Afirma Pereira

Afirma Pereira Antonio Tabucchi

Resenhas - Afirma Pereira

Patricia 05/12/2020

Pereira, jornalista responsável pela página cultural de uma pequena gazeta vespertina, viúvo que conversa com o retrato de sua falecida esposa, têm problemas de saúde e adora limonada, eis nosso protagonista. Até que tudo muda quando ele se envolve com jovens que lutam contra opressão e violência da ditadura, e saindo da sua solidão acaba lutando por justiça. A narrativa é criativa, história curta e boa.

mila_braz 07/09/2020

Arrastado
Muitas críticas lidas após a leitura me convenceram de que se trata de um bom livro, embora eu não tenha gostado de lê-lo. Talvez o que me faltou foi empatia pelos personagens.

Arisa.RC 15/02/2021

O que podemos fazer?
A narrativa é de uma fluidez incrível. Parece realmente uma conversa. Apesar da 'facilidade' do texto, ele, especialmente no momento em que vivemos, nos faz refletir sobre a vida, sobre as nossas escolhas, sobre quem somos e o que podemos fazer. Vamos continuar simplesmente existindo, ou vamos um pouco mais além?

Luciana Leitora 09/09/2020

Necessário
Que livro fantástico, atual e necessário! A linguagem é clara e a leitura é prazerosa. Enfim só leiam!

Nascimento 12/09/2020

Me identifiquei muito com o Pereira. Passei a fazer a receita de omelete com ervas aromáticas e a tomar limonada sem açúcar.

Rodolfo Vilar 13/09/2020

importante
Afirma o Bodega Literária ter lido esse livro em poucos dias, de tão simples e profundo de ter sido a leitura. Com uma narrativa linear porém profunda, vamos nos adentrando em camadas e camadas de um enredo sobre uma Portugal nos inícios do período salazarista e fascista, a guerra as portas da revolução e tendo como centro apenas um personagem que não quer ser herói, mas apenas ser alguém como qualquer um. Nessa jornada conhecemos Pereira, jornalista responsável pela página cultural de uma gazeta vespertina, viúvo, solitário e que apenas quer realizar o seu trabalha sem problema algum. O problema é que essa ingenuidade de Pereira o acaba fazendo conhecer Monteiro Rossi, jovem participante dos movimentos libertadores do regime atual, e cada vez mais essa amizade entre os dois vai fazendo de Pereira um sujeito preso aos destinos que o aguarda. Na obra de Antonio Tabucchi conhecemos uma Europa em início de guerra, uma Portugal com suas tradições, suas terrinas, sua culinária. É uma leitura maravilhosa, daqueles de se pegar um copo de limonada e ler a sombra de uma árvore. Deixo aqui a minha indicação.

Conça 14/09/2020

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
Afirma Pereira de Antonio Tabucchi é uma obra desafiadora que representa luta em tempos difíceis e desperta o ser humano para os direitos civis.

O enredo desse romance é ambientado em Portugal no final da década de 1930, com acontecimentos históricos relacionado a ditadura. Pereira, o protagonista, é um jornalista de meia-idade, viúvo, despreocupado com a situação política do país. Ele é responsável pelo caderno cultural do Lisboa, periódico vespertino de editorial conservador, Ocupa-se semanalmente de ler, traduzir antigos contos franceses e de antecipar necrológios de escritores famosos.

A narrativa flui com ironia em formato de depoimento capaz de envolver o leitor com maior grau de necedade. Impossível não se conectar com Pereira e sua rotina metódica e movimentos repetitivos, ao mesmo tempo, atento aos acontecimento ao seu redor, mesmo sem querer se imiscuir nos assuntos políticos.

Tive oportunidade de conhecer a ditadura salazarista reportando e sendo induzida a fazer uma correlação ao sistema vivido em nosso país em tempos difíceis.
Pontos que nos remetem a reflexão, eu mais ainda, por me considerar uma neófita nesse quesito. Vale a pena desabrochar para fatos históricos como estamos vivendo em tempo de pandemia, questionar atos políticos e como afirma Pereira, sair da zona de conforto, tomar posse de conhecimento de forma profunda e deixar de ficar na superficialidade de um assunto polêmico e necessário pertinente na política de nosso Brasil.

Recomendo a obra pelos motivos já citados, bem como, por outros aspectos relevantes, e, digno de ressalva para esse romance de poucas páginas que com maestria aborda outros temas como: morte, vida, alma, inércia, personalidade...

Maíra 01/11/2020

Que livro!
Excelente, amei. Fácil de ler, e de se identificar. As pessoas não precisam concordar 100% com tudo para serem aliadas.

Ronnayse 26/10/2020

“Afirma Pereira” apresenta uma escrita bem diferente dos livros que já li, nos leva a imaginar que o livro tem um personagem que narra os fatos a alguém para que este relate/transcreva-os. Por isso, o “Afirma Pereira”.

É um livro cujo enredo e construção do personagem vai te envolvendo na trama de modo que você se sente parte dela e queira ver essa transformação acontecer.
O sr. Pereira, um jornalista solitário e viúvo, leva uma vida de forma bem simples, e sem se preocupar com o futuro. Preso às memorias do passado, vai levando a vida como se o futuro não existisse.
Embora jornalista, fato esse que faz questão de elucidar várias vezes, doutor Pereira parece um tanto alheio (sem se preocupar) com o que acontece no momento politico e social do país e dos países vizinhos. Afinal, como afirma Pereira, ele é jornalista de uma seção cultural, então a política não lhe diz respeito.
“O problema é que o mundo é um problema e, claro, não seremos nós a resolvê-lo” (p. 40)
Mas ao encontrar os demais personagens envolvidos na obra, Pereira começa refletir sobre seu próprio eu – mesmo que inconscientemente. O que o leva a um despertar politico e, principalmente, uma reconstrução de sua identidade.
“o fato é que por um lado estou contente de ter levado a vida que levei, (...) porém, ao mesmo tempo, é como se tivesse vontade de me arrepender da minha vida, não sei se me faço entender." (p. 58)
como aconselha o dr Cardoso "... pare de frequentar o passado, procure frequentar o futuro. (...) e, por favor, dê espaço ao seu novo eu hegemônico, deixe-o ser, precisa nascer, precisa se afirmar." (p. 120)
É tocante observar o desenvolvimento do personagem. "... as pessoas nos influenciam, acontece." (p. 107) E é com essa percepção que Pereira começa se reafirmar enquanto pessoa.

Com Pereira, percebemos que embora diversas vezes, queiramos nos isentar de alguma situação alarmante que esteja acontecendo a nossa volta, já estamos nos posicionando (até a falta de posicionamento é um posicionamento). E isso pode nos prender em um eu onde nós não nos reconheçamos.

É uma obra muito importante tanto no cunho politico e social quanto de autoconhecimento. E, mesmo escrita em 1994, é muito atual.

Super indico a leitura.

Fernanda 21/08/2020

Me surpreendeu
Nas primeiras páginas achei cansativo a narrativa, mas logo, não só me acostumei, como passei a amar.
Foi uma experiência muito interesse.
Recomendo

Rodrigo Celestino Menezes 14/09/2020

Surpreendente! Fiquei realmente emocionado com este livro: a história é atraente; a ausência de hífen na fala dos personagens proporciona uma leitura bastante fluida; ironia bastante sagaz ao longo de toda a obra; o modo de vida português é muito bem captado pelo escritor e existe uma crítica social e um fundo histórico para quem não gosta de perder tempo com livros que não acrescentam conhecimento à nossa vida.
Andressa 05/10/2020minha estante
Exatamente! É uma leitura super envolvente e que nos ensina muito.