O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Sther 27/06/2024

Existe lucidez na loucura?
Sabe o ditado " Atitudes falam mais que mil palavras ". Bem,no morro dos ventos uivantes, é bem diferente. Tudo é verbalizado ,ninguém tem papas na língua " A vida já é sombria o bastante sem conjurar fantasmas e visões para nos desconcertar " pág 128 .Costumamos valorizar ou depreciar as ações preliminarmente mas o que a Emily Brontë faz aqui é loucura ,palavras amargas ,verdades difíceis de engolir que ficam imortalizadas no livro e no meu coração " Nenhum pastor se faz necessário, nenhum tributo .Fique tranquila, que meu paraíso eu já quase alcancei , e o dos outros não tem nenhum valor para mim ,não cobiço". pág 443.

Carla.Cristine 27/06/2024

Heathcliff é um ogro no pior sentido da palavra.
Catherine é uma mimada 🤬 #$%!& e bobalhona.
Ah, mas eles sofreram na vida.
Sim sofreram, mas foram muito cruéis. E sim, é minha opinião. Hahah

Ray 26/06/2024

Como eu odeio esse livro
Eu odeio esse livro e mesmo assim fui reler ele. Não era só impressão minha, os personagens e os acontecimentos são realmente detestáveis, Heathcliff não é só um anti herói, mas um vilão mesmo, tão ruim e farinha do mesmo saco que a Catherine.

Mas a parte fascinante, é que os dois sabem disso e autora também, em nenhum momento eles são escritos pra serem gostáveis, tanto que nos momentos de catarse se declaram reconhecendo o quão horríveis e iguais eles são, e por isso se amam tanto.

Chega um ponto, que as coisas ficam indigestas, a vontade que dá é de entrar ali dentro e agredir todo mundo, principalmente a Catherine e o Heathcliff. Cheguei até a pensar que não havia humanidade neles, que eram dois psicopatas, mas apenas em dois únicos momentos consegui visualizar que na verdade não, eles são sim seres humanos muito ruins, mas que ainda possuem humanidade.

Em relação aos outros personagens, eles são bem mais fáceis de entender e, portanto, muito mais humanos. Mas eu detesto até a Nelly, que parece se odiar mais que todos ali por não ter tacado fogo naquela casa e ter ido embora, a maior masoquista de todos os tempos da literatura!

E uma coisa que não tinha me dado conta da primeira vez que li: na verdade quem conta a história pra gente é o Sr. Lockwood, que narra o que ouviu da Nelly, ou seja, se tem um narrador não confiável aqui é ele!

No fim, mesmo odiando tanto, eu meio que gosto pra caramba desse livro. É um ótimo livro pra se estudar personagens, e a ambientação é ótima e a escrita fluida da Emily Bronte é simplesmente cativante no mais alto nível, um dos livros mais bem ambientados que já li, precisamos de muito pouco pra sentir tudo o que se passa nas páginas.

Resumindo, é odioso mas fantástico.

FabioFilgueira 26/06/2024minha estante
Ao final, Heatclif é vítima ou vilão? xD

cecí 26/06/2024minha estante
acho q um meio termo, ele sofreu p crl e fez pessoas sofrerem tb

FabioFilgueira 26/06/2024minha estante
Quando terminei o livro, pra mim ele era um baita fdp. Até que assisti umas duas sérias inglesas do livro e ele era, simplesmente, retratado como vítima. Eu fiquei maluco, queria quebrar a tv kkk jamais tinha conseguido imaginar um vacilao daqueles como vítima

cecí 26/06/2024minha estante
Acho q a única coisa q ele conseguiu amar na vida dele foi a Catherine, pq o inferno que ele fez p se vingar é inexplicável. Mas eu consigo entender completamente o lado dele.

luizafb 26/06/2024

Ambíguo
?Mesmo que ele a amasse com todas as forças de sua anêmica figura, seria incapaz de lhe dar, em oitenta anos, o amor que posso oferecer em um único dia.?

