O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Yasmin 12/07/2023

Inesperado
Foi uma leitura bem rápida e leve. Eu podia te r terminado em uma tarde mas eu dei uma boa enrolada pra ler. Gostei bastante, me surpreendeu muito. Da primeira vez que eu comecei a ler esse livro, no início do ano passado, a leitura não me pareceu tão fluída, mas dessa vez fluiu tanto. Acho que dessa vez eu tava mais interessada na história que o Holden tinha para contar. E que história hein. É um livro surpeendente por não ser uma história de um evento fixo. Não é: o dia que eu fiz tal coisa. É um livro que não tem um meio para um fim, ele já é um fim em si mesmo. E eu gostei muito disso porque é como se embarcássemos nessa mini jornada de autoconhecimento dele mas que na verdade não é isso propriamente falando. O livro não termina com ele finalmente se descobrindo ou algo do tipo. Nós só conhecemos um fragmento da vida dele, e é isso. E é muito interessante ver a realidade pela ótica do Holden. Tem muitas coisas que dá pra se identificar. Aqueles pensamentos sobre como tudo é ?phony?. E também dá pra ver como ele é impulsivo e meio maluco por vezes. Ele tem esses fluxos de pensamento/consciência que são muito interessantes. Não sei explicar, mas foi uma leitura muito legal, eu realmente estava muito interessada no que ele queria contar. Talvez eu tenha me desapontado um pouco no fim mas talvez também não. Acho que eu não deveria estar esperando a resolução de algo se para começo de conversa não havia nada a ser resolvido.

P.s.: dizem que gostar desse livro é uma red flag. Eu passei o livro todo tentando entender o porquê, tenho até algumas teorias, mas ainda não sei exatamente o porquê.
Lala 13/07/2023minha estante
Tenho a explicação que vc procura. Dizem que é um red flag pq existe um histórico mto estranho de serial killers que eram mto fãs desse livro (o mais famoso é o assassino do John Lenon), então ele pegou essa fama. Eu só não entendo o pq esse livro tem tanta presença em crimes, já que ele não tem uma única gosta de sangue e passa uma mensagem bonita de amadurecimento e empatia. É um dos meus livros favoritos da vida e uma coisa que me incomoda é ver ele sendo reduzido a "o livro dos serial killers" pq isso não representa a obra de maneira nenhuma

Priscilla202 12/07/2023

A capa e o título não me despertavam a mínima vontade de ler. Mas depois de ver algumas indicações fiquei curiosa e valeu muito a pena dar uma chance. Gostei bastante do Holden. Algumas pessoas acham ele um personagem insuportável mas eu gostei do jeito sarcástico dele.

Mateus 10/07/2023

Uma Grande Leitura
Infelizmente vejo muitas críticas bem ácidas ao livro sem o pessoal ter de fato se prestado a entender esta obra. Mas para quem realmente se atentou ao que o autor quis mostrar, pôde perceber o que há de bom neste livro e o porquê de ser tão citado e conhecido no mundo.

Um jovem perdido na vida e na grandeza de Nova York vai para casa após ser expulso mais uma vez da escola. O livro descreve a mente de Holden Caulfield, um rapaz sem expectativas, vivendo sem saber o que esperar no futuro. Sem bons amigos, uma família abastada mas distante, tentando superar a dor de uma perda, o contexto do Caulfield é bem difícil, e influencia diretamente na vida do rapaz. As gírias que são constantes no texto fazem parte da imersão do personagem que o J.D. Salinger pretendia ao se colocar como um jovem americano vivendo seus problemas e conflitos internos. O título da obra você irá conhecer no decorrer da leitura, e te mostrará o motivo de ser O Apanhador no Campo de Centeio.

Para quem realmente quer ler uma obra interessante e com muitas questões sobre existência, contexto familiar e social na grande Nova York pós Segunda Guerra, leiam O Apanhador no Campo de Centeio!

julia 09/07/2023

Eu gostei bastante da história do livro, só achei meio parada e com uns furos no meio. não acontece um clímax muito forte, nem um desfecho realmente certeiro. além disso, n traz uma lição de vida muito forte.

Maya 09/07/2023

Depois de 84 anos, enfim lido
"Quando você vai crescer?"

"O Apanhador no Campo de Centeio" estava na minha lista a tanto tempo, que esse ano decidi que não dava mais pra ficar lá esperando, especialmente porque no primeiro semestre, tudo quanto é coisa fazia referência a esse livro.

