A Garota da Casa ao Lado

A Garota da Casa ao Lado Jack Ketchum

Resenhas - A Garota da Casa ao Lado

Gustavo Rodrigues 18/07/2022

Cruel, visceral, perturbador, chocante. Já tinha visto pessoas falando que era uma história pesada, mas não imaginava que seria tanto.

Quando soube que a história era baseada em fatos reais, o interesse que já havia aumentou um pouco. Principalmente pelo fato que eu não sabia praticamente nada da história em si, então tudo no livro seria mais surpreendente pra mim. E, de fato, foi o que aconteceu.

Jack Ketchum conseguiu retratar um cenário angustiante durante quase todo o livro. É impossível ler isso aqui sem embrulhar o estômago pelo menos uma vez. Mesmo pra quem já é acostumado a ler coisas mais pesadas, assim como eu, ainda tive dificuldade em ler certas partes.

A maldade do ser humano é algo surreal, bizarro. Esse livro mostra que a crueldade pode vir de quem tu menos espera. Seja vizinho, família, amigo? No fim das contas, ninguém conhece ninguém.

É infinitamente mais fácil ler um livro de terror sobrenatural do que ler esse livro do Jack. O fato de ser baseado em uma história real, aliado a escrita excelente do autor, além da sua capacidade de criar um ambiente extremamente desconfortável, te faz ter arrepios.

Não é um livro que indico pra todo mundo. É extremamente pesado, mas também é de altíssima qualidade. Se tu tem coragem, encara. Mas depois não diga que eu não avisei. ?
Andre.Vieira 18/07/2022minha estante
Já gostei então ??? fiquei curioso.

Juliane Raquel 18/07/2022minha estante
Meu Deus, preciso ler ??

Lorena 18/07/2022minha estante
esse livro é tudo!

Mateus Colares 19/07/2022minha estante
Essa história também deu origem ao filme "Um crime americano" com Elliot Page.

Regis 19/07/2022minha estante
A curiosidade me pegou também.

Aline MSS 21/07/2022minha estante
Tive crise de ansiedade só de ler sua resenha. ?

Núbia Cortinhas 24/07/2022minha estante
Uauuuu! Que resenha!! Já quero!!! ???

Larissa F 27/09/2022minha estante
Eu tô lendo e tô triste pra caramba, mesmo lendo várias coisas pesadas, isso aqui é surreal.

Isabelle 22/10/2022minha estante
Esse livro mexeu tanto comigo, tive crise de choro e pesadelos. Me senti tão mal, é um bom livro mas precisa ir com o psicológico preparado

DaiEberhardt 13/11/2022minha estante
Também achei muito pesado mesmo tendo uma tolerância alta para esses assuntos. Fiquei muito incomodada com o personagem que conta a história, entendo o contexto mas mesmo assim fiquei super desconfortável com a omissão dele. E sim, precisa de estômago para ler o livro sabendo que de fato ocorreu na vida real e que o autor ainda aliviou certas partes.

Stefania Matinha 07/01/2023minha estante
Ler sua resenha me incentivou a querer ler este livro, mas falando em fatos reais e a crueldade da raça humana, vc já leu "Os fornos de Hitler"? É outro livro que tem que ter estômago pra ler e um psicológico bem preparado. Chorei em várias partes do livro e passei uma noite inteira em claro, chorando sem parar.
Recomendo a leitura.
Ah, e obrigada pela resenha!

Larissa F 08/01/2023minha estante
Li Fornos do Hitler, fiquei chocada com tamanha crueldade

Gustavo Rodrigues 11/01/2023minha estante
Ainda não li esse, Stefania. Mas vou colocar na lista, obrigado

Jhow 08/05/2023minha estante
Lado a lado com Psicopata Americano no ranking de livros mais pesados e perturbadores que li na vida.

julia.brisolla 13/07/2023minha estante
cruel.

Trindade0 26/01/2024minha estante
Você leu físico?

Evaldo7 30/03/2021

Um livro fantástico, com uma história de enojar qualquer um.
DLL21: Que ganhou de presente.

Ketchum, nos apresenta nesse livro a vida de David, um adolescente com uma vida normal e com pais normais. Ele e seus vizinhos brincam diariamente, sendo na floresta, na escola, no parque, ou quando não estão brincando, ficam de bobeira tomando cerveja (cedido pela mãe dos amigos, Ruth).

