Nosso Lar

Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Priscila 24/07/2020

Perfeito
O que dizer do livro "Nosso Lar"? Não tenho nem ideia. Tentarei resumir com esse trecho do livro "Como é grande a Providência Divina! ? dizia, a monologar intimamente. Com que sabedoria dispõe o Senhor todos os trabalhos e situações da vida! Com que amor atende a toda a Criação!".
Algumas palavras que não conhecia (nada que uma busca no Google não resolva), mas que depois de um tempo fui me acostumando e a leitura fluiu. Fui lendo aos poucos para poder refletir um pouco.
É perfeita a criação e "manutenção" do mundo!
Admiro aqueles que aqui, na terra, conseguem agir com amor, resiliência, fraternidade e todos os demais ensinamentos.

Mr. Nobody 04/06/2023

Aprendizados
Umbral é purgatório.
A realização nobre requer
1° realmente querer algo
2° trabalhar persistentemente para isso;
3° merecer justamente.
O maior alimento da alma e das criaturas é o amor.
O casamento deve aduzir mediante a combinação vibratória

Drica 22/04/2022

Muito bom!!
Livro que explica uma colônia do mundo espiritual. André Luiz vai se transformando ao longo do livro e passa várias informações sobre essa colônia chamada Nosso Lar . Recomendo!

Fernando 17/04/2020

Sem palavras!
Este é o 1° livro de uma série maravilhosa.

No que diz respeito a história, ele não conta muito, mostra uma pessoa desencarnando e se adequando a nova realidade(trabalho, amigos, etc...). Porém isso não traz prejuízo a obra, pois a riqueza está nas observações e nas extensas descrições feitas pela personagem principal.

Ana 12/09/2021

Nosso lar
É um livro espírita. Eu nunca tive contato com essa doutrina. Foi recomendado por uma amiga para eu aprender a base dessa religião.
Conta a passagem de André, um homem que morreu, foi para o umbral ( uma camada que fica entre a terra e o "nosso lar"e depois foi para o "nosso lar", que é uma colônia. Não é o céu.).
Lá ele teve que compreender o funcionamento da colônia( trabalho de mandar energias tanto para os recém chegados do umbral quanto para as pessoas aqui no plano físico).
Essa passagem dele foi na época da segunda guerra.

Para esclarecimentos: no umbral a pessoa fica o tempo que precisar para "consertar" e entender o que errou aqui na Terra . Depois a pessoa é mandada para a colônia.
Na colônia, a pessoa chega com os "ferimentos " do espírito, é levado para um hospital de lá, curado e depois pode começar a trabahar na energização dos outros.
Mais ou menos isso. Tem alguns detalhes que não ficou claro como por exemplo, o trabalho aqui na Terra, as visitas, a reencarnação. Mas acredito que estudando mais, clareire as ideias ?

Marcelo 23/09/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Esta é a quarta vez que leio este livro. Desta vez resolvi reler pois queria fazer um estudo comparativo com outros livros que tratam sobre o tema, e que de alguma forma me geraram alguns questionamentos.

Nosso Lar é um dos livros mais importantes do Espiritismo. Na época de seu surgimento (1944) houve muitos questionamentos sobre seu conteúdo e sua veracidade doutrinária, uma vez que os que eram contra dentro do movimento espírita diziam que estas revelações não constavam nas obras de Kardec. Mas com o tempo ele foi aceito e André Luiz ganhou o devido reconhecimento e relevância dentro do movimento. Hoje é considerado um dos espíritos com a obra mais relevante para a doutrina. Nosso Lar é considerado o melhor livro espírita do século XX, segundo pesquisa realizada pela Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura em 1999.

Neste livro (que compõe uma série de 13 volumes) o espirito André Luiz descreve sua passagem ao mundo espiritual, sua vivencia no umbral onde é denominado de suicida e sua chegada na cidade espiritual Nosso Lar, colônia espiritual supostamente fundada em meados do século XVI, por portugueses distintos, desencarnados no Brasil, localizada "sobre uma extensa região do Estado do Rio de Janeiro (entre as cidades do Rio de Janeiro, Campos / Itaperuna).

