Poeta chileno

Poeta chileno Alejandro Zambra

Resenhas - Poeta chileno

1 | 2 | 3 | 4

Diego Piu 01/12/2022

Belo dia eu acompanho a conversa de dois amigos sobre esse livro e fiquei: nossa, eu quero sentir a paixão que eles estão sentindo.

Ao conversar sobre literatura com outra amiga, comentei e tchan: ela me deu de presente!

Resultado: me apaixonei tbm!

Muito gostoso de ler, personagens cativantes e irreverentes (eu ri em muitos momentos do livro). Engraçado que eu comecei sem ler uma sinopse qualquer, deixei o livro me surpreender e fui 100% surpreendido. Fiquei com muita curiosidade e vontade de conhecer a comida chilena, inclusive!

@buenos_livros 20/12/2021

Poeta Chileno - Alejandro Zambra
?Não sei, talvez queiram perder o medo. E é melhor que escrevam. E melhor escrever que não escrever. A poesia é subversiva porque te expõe, te rasga em pedaços. Você se atreve a desconfiar de si mesmo. Você se atreve a desobedecer. Essa é a ideia, desobedecer a todo mundo. Desobedecer a você mesmo, isso é o mais importante. E crucial. Eu não sei se gosto dos meus poemas, mas sei que se não os tivesse escrito seria mais idiota, mais tolo, mais individualista. Eu os publico porque estão vivos. Não sei se são bons, mas merecem viver.?
. Poeta Chileno (2020)
. Alejandro Zambra ??
. Tradução: Miguel Del Castilo
. Romance | 428p.
. @companhiadasletras
. Narrando a história de dois poetas chilenos que se encontram em momentos cruciais de suas vidas e mesmo sem perceber criam laços e uma cumplicidade que nem a distância consegue apagar. Uma leitura leve, como é usual nos livros de Zambra, com humor, sensibilidade e personagens que não poderei esquecer. Um livro que desde as primeiras páginas eu já sabia que se tornaria um dos meus preferidos é que terminei já querendo ler novamente.
. ??????????

nxcecvx 23/01/2024

Prosa poética
Difícil parar de ler, arrisco que impossível não gostar. sensível, bem escrito e divertido. Original e, mais que qualquer outra coisa, prazeroso, uma leitura gostosa.
Eu detesto pegar um livro e encontrar um autor fazendo tudo o que pode pra ser genial (o que é compreensível, eu provavelmente faria o mesmo), e graças a deus não é o caso desse - esse é bom, muito bom!

maalumedeiros 21/02/2024

Gostei muito !

comecei a ler sem sinopse, sem saber do que se tratava e fui completamente envolvida pela história.

eu gostei dos personagens, da narrativa, do modo que a história é contada. me diverti em diversos momentos do livro

um bom livro !

eliabxanca 14/04/2024

432 páginas que passaram e eu nem percebi; me vi totalmente embalada pelo enredo. Alejandro, com maestria, desenvolveu a história de uma forma que cativa o leitor e o faz sentir-se dentro das relações apresentadas. A complexidade da relação de Gonzalo e Carla, o afeto que vai crescendo e tomando conta do coração de Gonzalo entre ele e Vicente, é de uma sensibilidade que toca, faz barulho no íntimo. A única parte que não me atraiu tanto foram as partes da Pru, mas, tirando esse detalhe, todo o resto foi para mim impecável. Com toda certeza, quero ler mais coisas de Alejandro, e com mais certeza ainda, sei que o Gonza e o Vicente vão ecoar aqui dentro por um bom tempo.
clara 14/04/2024minha estante
???????

Bairral 29/12/2021

Um livro pra ficar na memória
Poeta chileno foi minha primeira leitura de Zambra, e que leitura! Límpida e direta. Cada personagem tem seu lugar, sua história e conexões. As relações sociais e humanas são criadas com honestidade, com temperos combinados que dá harmonia a cada página, o que nos faz querer devorar o livro sem nos darmos conta das 430 páginas ao chegarmos ao final. Os amores, as paixões, as decepções e as utopias são envolventes. Um livro/autor que merece ser lido. Um Chile que nos leva a pensar nosso lugar e a distropia que vivemos.

Gigio 13/02/2024

O livro apresenta uma reflexão sobre a identidade chilena (intimamente ligada à poesia), a literatura e a vida cotidiana, tudo isso entrelaçado com uma prosa habilmente elaborada. Os personagens são profundamente humanos e comuns e as situações cotidianas, mas nem por isso deixa de oferecer uma visão perspicaz sobre temas universais com nuances específicas da cultura chilena. O texto é lindo e me emocionou em inúmeras passagens. A relação de filho/padrasto, apesar dos percalços, também é muito linda. O final do livro é excelente.

