Sombras da Noite

Stephen King

Resenhas - Sombras da Noite

Bruna.CaldeirAo 25/10/2022

Livro 8 ou 80
Olha? Nem todos os contos parecem ter sido escritos pela mesma pessoa.
Alguns contos são engraçados de tão ???
Mas os contos que são bons esses SÃO BONS.
Minha opinião:
Jerusalem?s Lot ( bom)
O bicho-papão ( mais ou menos)
As vezes eles voltam ( muito bom)
Primavera vermelha ( bom)
Ex fumantes Ltda ( bom, mas esperava mais)
As crianças do milharal ( ??)
O último degrau da escada ( bom, mas triste)
A saideira ( muito bom, mas pode ser que quem não leu o livro Salem, não sinta a vibe do negócio)
A mulher no quarto ( bom, mas triste)

AlefRamos 21/10/2022

Coletânea sombria
Esse foi o primeiro livro de contos lançado por Stephen King. São 20 contos nesse livro, lançado em 1978.

Os contos variam bastante em suas temáticas e estilos, temos explícitas referências a Lovecraft e Bram Stoker. Temos contos pessimistas, alguns com finais felizes, e outros com uma carga emocional muito pesada.

Os meus preferidos foram:

Jerusalem's Lot
A saideira
Massa cinzenta
As crianças do milharal
O último degrau da escada
A mulher no quarto
O ressalto

Gostei da maioria, mas esses 7 mexeram comigo bastante, por motivos diferentes.

É uma ótima pedida para quem quer ler um pouco de tudo de King.

Gabriel.Lopes 17/10/2022

Alguns contos são ótimos, outros mais ou menos , mas em sua maioria o livro é bom , vou reler os contos que não gostei muito para ter uma conclusão melhor ?
Beatriz1596 17/10/2022minha estante
O do cortador de grama é bizarro

Gabriel.Lopes 22/10/2022minha estante
ahm bem bizarro kkk

L 13/10/2022

Um bom livro de contos.
Ouvi dizer que "Sombras da noite" é um dos melhores livros do autor. Não vou negar que gostei, não achei extraordinário, mas gostei. Para quem já leu outros livros de contos sabe que é muito raro nós gostarmos de todos os contos apresentados, isso quase nunca acontece e não foi diferente dessa vez comigo. Teve conto que achei bem fluido e me captaram mas teve uns que eu só estava rezando para que acabassem. De qualquer forma eu gostei do livro e o recomendo, não acho que seja tempo perdido.

Eli 13/10/2022

Mais uma excelente obra do Rei!
Os contos são bem curtinhos, mas são sensacionais. Com exceção de alguns meio chatos, a maioria são ótimos, bem voltados pro suspense e um horror mais bruto. Em alguns momentos eu senti uma arrepiada na espinha em alguns contos.
Teve um deles (Ondas Noturnas) que para quem já leu A Dança da Morte, acredito que vai achar bem dahora.
Os meus favoritos foram: Jerusalem's Lot, O Bicho-Papão, Às Vezes Eles Voltam, Eu Sei Do que Você Precisa, As crianças do Milharal e A Saideira.

Adorei a leitura, e super recomendo!!

Barbara 09/10/2022

Alguns contos são SENSACIONAIS...
...outros nem tanto. Demorei meses pra finalizar a leitura desse livro, mas não posso penalizar a obra pela demora, em geral tenho dificuldades com livros de contos mesmo. O que me incomoda nesse tipo de leitura, e que se repetiu aqui, é que o ritmo de narrativa oscila demais. Alguns contos terminavam em seu ápice, o que é interessante, porém, tornava o seguinte ainda mais lento. Apesar disso, King traz em Sombras da Noite o que parece ser um ensaio de sua mente de escritor imaginando de quantas formas possíveis alguém poderia morrer ou quais objetos inesperados ele poderia transformar em assombrados assassinos. Vários momentos são eletrizantes pelo quão longe o autor vai e também por quão perturbadas são algumas cenas e situações no geral. Alguns contos são apenas tristes, o que reforça aquele pensamento geral de que muitas vezes o que pode ser mais assombroso em nossas vidas é encarar o sofrimento real e cotidiano.

