Operação Portuga

Operação Portuga Sérgio Xavier Filho

Resenhas - Operação Portuga

Juliana 10/02/2020

Aos amantes do esporte uma história emocionante, com muitos desafios, conquistas e momentos dificeis tb.

TercioTesta 20/07/2019

Tão rápido quanto uma maratona!
Que o Sergio é um baita de um escritor não há dúvidas. Comprei este livro há quase um ano e estava "sentado" na minha prateleira, escondido entre tantos outros sobre corridas, maratonas e façanhas do esporte. Há dois dias, do nada, olhei para ele e falei, é agora! Em dois dias pude conhecer algumas das histórias mais fascinantes e arrebatadoras que já li. Corro meias maratonas e venho me preparando para a primeira maratona. Nada como buscar inspiração em quem chegou lá através de muito suor derramada e muita entrega. A narrativa, como que no pace dos melhores corredores, é rápida, direta e emocionante. Vale a leitura de cada palavra. Sergio, se algum dia ler esta resenha, parabéns e obrigado pela inspiração.

Lediana 21/06/2018

Ótima narrativa
Como o próprio autor explica na Introdução: ?Este livro não é sobre corrida. É sobre gente.? Foi cativante acompanhar a saga dos cinco protagonistas, suas histórias de vida e o que os levou até esse desafio! De repente nos vemos ali no meio da torcida e nos tornamos testemunhas oculares de todos os acontecimentos. Uma história real que nos faz refletir sobre amizade, companheirismo e superação, tendo o esporte como pano de fundo.

Fabiola.Penido 01/03/2017

É uma história de corredores amadores, de alta performance. Além de serem bem sucedidos, fazem parte de uma excelente assessoria esportiva que toparam participar de um desafio. Bater o tempo do Portuga. Adorei ler esse desafio, o final é lindo e emocionante. Mostra o que é o esporte.
É uma escrita simples, de leitura rápida, mas envolvente.

Claudia 25/12/2015

Envolvente
Li o livro em um dia. Comecei e não consegui parar até terminar. O desafio mostra atletas amadores em suas performances puras de dedicação, talento e garra. Mostra que nesse meio a humanidade e a amizade pulsam forte. Emocionante o final.
É um livro de leitura fácil, bem tranquila, que te envolve e te não te faz querer parar.

Ana Paula 18/02/2015

Não só para corredores
Esse livro foi um presente de Natal da minha filha Juliana. Como no último ano eu me apaixonei pela corrida de rua, a Ju o achou mais do que adequado para mim. E foi! Mas engana-se quem pensa que o livro seja indicado somente para quem gosta ou pratica o esporte. Acima de tudo, o livro, como já nos prepara o texto de orelha, é uma história sobre gente, pessoas. No caso, corredores amadores de maratona.

A primeira coisa a se entender dessa universo tratado no livro é que existem dois tipos de corredores de maratonas: os profissionais, aqueles que tem como única atividade o esporte, seu trabalho é treinar e vencer (e esses completam uma maratona em pouco mais de 2h) e os amadores, pessoas comum, das mais variadas profissões que praticam o esporte em suas horas vagas. Poucos amadores conseguem percorrer os 42.195 metros de uma maratona em menos de 3 horas. E o Portuga conseguiu esse feito com 43 anos, cravando 2:43:50!

Os protagonistas dessa história fazem parte desse grupo de amadores, que treinam regularmente sob as orientações da MPR, uma assessoria esportiva paulistana comandada por Marcos Paulo Reis.
Marcos Paulo é quem, cansado da conversa do Portuga que vive se gabando do seu tempo, decide criar uma brincadeira que acabou sendo levada muito a sério pelos seus alunos. Três deles aceitam o desafio de bater o Portuga e iniciam sua saga de treinamentos.

