Getsêmani

Getsêmani James Andrade

Resenhas - Getsêmani

prandi 12/08/2009

Muito além do que se poderia imaginar!

Em seu intrigante romance de estreia, James Andrade ousou muito mais do que o leitor imagina de início.
Após acordar do coma em que se achava, o protagonista, sem memória, começa a seguir pistas que o levarão a descobrir quem ele é e qual sua missão. Em seu caminho, para combatê-lo ou ajudá-lo, demônios, anjos, vampiros, lobisomens e personagens bíblicos cruzam seu caminho, numa jornada que o levará a descobrir o que de fato ocorreu no Getsêmani, na noite em que Judas foi pago para entregar Jesus Cristo.
Numa trama repleta de mistérios, ação, suspense e humor, com forte inspiração na Bíblia Sagrada e em mitologias variadas, o autor eleva aos poucos a curiosidade do leitor ao clímax, até chegar a um final surpreendente, extraordinário.

Karine Coelho 26/09/2009

Minhas impressões finais sobre Getsêmani
Loucura. Total! Só isso pode definir o livro. Uma história intrincada, cheia de labirintos, reviravoltas e acontecimentos bizarros. Uma confusão de personagens variados, improváveis, lendas, mitos, religiões e magia. Uma doideira aparentemente sem fim, cujo único propósito parece ser nos enlouquecer quem lê! E no final, quando você pensa que descobriu tudo, percebe que não era nada daquilo que você pensava! A coisa toda fica girando na sua cabeça, dando voltas, como areia numa tempestade no deserto. Demora para assentar. É uma turbulência do começo ao fim, sem trégua, sem tempo para digerir a informação anterior. Uma maluquice. Uma doideira. Uma loucura. Mas uma loucura ótima, que te deixa grudado do início ao fim, sem vontade de fazer mais nada além de ler e descobrir a famosa "verdade oculta". E no final... Bem, o final vale pelolivro todo. Mas tem que ler pra saber. E ler até a última página. Parabéns, James! É um livro sensacional!

dinhopiano 08/11/2009minha estante
tb achei maior locura...!!! lol doidao o autor

Fimbrethil Call 17/07/2010

viagem mitológica
Uma viagem fantástica e uma aventura empolgante, esse livro é muito bom, num estilo que lembra Neil Gaiman em Deuses Americanos.

Um homem que perde a memória e para tentar recordar o que aconteceu, viaja através do mundo, para Istambul, Jerusalém, Dinamarca, Índia e Embu das Artes, em São Paulo, encontrando seres sobrenaturais e personagens das diversas mitologias (nórdica, indiana, judaico-cristã).
Uma aventura empolgante que te prende e não te solta, numa história muito bem contada e bem costurada, muito consistente e bem apresentada. Um livro imperdível e fantástico.

Recomendo a leitura.

Mad Jr 15/04/2010

"Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"
Um homem, após permanecer no coma por 7 anos, acorda no Hospital das CLínicas. Sem memória, sem passado, sem parentes a quem recorrer (pois não obteve registros de procura por alguém que tivesse sumido na época), a ele só interessa uma coisa: descobrir sua verdadeira identidade.

Nessa empreitada, ele terá a ajuda de muitas pessoas. Também enfrentará muitos inimigos. Pessoas que querem vê-lo morto. Lobisomens, vampiros, demônios e diversas outras das mais arrepiantes criaturas estão prontas para não deixá-lo alcançar seus objetivos.

Por quê eles querem matá-lo? O que esse homem guarda em suas lembranças de tão poderoso que pode prejudicar tanta gente? Qual será o segredo que se esconde nas trevas de seu pensamento, que insiste em não lembrar?

Nessa jornada, cheia de perigos, mistério e suspense, ele vai em busca da verdade, mas ao mesmo tempo, tem medo do que possa descobrir. Uma busca que o levará a diversas partes do mundo, como São Paulo, Istambul, Paris, Nova York e Jerusalém, onde se oculta um segredo milenar sobre o dia em que Joshua (ou Jesus) foi entregue pelo traidor aos seus inimigos.

