O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Julia_ferrari 28/01/2024

Mais um livro de Assis
Um escritor que apresenta uma visão muito bem posicionada e críticas contundentes, o livro pode ser cansativo por sua linguagem inusual.

Sabriss 28/01/2024

"Mas as tempestades só aterram os fracos;os fortes enrijam-se contra elas e fitam o trovão." Pg 126.

Iago 28/01/2024

Louca diversão.
Machadão é sempre um prazer ser revisitado. Nessa obra temos muitas camadas, críticas sociais e a cortante ironia que marcam o autor. É um bom ponto de partida para novos leitores e pode ser lido de uma vez, tranquilamente. No mais, somos todos birutas mesmo, abracem sua loucura.

ari2gui 28/01/2024

O alienista
Um conto curtíssimo e maravilhoso!

Não é a toa que o Machado de Assis é tao aclamado, a escrita e a ideia apresentada no livro me deixaram apaixonada e curiosa para procurar outras obras dele. Gostei demais!

Bahtgirl 28/01/2024

Louco ou são? Eis a questão?
?A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente?

Machado de Assis, em suas obras, têm o hábito de ironizar as mais variadas situações e circunstâncias, o que nesse livro não é diferente. Ao trazer a tona uma história onde a dualidade entre razão e loucura é protagonista, o autor explora com maestria a mente humana trazendo reflexões e questionamentos diretamente ligados ao modo de agir humano. Além disso, a intertextualidade com diversos nomes reconhecidos mundialmente (muitas vezes de forma irônica), deixa a história ainda mais interessante, uma vez que nos instiga a olhar criticamente as denúncias trazidas pelo autor sobre a nossa sociedade.

RHG 27/01/2024

Equilíbrio e Desequilíbrio
Mostra através de uma situação ficcional, como os homens enxergam os próprios homens. E como esse olhar muitas vezes se sobrepõe a realidade.

Mica 27/01/2024

Plus Ultra: ao alienista coube modéstia
Creio, que após muito tempo, tive realmente o prazer de ler um obra do Machado de Assis.
Uma obra cujo humor foi bom para mim; alguns irão afirmar que não notaram humor em tal obra, mas eu, na minha humilde opinião, conseguir encontrar tal sensação.
Não quero dar espaço para narrar tal obra, afinal, o interesse pela literatura brasileira deve partir de cada leitor, mas devo admitir que O Alienista é uma das principais do Machado de Assis, sobretudo o personagem, Simão Bacamarte? modéstia é a qualidade do mesmo? fico a pensar: será que o Simão, no fundo, no fundo não seria o Machado?! (risos)

Ghisinho 27/01/2024

Comecei odiando terminei amando kkkkkk
Basicamente o único livro de escola que eu genuinamente gostei, o fato de ser em quadrinho (e muito bem ilustrado) fez o eu de 13 AMAR a história, curtinho porém valeu a pena.

Nunca li a obra original, então não consigo dar fazer uma resenha crítica decente sobre comparação da obra e a adaptação, apenas posso dizer o quanto amei a construção de personagem e profundidade de personagens.

Reh 26/01/2024

De médico e louco todo mundo tem um pouco
De médico e louco todo mundo tem um pouco. Essa frase nunca fez tanto sentido para mim quanto no dia que lia esse livro.
Machado mostrou um lado da loucura que nunca havia visto.
Imagino que os hospícios da época não eram tão cheios ou sem organização como retratado, mas imagino que uma boa saída para o Brasil foi acabar com os hospícios.
Gostei da história, é engraçada e traz a sua realidade!

Dani 26/01/2024

Em geral , a história é interessante mas, enquanto eu lia, o livro não prendeu minha atenção como outras obras machadianas. É um pouco previsível. Porém, ainda mantém traços legais do Machado, como falar com o leitor, capítulos curtos, ironia. É sobre um médico ilustre que decide se dedicar a estudar a psiquê humana e cria um sanatório para internar as pessoas. Ele se dedica muito ao estudo e à ciência, porém as pessoas começam a não concordar muito com as internações que ele faz.

Brunna158 25/01/2024

O plot é bom mas é ruim????
Eu já sabia o plot do final por conta de FOFOCA DESCARADA do povo brasileiro, mas não sabia o motivo: e nossa, era melhor não ficar sabendo.

meio bobão, né? egocêntrico também. vai ver eu que não entendi. mas é BEM divertido, o jeito que machado escreve é engraçado e poético.

achei um livro fácil, então deve ser um bom livro pra se entrar na literatura desse mestre das palavras. bem bom!

Emile.Darcy 25/01/2024

Uma leitura bem rápida e divertida.
As sátiras referentes as relações de poder e normalidade são incríveis de se acompanhar.
Recomendo para quem está começando a ler os clássicos e para quem já os aprecia