No entanto a vida de David, dos amigos e da Ruth, muda com a chegada de Meg e sua irmã Susan. Após perderem os pais durante um acidente de carro, Ruth como sendo a única família viva e próxima, assume a guarda e a criação das garotas.

Até esse momento, a leitura desse livro é muito prazerosa. Como a história é narrada por David, é interessante conhecer o mundo pela percepção de um adolescente. Os seus sonhos, suas angustias, seus medos, suas paixões. No entanto conforme vamos adentrando e virando as páginas, percebemos que essa não é definitivamente uma história de amor, ou algo parecido. Vamos nos deparando com uma realidade cruel e violenta.

Sim, esse livro aborda sobre dominação, abuso tanto físico quanto psicológico e muita, mas muita violência.

Ketchum tem uma capacidade eximia de contar história. Concordo com King quando ele fala no prefácio do livro:" Sem dúvida alguma, você não consegue parar de virar as páginas. Mas estas são páginas que você temerá virar". Os eventos são narrados com tanta maestria que você fica imerso, chocado e enojado com os eventos que vão acontecendo. E volto a lembrar, os eventos são narrados por um adolescente, então a violência vem carregado com as percepções que esse personagem vai emitindo durante o tempo todo.

Ketchum levanta várias questões para se refletir nesse livro, tais como: a violência contra a mulher, violência contra a criança, discute a noção do que é educação ou violência quando se trata de educar uma criança.

No entanto o que mais se destaca para mim nesse livro, é fato de que se eu sei que alguém está sendo vítima de violência (INDEPENDENTE O TIPO E O GRAU), mas eu não participo do ato de agredir, isso me torna carrasco tão quanto aquele que bate?

É um livro que vale a pena a leitura, Ketchum se inspirou em um crime que aconteceu nos anos 60 nos EUA. Sendo assim, podemos perceber que o ser humano, as vezes, pode ser cruel, insano e decadente.

"Ser "apenas uma criança" assumiu uma nova e completa profundidade de significado, de ameaça ominosa, que talvez nós soubéssemos que estava lá o tempo todo, mas que nunca tivemos que confrontar antes. Merda, eles poderiam nos jogar em um rio se quisessem fazer isso. Nós éramos apenas crianças. Nós éramos propriedade. Pertencíamos ao nossos pais, de corpo e alma. Isso queria dizer que estávamos amaldiçoados em face a qualquer perigo de verdade do mundo adulto, o que significava impotência e humilhação e raiva."
Ayrton.Lacerda 12/06/2021minha estante
ISSO É UMA RESENHA!!!!

Renan 15/08/2021minha estante
Resenha impecável!!!

amanda 08/10/2021minha estante
Puta merda que perfeita a sua resenha

Rosangela Max 17/01/2023

Uma família doentia com vizinhos tão doentios quanto.
Gosto de thrillers psicológicos e esta história foi a que mais mexeu comigo.
Achei bem perturbador. Principalmente por envolver crianças como vítimas e como algozes.
Perto da metade do livro as cenas fortes começam e só pioram com o desenrolar da história. O final achei previsível.
Conforme ia lendo, fiquei imaginando o que leva um autor a criar um enredo tão cruel como esse, mas depois, ao ler a motivação do autor, entendi o propósito.
Achei importante levantar o ponto sobre atrocidades feitas por crianças. Só por causa da idade, a justiça deve pegar leve em relação aos crimes cometidos por elas?
Essa leitura requer um pouco de ?sangue frio, mas achei que valeu muito a pena.
Recomendo.
Alan kleber 17/01/2023minha estante
Um dos primeiros livros a levantar a questão de que existem crianças que são pervesas por natureza foi "Menina Má". E na época, lá em meados de 50, foi bem polêmico.

Lisiane 17/01/2023minha estante
Está história é baseada em fatos reais, não sei se consigo ler!!!

Re 17/01/2023minha estante
Estou lendo "Mentes perigosas" e a autora traz exatamente essa questão de maioridade penal e que crianças e adolescentes que cometem crimes realmente cruéis e que tenham traços de psicopatia não deveriam ser avaliados como outros infratores da mesma idade.

Rosangela Max 17/01/2023minha estante
É um assunto que precisa ser abordado com mais frequência. Em nosso país os menores de 18 anos são considerados como inimputáveis e os crimes cometidos por eles como ?atos infracionais?. É um absurdo!

resenhasdajulia 25/07/2022

"Foi no porão que as coisas aconteceram."
Uma resenha difícil de ser feita de um livro que foi difícil de ser lido.

