Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

Gabi 06/04/2020

Deu sono!
Não é ironia, esse livro, por muitas vezes, me deu sono.

Sabe aquela história que você lê, lê, lê e não acaba nunca? Então, foi essa sensação ao ler Os Sonhadores.

Em muitos momentos achei repetitivo, capítulos curtos porém desnecessários tornando a escrita enrolada demais!

Sobre o nosso momento atual: duvido que tenha sido uma coincidência a TAG te-lô enviado agora. Existem semelhanças e a sensação de "premonição" existe (e, deixando claro, o livro foi publicado agora, mas foi escrito, segundo a autora, durante anos).

Por curiosidade talvez te valha a leitura, mas é um livro que eu não indico principalmente pq a decepção foi grande.
V_______ 06/04/2020minha estante
Então o título cumpriu bem o papel ?

Gabi 06/04/2020minha estante
Vini, rindo pra não chorar ?

Vera 12/04/2020minha estante
Eu até achei o enredo e o desenvolvimento interessantes *mais rápidos do que no A dança da morte do Stephen King que parece ter inspirado esse livro, mas ele deixou um plot hole tão gigantesco esquecido que minha reação final foi decepção.

Fernanda.Midori 16/04/2020minha estante
Achei o livro péssimo, decepção enorme. Só terminei por teimosia. Não recomendo.

Pati 17/04/2020minha estante
Também nao gostei muito, achei arrastado e repetitivo!

Lana 20/04/2020minha estante
Adorei a narrativa

Lucas Lyra 20/04/2020minha estante
achei arrastado também.

Bela 21/04/2020minha estante
Eu gostei do livro, a narrativa me prendeu, fiquei doida pra saber mais sobre o vírus, mas muitas dúvidas ficaram abertas, e o final poderia ter sido muito melhor.

Adriana.Minami 29/04/2020minha estante
Esse livro da tag me decepcionou...

Nati Jaconianni 02/05/2020minha estante
Nossa... o livro é chato.. leitura arrastada demais, nada acontece, nada é explicado...

Isabela1708 12/05/2020minha estante
Engraçado que muuuitas vezes eu também senti sono, mas o curioso é que não foi por falta de interesse, ao contrário. Eu estava super envolvida e em alguns momentos pensava "não é possível! Colocaram alguma coisa nesse livro que penetra pela pele para gerar efeito calmante" kkkkk Mas eu gostei, no geral, apesar da raiva com o desfecho!!! Sensação de vazio enorme.

Camila 22/05/2020minha estante
Nossa eu amei a narrativa desse livro, tão rico em detalhes através dos olhos de tantos narradores e de um invisível que conta as coisas que ninguém vê

Camila 22/05/2020minha estante
Eu não senti sonoooo, li ele todo num dia ?

Isabela1708 23/05/2020minha estante
CAMILAAAA ? Você leu em um dia? Que delícia isso!! Eu tive uma empolgação tão grande quando comecei que pensei que faria o mesmo, mas o tempo não me permitiu, o que também não deixou de ser bom ?

Veronica.Reade 24/05/2020minha estante
também não gostei muito do livro... muito arrastado e só terminei por teimosia também

Leticia.Gargione 31/05/2020minha estante
Eu me senti exatamente como você! Fiquei meio... Sei lá!

Beamrtmn 01/06/2020minha estante
Oi Gabi se quiser me vender avisa ok ???

Sarah 11/06/2020minha estante
Concordo. Não entendi porque a autora enrolou tanto e tanto desenvolvendo a história pra do nada correr com o final

Nathy215 31/07/2020minha estante
Qual foi a decepção?
Não entendi a expectativa criada, se a sinopse e até o projeto gráfico condizem com a história.

Sarah 05/08/2020minha estante
A decepção eu acredito que advêm de se esperar que o livro seja bom e no fim ele não é apenas razoável. No meu caso, achei que a autora desenvolveu muito bem a historia até quase o final. A sensação que tive de pouco após a metade até o final é que do nada ela começou a correr com a historia. Dando fins muito rápidos aos personagens. Tanto fez que em determinado momento eu tive que voltar umas duas páginas e ler de novo, pra vê se de fato ela tinha dado fim a historia de todos eles. Achei um final preguiçoso. Foi isso...