Mas Operação Portuga, na verdade, se utiliza desse universo para contar a história desses corredores. Lelo, o desafiante com mais chances de sucesso, é um esportista que já competiu pelo Brasil em Olimpíadas no esqui! Sua história de superação é inspiradora: ele sofreu um grave acidente esquiando que quase o fez perder a perna. Imagine só, hoje ele corre muito! Guto é o protagonista do feito mais emocionante narrado no livro, algo que só um verdadeiro amigo é capaz de fazer. E Tomás com seu jeito quieto vai aos poucos conquistando marcas incríveis. Não fazendo parte do trio de desafiantes, mas treinando com a mesma dedicação para um objetivo pessoal, tem Felipe com sua história que você quando ler vai acabar se lembrando... Infelizmente, se tornou conhecida pela tragédia.

O livro foi escrito pelo jornalista Sergio Xavier Filho que acompanhou todo o Desafio do Portuga e viu ali algo mais a ser contado! E valeu a pena ouvi-lo!

Recomendo essa leitura para todos os que gostam de histórias emocionantes e motivadoras independente de gostar ou não de calçar o tênis e sair por ai correndo! No meu caso, eu fiquei bem mais motivada e animada para ampliar meus singelos 5km e buscar o próximo desafio, os 10km.

Um registro a parte para a edição do livro feita pela Arquipélago Editorial: a capa é sensacional! O fundo tem uma textura que imita o asfalto!

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br

Marilia 08/03/2014

Operação Portuga - Cinco Homens e Um Recorde a Ser Batido
O jornalista Sérgio Xavier Filho conseguiu, de maneira simples, porém, muito especial contar uma história de superação. Ao se iniciar a leitura, é possível perceber que a história gira em torno de um tempo: 2h 43 min 50 seg. Esse tempo em especial, é uma façanha, porque correr abaixo de três horas é lei para aqueles que são profissionais, mas quando se trata de corredores amadores, esse feito é quase impossível. A façanha foi realizada por um dos cinco homens, Amílcar Lopes Júnior, o Portuga, que depois disso não parou mais de importunar os amigos também corredores que contam com a assessoria da MPR – empresa comandada por Marcos Paulo Reis que presta consultoria para atletas amadores e é o segundo homem da história. Foi dele a ideia de lançar o Desafio do Portuga depois de muito tempo aguentando as provocações de Amílcar, por isso, convidou seus três melhores corredores – com potencial de bater o tempo do Portuga – para correrem a maratona de Chicago de 2009.
Lendo assim, parece uma história simples – os amigos querem bater o tempo do mais rápido – porém, ela é mais complicada do que isso. O plano de fundo é a Operação Portuga, mas o que acontece na vida dos cinco homens é a verdadeira história, vamos descobrindo o temperamento, humor, paixões e características individuais com o passar dos capítulos. Cada um deles teve que superar desafios que os tornaram mais humanos. O livro é, na verdade, uma linda história de superação, de recordes pessoais, de desafios, de angústias, de sofrimento, contando sempre com a camaradagem que uma amizade proporciona.
Amílcar Lopes Júnior – Portuga
Marcos Paulo Reis
Marcelo Apovian – Lelo
Tomás Awad
José Augusto Urquiza – Guto + Felipe Wright

Tarso 29/04/2013

Não é só um livro para corredores
Eu já tinha lido sobre o desafio na Revista Runners. Sou corredor e esta foi a minha primeira experiência com livros de corrida (logo depois vieram Murakami e Karnazes). A questão da Assessoria da MPR não me incomodou muito, pois era parte crucial do enredo. Fiquei muito emocionado com a história de vida desses três personagens (que depois se tornam quatro) e uma marca a ser batida: não a do Portuga, mas as suas próprias e dramáticas situações pessoais. Fácil de ler, leve e surpreendente.

Renata 23/02/2013

Operação Portuga
Livro cansativo, propaganda descarada da assessoria esportiva Marcos Paulo Reis, mas no final, um exemplo de amizade muito bacana... valeu!