Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Vida em Série 09/07/2013

Mais uma obra épica.
Muitos leitores da literatura fantasia atual, veem em George R.R Martin algo novo, uma escrita com realismo e crueldade que não polpa seus “heróis” do sofrimento causado pelos seus erros. Em uma tola comparação, muitos desses leitores afirmam que “George R.R Martin é melhor que J.R.R Tolkien por não ter piedade dos principais e por não dar finais agridoce para seus personagens”, para esses leitores (que provavelmente não conhecem toda a obra de Tolkien) e para leitores interessados em ler uma fantasia épica com personagens complexos, apresento-lhes: Os Filhos de Húrin.

O livro é mais uma obra póstuma de J.R.R Tolkien, editada pelo seu filho Chistopher Tolkien, que já publicou diversos livros do espólio de seu pai, entre eles Silmarillion e Contos Inacabados.

O livro narra um dos principais contos da Primeira-Era (entre esses contos principais estão Beren e Luthien e A Queda de Gondolin) que foram apresentados em Silmarillion e em Contos Inacabados (dois livros essenciais para amantes da obra de Tolkien e da literatura fantástica moderna) e remetem uma época remota, milhares de anos antes de Bilbo confrontar Smaug e Frodo seguir sua jornada para destruir o Um Anel. O tom do livro é muito mais sério e sombrio que todas as demais obras do autor.

Somos apresentados à Húrin, um grande guerreiro da raça dos Homens e senhor de Dor-Lómin, uma região ao norte da Terra-Média que vivia sob a constante ameaça do grande Senhor do Escuro Melkor (Morgoth para os íntimos). Deixando sua esposa Morwen e seu filho Túrin para travar uma grande batalha, Húrin acaba sendo capturado nessa batalha, que tem fim trágico (A Batalha das Lágrimas Incontáveis).

site: http://pormaisuma.com/2013/07/resenha-literaria-os-filhos-de-hurin/

Sandro 26/04/2013

De volta à Terra-Média
Havia uns quatro anos que não visitava o universo Tolkeniano, e ja não me recordava o quão prazeroso e dramático era caminhar na Terra-Média. Os Filhos de Húrin, versão mais detalhadas de uma das histórias presentes no Silmarillion e em Contos Inacabados, mantém a caráter quase documental tão presente nas obras de Tolkien. Nomes, descrições geográficas, clima, características de cada povo, tudo está presente.

Não é uma leitura fácil. Àqueles que não são familiarizados com esta saga, pode ser maçante e desencorajadora, já que ela necessita de todo um background para ser melhor compreendida. E o fato de ter sido organizado e editado pelo filho do autor, a partir de manuscritos avançados deixados pelo pai, atribui ao livro um caráter menos fluido, menos natural.

Mas para aqueles que já passaram por todas as aventuras, e já conhecem o estilo e a profundidade da saga, a obra não deixa nada a desejar. Vale cada página, cada nome e cada olhada no mapa ou das árvores genealógicas para se localizar melhor. :)

Mary 29/01/2013

Os Filhos de Húrin
É mais um livro do Tolkien que me encanta.
Na minha opinião, é um dos livros mais tristes e melancólicos que já li. A história é fantástica e triste, não tem muita felicidade na maior parte das páginas.
Se tornou um dos meus livros favoritos. Ele é difícil de ler, como todos os livros do Tolkien, mas eu recomendo muito.

Edgard 27/01/2013

Fora de série.
Maldição, traição, injustiça, assassinato... Uma linhagem inteira amaldiçoada pelas forças das Trevas.

A afirmação de que Os Filhos de Húrin é "o mais sombrio de todos os contos de Tolkien[...]" é a mais pura verdade! Mas não confunda as coisas, apesar de não conter uma história feliz, não significa também que este é um livro ruim.

Muito pelo contrário, esse livro é magnífico justamente por fugir do padrão de livros que possuem heróis valentes que conseguem conquistar tudo o que desejam, que possuem corações puros e ingênuos, e que não sofrem com os efeitos da má sorte ou das maldições.