Nathy215 05/08/2020minha estante
Ah sim! Pra mim foi coerente, porque eu consegui assimilar com o momento que estamos vivendo, no começo era tudo aos poucos e agora o número de mortos nem é relevante, muitas pessoas até fingem que tá tudo normal kkkk mas aí é bem pessoal mesmo.

Sarah 05/08/2020minha estante
Sim, esse ponto concordo com você. Achei coerente. O que me incomodou é a correria do fim da historia. Estamos no auge da pandemia, aí amanhã tem um incendio e depois disso fim de historia num modo the flash sem sentido... A gente acompanhou o jeito como as pessoas são, o que elas construiram, e aí do nada todas essas pessoas perdem importância e a autora volta a falar de um bebê que na real não tinha muita relevância na historia. Ela se voltou pra única personagem que não foi construída completamente. Uma personagem que não conhecemos a personalidade, que não nos apegamos. Entende o ponto de vista? Ok. É um livro que é um gatilho pra o que estamos vivendo. Mas é um livro fraco no meu ponto de vista. Quer um bom livro sobre esse momento, pra vc ficar perturbada da cabeça? Leia "Ensaio sobre a cegueira" , esse sim muito foda. Mesmo que no final nada seja explicado.

Nathy215 06/08/2020minha estante
Sim! Conheço o livro e na revistinha cita também.
Mas sobre o bebê, foi um dilema ético, o Matthew deixa a Mei morrer, pra salvar a bebê. Nós não ficamos próximos de nenhum personagem na real, é como vemos na TV hoje, 97 mil mortos, ok, mas a gente não conhece, se fosse 1 parente, já seria diferente.

Lea.0 05/01/2024

?Esse coração: ele vai bater, e um dia vai parar de bater.?
Talvez eu esteja fazendo a resenha cedo demais porque até agora nem consigo descrever o que estou sentindo.
Os Sonhadores é um livro que vai te fazer refletir sobre muitas coisas, e que certamente nos faz reviver todo o cenário pandêmico em que o mundo entrou em 2020. Isso talvez seja o mais sufocante.
Conhecemos não só a história da protagonista, como também das irmãs, dos recém pais, do professor de biologia, da Catherine, entre outros..
Todos eles tiveram uma perda ou um ganho diferente, todos elas lutaram de um jeito único para sobreviver ou garantir a sobrevivência de outros. É incrível refletirmos sobre como cada história é única e como todas elas no final, de alguma forma, tiveram seu final único também.

Houve algo que me desestabilizou completamente em meio ao livro, não vou citar porque é definitivamente o maior plot da história (que não achei nem um pouco necessário), e em específico achei ?bom? porque nos traz a realidade que muitos de nós não sentimos, mas que grande parte sentiu: A perda. A perda de alguém principalmente por um vírus, o que eu julgo terrivelmente triste.

Achei a escrita da autora muito autentica, gostei bastante da escolha dela para detalhes. Ela não nomeia cada tipo de madeira que existe em uma casa, mas detalhes humanos, no geral..

Ecoandooo 17/04/2021

Quero uma série ou um filme sobre este livro! ??
Quantas vezes paramos para refletir sobre o que desejamos, o que temos medo, o que nos faz falta, como tomamos as nossas decisões?!
Quase nunca fazemos isso! RS
Ao terminar a leitura fiquei me indagando se eu agiria como os personagens, cada um com suas decisões antes e depois da epidemia. Porque desejamos tanto coisas que, aparentemente, não é necessário, mas que nos completa tanto?
Como a falta de algo, alguém, uma lembrança, vivência...pode nos causar um vazio profundo, por mais banal que pareça aquilo.
A mente é um labirinto gigantesco que precisa de muito estudo, o ser humano é um emaranhado de fraquezas, forças, medos, escolhas, emoções que vão além do que podemos imaginar, mas podemos sentir pelo simples exercício da empatia.
Como agimos em situações extremas é o que nos torna seres singulares, é o que nos personaliza, nos faz crescer, é o que nos evoluí seres futuros, mas não nos deixa esquecer o passado!

Nicoly Mafra 26/06/2020

Sobre "Os Sonhadores"!
Santa Lora é uma cidade pacata no Sul da Califórnia onde a maioria dos moradores são professores, alunos ou funcionários da universidade local; porém, quando uma caloura cai em um sono profundo e acaba indo à óbito, o nome desta cidade estampa a capa dos jornais pelo país inteiro.

