Nada Ortodoxa

Deborah Feldman

Resenhas - Nada Ortodoxa

Isa 11/04/2021

Bom complemento pra série
Fiquei sabendo do livro pela série da Netflix e me surpreendi quando vi que não tinha nada a ver kkkkkk
Mas eu ainda assim gostei bastante, tem muitos elementos culturais que eu não fazia ideia, alguns até que me deixaram chocada. Eu sentia a angústia da autora pelos costumes que prendiam ela e também vibrava quando ela conseguia pouco a pouco ir alcançando conquistas maiores.
Fiz uma resenha completa no Instagram @euphorialiteraria

Ju Rebellato 04/05/2021

Eu queria não ter assistido à série antes de ler o livro, acredito que teria apreciado mais a história narrada.

Tanto a série quanto o livro são obras fantásticas, que tocam no fundo da nossa alma e nos fazem refletir sobre todas as culturas que existem no mundo e que nós nunca iremos conhecer ao fundo. Porém, são obras totalmente diferentes.

Aconselho você que vai ler o livro e já assistiu à série, que faça isso de cabeça aberta, sem esperar pelas cenas do audiovisual. Assim você irá conseguir entender muito mais a história da autora.

No mais, a obra é muito sensível e nos mostra uma cultura completamente diferente da nossa (ainda bem).

Penélope 08/05/2021

Diferente do que eu imaginava
Li e vi a série simultaneamente. Gostei muito da primeira parte do livro onde a autora conta como foi sua infância. A segunda parte achei menos interessante. Não por causa da história, mas por causa da forma como a autora narrava. Mas é um livro muito bom. Gostei e recomendo.

Gabrielle.Ferreira 07/06/2021

Bem paeado
Eu não gosto muito de Bibliografia, mas por ter se tornada um série da Netflix e por estar escrevendo um livro achei que iria ser legal ler ele.
O livro tem uma história muito interessante e uma mensagem bem bonita sobre ser o que quiser ser, mas possui poucas reviravoltas e por isso não me agradou tanto

Lae 12/09/2022

Mais do que um livro sobre religião
Nada ortodoxa com certeza é um livro acerca da liberdade.
Nele você descobre coisas novas junto com a personagem principal, que no caso é a escritora do livro, e aos poucos acompanha seu processo de ruptura entre aquilo que lhe foi ensinado e o novo mundo que está bem aos seus olhos.
Esse livro não fala sobre a rígida religião que lhe é imposta, mas sim sobre a religiosidade e a doutrina criada por homens como forma de alcançar um ideal espiritual que só é visto aos seus olhos.
Esse livro me fez refletir, e perceber que uma religião cercada de fanatismo mais te afasta de Deus do que te aproxima das vontades dele, e que não tem nada melhor do que a liberdade do descobrir.

Maní 05/12/2021

Uma das melhores leituras do ano
Expande os horizontes da nossa bolha de alienação. Quão pouco conhecemos acerca da cultura, da religião, do sofrimento e dos motivos que fazem uma pessoa ser e agir da forma que é e age. Afastado de maniqueísmo, esse livro fala da trajetória de uma mulher descobrindo quem é e os lugares que quer e pode ocupar no mundo, a despeito do cerceamento que vê em sua religião, da não-concordância com o patriarcalismo de suas tradições.
Usei tantos post its que mal consigo manusear as páginas. Uma leitura incrível!
Como ponto negativo, apesar de ser complicado dar pontos negativos em livros autobiográficos, é que o desfecho não foi um crescente, não tão elaborado como o da série. Compreende-se, é claro, que a série é inspirada não apenas no livro, mas em várias histórias de mulheres que vivenciaram conflitos similares.
Recomendaria a qualquer um. Uma das melhores leituras do ano!

gabslazaro 26/07/2022

Me interessei pelo livro por conta da série e acabei me surpreendo com a riqueza de detalhes do livro. A história e a determinação de Deborah para mudar a sua vida é muito interessante e vale super a pena!

Ceci 11/01/2022

Transparente
Livro extremamente sincero, ao final você consegue entender melhor o motivo de se sentir tão conectado com a autora logo nas primeiras páginas.
Repleto de questionamentos que nos fazem refletir. Recomendadíssimo ??