Thiago Duarte 11/08/2022

Os bicampeões da Copa do Mundo de poesia
"[...]
Ah, filho meu de minha arrogância,
sempre estarei no cume desta paisagem andina
com una faca em cada mão para te defender e salvar." (p. 379)

Poeta Chileno, de Alejandro Zambra, narra a história de Gonzalo, um homem fascinante que almeja ser poeta e que é padrasto de um menino cheio de personalidade, Vicente, o qual, em seus 6 anos de idade, tem o hábito de ser viciado em se alimentar da ração de sua gata Oscuridad. Por sua vez, o  doce menino acaba seguindo os passos de sua maior inspiração, diga-se de passagem: de seu padrasto, o que não acaba agradando a Carla, sua linda, mas nem tão adorável mãe, nem muito menos a seu pai, Léon, que não passa de um imbecil viciado em colecionar carrinhos de brinquedos. Há ainda a maravilhosa e ambiciosa jornalista Pru, uma nova iorquina linda, que tem um grande objetivoe missão: conseguir escrever um artigo para a revista a qual trabalha. E é aí que surge então a oportunidade da mais bela mulher viajar ao Chile e ter a brilhante ideia de escrever um artigo sobre os poetas chilenos.

É através dessa trama que Zambra faz o leitor mergulhar em uma viagem estupenda pelo Chile e trazendo algumas camadas saborosas. Uma delas, confesso que mais me chamou a atenção, é a relação de amor e afeto entre padrasto e enteado. Gonzalo se torna como um espelho para Vicente, uma vez que o doce garoto, assim como ele, também quer se tornar um poeta chileno, pois ao passo que vai crescendo, vai começar a se interessar pelos livros de poesia de seu padrasto e também de escrever os seus próprios poemas. Diferente da visão que absorve de seu pai biológico, o qual, além de não ser muito presente na vida do menino, não passa de um ex-advogado, agora corretor de imóveis, medíocre e que está propenso a dar mais atenção para o emprego e importunar algumas vezes, junto da mãe, a ideia absurda do filho de querer ser poeta.

Essa afeição "padrasterna" entre Gonzalo e Vicente é um dos pontos que, ao meu ver, torna o livro mais apaixonante, visto que nem mesmo alguns conflitos que acontecerão ao longo da narratica irão fazer com que esse amor se perca.
Outro ponto também brilhantemente marcante é a exaltação da poesia que em diversas vezes ocorre em detrimento da banalização da prosa, tendo em vista que para os poetas chilenos para ela não passa de livros que são grandes e que ficam enrolado páginas, por páginas diferentemente da poesia, que é algo mais sublime e que tem o poder de deixar o leitor mais extasiado, como pensa Vicente que "são os poetas e não os prosadores que devem capturar absolutamente todos os detalhes de cada experiência vivida, mas não para contá-los, não para vociferá-los num relato, e sim para inscrevê-los, por assim dizer, em sua sensibilidade, em seu olhar: numa palavra, para vivê-los numa palavra, para vivê-los (p. 194).

Este romance, como afirma Alejandra Costamagra é "O romance mais chileno e universal de Zambra, aquele que mais fala de literatura sem ser literário." O que realmente é um fato do começo ao fim dessa bela e encantadora obra. Aliás, ainda vale ressaltar que para os poetas chilenos a poesia é motivo de muito orgulgo já que se intitulam como "[...] bicampeões na copa do mundo de poesia, é a única coisa em que somos comprovadamente bons." (p. 244) ou ainda "Ser um poeta chileno é como ser um chefe peruano ou um jogador de futebol brasileiro ou uma modelo venezuelana". (p. 277).