Esse era um dos livros da Darkside que eu mais queria ler, e quando descobri que se baseava em um caso real, meu interesse só aumentou. O livro é narrado por David, que atualmente está com 41 anos mas que, na época dos acontecimentos, tinha 12.

Nessa história, conhecemos Ruth Chandler, que tem três filhos (muito amigos de David) e é adorada por todas as crianças, já que não é rígida como as outras mães , fala muita besteira e de vez em quando até dá cerveja para os garotos.

Após perderem os pais em um acidente de carro, as irmãs Meg e Susan vão morar com Ruth, que é a única parente das duas, e isso se torna um pesadelo.

Achando que Meg provoca os homens, Ruth começa a maltratá-la, e logo a humilhação se transforma em tortura, quando Meg se torna prisioneira no porão da casa e passa por coisas terríveis. Mas não é somente Ruth quem comete tais atrocidades, seus filhos e outras crianças da região também participavam e faziam com Meg o que bem entendiam.

No caso de David, ele não participa diretamente de nada, mas, por outro lado, ele vê tudo aquilo acontecendo, sabe que é errado, mas não conta para ninguém, pois, de certa forma, se sente fascinado com aquela violência.

Eu imaginava que seria uma história pesada, mas nem tanto. É um livro perturbador, visceral e cruel, que, até para quem tem o costume de ler sobre true crime e assuntos mais pesados, como eu, foi uma leitura difícil, pela sensação de impotência que a situação causa.

Foi um dos melhores livros que eu já li, mas não recomendo para pessoas mais sensíveis. Mas, caso tenham interesse em lê-lo, se atentem aos gatilhos.
ivy! 25/07/2022minha estante
uau!!! essa edição é lindissima

resenhasdajulia 25/07/2022minha estante
Muito!!

Danilo646 25/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Mariana 27/07/2022minha estante
Já marquei quero ler rsrs

Gessyka.Loyola 30/05/2024

O horror que aconteceu na casa ao lado!
Uma leitura terrível, muitos gatilhos e a tortura chega a ponto de ficar quase sem limites.
O nível que chega a psicopatia de uma mulher e a "inocência" de um bando de "crianças" cretinas é assustador!!
Baseado em um caso, realmente é uma história arrepiante de como a loucura, a inocência e a negligência não podem andar juntas.

Ted 19/04/2021

Me prendeu por ser pesado, apenas
Fiz a leitura devido o livro ser sempre muito bem avaliado, mas infelizmente não funcionou comigo. O livro começou e durante páginas e páginas foi tedioso porque não acontecia nada, apenas crianças sendo crianças. Após a introdução na história das irmãs que vão morar vizinhas ao protagonista alguns ?acontecimentos ? finalmente começam, e foi a partir daí que fiquei bem mais interessado na trama. A história quase que inteira se passa apenas nos maltratos e tortura sofridos pela Meg e na incapacidade do narrador de conseguir fazer algo útil para salvá-la. Confesso que fiquei muito preso pois sempre que as torturas pareciam não poder ficar piores, acabavam ficando, porém não havia nada mais além disso.
O narrador não se aprofunda em basicamente nada por toda a história e fica sempre entre contar as atrocidades que a garota sofria e os seus pensamentos a respeito do que fazer. Acho que haviam muitos outros pontos que poderiam ser explorados e a história poderia ser mais do que um detalhamento dos ocorridos brutais. O final da história não me deixou surpreso e foi apenas uma conclusão. Eu realmente esperava mais desenvolvimento.
E haja estômago para aguentar os detalhes

Bell 28/12/2020

lido
Um livro perturbador, pesado, difícil de digerir. O pior tipo de terror: o terror que existe, e que pode estar acontecendo agora mesmo, ali na casa vizinha.

