A Chegada do Terceiro Reich

A Chegada do Terceiro Reich Richard J. Evans

Resenhas - A Chegada do Terceiro Reich

Karina 27/01/2016

Como panorama geral, achei excelente. As divisões dos capítulos são bem didáticas, e o autor trata de política, economia, sociedade de forma simples mas ao mesmo tempo, repleto de fatos e informações que as vezes podem ser um pouco cansativo para quem não está acostumado com esse tipo de leitura do âmbito acadêmico. Mas, enfatizando a fala do autor, o livro pretende levar para um público não acadêmico o quadro da Alemanha até 1933. A linguagem faz jus a isso.
Recomendadissimo!
Me deu uma uma ideia melhor da Republica de Weimar e a ascensão dos nazistas ao poder

Krisley 23/12/2015

Fantástico!
Talvez o livro mais completo sobre a chegada do Nazismo ao poder, com um background muito sólido da cultura, política e das principais correntes de pensamento da sociedade alemã pós 1848, deixando bem claro que o nazismo não “inventou” nenhum de seus objetivos ou termos de campanha (por exemplo: lebensraum, antissemitismo, pangermanismo, Darwinismo social, entre outras ideias que já estavam presentes na Alemanha muito antes do partido nazista).

Ao fazer uma breve menção do primeiro e segundo Reich, explicar as revoluções de 1848 nos estados alemães, a unificação alemã em 1871, e o governo de Otto von Bismarck, Richard Evans consegue passar ao leitor as tradições não democráticas da Alemanha e sua influência na posterior rejeição da República de Weimar.

O livro mostra todo o processo de formação do Partido Nazista, todo o cenário político da década de 1920/30 (os partidos de direita, de esquerda, do centro, a relação deles com os católicos e protestantes, com as regiões rurais e urbanas, com o proletariado e a burguesia, com os civis e militares). As etapas das eleições (as campanha , resultados, número de cadeiras conseguidas no Reichstag, etc) são bem detalhadas mostrando todo o processo para a chegada ao poder, que apesar de aparentemente ter sido de forma “legal”, só foi conseguida na base da coerção com muita, mas muita violência.

O período da República de Weimar é detalhadamente analisado politica, social, cultural e principalmente economicamente. O capítulo sobre a hiperinflação é fantástico, falando de como um dólar chegou a valer centenas de bilhões de marcos alemãs, e como isso desestabilizou a vida dos alemãs que viram suas economias e salários perderem o valor em questões de horas, assim como alguns usaram a inflação para fazer fortunas.

O livro funciona perfeitamente sozinho – não é necessário ter conhecimento algum sobre o assunto para lê-lo - , mas mesmo pra quem já está acostumado a ler sobre o nazismo ainda é um livro muito interessante, muito bem escrito e que expandirá seu conhecimento.
bisphool 01/06/2016minha estante
Lendo aqui! E como diz a capa: uma obra magistral, o livro com qual todos os outros devemn ser comparados. Estou no finalzinho e já me vejo peagndo o vol dois (com o dobro de páginas ), mergulhando nos relatos de R.J.E sobre em como o Reich controlou combate de todos os tempos. Já faço a minha resenha também.

Renato.Pereira 07/03/2017minha estante
undefined