Tay 30/01/2022

É preciso coragem
Para romper com todas as ideias e crenças que são impostas como verdade e se descobrir e se impor como indivíduo

Alice 31/01/2022

Nunca li nada igual
Foi como ler a minha própria vida, nunca me identifiquei tanto com alguém como me identifiquei com Deborah Feldman

Brisa 07/03/2022

Eu e a Deborah temos em comum o fato de desde cedo começarmos a questionar o mundo ao nosso redor e o que nos foi imposto. A diferença, é que ela foi criada num cenário religioso muito mais intenso, rígido e extremista.
Alguns grupos religiosos são muito fechados, resolvendo os próprios assuntos internamente e os relatos autobiográficos da autora mostram essa realidade nua e escancarada.

vitória 19/03/2022

A felicidade gosta de brincar de esconde-esconde
? A felicidade gosta de brincar de esconde-esconde quando você está atrás dela.?
Nada ortodoxa é um livro maravilhoso, que conta uma história de vida. Um livro com adaptação para um mini-série igualmente perfeita.
Eu assistir primeiro a série e depois li o livro. Fiquei sem palavras.
A História de vida da autora é difícil, com forte influência da religião Deborah é restrita a várias coisas desde cedo, porém isso não a permitiu cair e aceitar sem pensar, ao contrário, deu a ela curiosidade.
Não consigo descrever esse livro em palavra, eu somente sei que foi uns dos melhores livros que eu li.

Keila 22/03/2022

Fé e coragem
Este era um daqueles livros que estava há tempos baixado em meu Kindle e não sei por qual motivo, posterguei e muito essa leitura, mas de repente, sem pesquisar muito a respeito e ler críticas, iniciei. E uau, que viagem!
Déborah vive em uma comunidade judaica hassidica (ultraortodoxa) em Williamsburg, NY. É uma garota criada pelos avós, pois o casamento arranjado de seus pais não deu certo. Sua mãe veio da Inglaterra com uma ideia de marido e casamento, mas acabou por abandonar o barco quando não conseguiu lidar com os problemas psiquiátricos dele.
Ela se sente diferente, não amada, não participante da cultura pois mesmo sem revelar nada a ninguém, não concorda com todos dos dogmas impostos. É curiosa, leitora de tudo que pode abrir seus olhos sobre o mundo, mesmo que escondido de sua família fervorosa.
Não podendo ser diferente, seu casamento é arranjado e apesar de curtir a ideia de sair da casa da família, os dias de esposa não são como imaginava e a convivência com o marido e sua família a levam a querer se distanciar ainda mais da cultura em que se viu inserida.
Depois de mãe, continua a buscar por liberdade e uma forma de expressar suas opiniões, que até então são tão restritas pela religião. Ela passa a ir atrás de seus sonhos, a estudar, a sonhar, e a querer conquistar, mesmo que isso custe ?o castigo?, o abandono da família e a possibilidade de perder seu filho.
História comovente e verídica, que mostra a força da mulher e das possibilidades de vida quando se encontra a liberdade.

Letícia Serrão 14/04/2022

Sem palavras pra esse livro.
Denso e informativo.
Foi chocante saber um pouco mais sobre essa religião e os impactos que ela causa na vida das pessoas que a seguem.
Por diversas vezes durante a leitura fiquei com o estômago embrulhado e aflita por saber que muitas mulheres ainda passam pelo mesmo que a Deborah passou.

Cananda 27/04/2022

Necessário
Um livro que carrega muitas informações religiosas dentro dele que você vai ser chocar. É importante lembrar que essa é uma história pessoal e que não quer dizer que toda a comunidade Judia é assim, vale a pena pesquisar, e se aprofundar mais. Gostei muito e aprendi demais, acredito q meu maior aprendizado foi, como mulheres são silenciadas com ou sem religião, e como tem religiões como essa contada no livro que levam ao extremo e que a mulher tem que passar por humilhações absurdas todos os dias. Vale a pena a leitura, é um aprendizado enorme.

Muito leve o livro, fluido, não é nada arrastado d tudo muito bem contado de uma forma clara para nós leigos que não entendemos. Recomendo sem dúvidas nenhuma e admiro a coragem da escritora por se permitir contar sua história ao mundo.
Bruna.Portoghese 27/04/2022minha estante
Eu amei a série, preciso ler o livro!