Descreve o dia a dia da vivência nesta colônia espiritual, os trabalhos, os departamentos, as atividades, o lazer, as formas de vivência, trabalho, etc... Um livro fundamental para quem tem interesse no tema.
@carletogabriel 25/09/2021minha estante
Show ???

Nathalia Almeida 18/06/2018

Visão
"[...] Mas urgia reconhecer que a humanidade não se constitui de gerações transitórias ,e sim de Espíritos eternos, a caminho de gloriosa destinação. Verifica que alguma coisa permanece acima de toda a cogitação meramente intelectual. Esse algo é a fé, manifestação divina ao homem [...] "

Felippe Araujo 19/05/2021

Conhecendo o plano espiritual
Nosso lar foi o meu primeiro contato com a literatura espírita.
Por ser um romance a familiaridade com a narrativa foi boa. A leitura só não foi tão fluída pela escrita ser bastante formal, levando se em conta que foi publicado pela primeira vez em 1944, até que achei tranquilo.
??
A nível de curiosidade, achei a história muito interessante. Pois a muito tempo, tinha o interesse de conhecer sobre essa religião.
O aprendizado que podemos absorver dessa história é impagável. Adoro livros que não servem só para entretenimento, mas como também para o desenvolvimento pessoal.
Esse livro foi a porta de entrada para o meu amadurecimento de conceitos e visões sobre empatia, amor e fraternidade.
??

Lê_Fox 25/09/2022

Simplesmente um sopro de esperança
Nosso Lar nos conta sobre a vida espiritual, esclarecendo em incontáveis detalhes a grandiosidade da Providência Divina, e o quanto tudo, absolutamente tudo, tem uma razão de ser e servir a nossa evolução.
O livro não cobre todos os nossos questionamentos sobre vida e morte, corpo e espírito além de inúmeros outros que nos vêm por vezes. Mas ele apresenta de forma contundente e tocante o o retorno de André Luis ao mundo espiritual, com toda a humildade transparente sobre as suas dificuldades morais que ele ainda carregava após o desencarne e, junto com isso, a linda transição mental e espiritual que ele faz ao passo que se eleva a partir dos novos aprendizados. E o maravilhoso é que nós temos a oportunidade iluminada de embarcar com ele nesse progresso, nos permitindo aprender e refletir sobre as mais vastas questões da vida, na medida em que o autor vai nos narrando os fatos. Feliz de nós que temos a oportunidade de conhecer e se esclarecer sobre a vida espiritual através desta leitura, estando nós aqui, ainda em condição de matéria física. Em breve já começarei a ler o próximo livro.

tinhooo 14/10/2021

terceira vez que leio esse livro e acredito que ganhei muito mais com essa leitura, do que a anterior. até porque dessa vez eu li com o intuito de responder um questionário, então a leitura foi muito mais diferente d que a anterior. pra quem gosta do assunto, super recomendo! ah, nosso lar é uma sociedade socialista!!!

Digão Livros 14/08/2010

O livro apresenta o processo após a morte na visão espírita. Livro de leitura suave e fácil, para quem gostaria de entender um pouco da doutrina espírita.

Lisieh 31/03/2021

Convite a Reforma Íntima.
Obra primorosa psicografada por Chico Xavier e ditada por André Luís, esse livro certamente toca o coração.

Aos leigos e iniciantes no espiritismo, um choque de realidade. Aos adeptos mais experientes, um lembrete em Caixa Alta e letras grifadas sobre a importância de se 'Bem Viver' e aproveitar o nosso tempo na terra para continuarmos avançando em nosso progresso moral.

Um livro extremamente educativo, que nos dá noções sobre o desencarne e a vida no mundo dos espíritos, sobre a vida após a 'morte' numa narrativa fluida e bem escrita.

Mas mais do que isso, esse livro nos convida a reflexão, e nos convoca a reforma íntima, premissa obrigatória para nosso crescimento.

