A república das milícias (eBook)

A república das milícias (eBook) Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Maria Amélia 14/12/2023

"A República das Milícias", de Bruno Paes Manso ??

"Mistura rara de reportagem de altíssima voltagem com olhar analítico e historiográfico, A república das milícias expõe de forma corajosa e pioneira uma ferida profundamente enraizada na sociedade brasileira."

Josi 11/12/2023

Leitura obrigatória
Não só para a entender a escalada nas milícias no RJ, mas ajuda a entender todo o ambiente que deixou um ser humano como Bolsonaro chegar no cargo mais alto de um país. Um delírio coletivo regado por fake news, discursos de ódio, salvadores da pátria e toda uma corja que passou 4 anos governando nosso país.

Pedro3177 14/10/2023

Bruno Paes Manso Filho age com perfeição em enganar o autor que o confunde com um sociólogo ou historiador. Em "A República das Milícias", o autor traça uma linha temporal da história do Rio de Janeiro e a sua criminalidade e o mais importante, explica a história da formação de sua população periférica e explica com perfeição o mundo em que hoje vivemos e os trâmites políticos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão. A República das Milícias é leitura obrigatória para todo aquele que não queira ser vitimado por uma antiga máxima que diz: "Povo que não conhece a sua história, tende a repeti-lá".

Jeff_Rodrigo 09/10/2023

Visceral e esclarecedor. Máfia, milícia, tráfico e polícia carniceira são mais do que figuras que se sobrepõem sobre um território com múltiplas características físicas, culturais e socioeconômicas. Representam, sobretudo, organismos que se proliferam sobre a carcaça de um Estado falido (incapaz de defender quem mora no morro, pronto para defender a propriedade privada de quem mora no asfalto). Diz muito sobre o Brasil de 2018 pra cá.
Sra. Star Wars 09/10/2023minha estante
Escreveu bonito ?

Jeff_Rodrigo 10/10/2023minha estante
Obrigado! :)

Edhumgrr 03/10/2023

A República Das Melícias é um livro importantíssimo para quem quer intender não só o submundo do crime do Rio de Janeiro, o livro mostra de forma exemplar como uma cultura de violência e "justiça com as próprias mãos" gera organização poderosíssimas como os grupos paramilitares, também demonstra como esses grupos desde seu surgimento tiveram conexões com o poder público em todas suas instâncias, tento o representante e defensor de seus métodos odiosos de dominância, chegar a presidência.o surgimento e o funcionamento das milícias e tentar compreender como a política de segurança pública do estado do Rio falhou miseravelmente, as milícias como conhecemos hoje nascem do vácuo de poder que ao poder público deixou ao não conseguir manter a segurança em um estado que cresceu de forma desorganizada e pungente. As Melícias que em sua maioria são encabeçados servidores da segurança pública, que usam de seus conhecimentos da máquina pública para criar escritórios do crime onde exercem assassinatos comprados que em grade maioria terão suas investigação arquivada. A República Das Melícias também fala de algo que jamais deve ser esquecido, a assassinato de Marilene Franco, um golpe profundo no movimento negro do Rio, um crime que até hoje não sabemos o mandante!

Anna 30/09/2023

Impressionante!
Esse livro me fez perceber uma realidade muito cruel e triste, a existência das milícias e como ela continua forte em nosso país, e como é aterrorizante pensar que o próprio Estado se torna bandido.

É uma ótima leitura pra entender mais sobre essa realidade que muitas vezes não se faz presente em nossa realidade e entender como o radicalismo em prol de "justiceiros" convence pessoas simples que concordam com um genocídio.

Eu adorei e me trouxe oportunidade de pesquisar mais sobre o assunto, inclusive recomendo ouvirem o podacast da globoplay "pistoleiros".

Dyyego 14/09/2023

A república das milícias
Bruno Paes Manso consegue sintetizar de forma brilhante toda a história do carioca que levo o Rio de Janeiro está da forma como está atualmente. Leitura obrigatória para entender só a capital fluminense, mas todo o cenário político, econômico e criminal que cominou no infeliz resultado das eleições de 2018.

Thixgu 12/09/2023

Que experiência
Saber de onde vem tanto ódio e violência no Rio de Janeiro pode ser desesperador mas também esclarecedor, apavorado com esse livro mas feliz de conhecer mais esse universo.

Iris 04/09/2023

Apesar do assunto pesado, a escrita é muito leve e fluída. Uma grande pesquisa do autor, que traz tristeza e revolta.

Matt 21/07/2023

Bacana
Um professor me emprestou esse livro e agora eu estou bastante constrangido por ter demorado tanto pra terminar de ler. O estudo em si não é ruim, pelo contrário, é muito bom. O que me prendeu muito foram as referências de época e locais, muitas informações jogadas rapidamente ao leitor, dando um curto tempo pra se pensar. Mas quando é feito, você consegue visualizar todo o quadro investigativo, relacionando tudinho ali.
Enfim, realmente é uma obra essencial para compreender a atual situação política do país. Muitas coisas acontecem debaixo dos panos e precisamos de autores assim, dispostos a reunir os fatos a fim de construir uma narrativa.

oieamare 26/06/2023

Caramba!!!
A leitura desse livro foi bem cansativo por diversos motivos, alguns inclusive presentes na narrativa.
Eu senti que enquanto eu lia parecia ser tudo sobre um universo distante, mas na verdade é de um estado tão perto do meu. Bruno não poupou detalhes ao mostrar a bruta e dura realidade do Rio. Foi difícil ler sobre a negligência do estado em relação a toda uma região dominada pelo tráfico.

É uma leitura que recomendo. Me permitiu entender um pouco mais da história do meu próprio país, além de enxergar a Nova República com outros olhos.
Nem tudo aconteceu como eles queriam e muitas outras coisas deram errado.
Valeu o tempo. Recomendo!

luanivea 19/06/2023

A primeira metade desse livro foi muuuito boa. Me ajudou a ter uma percepção muito mais profunda sobre as milícias e todas as conexões com os crimes.
Gostei bastante do desfecho do livro, apesar de sentir que a segunda metade ficou mais lenta e o autor deu muita volta em torno de alguns assuntos.
Super recomendo pra entender mais sobre o crime no Rio de Janeiro e sobre como as milícias atuam.

Alice 14/05/2023

Muito bom mas confesso que fiquei um pouco cansada da leitura e enrolei muito pra acabar, não me prendeu tanto

Caique28 27/04/2023

Necessário
Forte, visceral e extremamente necessário. Apesar de imerso na narrativa me vi forçado a demorar pra acabar. Valeu a pena a maturação.

Marcianeysa 07/04/2023

" A violência, quando aclamada como solução, alerta para a fragilidade do pacto, abrindo espaço para ruptura e guerra fraticida"

Livro excelente, que, didaticamente, expõe a degradação do Rio de Janeiro, dominado pela violência e como essa violência levou ao poder Bolsonaro e seus asseclas.
Edson 07/04/2023minha estante
Apesar do caos que trouxe para o país, é triste perceber o quanto isso transformou pessoas em animais! Dá medo falar sobre política hoje em dia em qualquer canto do Brasil. O que o ser humano tem de pior dentro de si, bastou aparecer alguém que representasse isso pra que a imundície saísse dos esgotos e andasse pelas ruas como se fosse gente normal.
Amei sua resenha!