A edição está primorosa, a escrita de Ketchum é fluída. O fato do livro ser em primeira pessoa trouxe um grau de conexão com os personagens, o que me agradou muito. Li rapidamente, em 2 ou 3 dias.
? Sobre a história: procurem " caso Sylvia Likens" no Google.
O livro é baseado neste caso.
É muito assustador constatar o quanto o ser humano pode ser cruel, e muito chocante quando a vítima é uma criança, e é extremamente perturbador quando crianças participam ativamente de atos de tortura, abuso e homicídio.
O livro é bem mais "leve" do que o caso real. Meg encontrou empatia e ajuda em Dave, Sylvia não encontrou em ngm, ela esteve sozinha o tempo todo, não sou capaz de dimensionar o quanto essa garota sofreu, não apenas fisicamente, mas tb emocionalmente e psicologicamente. Quanta dor!! ?
Fica a dica aos fãs do gênero, já com aviso de que o livro é muito pesado,não recomendo para público sensível e facilmente impressionavel.
Eu estou habituada a consumir este tipo de conteúdo e ainda assim fiquei incomodada, angustiada e muito chocada.
Portanto, pense antes de ler.
??
vbitazi 30/12/2020minha estante
Já conhecia o caso da Sylvia, havia visto o filme um crime americano. Esse livro me fez ficar mais impressionado porque tudo que lia nele eu pensava na Sylvia, isso foi bem intenso para mim. Como o ser humano pode ser tão cruel com o próximo.
Ótima resenha, descreveu direitinho o que foi a experiência de ler esse livro.

Bell 31/12/2020minha estante
terrível pensar em tudo q essa guria passou!! a maldade do ser humano não tem limites!

Paula.Ferraz 09/01/2021minha estante
Não consegui terminar... primeira vez que larguei um livro por achar muito pesado. Mas até onde fui, achei extremante bem escrito.

Ana Murari 24/08/2023

Traumatizante e de extrema importância
Eu não sei nem por onde começar essa resenha, meus dedos até tremem e meu estômago se embrulha. Achei que estava preparada pra essa leitura, por estar acostumada a ler coisas fortes, mas esse definitivamente foi o livro mais forte que já li na vida, que me fez querer desistir várias veze por não aguentar continuar a ler o que estava sendo descrito ali, mas eu não poderia deixar pra lá, eu não conseguiria fechar o livro e simplesmente ignorar tudo, ainda mais por ser baseado em um caso perverso (aliás, faltam palavras porque perverso é pouco) que realmente aconteceu e chocou os EUA, o pior crime de tortura da história.
A escrita do Jack é maravilhosa, é raro ter sentido o que senti com um narrador em primeira pessoa que fez com que eu me distanciasse dele a todo momento, pelo simples fato de odiá-lo a ponto de sentir repulsa.
Ele nos deixa de fora de muitas coisas e como o próprio autor diz na sua declaração, ele também precisava se distanciar do caso e fazer com que o que aconteceu de fato, ficasse apenas na nossa imaginação.
Esse é um livro arrebatador, extremamente forte, não indico para todos, somente para aqueles que acham que aguentam e mesmo assim, leia com muita cautela, pois não é nada fácil, chega a ser traumatizante. Com certeza eu jamais esquecerei desse livro e ele serve de alerta para o abuso infantil, sobre a omissão, sobre a crueldade, selvageria e barbárie. Ele nos faz questionar sobre até onde pode ir a maldade de um ser humano, sobre tudo o que você faz e não faz, gerarem grandes consequências que jamais poderão ser apagadas.
Que leitura intensa e nauseante, não conseguiria relê-lo, mas também não desistiria facilmente.

Blasfemya 08/02/2024

Atmosfera densa, escrita cruel, situações repugnantes. Jack Ketchum me rendeu bons momentos de arregalar os olhos e caminhadas do quarto até a cozinha a fim de beber água e digerir o que eu havia acabado de ler.

Cruel, porém criou a ambientação perfeita pra mim, adoro uma escrita violenta em que eu viro cada página com temor do que virá a seguir.

Baseado em um caso real, com alguns detalhes modificados e adicionados a fim da ficção, jogando na cara do leitor que a crueldade pode estar na casa ao lado, e não apenas através de uma pessoa, mas de uma vizinhança inteira.

Chega uma parte em que a gente desacredita do que pode acontecer, ?aa, as coisas não vão escalar mais do que isso?, mas acredite, elas escalam. Estamos falando do selo Macabra da editora Darkside.

Aos que forem ler, não recomendo ler o prefácio do Stephen king antes de ter terminado a história. Eu fui ler todo feliz e ele conta diversas coisas que podem entregar um pouco da experiência bizarra que você vai ter durante a leitura. Me incomodou um pouco, já que eu gostaria de ter lido sem ter conhecimento nenhum de alguns acontecimentos, mas depois que eu terminei a história eu voltei e li novamente o prefácio

Nessa edição da darkside, no final, ainda possui dois contos inéditos do autor. Além de todo o trabalho gráfico que eu achei muito bom.

Um livro que vai ficar na minha cabeça durante muito tempo.

Wikey.Abreu 09/04/2021

Impactante
Leitura densa; senti várias emoções, dentre elas: raiva, indignação, tristeza etc.