Ler isso é enaltecer e enojar o mesmo personagem.
É criar os cenários na mente, revisita-los mil vezes, conhecer suas planícies como se vivesse sobre elas.
Sentir as dores.
Sentir o medo.
A necessidade de se provar.
O senso de justiça.
O desespero, o ócio, o sujo, o solitário, o perdido, o intrínseco.
E principalmente, acima de tudo, do quanto um amor pode ser doentio e belo, enigmaticamente doentio e belo.

Malu 26/06/2024

"Morro dos Ventos Uivantes" é um livro que todos deveriam ter a oportunidade de ler um dia. A complexidade emocional de cada personagem torna a leitura uma experiência rica. O personagem Heathcliff, por exemplo, te fará oscilar entre sentimentos de raiva e compaixão, evitando assim que a leitura se torne tediosa. Em sua totalidade, a história é cativante e repleta de detalhes. Devido à escrita complexa, a leitura pode ser um pouco lenta para aqueles que não estão habituados

Chayan0 26/06/2024

Um clássico que merece ser lido.
Eu comecei a ler o livro porque queria um romance gostoso, pois eu não sabia que a história estava longe de ser o que eu estava buscando.
É um livro incrivel, com uma leitura que nos traz diversos sentimentos.
Os personagens são odiáveis e refletem o pior do ser humano.
A história "de amor" nos traz dúvidas se trata de amor ou obsessão. E é contata a partir da narrativa da governanta, que foi escrita de maneira espetacular.
Você vai odiar ou você vai amar, não existe meio termo.

marifdam 25/06/2024

Bem dramático
Comecei achando que era um livro de romance, mas tem bastante drama. Os personagens parecem que vieram diretamente da coitadolandia. Mas gostei da história e de como foi contada.

Giovanna.Pulz 25/06/2024

Personagens ambíguos
Eu gosto da dualidade dos personagens, no entanto é uma leitura um pouco cansativa. Por ser um clássico, com certeza vale a pena conhecer.

Rosa282 25/06/2024

Transformações à vista... no morro dos ventos uivantes
Ventos... em sua materialidade podem ser entendidos como mensageiros de mudanças no clima, nas temperaturas, além disso podem contribuir para a flora ao transportar pólem, sementes, etc. No caso da construção literária de Emily Brontë os sentidos atribuídos aos ventos uivantes são mais como presságios, tumultuosas transformações materiais e emocionais também. Não se trata de um romance, como as mídias por anos teimam em difundir, mas um escancarar da essência sombria humana, sem generalizações. Uma exposição da hipocrisia da sociedade inglesa no século XIX, mas que ainda encontra ecos, sem anacronismos, no século XXI. A narrativa trata sobre o racismo, a exclusão social, a exploração do trabalho, a divisão de classes sociais tendo como base a economia. Brontë apresenta a persistente coisificação das mulheres, vistas como seres inferiores, sem direitos diante do patriarcado. Há muitas camadas para discussões em níveis filosóficos, psicanalíticos e sociológicos; um trabalho de pesquisa interdisciplinar seria pouco para trazer à baila todas as possibilidades de entendimentos. Um clássico atemporal!! Recomendo a sua leitura. Amei demais.
No que se refere às edições que analisei:
Antofágica, se mostra rica em detalhes;
Darkside, representa muito bem na tradução as identidades dos personagens, com suas respectivas diferenças. O seu texto nos leva a enxergá-los inclusive, a ouvir suas vozes;
Zahar, possui a tradução mais fluida e comentários interessantes em seus rodapés, esta foi a versão que utilizei para as minhas anotações e marcações;
Martin Claret, a tradução mais fiel do texto em língua inglesa, mas não compõe um texto pesado, também é fluida.
Todas as traduções são ótimas, o texto não perde a sua riqueza e tampouco é danificado. A escolha da edição dependerá do gosto do leitor. Particularmente, como fiz a primeira leitura comparando de forma mais próxima Zahar e Darkside, na releitura farei as minhas anotações na edição da Antofágica, pois essa trama merece uma releitura.

jurdangf 24/06/2024

Quem deras poder abraçá-lo
Finalmente acabei!!! nao sinto que estou aproveitando a leitura como eu deveria, mas é um livro ótimo, no próprio livro há muito opinião positiva do livro, o que me fez ler com essa visão em mente, então pra mim é um ótimo livro!