Acontece que a caloura foi a primeira vítima de uma doença silenciosa e misteriosa; aos poucos outros universitários adormecem em um sono que parece eterno, e assim, a cidade acaba entrando em pânico e em uma quarentena sem previsão para acabar.

Os doentes são muitos e os médicos não sabem explicar o que está acontecendo e como tratar os doentes e evitar que mais pessoas sejam contaminadas, e assim, a cada dia o número de "sonhadores" aumenta. O grande mistério é que as pessoas que estão dormindo apresentam atividade cerebrais altíssimas, em níveis incomuns. Estariam eles sonhando? O que os prende nesse sono tão pesado e longo?

_

Em "Os Sonhadores" vamos acompanhar o desenrolar desta doença, ver como o ser humano reage nesses momentos difíceis, e ficamos presos nesta teia de mistérios e possibilidades. Acompanhar essa cidade entrando em quarentena, o pânico dos moradores, é algo que conseguimos entender bem, e a leitura se torna ainda mais impactante devido ao momento que estamos passando - algo como "das páginas para a realidade".

A narrativa deste livro também é um ponto interessante, pois acompanhamos estes personagens de um formato mais panorâmico, não há muita profundidade em cada um dos personagens - o que em alguns momentos pode ser algo negativo. Contudo, mesmo com esse "distanciamento", conseguimos enxergar um pouco da personalidade de cada um, o paranóico, o altruísta, os inocentes e os incrédulos - outro ponto que coincide com o que estamos vivendo.

Uma leitura muito interessante e envolvente, perfeita para o momento que estamos vivendo, com uma escrita cativante e uma atmosfera densa e misteriosa.

site: www.instagram.com/nickmafra

Lorefidyk 17/04/2020

Um livro que poderia ter sido incrível, mas é só bom!
"...Uma aluna do primeiro ano chega sonolenta em seu quarto, ela se deita, dorme e não acorda mais. Quando uma segunda, depois uma terceira pegam no sono, os alunos e professores entram em desespero! Os casos se multiplicam e o pânico alastra-se pela cidade.
Constata-se uma doença contagiosa e uma #quarentena é decretada.
As vítimas internadas apresentam níveis incomuns de atividade cerebral. Será que estão sonhando?!

Os Sonhadores é um livro para quem adora cenários distópicos. O livro é muito bem escrito, de linguagem clara e detalhista. Em muitos momentos me via fazendo um paralelo do que estamos vivendo com a pandemia do #coronavírus e o vírus descrito no livro. Entretanto, o processo de leitura começou bem lento e até "sonolento", mas após metade do livro, eu me envolvi completamente com a leitura e não consegui parar até terminá-la.
E o final?
Aceitável, mas, infelizmente, devo dizer que esperava mais!

Soliguetti 03/05/2020

Sem profundidade
Vi algumas pessoas dizerem que se trata de um livro muito descritivo. Apesar de não achá-lo tão descritivo assim, esse não é o problema da narrativa da autora, Karen Thompson Walker. Trata-se de uma narrativa crua, mas sem a elegância de outros escritores de mesmo estilo, como José Saramago - no qual a autora se inspirou para escrever "Os Sonhadores". O livro traz diversos protagonistas, o que de certa forma é correto quando o objetivo é focar na doença que assola Santa Lora e suas consequências para a cidade como o todo. O problema aí é que a escritora não consegue fazer com que o leitor crie empatia com nenhum dos personagens, já que não nos aprofundamos nos sentimentos de nenhum deles. Tal qual a exploração da psique dos personagens, o livro acaba se tornando tão raso quanto o lago de Santa Lora durante a seca.
stelasxs 03/05/2020minha estante
Nossa, eu achei esse livro muuuuuuito chato

Milena 20/06/2021

Tag
Outro livro da Tag que eu nem imaginava receber. A leitura é fácil e fluida mas uma história estranha.achei sem pé, nem cabeça. Talvez eu não tenha entendido o foco dela, mas não leria novamente..
Mari 20/06/2021minha estante
Esse livro é exatamente isso. Sem pé nem cabeça kkkk

Elidia 12/05/2020

Inquietantes incertezas cotidianas
Isso mesmo, um livro no clube de assinaturas, sobre uma vírus afetando uma cidade, algumas pessoas encarariam como uma má escolha, eu encarei com empolgação, ler sobre retratos da pandemia na imaginação dos autores, não me decepcionou, acho que foi o melhor momento para ler “Os sonhadores”. Há muitos anos e li o primeiro livro da autora “A idade dos milagres” e tinha adorado a experiência.