Raphael 27/09/2022

Primeira experiência com o autor
Através de indicações, resolvi ler o primeiro King. Sempre ficava paquerando os títulos nas livrarias, mas nunca chegava a ler. Pra uma primeira vez e ainda por se tratar de contos, achei muito bons, claro que uns melhores que outros. Pretendo ir um pouco mais além no trabalho dele.

Ick 27/09/2022

Prepare seus nervos.
Sombras da noite reúne diversos contos de tirar o fôlego e de arrepiar, alguns melhores que os outros, inclusive alguns que inspiraram bons filmes.
Alguns contos te trazem uma reflexão aterrorizante de o quão palpável é um pesadelo real, de que os monstros da vida real podem ser piores do que os fantasiosos, e de o quão longe a pisco humana é capaz de chegar.
Um livro muito fluido de ler, com ótimos respiros, uma ótima pedida para cabeceira.

Luuh_hs 21/09/2022

Feliz 75 anos Stephen King
Foi um dia muito especial para terminar essa coletânea no aniversário de 75 anos do autor. Eu já tinha tentado ler antes em ordem aleatória e, por algum motivo, cai nos piores contos e fiquei traumatizada mas tentando novamente e, em ordem, fico feliz (e surpresa) porque gostei da maioria dos contos. Não indico ler antes de Salem nem Dança da Morte (embora tenha sido publicado antes) porque os contos que se relacionam fazem mais sentido depois.

Contos:
O último degrau da escada - 5,0
O homem que adorava flores - 5,0
A saidera - 5,0
A mulher no quarto - 4,5

p.s.: não pulem o prefácio, é um dos meus favoritos dele!

Francis24 21/09/2022

Perturbador e inquietante
O livro possui contos excelentes mas possui também contos não tão bons .
O interessante é que os mesmos se equilibram e formam um livro digno de ser lido em uma pegada só.
Minha recomendação de contos : O último turno ( perturbador pra cacete) , a saideira ( mais uma vez apresentando salem's lot ), o homem que adorava flores e primavera vermelha.
Acho impressionante como o king consegue transformar cenários tão corriqueiros em algo tão aterrorizador .
Vale a pena queimar a pestana na companhia de contos tão simples e ao mesmo tempo tão perturbadores.

OtAvio 16/09/2022

Contos espetaculares
Sombras da Noite: Jerusalém'Lot 5/5 Último Turno 4/5 Ondas noturnas 4/5 Eu sou o Portal 5/5 A máquina de Passar Roupa 5/5 O Bicho-Papão 5/5 Massa Cinzenta 5/5 Campo de batalha 3.5/5 Caminhões 5/5 Às vezes eles voltam 5/5 Primavera Vermelha 3/5 O ressalto 4.5/5 O homem do cortador de grama 2/5 Ex-Fumantes Ltda 5/5 Eu sei do que você precisa 3/5 As crianças do milharal 5/5 O último degrau da escada 4/5 O homem que adorava flores 4/5 A Saideira 4/5 A mulher do Quarto 3/5

Carlos.Henrique 28/08/2022

Bons contos.
Gostei bastante desse livro. É uma leitura rápida e instigante, bem puxada pro horror . Achei alguns contos meio viajados na maionese, como "Eu sou o Portal", mas a maioria é bem legal. Alguns destaques para mim: "O bicho-papão ", "Ex-fumantes Ltda", "As vezes eles voltam ", "As crianças do milharal" e "O último degrau da escada".
Primeira antologia de contos que li do King... e me agradou bastante.

Chana.Deon 15/08/2022

Bonzinho
Teve alguns contos que eu gostei e fiquei um pouco interessada, mas nenhum conto excelente que eu tenha amado.

Aldemir2 13/08/2022

Tudo pode ser uma coisa possuída assassina
É incrível como esse velho toda vez consegue me surpreender, mesmo com obras já antigas e com histórias adaptadas inúmeras vezes (vide *Colheita Maldita* e suas sequências). Desde que eu coloquei na minha cabeça que queria ler toda a obra do Stephen King, por mais que isso me tomasse anos já que ele já escreveu algumas montanhas de livros e ainda continua escrevendo, *Sombras da Noite* era um que eu queria ler na edição física para ter contato com tamanha magnitude, mesmo que demorasse muito tempo para eu pegar ele na promoção e quisesse muito ler. E não tem como expressar o quão contente fiquei quando vi que, além de ter conseguido comprar ele, ainda peguei no momento mais correto possível para realizar a leitura.

