Quincas Borba (eBook)

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Livro que livra 21/05/2023

Realismo x Ficção
O romance se passa no final do Brasil imperial, no estilo realista, atemporal, pois aponta da atualidade - ?injustiça social? e o modo de enxergar a realidade a partir da posição social.

A escravidão citada de forma presente-ausente, mencionada através da memória dos personagens, reforçando uma sociedade de fachada e artificial em constante competição.

Ao longo da obra o protagonista vai da ascensão ao declínio total. Rubião um professor de origem humilde se apropria como herdeiro universal da fortuna do amigo e filósofo Quincas Borba.

Giovana823 20/05/2023

Quincas Borba filósofo ou cachorro?
Chorei, chorei mt no final, mas é uma estória incrível.

Machado de Assis com essa obra conseguio trazer inúmeras críticas sobre a sociedade da época, a escrita conseguio me fazer sentie como se tivesse sido teletransportada para o século XIX.

Rubião, um homem bastante sortudo, seu querido amigo antes de morrer deixou um testamento deixando todas as riquezas que tinha, mas deixando a condição de que ele teria que cuidar do seu cachorro, no qual tinha o mesmo nome que ele. Realmente um episódio de sorte ou bênção, até que Rubião decide se mudar pro Rio, começando a se preocupar com a alta sociedade, seus novos amigos e sua paixão......Sophie, esposa do seu amg e sócio.

Ivonete 18/05/2023

Quincas Borba - Machado de Assis
Ler Machado de Assis é como convidar um amigo à sua casa, e, sentados no sofá com uma xícara de chá, ele se põe a contar a história de algum conhecido de ambos, do tipo que não vemos já faz tempo.

Ele poderia começar te falando daquele velho conhecido, o Quincas Borba, amigo do Brás Cubas, lembra dele? Pois é, ele morreu...e não é que deixou toda a sua fortuna para um professor de Barbacena chamado Rubião?!

Assim ele começaria, e depois contaria tudo o que aconteceu ao malfadado Rubião, que herdou do amigo não só a fortuna mas também um cão e uma filosofia.

E ele contaria de todos que de alguma forma se aproveitou da ingenuidade e da boa vontade do Rubião, de como ele se apaixonou por uma mulher casada, dos diferentes tipos de pessoas, iguais apenas por serem na maioria interesseiras, começaram a fazer parte do círculo de amizade do nosso herdeiro, agora não mais habitante de Barbacena, mas morando no glamour da Corte brasileira, o Rio de Janeiro.

Tudo isso você lerá nesse livro, e vai se sentir mesmo em uma conversa, porque Machado fala com o leitor o tempo todo. Chama nossa atenção para certos fatos, relembra o que foi dito em capítulos anteriores, faz suas reflexões, cita outros livros e autores...um verdadeiro diálogo entre autor e leitor.

O que mais admiro em suas obras é o desnudamento dos personagens, crus em seus defeitos, caricatos dos mais diferentes tipos. Não é incomum pensar que alguns deles poderia ser alguém que conhecemos...alguns pensamentos não tão virtuosos poderiam ser os nossos, mesmo que nunca confessados a ninguém.

E a ironia e humor ácido presente em todo o livro é a propria filosofia de Humanitas demonstrada na prática pela trajetória de Rubião:

"Ao vencedor as batatas" - é o modo irônico de justificar as desigualdades sociais por mérito, quando sabemos que, no Brasil, sempre foi por meio de opressão.

"Ao vencido ódio ou compaixão" - de toda a herança e filosofia, ao nosso amigo só restou a compaixão.

E ainda terminamos o livro com uma escolha e uma lição:
"Fica ao leitor escolher entre o choro e o riso, que no final é a mesma coisa, pois as altas estrelas não discernem entre os risos ou lágrimas dos homens".

- Só deixo aqui a minha recomendação para esse livro riquíssimo do meu autor pessimista realista irônico sagaz bruxo do cosme velho favorito.

jellyfish with a brain 17/05/2023

Ao vencedor, as batatas
Livro faz uma critica a sociedade aristocrata da epoca, onde interesses pessoais status e bens nateriais é considerado "vencer na vida". rubiao, quando inesperadamente é conduzido a essa vida, se ve ingênuo e inocente a esperteza alheia, e é devorado por um senso de superioridade fruto da ganância e orgulho, após ser prometido e ter um vislumbre da vida bem sucedida que poderia ter. sua volta a barbacena solitário, e sua inevitável decadência, expressa justamente a insignificância e o vazio do capital adquirido. sera que rubiao foi-se mais feliz em barbacena como um professor pobre ou no rio de janeiro como capitalista? uma cena muito simbólica e que comprova mt bem isso é ele na casa da comadre angélica se auto coroando

a obra é cheia de simbolismo de uma perspectiva humanista e ate mesmo metafísica. um exemplo de um grande simbolismo da obra é as estrelas, q é referenciada em diversos momentos, sobre a imensidão do mundo e a insignificância dos nossos sentimentos toscos e futeis, que nos faz refletir quando viver é experienciar a solidao? somos capazes de lidar e nos conformar com essa condição ou ela nos leva a loucura? os personagens, que exibem grande complexidade de suas mentes e os caprichos da epoca explicam e dao forma a esses questionamentos

luiza2073 15/05/2023

OBRIGADO FUVEST POR TER FEITO EU LER ESSE LIVRO
Ele é muito triste porém uma história muito bem contada, achei angustiante em alguns momentos, vale a pena ler, um retrato da alta sociedade mesmo nos dias de hj.