O último e breve ponto, mas mega importante a ser mencionado nessa resenha é a preocupação em trazer a diversidade para a poesia. Mesmo que o cenário da poesia tenha uma grande porcentagem de poetas homens heteronormativos, é detalhado que as minorias vêm lutando para conquistar o seus direitos nesse espaço designado aos poetas chilenos, sejam esses grupos que estão à margem mulheres, homossexuais, idígenas, até porque todos os poetas chilenos estão destinados a tratar dos assuntos contemporâneos que dizem respeito as causas sociais em que esses grupos se encontram. Enfim, um olhar aberto com o objetivo de dissipar qualquer ideia que venha segregar ou calar a voz das minorias.
Daniel 13/03/2023minha estante
Concordo com você. Embora eu tenha achado que o Gonzalo fez a maior falta na segunda metade do livro... A Pru não consegue de jeito nenhum manter o pique e a ternura, melhor seria ter focado no Vicente, até o incrível reencontro dos dois protagonistas.

sara320 13/01/2023

extraordinário
acredito que somente com cisnes selvagens, há um tempo, eu tenha chorado tanto com o final de um livro - estou muito feliz por ter decidido comprar poeta chileno, de zambra. ele passou um tempo na minha lista de desejos, e agora, inevitavelmente, permanecerá por um ainda maior no meu coração. eu nunca vou parar de pensar em tudo que se passou e o que pode vir a acontecer na vida de vicente, gonzalo, carla?
um dos melhores que já li na vida. ansiosa demais pra entrar mais no mundinho zambriano e conhecer, pessoalmente, o chile.

Vicente 15/03/2022

Apaixonante
Leio os livros de Zembra há bastante tempo, Bonsai apesar de curto é um livro poderoso. Poeta Chileno, a primeira narrativa longa do autor, te conquista logo nas primeiras palavras e quando você se dá conta já está completamente envolvido com a estória de Gonzalo, Carla e Vicente. Sem dúvida um dos melhores livros que li nos últimos tempos.

Lucas 31/03/2024

Li parte do livro em Santiago, parte na estrada indo e voltando de Valparaíso, parte no avião voltando pra casa e termino agora, em Minas. É sempre um presente viver uma cidade estrangeira com um bom livro de companhia. Um livro que fala daquele lugar. Entre o corre de acordar cedo para fazer um passeio ou o andar devagar pelo bairro Providência parando em brechós e livrarias, ler cinco ou dez páginas do livro já é o suficiente para coroar o dia. Certo dia li nessas páginas sobre o Chuchuflí. Lembrei, pela descrição, de ter visto no supermercado. Saí do apartamento, cruzei a Av Nueva Providencia e comprei um saquinho no supermercado Líder. E comi os canudinhos de chocolate recheados com manjar.

Para que nunca esqueçamos: hoje 31 de março (por lá foi num 11 de setembro) - Ditadura nunca mais!

Andrea 24/03/2023

Poetas e laços
Ambientado no Chile, o romance permite conhecer um pouco mais da sociedade chilena pós ditadura em meio ao despertar da poesia em um país onde nomes como Pablo Neruda e Gabriela Mistral tornam o mesmo uma referência no mundo literário.

Tudo dentro de uma família que seria chamada de não tradicional se não fosse o fato de sua composição ser tão comum e numerosa quanto as demais. Tendo aqui como diferencial falar sobre paternidade sobre o olhar do padrasto e não do pai, uma figura que é esquecida até mesmo nos contos de fadas (afinal, é a madrasta que é sempre a vilã).

E não podemos esquecer do amor, afinal são raras as pessoas que não associam o sentimento a poesia. E aqui ele se apresenta de diferentes formas, estilos e dúvidas, afinal, no complexo processo da paixão que vira amor que vira amizade que vira ódio não existe nada que faça gerar mais perguntas que o amor.

Mas ao contrário do que um leitor desavisado possa pensar neste momento, sem nada meloso ou pedante. Pelo contrário, a escrita de Alejandro Zambra tem a mistura certa de ironia, emoção, gargalhadas e vontade de virar mais uma página para acompanhar a vida dos seus personagens.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/03/poeta-chileno.html?m=0

acodud 13/03/2024

Magnífico
Que livro mais gostoso de ler! alejandro zambra exala poesia até na prosa, incrível! amei acompanhar gonzalo e vicente, a relação dos dois e ainda mais a maneira como é finalizado no livro. recomendo demais! quero ir pro chile agora

João Vitor Schulte 18/04/2023

Muito além dos poetas
Encontros, desencontros, reencontros, família, paternidade, amizade, paixões e claro poesia, Zambra consegue em uma escrita fluída e muito bem elaborada misturar tudo isso numa obra de arte única, descrevendo na medida certa, pessoas, lugares, situações e sentimentos de forma ímpar, deixando a sensação que no fim, não deveria acabar. Mas sim, finaliza de forma magnífica como se falando diretamente com o leitor, explicasse seu encerramento.

É daqueles livros que você quer sair indicando para que todo mundo possa conhecer e se deliciar com a história dos poetas chilenos.

1 | 2 | 3 | 4