Deise 08/11/2022

Você já sentiu dor?
Antes de tudo, vi algumas notas baixas que deram para esse livro e fui ler o motivo. A maioria deram nota baixa por achar o livro pesado demais. Sério isso? Não estão preparados(as)? Não leia, simples! True crime não é parque de diversões não!

?Eu fodo. Me fode?
Não sei exatamente o que falar sobre esse livro, ainda estou tentando me recuperar, mas acho que vai ser difícil. Eu amo livros dessa temática(true crime), mas esse aqui? muito cruel, sádico, doentio, bizarro e o que é pior? Foi baseado em fatos, ou seja, quem não achou esse livro pesado provavelmente seja um psicopata. Uma menina passou por todo esse inferno! O tanto que essa menina sofreu não consigo nem descrever. Não sei porque ainda fico chocada com a maldade do ser humano. Como uma família inteira pode causar tantas coisas absurdas a crianças? Sente prazer e se acham no direito de fazer todas as atrocidades. Bando de doentes! Mesmo sendo uma história pesada eu li muito rápido. A escrita é muito boa e objetiva. Não é um livro que recomendo pra todo mundo. Não leia por curiosidade, sua sanidade está em risco. Quer ler? Leia, é maravilhoso(bem estranho falar isso de um livro que só tem desgraça kkk), mas antes de ler procure saber dos gatilhos. Gatilhos: tortura psicológica, espancamento, queimaduras, violência, estupro, cárcere privado, fome e sede, mutilações? infinitos gatilhos.

Francisco 02/09/2021

A obra-prima de Jack Ketchum: angustiante, cruel e perturbadora
Nos anos 1950, Ruth Chandler é uma mãe alcoólatra (e severamente psicopata) com três filhos: Willie, Ralph e Donny que goza de confiança da vizinhança no subúrbio de Farmdale, Nova Jersey onde mora. Ruth obtém a guarda legal de suas sobrinhas Megan e Susan Loughlin quando os pais dessas morrem e um acidente de carro onde foram as únicas sobreviventes. Logo as irmãs passam a habitar a casa dos Chandler.

Toda a narrativa é conduzida por um homem de nome David Moran no formato de memórias, que na época era vizinho da família Chandler e esporadicamente visitava a casa da família. Com o desenvolvimento da trama, David relata suas observações e sua consequente descoberta e participação de algo hediondo que ocorria no porão da família Chandler: Meg e Susan são submetidas a sessões de tortura por toda a família Chandler e algumas crianças da vizinhança.

O presente livro de Ketchum torna-se mais verossímil por ser parcialmente baseado no assassinato de Sylvia Likens em 1965, torturada por sua tutora Gertrude Baniszweski, seus filhos e crianças da vizinhança no subúrbio de Indianápolis, Indiana.

As cinco estrelas na avaliação não referem-se ao fato de ter gostado dos acontecimentos ao longo da trama propriamente ditos, mas sim à forma com a qual Ketchum desenvolve a história com tanto traquejo. Apos ter lido esse livro compreendo porque Stephen King o tem como um de seus livros favoritos: aqui encontramos a maldade, a violência e tantas outras "patologias humanas" presentes na sociedade.

Quanto à leitura, não posso afirmar que tenha sido fácil em ponto algum tendo em vista o teor do livro, mas o potencial literário de Ketchum lhe "prende" a cada parágrafo, página ou capítulo. Além disso, o prólogo escrito por King te prepara um pouco para o que vem pela frente. Assim recomendo àqueles que estejam preparados para enfrentar essa leitura.

NOTA: Ao comparar com a versão original em inglês, percebi que essa tradução da Darkside apresenta muitos problemas, tais como de concordância e tradução de nomes próprios e palavras falsa-cognatas.

MelQuezado 24/06/2022

Eu dou 5 estrelas pela escrita, e pelo excelente autor. Mas a historia em si é muito triste, me custou muito esse livro e minha fé na humanidade ( o pouco que restava) foi embora junto com esse livro.a leitura é bem pesada e tive que intercalar com turma da Monica, pra ter alguns momentos de descontração, pois em vários momentos, se não no livro quase todo, tive repulsa, e ainda mais sendo mulher. Quem for ler esse livro, realmente não vai conseguir parar de ler. Eu passei a leitura esperando que os responsáveis fossem punidos, achei pouco pra quem foi e triste por quem não foi..enfim. Só desejo muito força pra quem vai começar mesmo.