Só me resta desejar boa leitura =]

Mi Cherubim 15/02/2011

Getsêmani – A verdade oculta
James Andrade superou minhas expectativas. O livro no inicio foi muito te deixa “hã, como assim?”, mas ele é muito bom. A história tem partes bíblicas, maldições, magias e seres sobrenaturais, tudo o que amo!

Uma pessoa chega nua, desacordada, ao hospital amparado por dois policiais. Quem é? Ninguém sabe. Ficou em coma por meses. Ângela, uma psicóloga, se apaixona por ele. Cuida dele. Assim que o desconhecido acorda a primeira pessoa que ele vê é Ângela.

Mas ele não podia ficar sem nome. Ângela o nomeou de Antonio, Toni era como preferia. Toni começou a ter pesadelos. Ver corvos. Sim aqueles pássaros pretos que aparecem nos filmes quando estamos vendo cemitérios rsrs. Ângela resolve ajudá-lo a saber do seu passado. Coloca-o na TV, mas ninguém reconhece.

O sonho com o corvo, o homem com o corvo. Sempre o mesmo sonho... De repente começou a mudar... Agora era possível ver a montanha. E com a montanha saber onde mora o homem e o corvo. A chave era o corvo.

A primeira viagem foi para a Dinamarca, ele tinha que encontrar o homem do corvo. Com certeza ele saberia quem ele é. Chegando lá Ângela e Toni encontraram o local da residência. Toni tocou, tocou, mas ninguém respondeu. Você acha que ele foi embora como Ângela queria? Não. Ele não iria embora, tinha que descobrir. A verdade estava próxima.

Toni pulou os portões e foi em direção a propriedade. Entrou, alguns minutos depois Ângela já estava lá com ele. O que eles encontraram lá não era o esperado. O homem estava lá. Dilacerado. E o corvo, morto. Estava morto com uma espada fincada no seu corpo e no bico estava uma foto.

Mas quem era o homem e por que ela importante ele ter ido ali. O homem era Odin. Pela lenda, Odin era o deus da guerra e o senhor do Valhalla. Odin desejou conhecer a magia e se pendurou nos galhos de Yggdrasil, a árvore do mundo, e ficou por 9 dias e 9 noites sem comer nem beber nada. Durante esse tempo todo foi ferido por sua lança, Gungnir. Ao final do 9º dia viu espalhados pelo chão os caracteres rúnicos que formam o alfabeto nórdico, ele os recolheu e distribuiu o seu conhecimento para os homens. Odin tinha 2 corvos Huginn – o pensamento – e Munninn – a memória – que podiam percorrer todo o mundo.

Toni ficou atônito em saber da história, principalmente por que antes de sair da casa ele achou uma esfera, o olho de Odin. Ele vai dormir frustrado, pois tinha a esperança de ter respostas. E os sonhos voltam, mas agora estavam diferentes.

O sonho mudou. O homem, Odin, estava sobre um rochedo com os dois corvos ao lado. Uma batalha. O homem contra o lobo. Ambos morrem e também um dos corvos Huginn, o pensamento.

Toni acordou assutado, foi até a lareira, Ângela dormi. Da lareira saiu Odin. Ele deu instruções a Toni, a próxima parada era a Índia. Ele tinha que encontrar um RAJÁ.

Índia, Constantinopla e New York, muitos lugares para Toni descobrir a verdade. Será que sua busca terá fim? Entre mortes, vida, descobertas... o leitor ficará se questionando sobre a verdade oculta. No inicio eu disse que tem partes bíblicas lembra? Então, o nome do livro Getsêmani foi o local onde Judas entregou Jesus. Toni descobrirá toda a sua historia lá.

Desvende o mistério também!

Nota da Milena: Indescritível. Esse livro eu conheci através de J. Modesto na Bienal, ele me disse que eu iria adorar e vou te contar, ele acertou! Como eu disse no inicio do post, não estava me agradando, mas o enredo é muito bom e foi ficando intrigante. Achei incrível o desfecho da história e fico me questionando se realmente James Andrade está certo nessa narrativa.

