A Felicidade Rosewater

...Ela é redonda.
Quente no verão.
Fria no inverno.
Úmida e cheia de gente.
Só tem uma regra que eu conheço:
Vocês tem que ser bons uns com os outros."

Eis! Algumas poucas frases recortadas soltas no espaço-tempo, que dão o clima da escrita do Vonnegut neste livro imperdível!

Tito 22/07/2011

Eliot Rosewater, o homem mais lúcido (?) da América, e a experiência social mais importante de nossa época, na avaliação de Kilgore Trout: a dedicação amorosa e irrestrita aos sem-utilidade.

Marilia 07/02/2021

Um experimento social
Eliot Rosewater é o herdeiro de uma fundação que passa por gerações de sua família, considerado louco passa a ajudar os pobres, bêbados e bandidos. Uma história que mostra a real América e o que ela tem de podre no seu capitalismo e na diferença de classes.

bardo 26/10/2022

Eis mais um dos livros um tanto intrigantes do Vonnegut que retoma alguns temas já abordados em livros anteriores. Não é exatamente um livro fácil, existe uma ironia sarcástica nele que provavelmente deve incomodar ainda mais os norte-americanos do que leitores de outros países. Fica muito claro que existem nuances que só um conhecimento maior da cultura norte-americana permite perceber. Seja como for são bem visíveis o olhar um tanto cínico e cruel contra o "American Dream" e contra as elites. Num certo sentido Eliot é meio um São Francisco moderno, mas ao contrário deste último, em que as biografias tendem a inspirar simpatia, Eliot é um personagem que confunde o leitor. Ao mesmo tempo que nos toca seu "amor" desinteressado definitivamente ele não é alguém que seja fácil conviver. Seu espelho tampouco é mais simpático e sua nêmesis é talvez o personagem mais estranho do livro. Vonnegut coloca aqui uma lente sobre a pretensa "elite" norte-americana e as origens no mínimo questionáveis de seu poder e importância. Vale ainda dizer que é um tanto deprimente perceber que o pensamento da direita adoecida daquela época ainda se faz tão atual, alguns discursos de personagens são ditos quase ipsis litteris por ultra-direitistas mundo afora.