O Falecido Mattia Pascal

O Falecido Mattia Pascal Luigi Pirandello

Resenhas - O Falecido Mattia Pascal

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Um romance com alguma aventura
O livro é de rápida leitura. Possui uma escrita que de início parece um pouco difícil de compreender, mas logo você pega no jeito e entende como o cara conta a história. Da metade pra frente fica melhor que no início.

Karla.Kassiane 16/11/2023

Se fosse um gráfico essa leitura terminaria em queda!
Gosto muito dos italianos, meu primeiro do autor, o próprio Mattia narra a história o que na minha opinião gera uma fluidez na leitura. Trama muito divertida, com muitas notas de rodapé pela edição do Clube de Literatura Clássica, no desfecho da história simplesmente pareceu que o autor cansou.

Mama 13/11/2023

Uma crítica às máscaras sociais
Pirandello constrói de forma esplêndida os personagens que dão corpo a sua obra. São pessoas que se cansam do marasmo do dia a dia e desejam ter um destino diferente, como Mattia Pascal. Gostei bastante das reflexões ao longo do texto e do desfecho do livro.

Vinicius 10/11/2023

Melhor Livro do Ano
Esse sem dúvidas foi o melhor livro que li em 2023, e um dos melhores que li na vida.
A ambivalência que Luigi Pirandello trata a vida (como realmente ela é) mostra a sabedoria do autor. O paradoxo entre liberdade e prisão, dilemas de identidade e aspirações/objetivos. Com temas profundos e tão atuais, poderia facilmente ser leitura indicada nas escolas. Em minha opinião entra ao lado de grandes obras como "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (inclusive com a temática semelhante) e "O Pai Goriot".

Danilo 09/11/2023

CLC não decepciona
"Ora, o que era eu senão um homem inventado? Uma invenção ambulante que queria e, de resto, tinha obrigatoriamente de ficar à parte, mesmo que mergulhada na realidade."

Pirandello escreve de forma agradável a dificuldade do homem em aceitar quem é. Tentar se achar em meio a uma realidade inventada, e mesmo rico, não encontra a sua felicidade.

Bruno 21/10/2023

Livro interessante nas primeira parte e na última. Porém, o meio se arrasta e as narrativas não prendem.

lia 16/10/2023

História boa e divertida
O finado mattia pascal é um livro com um enredo bem feito e com cenas divertidas.

é notório como tem similaridade com memórias póstumas de bras cubas de Machado de Assis, embora ache que Brás Cubas seja mais do meu gosto.

o livro tem partes que foram cansativas pra mim e pode ser que seja pq eu não estava no clima de leitura, mas isso me desanimou um pouco.

enfim, repito que foi um livro divertido de modo geral e sim, mattia, é tudo culpa de Copérnico

Tiago Fachiano 10/10/2023

Viver novamente
O que você faria de tivesse a oportunidade reiniciar sua vida? Mas seu reinício seria suficiente, se depois disso voce continuasse o mesmo?

Esse livro fantástico trará esse questionamento. Muito bom!

Augusto Stürmer Caye 08/10/2023

Livro com uma narrativa rebuscada, refinada, mas cuja história não é muito interessante para os nossos dias atuais. Fiquei um pouco entediado lendo.

Ma_ah 05/10/2023

A história gira em torno de Mattia Pascal, um homem que, após uma série de reviravoltas inesperadas e um evento trágico, se vê livre para recomeçar sua vida. Ele assume uma nova identidade e embarca em uma jornada de autodescoberta. Pirandello explora a complexidade da identidade humana, questionando o papel da sociedade na construção de quem somos.

A narrativa é habilmente construída, com Pirandello alternando entre o drama e a comédia, explorando temas como liberdade, destino, e a busca pelo significado da vida. Os personagens são ricamente desenvolvidos, cada um contribuindo para a reflexão sobre as máscaras que usamos na sociedade.

Tem uma leitura profunda e envolvente que convida o leitor a questionar sua própria identidade e a busca por autenticidade em um mundo cheio de convenções. Pirandello deixa uma marca indelével com sua prosa habilidosa e suas reflexões filosóficas. Este romance continua a ser uma obra fundamental da literatura italiana e um tesouro para qualquer amante da literatura clássica. Recomendo!!
Fabio 10/10/2023minha estante
Ótima resenha!???

Ma_ah 11/10/2023minha estante
Obrigada!

vicniro 27/09/2023

A ideia é boa, mas achei arrastado nas partes desnecessárias
Eu achei a proposta do livro muito interessante, foi a primeira vez que eu li um livro com essa temática de “não morto mas morto e que depois morre de novo” e achei bem legal, mas nem tinha noção que ele abordaria temas tão profundos, como a solidão e o que é a liberdade.

O começo eu estava achando que tinha muita informação e que elas estavam vindo muito rapidamente, parecia que o autor queria chegar logo no ponto principal do livro e que ele falava o que tinha acontecido sem de fato falar realmente o que aconteceu, o que acabou gerando uma confusão na minha cabeça na parte do motivo do casamento do Mattia no começo do livro. Depois que ele “morre” achei que o livro tem um ritmo bem melhor e é onde começam as reflexões do personagem. Estava achando essa parte bem legal até entrar a filosofia do dono da casa que o Mattia aluga um quarto. Tem pelo menos um capítulo inteiro só falando disso e eu achei que não tem muita relevância pra história. Achei a parte com a sessão espírita muito engraçada e ajudou a distrair um pouco da chatice da filosofia. O final eu achei bem legal e condizente com o restante do livro.

De modo geral eu gostei do livro, mas acho que o autor se demorou tanto em umas partes desnecessárias e foi tão rápido nas partes que eu estava achando mais divertida que acabou me decepcionando um pouco, explicando a nota que eu dei. Acho que se ele tirasse um pouco da primeira parte pra explicar a segunda o livro ficaria melhor ainda.

Lucas Lobo 24/09/2023

Morte matada
Uma obra que não me cativou muito, tem um enredo até interessante, mas não é um livro que entraria no meu top 30.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6