Publicado originalmente em 1978, *Sombras da Noite* é composto por vinte contos, mas alguns já tinham sido lançados anteriormente em outras revistas enquanto outros são inéditos dessa coletânea. Esta, junto com *Tripulação de Esqueletos* e *Quatro Estações*, é uma das coletâneas de contos do autor mais importante para o universo criado por King e ao lermos atentamente alguns dos contos aqui presentes vemos o porquê disso. Como todo leitor do King já sabe (e até quem não é leitor já deve ter ouvido falar disso), o autor normalmente deixa pequenas referências a outras obras dele dentro de seus livros, criando todo um universo (que evoluiu para um multiverso com *A Torre Negra*) onde podemos ligar lugares, personagens e acontecimentos. O primeiro conto, *Jerusalem’s Lot*, como o próprio título já indica fala da conhecida cidade fictícia dentro desse mundo assombroso do autor que ele conta a história no livro publicado alguns anos antes, *‘Salem*. Nesse conto escrito de forma epistolar o personagem Charles Boone se muda para a residência Chapelwaite em Preacher’s Corners, uma pequena cidade perto do vilarejo abandonado de Jerusalem’s Lot. Após alguns acontecimentos estranhos na residência, Charles descobre segredos obscuros sobre o passado da sua família, segredos que vão muito além até mesmo das básicas forças sobrenaturais aos quais somos acostumados, envolvendo até o horror cósmico (esse foi meu primeiro contato com o horror cósmico do King e não sabia que teria outro contato tão cedo). Além desse conto, ainda temos *A Saideira*, que se passa um tempo depois do final de *‘Salem* e conta um acontecimento envolvendo essa cidade e os terrores que a assombram. Respectivamente, esse contos servem como prólogo e epílogo para o romance vampiresco de King e ler eles tão perto de ter lido *‘Salem* foi uma surpresa muito boa pois eu não esperava retornar tão cedo para aquele lugar abandonado por Deus, apesar de ainda ter ficado muitas perguntas sem resposta na minha cabeça.

O livro ainda traz vários outros contos, mas é necessário pontuar a versatilidade do autor na criação deles, afinal nem só de terror os contos se constituem: *Ondas Noturnas* é um conto pós apocalíptico (que inclusive se liga com o pequeno tijolinho *Dança da Morte*), *O Último Degrau da Escada* e *A Mulher no Quarto* são dramas em que a morte está envolvida, mas não há nada de sobrenatural ou aterrorizante (além da sensação de tristeza e depressão que o autor sabe passar tão bem), *O Ressalto* é um suspense que fez minha mão suar de uma maneira que nunca aconteceu enquanto eu lia um livro. E claro, não posso deixar de citar os dois contos mais famosos: *As Crianças do Milharal*, que eu sinceramente esperava algo mais aterrorizante ou que elas estivessem mais presentes, mas não gostei muito e só esperava que o casal protagonista morresse logo já que eram insuportáveis; e *Caminhões*, sim, aquele dos caminhões que criam vida e começam a matar pessoas, eu não esperava que fosse gostar tanto, mas quando terminei eu queria tanto saber mais sobre o que estava acontecendo que espero que o autor escreva mais sobre algum dia. Além de caminhões assassinos, essa coletânea ainda nos traz soldadinhos como aquele do *Toy Story* assassinos, ratos assassinos e, acreditem, uma máquina de passar roupa assassina. Sim, e por incrível que pareça esse ainda foi um dos contos que eu mais gostei.

Enfim, não posso falar muita coisa afinal são contos, narrativas curtas (e aqui elas realmente não são longas, foi super rapidinho de ler e nenhuma me cansou) que merecem muito serem lidas e redescobertas. Quanto às adaptações, não posso falar sobre já que ainda não assisti nenhuma, mas muitos desse contos foram adaptados e quero assistir elas em breve, especialmente a minissérie *Chapelwaite* baseada no conto *Jerusalem’s Lot*. A escrita do King aqui é extremamente fluída e instiga o leitor a ir até o final da história para saber o que está acontecendo (só achei duas histórias meio previsíveis, mas acredito que por eu já ter tido muito contato com esse tipo de narrativa não tenha sido uma surpresa para mim). Se fosse para eu recomendar um livro de contos do King para começar com certeza seria *Sombras da Noite*.