Numa pequena cidade dos Estados Unidos, somos imergidos em capítulos que intercalam muitos personagens que estão ligados de alguma forma a infecção viral que causa sono profundo, sonhos e até morte. O foco começa em um dormitório universitário, você pode ir dormir e nunca mais acordar, os médicos e cientistas procuram achar respostas, mas enquanto isso nem se sabe ao certo como ele pode ser contagioso, alguns momentos parecem realmente um presságio de tudo que estamos passando, desse cotidiano instável.
É interessante ver as diferentes reações dos personagens e perspectivas a uma possível Pandemia, cada um entende a sua dor e prioridades,

Entendo que para o leitor avaliando o presente, esse livro pode ser considerado um livro mediano, que poderia se tornar um grande livro, mas isso não faz para mim sua leitura fluida perder a graça. Em alguns momentos, como leitora, o que me deixou desconfortável foi as responsabilidades diferentes que a autora narrou alguns personagens – alguns com mais carinho de retratar seu lado e outros nem tanto.

Foi interessante a sensação de não diferenciar os sonhos da lucidez em muitos momentos, alguns com advinhações, a autora dá um toque distópico a trama, e um final mais interpessoal do que eu gostaria ao nosso cotidiano.

“Um sentimento inquietante: descobrir que os adultos não estão mais preparados do que os jovens”

Se você está muito sensibilizado por tudo que esta passando, talvez esse livro precise esperar mais um pouco na sua estante para ser lido, mas vale sim a leitura, e as reflexões.

site: @1paginapordia

Felipe 19/04/2020

Os Sonhadores
Um livro confuso e muitas vezes superficial! Acho que essa seria a minha definição sobre esse livro. Ao ler a revista, eu já não senti a empolgação para iniciar a leitura, ou seja, fiquei na expectativa de me surpreender e ela não veio. Não chega a ser um livro péssimo, mas falta alguma coisa, os personagens não são bem desenvolvidos e eles são muitos e não há um link entre as histórias. Ficou parecendo que tinham vários livros dentro desse livro, mas não ficou legal. O pano de funo é muito chamativo. Imaginem uma vírus que faz as pessoas adormecerem e ninguém sabe como se dá a contaminação ou quando ou como começa e quem está susceptível a ter a doença. Mas a autora não desenvolveu esse cenário e ficamos no achismo de tudo e o final foi sem explicação para várias coisas.
Li algumas resenhas que falavam que a premissa do livro era mostrar a falta de empatia das pessoas em um momento de dificuldades, mas até essa mensagem ficou superficial.
Talvez por estarmos vivendo uma situação parecida devido ao isolamento provocado pela covid-19, procuramos respostas no livro e não as encontramos. Talvez se tivéssemos lido esse livro em um outro momento, teríamos encontrado algo que não conseguimos ver nesse momento. Não sei, mas foram as minhas percepções com relação a essa leitura.

Jader 16/04/2020

Quando comecei a leitura me senti muito impactado pela semelhança com o que estamos vivendo, sobre os medos e as incertezas de uma pandemia, a quarentena e assim por diante. A premissa é ótima, mas sinto que em determinado momento a leitura perde o fôlego. Talvez se aprofundassem mais em alguns personagens, teria sido ainda melhor.

Onça 14/05/2020

Pandemia
Que estranho ler e viver tudo isso ao mesmo tempo. Confesso que pode te deixar um pouco imerso demais na pandemia, mas super atual, leitura rápida, dinâmica, mas não é meu favorito no tema.
Carol 14/05/2020minha estante
Já me interessei...

Onça 14/05/2020minha estante
Carol, se nunca leu nada sobre pandemias/epidemias, é um excelente começo antes de partir para outros mais densos (tipo Ensaio sobre a Cegueira).