Carol 24/06/2024

Estou há dias pensando na frase ?Você derrubou meu palácio, agora quer erguer um casebre para ficar se congratulando pela caridade? e como parece muito uma música que a Taylor Swift escreveria.

Que história maravilhosa, as vezes eu tinha que parar e refletir sobre o que eu tinha acabado de ler. A primeira parte do livro é muito superior à segunda e eu só tirei meia estrela por isso. Um quase 5 estrelas.

Raina.Carrion 24/06/2024

"[...]sua crueldade provém de sua miséria"
A escrita é divertida por sua ironia e macabra ao mesmo tempo, trabalhando a ansiedade e a curiosidade do leitor com maestria. Os detalhes mergulham o leitor direto no mundo narrado.
Os personagens, assim como suas ações, são complexas e resultam em um turbilhão de emoções. A autora nos leva a amar e odiar o mesmo personagem, bem como muitas vezes a junção desses dois.
É angustiante os acontecimentos, ainda mais em consequência do leitor saber exatamente o que leva as terríveis ações dos personagens.
Por fim, o final surpreende com sua delicadeza e abrupta mudança. É como um quebra-cabeça que forma uma figura diferente para cada leitor.

MissCaixeta 23/06/2024

Que família doida
No começo do livro curti bastante, tava adorando os personagens, achei todos meio serelepe da cabeça tbm, no meio ao fim pra mim foi uma tortura continuar a leitura, foi bem arrastado, as coisas que esses povo acham normal é um absurdo, porém, é bem recente a história, 1800 e bolinha. Foi boa a experiência, mas prefiro os da Jane Austen e da Charlotte Brontë.
Felipe Santos 23/06/2024minha estante
Desisti no primeiro capítulo. E é exatamente essa edição.

prizz0 23/06/2024minha estante
eu parei no meio desse, tô pensando em tentar terminar

MissCaixeta 23/06/2024minha estante
O livro é bom, só tem alguns (todos) personagens que tem 15 parafusos a menos

Ricardo 23/06/2024

Denso, sombrio e inesquecível
Acabei de terminar "O Morro dos Ventos Uivantes", e que livro intenso! A leitura foi densa e sombria, me envolvendo em um mundo de paixão avassaladora, vingança cruel e personagens atormentados.
Emily Brontë constrói uma narrativa única, alternando entre narradores e linhas do tempo, criando uma atmosfera de suspense e mistério. O livro se passa em duas casas: a aconchegante Granja dos Tordos e o sombrio Morro dos Ventos Uivantes. É nesse cenário gótico que acompanhamos a história de amor proibido entre Catherine Earnshaw e Heathcliff, um órfão acolhido pela família.
O que mais me impressionou foi a complexa construção dos personagens. Eles são cheios de defeitos, contradições e obsessões. Catherine, por exemplo, é impulsiva e egoísta, enquanto Heathcliff é amargurado e vingativo. Essa imperfeição humana torna a história ainda mais real e impactante.
"O Morro dos Ventos Uivantes" não é um livro para quem busca uma leitura leve e descontraída. É uma obra densa, que exige atenção e reflexão. Mas se você aprecia histórias marcantes e personagens inesquecíveis, essa é uma leitura obrigatória. Prepare-se para se encantar e perturbar com a genialidade de Emily Brontë.
"O Morro dos Ventos Uivantes" é um clássico da literatura inglesa que explora temas como amor, ódio, vingança e a natureza humana. É uma leitura densa e sombria, mas que te prende do início ao fim. Se você busca uma experiência literária marcante, não perca este livro!