Durante essa leitura você caminhará por vales sombrios onde a maldade impera, e quando chegar final (SE te deixarem chegar ao final) se sentirá uma outra pessoa.

Noronha 24/01/2013

Uma aventura indescritivel
Para quem gosta dos maravilhosos contos de Tolkien e de tudo que envolve a grande história de o Silmarillion não pode deixar de ler esta obra.

O Livro conta a história de um dos grandes heróis da casa dos homens Turin, filho de Húrin. Mostra todo a trajetória de Túrin, da sua infância até a sua morte. Mostrando como passou os dias de glória em Nargothrond como o espada negra, sobre o feitiço que o confundiu e sua jornada em busca de sua mãe e sua irmã.

Uma aventura tensa e incrível, te prende do inicio ao fim sem deixar que você se enjoe de cada uma das 320 paginas do livro.

Valaleitor 03/01/2013

Narn I Chîn Húrin
Os Filhos de Húrin (do original em élfico, Narn I Chîn Húrin) do escritor britânico J.R.R Tolkien, conta a estória de Túrin Turambar, filho de Húrin, da casa de Hador.
Em um mundo fantástico chamada Terra-Média (mesmo lugar onde se passa O Senhor dos Anéis e O Hobbit) nasceu Túrin, o mais poderoso dos homens que já existiu, filho de Húrin. O livro conta as aventuras de Túrin, que, ao perder o pai na infância, jura vingança ao Senhor do Escuro, Morgoth.
Morgoth, entretanto, aprisionou Húrin em Angband, sua fortaleza de trevas, e o amaldiçoou ali, a ele e a seus filhos, o condenando a ter uma vida estranhamente longa, e ficar preso na mais alta das montanhas, para assistir dali a ruína que seus filhos haveriam de ter.
O livro tem um modo de escrita bem leve de se ler, fazendo com que um filme se passe pela mente do leitor. Com diálogos muito bem escritos, sem muitas descrições de lugares, a leitura se torna extremamente prazerosa.
No livro há desde guerras entre raças, cobiça por poder, casos de preconceito, humilhação pública, e muitas mortes.
No fim, Túrin acaba por passar por diversas situações das mais variadas, tendo a mais imprevisível aventura de todas. Como o próprio dragão Glaurung afirma, "[...]aquele que esfaqueia no escuro, traiçoeiro com os inimigos, desleal com os amigos, e maldição de sua família. Túrin, filho de Húrin!".
Para os que gostam de leitura fantasiosa, é extremamente recomendado.

Fernanda 31/12/2012

Resenha para quem não é fã de Tolkien
Desculpa, mas eu sou fã rsrs

Li algumas resenhas e vi que a grande maioria delas foi escrita por fãs deste escritor que ... putzzz amo hahaha. Mas, nem todo mundo conhece o autor e pode ser que alguém se aventure a ler este livro antes de "O Silmarilion" (sem problemas).

O livro conta a história de Túrin e Niënor, filhos de Húrin (amaldiçoado por Morgoth). É uma história triste mas que te prende desde o início, aqui não haverá detalhes sobre a Terra Média e acontecimentos determinantes para a construção de um determinado povo, grandes explicações não são feitas pois acredito ser um livro destinado a quem já conhece as obras de Tolkien portanto se esta for a primeira que lerá e tiver dúvidas (ctza que terá) procure informações sobre o autor (há muita coisa, inclusive documentários).

Tolkien com ctza não era do tipo que desperdiçava uma boa explicação então no primeiro capítulo sentirá como se houvesse muita informação mas entenderá ao longo da leitura pois ela vai fluir e vai gostar.
É uma leitura "pesada" e portanto não recomendo aos muitos jovens, mas Tolkien é sutil em determinados assuntos.

Em tempo, gostei muito deste livro

Marcel 13/12/2012

Simplesmente mais um filme!!!
Filhos de Húrin, com certeza dá mais um filme!

O começo do livro é bem Tolkieniana, muitos nomes, famílias,muitos povos, mas depois a saga fica sensacional, sem conseguir parar a leitura, portanto se torna também bem Tolkieniana!

O filho do Tolkien organizou esse livre e dá explicações no começo e no fim sobre a organização do livro e sobre as idéias de seu pai!!!

