explicar o quanto foi difícil fazer essa leitura. Foi uma leitura arrastada mas fora isso o livro contém várias informações até que bem detalhada de fatos históricos. Pra quem gosta dessa parte de saber sobre o povo romano, o porque dos nomes das arenas e como começou e terminou a era dos gladiadores, esse livro é uma ótima oportunidade.

Claudia Cordeiro 17/11/2021

Provavelmente não vou terminar este livro, não pq não seja bom, mas pq ver a que ponto esse povo romano usou a inteligência para o mal Faz mal!.... sei que nada antigamente era bom; e que hj ainda tem mta coisa ruim, mas para mim os romanos foram o supra-sumo da maldade humana. Que sejam admirados pelos outros por sua engenharia, seu Direito etc; para mim eles não passaram de um grande lixo. A propósito, descendo de italianos ent posso falar. Quem não gostou, guarde sua opinião para si pq sinceramente não me interessa. Sem dúvida, o inferno é aqui.
Pedro 26/12/2023minha estante
Concordo que a cultura romana era perversa, mas isso não é exclusividade deles. Muitos povos praticaram atos de perversidade extrema. Os persas, os assírios, os mongóis, os chineses, os vikings e etc.
Nós devemos estudar o passado para não repetir os erros cometidos que outros cometeram.

Claudia Cordeiro 28/12/2023minha estante
Para mim, 85% da humanidade é lixo. Acha que não sei que não foram só os romanos? A pior espécie do planeta, pq não elimina os psicopatas, pq se reproduz como praga, pq é egoísta, pq são especistas. Nunca ajudo gente. Só ONGs sérias de animais.

Miguel.Sepulveda 29/12/2023minha estante
Ave Roma!

Nobuu 13/02/2022

Bem legal
Esse livro conta sobre a história dos gladiadores.. um pessoal de uma época beeem antiga.. quem gosta de História.. pode gostar

Fabian Rodrigo 11/03/2021

Este é um livro que eu chamaria de documentário. Reúne fatos históricos sobre o surgimento, o ápice e declínio das lutas entre gladiadores. Não é o tipo de leitura que eu goste, mas o autor consegue escrever de forma fluída sem tornar maçante a leitura.

Eri23 23/05/2023

Basicamente um index sobre os gladiadores do seu começo, auge até o fim. Guerreiros (sejam livres, sejam escravos) por deporto, necessidade ou qualquer outro motivo.
Ótimo livro para estudo sobre o tema e faz bem sua proposta que é nos apresentar a vida que cerca um gladiador da idade antiga.
O primeiro livro que comecei a ler com seriedade e que inicia meu hábito literário.

tati 15/08/2022

quem sabe no futuro...
Quando comecei esse livro estava bem empolgada mas acho que não era um bom momento para começá-lo já que sempre tive interesse sobre esse assunto mas a leitura não me cativou e não me prendeu! Acabou sendo muito enrolada e pulei muitos capítulos.
Quem sabe no futuro eu consiga lê-lo novamente e dessa vez por completo sem pular capítulos

Joel Premiani 10/05/2024

Livro interessante e bem escrito
Gostei da leitura e o considerei um bom livro para quem gosta de história, mas não tem tanto domínio dos períodos e fatos históricos, como é o meu caso. O livro traz um recorte da história de Roma ao abordar os jogos, os locais preparados para eles, a importância dos jogos para as carreiras políticas e para o contentamento das massas; e o livro volta e meia esbarra também em detalhes particulares de alguns dos imperadores, o que instiga bastante ao aprofundamento destas histórias. E aqui penso que o autor deixou a desejar por não citar quaisquer fontes de pesquisa, o que serviria tanto para atribuir maior peso às suas narrativas como também de auxílio para leitores que quisessem explorar melhor o que foi abordado no livro por meio de obras mais robustas ou com os detalhes que se quisesse aprofundar. Um ponto negativo também é que o autor sempre que vai narrar um fato novo ele fica retomando em todo o tempo algo já exposto, e ele faz isto exaustivamente, o que dá a impressão de estar "enchendo linguiça". Porém, no geral, é um livro bem escrito, letras confortáveis, bem diagramado, que vale a pena ser lido como uma aventura introdutória no assunto.