soaresrai 10/05/2023

Eu estava amando o livro, a história estava bem presa em questão do Rubião e o amor pela Sofia, o casal Sofia e Palha que eu acreditava que ia roubar o dinheiro do Rubião. Porém não saiu nada como eu esperava, teve pouquíssima participação do Quincas Borba (cachorro) e depois de um pouco mais do meio pro fim começou a ficar muito maçante a leitura.

Daiane316 08/05/2023

O riso trágico
Ler Quincas Borba me despertou tantos sentimentos, tantas reflexões como só as obras Machadianas são capazes de nos proporcionar; daquele jeito diferente, é claro.
O livro em questão, é relativamente curto, e há graça na sua forma de narrar as desventuras de Rubião.
Machado tinha um talento nato de falar aos seus leitores as problemáticas que via na sociedade de seu tempo, e de algum modo, ele toca em feridas que ainda estão presentes o que dá a relevância constante de seus textos. As mazelas da alma e do convívio em lugares em que vivem parasitas, sejam eles do seu bem estar, ou tb de seu status financeiro; fazem parte do contexto do enredo. Por meio do cômico e do trágico, o autor nos deixa pensando e analisando a nós mesmos, e como ninguém sabe descrever a vida com todos os prós e todos os infortúnios.
"Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas!"

Samira134 08/05/2023

Quincas cão ?
Mais um pra fuvest meu pai eterno.. parece que eu fiquei três anos lendo esse livro, uns 80% eu li muito muito rápido, mas enjoei é terminei só agora na base do ódio só pra falar que concluí. Porém no geral o livro é bom, adoro a escrita do Machadinho. As vezes é difícil de entender? Sim, mas eu gosto. Uma das coisas mais legais é realmente o humor do Machado e como ele faz referência a outras obras e o jeito que NO MEIO da narração ele fala "então, como eu tinha falado no capítulo xxx, é por isso que tal coisa aconteceu", acho sensacional. Leiam Machado, leiam Quincas Borba. Inclusive até usei como repertório em Redação (treino), me senti incrível?

Marie 06/05/2023

Um livro que não sai da minha cabeça
Bem, eu li esse livro ano passado, mais precisamente em julho de 2022, e passado tanto tempo esse livro ainda volta à minha mente. Sério enquanto ando pela casa, lembro de algum detalhe da história e é tão estranho porque não é algo que aconteça comigo. Não sei se é porque eu apresentei um trabalho no colégio sobre o mesmo, mas todo dia eu lembro de algo e isso me fez querer favoritar o livro mesmo não tendo gostado de alguns pontos dele.
Tenho certeza que de alguma forma, eu me apaixonei totalmente pelo livro e é por isso que ele fica voltando para minha mente durante o meu dia a dia. Também, tenho muita vontade de recomendar ele para todo mundo porque ele pode ficar marcado na cabeça de alguém como aconteceu comigo.
Então, se você quer um livro divertido com uma crítica muito legal e, principalmente, com uma história muito interessante e curiosa, recomendo do fundo do meu coração Quincas Borba.

Makme 04/05/2023

Texto muito legal pra entender a época, costumes e cultura formadora do Brasil.
Não achei tão difícil a linguagem, mas precisa de uma atenção. Achei partes até engraçadas por incrível que pareça. O final gostei menos, achei meio deprê mas enfim... Bom livro, obrigada Fuvest. Kk

Peterson15 02/05/2023

Ao vencedor, as batatas!
"Ao vencedor, as batatas!" Todo mundo deve colocar esse título nas resenhas, mas é realmente empolgante a filosofia do Quincas Borba.
Aqui acompanhamos a ascensão financeira de Rubião após a morte de seu amigo Quincas Borba que acaba lhe deixando toda a furtuna.
Com a fortuna vem também um núcleo de pessoas interessadas na amizade (lê-se $$$) de Rubião.
Seu apogeu, em minha opinião, se dá nos flertes com Sofia, bela dama, senhora distinta.
Sua queda, os gastos exorbitantes, as ajudas desmedidas, a falência, a loucura.
E pobre Quincas Borba! ? :(

Ingrid 02/05/2023

Quincas Borba, a célebre vida de um pet
Honestamente, não incluiria Quincas Borba nos meus favoritos do Machado de Assis, contudo, nem de longe foi uma leitura desagradável. Um pouco arrastada? Bem, eu diria que sim. De qualquer modo, os personagens são muito interessantes, e até mesmo eu, que não simpatizava nem um pouco com o protagonista (o protagonista humano, digo, o tal do Rubião), me senti mal pelo desfecho de sua história. A elite brasileira é realmente uma coisa. De modo geral, recomendo a leitura, sim (mesmo que não consiga recordar partes memoráveis do livro).