Conta a história de Túrin, filho de Húrin e sua vida de maldições e guerras!!!

Com certeza, leitura super indicada!!!!

Boa leitura!

Didi 15/11/2012

O fardo de um destino sombrio
O conto mais obscuro, e um dos mais tristes que Tolkien deixou. E esta construção de toda a história realizada por Christopher Tolkien só ampliou a sensação de tragédia que o conto tem.

Não tenho o que criticar o trabalho de C. Tolkien ao reunir e estudar os materiais deixados por seu pai quanto ao conto dos filhos de Húrin. O livro todo ficou com o texto fluído, convincente, sem lacunas e sem invencionices (preciso reler a versão do Silmarillion e a outra toda doida dos Contos Inacabados e comparar o que de fato mudou, especialmente no que foi citado por ele nos apêndices).

Felipe 13/11/2012

Apenas para fãs Hard Core de Tolkien
Se você leu essa história no Silmarillion, ou nos Contos Inacabados, e a achou interessante, este é o seu livro!

Como disse no titulo é uma obra voltada para fãns Hard Core de Tolkien, que querem saber mais sobre a Terra Média. A história adiciona alguns detalhes sobre Húrin e seus filhos, já contadas em outros titulos de forma simplificada, porém não tráz muitas coisas novas se o seu desejo é saber mais sobre Arda.

Daniel 01/11/2012

Excelente narrativa, vale a pena , e a introdução e os apêndices trazem informações muito boas sobre a "construção" da história...

Raphaella 19/09/2012

"Os Filhos de Húrin" estava na minha lista de desejados desde os primeiros rumores de sua publicação (apesar disso, só comprei o livro neste ano). Ainda assim, relutei em tirá-lo da estante, afinal, já tendo lido "O Silmarillion" e "Contos Inacabados", sabia o peso que aquelas páginas carregavam - e nem é pelo volume, já que são só 336.

Na Primeira Era do Mundo, muito antes de Bilbo encontrar o Anel, Morgoth, também chamado Melkor, o primeiro Senhor do Escuro, travava uma constante guerra contra os habitantes da Terra-Média.

Húrin Thalion ("o Inabalável"), senhor de Dór-lómin, homem valoroso que ousou desafiar Morgoth, acabou capturado na Nirnaeth Arnoediad, a Batalha das Lágrimas Sem Conta. Sendo levado à presença do Senhor do Escuro, não se curvou à sua vontade, mas desafiou-o e escarneceu dele, suportando torturas e ameaças. Como não conseguisse o seu intento, Melkor irou-se, amaldiçoando a Húrin e Morwen (com quem Húrin era casado) e sua descendência:

"- Eu sou o Rei Mais Velho: Melkor, o primeiro e mais poderoso de todos os Valar, aquele que existiu antes do mundo, e o fez. A sombra de meu propósito está sobre Arda, e tudo o que está nela curva-se lenta e seguramente à minha vontade. Mas sobre todos os que amas, meu pensamento há de pesar como uma nuvem de perdição, e há de rebaixá-los à treva e ao desespero. Aonde quer que vão, o mal surgirá. Quando quer que falem, suas palavras hão de trazer mau conselho. O que quer que façam, há de se voltar contra eles. Hão de morrer sem esperança, amaldiçoando ao mesmo tempo a vida e a morte."

É sob essa sombra que os filhos de Húrin tem de viver.

Já no início do livro, o leitor conhece Túrin, o mais velho dos descendentes de Morwen e Húrin, uma criança amorosa e cheia de compaixão, sobre quem o destino insiste em trazer a má sorte. Durante a narrativa, acompanha-se o crescimento do personagem, tanto em idade quanto em amadurecimento, que acaba por se tornar um grande senhor, líder e guerreiro, mas que também é passível de falhas.

Apesar de seu temperamento impetuoso e de seu orgulho, é impossível não se compadecer por Túrin - também chamado Neithan, Gorthol, Agarwaen, Thurin, Adanedhel, Mormegil (Espada Negra), Bárbaro dos Bosques, Turambar -, e torcer, por mais improvável que pareça, para que ele possa se esconder de seu destino.