Nelson Magrini 02/07/2009

Grata surpresa!
Obra de estréia de James Andrade, Getsêmani A Verdade Oculta é uma grata surpresa. Com um estilo próprio, narrado em primeira pessoa, passear pelas páginas da obra nos remete, quase que obrigatoriamente, a Sandman, a HQ clássica de Neil Gaiman. É o mesmo clima onírico, nas texturas construídas pelo autor, nos personagens históricos e mitológicos, e mesmo no ritmo da trama. Para quem procura algo novo e diferente, uma leitura de primeira, de um autor que ainda falta ser descoberto pelo grande público. Recomendadíssimo!

Nelson Magrini
O Portador da Luz – minissérie em 10 partes
em http://fontesdaficcao.wordpress.com/category/nelson-magrini/

Magda Attié 21/04/2011

Sensacional
Excelente... Parabéns James !!!

Magda Attié 21/04/2011minha estante
Que história...estou de queixo caído. Um enredo fantástico!

Vlad 03/04/2012

MAGNÍFICO!!!
Devo confessar que quando um colega de faculdade me apresentou Getsemani, A Verdade Oculta, virei um pouco o nariz. Não via com bons olhos essa tal de Literatura Fantástica, em especial a Nacional, que nem sabia que existia. Mas devido a insistencia e fervor com que o amigo defendeu o livro, falando maravilhas sobre ele, decidi arriscar, afinal não tinha nada a perder.
Agora, depois de um bom tempo lendo Getsêmani - e aqui vale registrar que demorei tanto por pura falta de tempo - devo dar o braço a torcer e reconhecer que ele tinha razão. O livro é Fantástico - desculpe o trocadilho - e o autor demonstra possuir uma excelente conhecimento do assunto que utiliza para criar os alicerces da história. Apesar da capa nos levar a enganosa impressão que se trata de um livro religioso ou sobre uma das passagens mais enigmáticas da vida de Cristo, ela tem tudo a ver com o enredo.
Não vou entrar em detalhes para não estragar o prazer que certamente a obra proporcionará aqueles que irão lê-la, mas não posso deixar de registrar que a criatividade e genialidade do autor em misturar coisas aparentemente incompatível e nos passar a sensação de que tudo é a mesma coisa é surpreendente. Mitologia Nórdica, Contos de Fadas, História Romana e cristianismo tudo num unico caldeirão não poderia dar nada de digerivel, mas James Andrade demonstra que para um escritor de talento nada é impossível.
Pesquisei um pouco sobre o autor e descobri que é professor e historiador, com alguns artigos publicados em revistas de história. Só isso já justificaria em partes a notavel habilidade demonstrada em sua obra. Encontrei alguns contos de sua autoria na internet e mais recentemente uma participação em uma coletânea de contos intitulada ANJOS REBELDES. Contudo, o que espero ansiosamente é uma nova obra deste talentoso autor nacional. Certamente estarei de olho em sua carreira literária.
Devo agradecer ao amigo Victor por ter insistido tanto para que lesse o livro e abrir-me os olhos para um genero de literatura que não conhecia, ou melhor, que tinha certo preconceito, mas que se mostra tão boa ou, em determinados momentos, melhor do que aquelas que alguns pseudos criticos e entendidos - me enquadrava nessa classe - gostam de denominar "literatura de verdade". Parabéns Senhor James!

MÁRSON ALQUATI 07/11/2013

Indescritível!!!!
O que dizer de uma história que mistura elementos dos mais variados, como mitologia nórdica, mitologia hindu e mitologia cristã com vampiros, lobisomens, anjos caídos e demônios?
Sempre achei que tanta coisa misturada numa única trama não teria como ficar legal, mas confesso que Getsêmani do James Andrade não só quebrou esse paradigma como se revelou um dos melhores livros que já li.
O autor soube usar todos esses elementos citados na medida certa, sem tornar a história enfadonha ou maluca demais; melhor ainda: cada qual contribuindo de forma mágica e marcante para dar vida a uma trama impar e original.
Tenso, misterioso, repleto de suspense e ação, drama e polêmica. Muito bem escrito e com personagens bem desenvolvidos, alguns até subvertidos da imagem pré-concebida que tínhamos deles (o que faz o livro ficar ainda mais legal).
E o último capítulo, onde toda a trama é revelada, então? Simplesmente fabuloso!
Parabéns James!!!!!!!
Recomendadíssimo!!!!!