'Uma existência é um ato.
Um corpo - uma veste.
Um século - um dia.
Um serviço - uma experiência.
Um triunfo - uma aquisição.
Uma morte - um sopro renovador.
Quantas existências, quantos corpos, quantos séculos, quantos serviços, quantos triunfos, quantas mortes necessitamos ainda?'

...'mas, examinando atentamente a mim mesmo, algo me fazia experimentar a noção de tempo perdido, com a silenciosa acusação da consciência.'

'Ah! é preciso haver sofrido muito, para entender todas as misteriosas belezas da oração; é necessário haver conhecido o remorso, a humilhação, a extrema desventura, para tomar com eficácia o sublime elixir de esperança. Foi nesse instante que as neblinas espessas se dissiparam e alguém surgiu, emissário dos Céus.'

'Nos círculos inferiores, meu filho, o prato de sopa ao faminto, o bálsamo ao leproso, o gesto de amor ao desiludido, são serviços divinos que nunca ficarão deslembrados na Casa de Nosso Pai; aqui, igualmente, o olhar de compreensão ao culpado, a promessa evangélica aos que vivem no desespero, a esperança ao aflito, constituem bênçãos de trabalho espiritual, que o Senhor observa e registra a nosso favor...'

'? O Evangelho de Jesus, meu André - continuou amorosamente -, lembra-nos que há maior alegria em dar que em receber.'

'O pensamento é força viva, em toda parte; é atmosfera criadora que envolve o Pai e os filhos, a Causa e os Efeitos, no Lar Universal. Nele, transformam-se homens em anjos, a caminho do céu ou se fazem gênios diabólicos, a caminho do inferno.'

'É por essa razão que, no planeta, o problema do ambiente é sempre fator ponderável no caminho de cada homem. Cada criatura viverá daquilo que cultiva. Quem se oferece diariamente à tristeza, nela se movimentará; quem enaltece a enfermidade, sofrer-lhe-á o dano.'

'? Aqui - tornou a interlocutora sensatamente -, contamos com as vibrações espirituais da maioria dos habitantes educados, quase todos, nas luzes do Evangelho Redentor; e ainda que velhas fraquezas subam á tona de nossos pensamentos, encontramos defesa natural no próprio ambiente. Na Terra, porém, nossa boa intenção é como se fora bruxuleante luz num mar imenso de forças agressivas.'

Tati Menezes 26/03/2021

Edificante
Este livro foi minha primeira leitura quando resolvi estudar sobre o assunto. Uma obra magnifica que até os dias atuais não encontrei melhor. Passa uma mensagem edificante sobre espiritualidade e amor.

Vivi.Montarde 18/07/2018

Ensinamentos para a vida
André Luiz nos narra como foi sua experiência no mundo espiritual após seu desencarne, suas impressões sobre o Umbral e sobre a colônia espiritual Nosso Lar, para a qual posteriormente foi levado. Quando publicado na década de 1940, o livro foi considerado fundamental no estudo do mundo espiritual. Neste mundo invisível somos colocados face a face com nossa própria consciência, por isso devemos aproveitar dignamente nossa experiência terrestre. E é assim que André Luiz descobre que seu modo de conviver na Terra, muitas vezes exasperado e sombrio, com ausência de autodomínio e o trato ofensivo com os semelhantes, era um manancial de forças negativas para ele mesmo.

André Luiz nos mostra que não basta saber e conhecer, é preciso consagrar nossa vida ao bem, que ninguém atende ao dever apenas com a palavra, uma vez que o próprio Senhor da Vida não estacionou no verbo, ele continuou o trabalho na ação.

Todo homem é semente da divindade, se bem fizermos a nossa parte, podemos permanecer em paz, porque o Senhor fará o resto. (pág. 251)

Precisamos confiar na Proteção divina e em nós mesmos. É preciso trabalhar muito mais no bem dos outros que na satisfação de si mesmo. O grande perigo, ainda e sempre, é a demora nas tentações complexas do egoísmo. (pág. 272-273)