Como o livro é focado nos fatos relacionados ao destino dos Filhos de Húrin, recomendo a leitura prévia de "O Silmarillion" para que a história seja mais bem compreendida. Vale lembrar que lá existe uma versão resumida dos acontecimentos que dizem respeito a Húrin, Túrin e os outros, então caso você queira realmente fugir dos spoilers, leia pelo menos o "Ainulindalë" e o "Valaquenta" completos e o início do "Quenta Silmarillion".

Se você já leu "O Silmarillion" e/ou "Contos Inacabados", recomendo fortemente que leia também "Os Filhos de Húrin". Mesmo que você já saiba o resumo da história, alguns pormenores sofreram alterações nesta narrativa (Christopher Tolkien explica seu trabalho editorial e as mudanças que julgou necessárias de acordo com o estudo dos manuscritos do pai - vale lembrar que as três obras foram publicadas postumamente). Além disso, a narração é mais detalhada, convive-se mais com os personagens, o que contribui para entender melhor suas ações e seu caráter.

Enfim, o livro é dramático, envolvente, trágico e emocionante.

Ao terminar a leitura, constata-se que "Os Filhos de Húrin" cumpre bem o que promete: uma narrativa angustiada da vida do maior desafortunado de toda a literatura tolkieniana, e, possivelmente, de toda a existente.

Iva 06/09/2012

Resenha Completa: http://ivasbookshelf.blogspot.com.br/2012/09/os-filhos-de-hurin.html#more

Quando eu comecei a ler este livro senti que me era um tanto familiar. Depois de alguns capítulos eu descobri por que. Eu já conhecia a história! Há uma versão reduzida dela no ‘O Silmarillion’.

Bom... Eu sou apaixonada pelas histórias de Tolkien! Adoro a visão romântica dele, seja nas batalhas de Morgoth e suas criaturas contra os Elfos e os Homens, seja no momento de sofrimento quando alguém morre ou um momento partilhado entre dois amantes. Para mim, seus contos são simplesmente mágicos.

Para você entender ‘Os Filhos de Húrin’ você precisa ler ‘O Silmarillion’ e ‘Os Contos Inacabados’, pois a história se passa MUITO antes de ‘O Hobbit’ e ‘O Senhor dos Anéis’ e você provavelmente vai ficar meio perdido.

O livro conta a história de dois irmãos que são separados antes mesmo de se conhecerem e, por irônia do destino, acabam se encontrando sem saber. Como Túrin é o mais velho, a trama se concentra mais nele no início. E tudo termina numa grande tragédia.

Um ponto que chama a atenção nessa história é que, apesar de haver uma menção a uma maldição sobre os filhos de Húrin, algumas das desgraças de Túrin TERIAM sido evitadas se ele fosse menos cabeça dura! O que é um tanto irônico...

Em resumo, é um romance trágico, cheio de drama. Em minha opinião, é um dos contos mais lindos e mais tristes de Tolkien.

AH! E não podemos esquecer as LINDAS ilustrações de Alan Lee que decoram essa edição!

mariioliva 19/05/2012

Livro: Os Filhos de Húrin
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2007
Número de Páginas: com mapas e apêndice, 337.

“E Dorlas disse a Turambar: _Renunciaste ao nome, mas ainda és o Espada Negra; e o rumor não diz, em verdade, que ele era filho de Húrin de Dor-lómin, senhor da Casa de Hador”?
“E Turambar respondeu: _Assim ouvi dizer. Mas não o divulgues, peço-te, se fores meu amigo.”

Os Filhos de Húrin, ou Narn i Chîn Húrin em sindarin, é um dos livros da obra do escritor J. R. R. Tolkien. Lançado em 2007, é o mais recente publicado pelo filho do autor, Christopher Tolkien, que fez um trabalho de compilação, organização e edição das notas de seu pai, publicando-os em seguida, como foi com O Silmarillion e Contos Inacabados.