Comecei a leitura com muita expectativa, especialmente pra entender o título. O Holden, com seus 16 anos, foi muito chato no início, especialmente pela forma cansativa como tratava quase tudo no seu cotidiano.
Mas aí você vai entendendo ele, vendo os sinais da estabilidade mental, da transição da inocência pra vida adulta, o luto e o olhar de adolescente raivoso, cheio de desprezo, totalmente perdido sobre o seu lugar no mundo e tudo faz sentido.

No fim, acaba sendo uma história triste, real e que deixa muito a pensar.

O que incomoda é que é o retrato de um jovem rico e mimado, não dá pra colocar a forma que ele experenciou a adolescência no mesmo patamar em outros recortes sociais. Apesar de toda a profundidade, me parece no fim um rebelde sem causa, com direito a surtar e depois voltar a realidade sem grandes perdas.

Sobre a escrita, é muito leve, informal e cheia de gírias, pra quem quer começar no mundo dos clássicos pode ser uma boa escolha.

Alek 08/07/2023

Me identifiquei
Ao longo do livro eu me peguei pensando "poxa, faz sentido" quando algo rolava, mas aí eu tentava me explicar racionalmente o porque de ter sacado e simplesmente não conseguia. Do meio pra o fim do livro eu entendi que essa é uma história que você sente, não necessariamente que você pensa. Além do mais, esperava um potencial "lifechanging" nesse livro e ao longo da leitura não senti isso, mas ao final, especificamente no penúltimo capítulo, eu entendi o porque: eu já tive as reflexões que o Holden teve ao longo da história! Eu vivi uma "fase" como essa do Holden, e perceber isso, além de me fazer gostar ainda mais desse livro, também me fez questionar: eu deveria ter lido ele antes ou não? O eu mais novo conseguiria aproveitar essa leitura e acompanhar as reflexões do Holden? Acredito que jamais vá conseguir responder isso, mas espero de coração que todo mundo consiga ler esse livro numa época certa também ? Leitura simples, dinâmica e prazerosa.

immc 07/07/2023

?Essa queda para a qual eu acho que você está se encaminhando ? é um tipo especial de queda, um tipo horrendo. O homem que está caindo não tem o direito de sentir ou de se ouvir bater no fundo. Ele simplesmente vai caindo sem parar. A situação toda é feita para homens que, em algum momento da vida, estavam em busca de algo que o seu ambiente não podia lhes oferecer. Ou que eles achavam que o seu ambiente não podia lhes oferecer. Então eles desistiram de procurar. Desistiram ainda antes de começarem de verdade. Você está me acompanhando??

Gabi Gonçalves 07/07/2023

Um clássico, excelente. Li este livro para um seminário da faculdade, nunca nem tinha ouvido falar. Fiquei muito contente por conhecer, história eletrizante, personagens envolventes, um enredo que não faz sentido nenhum, mas ao mesmo tempo faz kkkkkkkkkkk amei

Vic 06/07/2023

é bom mas tem que ter paciência
Durante a leitura tudo o que eu pensava era que o holden era um chato, o livro era maçante e que a adolescência é realmente uma merda. só gostei mesmo do livro depois que fui pesquisar mais sobre e compreendi coisas que não estavam claras pra mim na hora. agora, acho que entendo o porquê desse ser um romance tão prestigiado.

Adrian._.av 06/07/2023

Uma história com uma narrativa simplesmente sensacional, apesar da história ser simples e rotineira de um jovem que não conseguia se encaixar em lugar algum. A forma que o autor descreve os acontecimentos e como ele reage a tudo realmente me prendeu nesse livro.

Naiara58 05/07/2023

Fala mais palavrões que os meus amigos kkkkk
O autor te coloca dentro da mente desse adolescente todo desboca mas super realista com a vida.
A leitura flui bem demais, quando você vê já acabou o livro.

Ramon 04/07/2023

Decepcionado.
Eu lembro que quando eu conheci esse livro e fui procurar do que se tratava e tudo o mais eu fiquei empolgado e anos esperando a oportunidade de tê-lo em mãos. Eu devorei a história, li muito rápido esperando acontecer mas a história não acontecia. Realmente não sei se misturei meus sentimentos sobre o personagem com a história, mas que cara chato, insuportável mesmo.