Carol 14/05/2020minha estante
Nunca li nada a respeito antes, o interesse agora é muito pelo momento em que estamos vivendo

Paula 05/09/2022

Pandemia!
Essa autora escreve distopias e foi isso que ela pensou estar escrevendo antes do COVID! Mal sabia ela.... Além de tratar de uma pandemia ela ainda é ambientada nos EUA, um país com mais gente descompensada por metro quadrado. Depois do que a gente passou, este livro causa muita angústia e, ao mesmo tempo, a gente vai se identificando com a situação. Escrita bem fluída.
Andresa 10/09/2022minha estante
O país com gente mais descompensada por metro quadrado kkkkkkkk

Mari 10/06/2020

"É assim que a doença se alastra melhor: percorrendo os mesmos canais que o carinho, a amizade e o amor."
Te parece familiar? O romance Os Sonhadores, escrito por Karen Thompson Walker, retrata uma misteriosa doença que se alastra por Santa Lora, cidade na Califórnia (EUA). A doença se espalha da mesma forma que um vírus que conhecemos bem atualmente, pelo ar e pelo contato, o que torna a trama ainda mais próxima de qualquer leitor que viva no planeta Terra no ano de 2020.
O vírus faz com que as vítimas durmam por muito tempo, sendo que a maioria não acorda deste sono. A atividade cerebral, ao contrário do que imaginavam, é aumentada, o que deixa a todos intrigados.
Ainda que seja uma leitura tensa, e mais ainda no momento que vivemos, o livro nos permite uma percepção bem específica sobre o percurso e o crescimento da doença na cidade, as vítimas que são atingidas, as relações interpessoais, os dilemas que cada um viveu durante a propagação do vírus e outros aspectos interessantes. Mais interessante é relacionar com as semelhanças atuais, e ai me pergunto: será que esse livro teria o mesmo impacto se lido em um mundo onde não houve pandemia?
Este livro foi o da caixinha da TAG Inéditos de Abril, e acompanhou um mimo super fofo: xícaras para café com frases super legais!
E ai? Se interessou por Os Sonhadores? É assinante da TAG e já leu? Deixa suas perspectivas e impressões aqui! Vou adorar saber!

site: https://www.instagram.com/aquele.dolivro/
Carolina165 11/06/2020minha estante
Me interessei por esse livro assim que vi, e acho que o não aprofundamento em nenhum personagem não é ruim, acho até legal nesse contexto; já que o protagonista na história é a cidade e a própria doença; então acho legal ter essa visão ampla de como as pessoas são afetadas. O que me desanimou um pouco, lendo as resenhas, é que eu queria maior ênfase na parte dos sonhos, pois adoro esse tema, e o título é "Os sonhadores" o que dá a impressão de que os sonhos seriam explorados na história; mas pelas resenhas que tenho lido, acho que isso é deixado de lado. Mas ainda assim gostaria de ler. Não sei se alguma editora vai lançar. No skoob, consta como editora Alfaguara tbm, então pode ser que seja lançado; aí quero ler e tirar minhas conclusões ?

Mari 11/06/2020minha estante
Oi Caah! Exatamente! O protagonismo não está em nenhum personagem, mas pra mim o livro não perdeu a qualidade por isso. Realmente, é frustrante não desenvolver o enredo explorando os sonhos, visto que é o nome do livro. Mas acredito que você goste sim! A maior crítica que vi foi em relação a esse ponto do sonho e dos personagens, porém, ainda assim, achei o livro único e interessante.

Bruna 16/05/2020

Se tem uma coisa que me deixa agoniada é ler sobre como um vírus se espalhou e nesse livro tem breves relatos sobre isso.
Adorei a forma como tem vários ?protagonistas? e a forma como tudo foi retratado.

@psicassioperes 24/06/2020

Reflexivo e original
O timing de lançamento desse livro foi sensacional. Comparar a vivência de um vírus em que as pessoas não acreditam, andam sem máscara, menosprezam os danos. Surreal.

Diante disso achei a premissa do vírus que faz dormir extremamente interessante e curti a condução da temática e o mistério ao tesor dos sonhos. Fiquei com um gostinho de quero mais em relação a isso, talvez mais provocações e aprofundamento.

Sobre os personagens, também elogio que a narrativa de todos eles é atrativa, apesar de que do meio pro final parece um pouco arrastada. Mas é um livro que merece atenção.