A história se passa 6.000 anos antes de Bilbo Bolseiro, o Hobbit, ter encontrado o Um Anel de Sauron, muito antes das histórias de O Senhor dos Anéis. Um grande país estendia-se para além dos Portos Cinzentos a Ocidente: terras por onde outrora caminhou Barbárvore, mas que foram inundadas no grande cataclismo com que findou a Primeira Era do Mundo. Nesse tempo remoto, Morgoth o primeiro Senhor do Escuro, antigo ainur Melkor, habitava a vasta fortaleza de Angband, o Inferno de Ferro, no Norte; e a tragédia de Túrin e a sua irmã Niënor desenrola-se sob a sombra do medo de Angband e a guerra forjada por Morgoth contra as terras e cidades secretas dos Elfos. Assim escreve Christopher Tolkien.

Húrin Thalion, junto com seu irmão Huor Thalion, foram dois guerreiros que durante uma guerra com Orcs, ajudados pelas grandes águias e por Ulmo, foram transportados até Gondolin, a cidade secreta. Em Gondolin, o Rei Turgon recebeu os irmãos, recordando a profecia de Ulmo que a Casa de Hador (à qual Húrin pertencia) iria ajudar Gondolin quando esta mais precisar. Turgon queria manter os dois irmãos em Gondolin, mas o desejo de ambos era voltar para o seu povo; então prometeram a Turgon que jamais revelariam onde se encontrava Gondolin. E as águias os levaram para Dor-lómin.

Húrin se casa com Morwen, com quem teve dois filhos, Túrin e Urwen. Porém, Morgoth envia uma praga de Angband, que acaba levando a óbito a pequena Urwen. O livro narra também A Batalha das Lágrimas Sem Conta, a qual Húrin foi lutar com seu irmão ao lado dos filhos de Hador. É nessa batalha que Húrin e Huor ajudam Turgon a voltar em segurança para Gondolin, sem que os Orcs descubram sua localização. Porém Huor foi assassinado e Húrin tornado prisioneiro de Morgoth, que o amaldiçoou e a toda sua família.

Nisso, Morwen envia Túrin a Doriath, onde é criado por Thingol e sua esposa Melian como um filho de criação. Na mesma época, Morwen dá a luz a Niënor, também filha de Húrin. Acorrentado de forma mágica a uma cadeira num alto pico, Húrin é forçado cruelmente a assistir a todos os males que se abateram sobre a sua própria família. O seu filho, Túrin, faz jus à memória do pai, mas ao longo das suas inúmeras batalhas, tragédias marcam todas as suas ações e todos os que o amam.

Túrin é chamado de Espada Negra, e vestia sempre o Elmo-de-Dragão, que fazia os Orcs tremerem. Houve um período de sua vida em que, confrontando o dragão Glaurung no conflito em Nargorothrond, Turín acreditou que sua mãe e irmã estavam sofrendo em Dor-lómin. Já as duas Morwen e Niënor, quando ficam sabendo do que houve em Nargorothrond, se desesperam e saem da segurança de Doriath, a procura de Túrin. Glaurung consegue prender Niënor com seu olhar malicioso e põe um feitiço sobre a moça, fazendo-a esquecer de todas suas memórias. Liberta depois de algum tempo do feitiço do dragão, Niënor desperta sem lembrar sequer como se fala, livra-se de suas roupas e se põe em fuga de um pavor desconhecido para dentro da mata. Túrin, agora com outro nome Turambar, a encontra e a chama de Níniel, a Donzela das Lágrimas, e pouco tempo depois se apaixonam e Turambar a desposa.

Vou parar logo antes de soltar mais spoilers cabulosos, mas aviso, o final do livro é trágico. Leia O Silmarillion antes de ler Os Filhos de Húrin, para que seja possível entender algumas coisas. Como o anterior, Os Filhos de Húrin possui uma porrada de personagens com vários nomes, mas achei mais fácil de compreender que o Silmarillion, acho que foi devido ao fato de tê-lo lido primeiro. Uma leitura fantástica como todas de J. R. R. Tolkien! Dou meus parabéns ao seu filho Christopher por ter publicado essas maravilhas. Recomendo e boa leitura!

Para mais resenhas literárias, acesse: www.amadoslivros.blogspot.com