Futebol ao Sol e à Sombra

Futebol ao Sol e à Sombra Eduardo Galeano




Resenhas - Futebol ao sol e à sombra


70 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


righigor 13/06/2024

Textos escritos de forma excelente. Uma ótima contextualização mostrando que politica e futebol se misturam sim e são na verdade a mesma coisa. Muito boa leitura de Eduardo Galeano
comentários(0)comente



Geógrafo da Alma (Poeta) 04/02/2009

Muito gostoso, realmente é fantástico ler algo tão poético a respeito de uma paixão mundial nas palavras do grande Eduardo Galeano.
comentários(0)comente



Atrolhado 21/04/2018

Se gosto de futebol é por culpa do Galeano
Nunca gostei de futebol, mas esse livro conseguiu mudar tudo.

É com amor a arte futebolista que Galeano escreve, e fica difícil não gostar também.

Muito legal a associação das copas com a situação internacional, coisa que só o Galeano consegue.

Um livro para os que adoram boas histórias.
comentários(0)comente



Fernando 18/12/2017

Galeano.
Não preciso dizer mais nada.
comentários(0)comente



Codinome 24/10/2017

Um pouco sobre "Futebol ao Sol e à sombra"
Um ótimo primeiro contato com o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que revela uma de suas paixões através da literatura: o futebol. Nunca havia lido obras completas sobre esse tema, no máximo revistas Placares e jornais Lances. Mesmo assim o livro não deixa a desejar ao fã assíduo da bola preta e branca ou mesmo ao leigo: é simplesmente um livro aos amantes da boa literatura, que Galeano domina com maestria.
Somos imersos a cada regra e detalhe do futebol de forma bastante lúdica e no formato de crônicas, algo que facilita bastante o desenvolvimento da leitura de forma bastante divertida e que nos faz pensar. São curiosidades interessantíssimas desde os primórdios do futebol até a Copa de 2010, infelizmente o autor veio a falecer em 2015. Aliás as crônicas de cada uma das Copas é algo brilhante, aquilo de melhor que vi no livro, principalmente por envolver acontecimentos contemporâneo como um jornal/obra-prima, sem deixar de lado as pitadas dos comentários ácidos que Galeano é mestre.

Uma ótima indicação, uma das melhores leituras desse ano
comentários(0)comente



Rapudo 03/07/2014

iniciado em 03/07/2014
comentários(0)comente



jefftavaresjuni 24/12/2013

Uma saga de mais de cem anos de futebol
Em "Futebol ao sol e à sombra", Eduardo Galeano viaja pela história deste esporte durante todo o século XX e início do XXI, retratando a evolução do jogo como divertimento e como negócio.

O autor uruguaio perpassa pela história de todas as Copas do Mundo, iniciando com uma retrospectiva dos fatos da política internacional, arte e cultura que julgava mais interessantes e relevantes ocorridos no ano de cada mundial, sempre com boas doses de ironia e crítica social.

O livro parece ter sido escrito sob a influência do futebol de outrora, cheio de poesia, fantasia e improviso, algo que contrasta duramente com o futebol que emergiu durante a década de 80, caracterizado pela supremacia da eficácia em relação ao prazer de jogar, do dinheiro sobre a essência do jogo, um futebol duro e engessado, sem espaço para a beleza e o inesperado.

Ainda assim, mesmo com todos as amarras que a modernidade e o capitalismo impuseram a este esporte, o livro nos relembra que o futebol segue apaixonante e atraindo multidões a cada quatro anos, quando o planeta para para ver os astros, bem remunerados mas igualmente exigidos, desfilarem pelos gramados.

Apesar do saudosismo, o livro é um deleite para os amantes do futebol, que têm a oportunidade de repassar por momentos históricos e de conhecer histórias pitorescas do esporte bretão.
comentários(0)comente



Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano
“O gol é o orgasmo do futebol. E, como o orgasmo, o gol é cada vez menos frequente na vida moderna.”
*
“Uma jornalista perguntou à teóloga alemã Dorothee Solle:
- Como a senhora explicaria a um menino o que é a felicidade?
- Não explicaria – respondeu. – Daria uma bola para que jogasse.”
*
“Obediência, velocidade, força – e nada de firulas: este é o molde que a globalização impõe. Fabrica-se, em série, um futebol mais frio que uma geladeira. E mais implacável que uma centrífuga. Um futebol de robôs. Supõe-se que esta chateação é o progresso, mas o historiador Arnold Toynbee tinha passado por muitos passados quando comprovou: “A característica mais consistente das civilizações em decadência é a tendência à estandardização e à uniformidade”.”
*
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/04/futebol-ao-sol-e-sombra-eduardo-galeano.html
comentários(0)comente



Leo Menna 02/06/2013

Um ótimo livro..
De uma maneira bastante breve, mas completa, narra tanto o lado alegre e quanto o lado negro deste esporte que apaixona multidões. Um livro feito por amante e para amante do futebol, tanto para conhecedores (meu caso), como para simples fans da "magia futebolística".
comentários(0)comente



Erik Fernandes 25/02/2013

Ainda nao tinha lido nada do Galeano e gostei do estilo do escritor. Ainda mais falando sobre um tema como futebol. Sao passagens curtas, retratando personagens (principalmente sulamericanos) e grandes times que marcaram epoca. Leitura rapida, facil e divertida. E que me instigou a conhecer outros titulos do autor.
comentários(0)comente



Leandro 18/12/2012

Eduardo Galeano conta nesse livro sua paixão pelo futebol e a forma como este esporte se desenvolveu ao longo da história, fazendo um paralelo entre o futebol divertido, de várzea e jogado por amor a camisa e a indústria do futebol, que corresponde a uma máfia que hoje controla o futebol mundial e que transforma os jogadores em "robôs", ou "pé de obra", como ele se refere. O futebol transformou-se em uma das mais rentáveis fonte de lucro para a indústria da publicidade, e isso acabou tirando sua beleza. Galeano nos presenteia com esse excelente livro, com seu estilo simples e talvez romântico de escrever. Seu tom poético conquista os leitores, até mesmo aqueles que não são apaixonados por futebol. Excelente dica de leitura.
comentários(0)comente



lucasts30 30/03/2011

Obrigatório
Obrigatório para quem é amante do futebol.

Obrigatório para quem não vai muito com a cara do esporte.

Talvez após a leitura aprenda um pouco mais dessa paixão que move grande parte do mundo. Uma paixão que é muito bem descrita nesse livro, com muitas histórias pequenas e deliciosas.

Sensacional!
comentários(0)comente

Léo 18/10/2011minha estante
Em absolutamente tudo que o povo latino-americano se dedica e coloca a sua paixão supera os demais; e na história do futebol, tao bem narrada pelo Galeano, temos mais um exemplo disso




seufuviu 14/12/2009

O sábio
Ler um livro do Eduardo, digo Galeano, Eduardo Galeano - um dos melhores narradores da história da América oprimida, que nos direcione pelos destinos "de sol & sombra" do futebol, este esporte que desde à antiguidade trabalha o imaginário da humanidade, ora como guerra ora como entretenimento, mas, sempre como algo que se destacou pela força de seus praticantes & admiradores.
O livro encanta pelas didáticas intervenções históricas desse esporte feita pelo autor. Não deixa de ser um compêndio futebolístico, uma mine enciclopédia de tudo que se passou aqui ali & acolá com a prática da pelota jogada com os pés; suas alegrias, suas tritezas, seus personagens protagonistas, assim como, seus protagonistas oportunistas y velhacos. Vale a pena ler esse livro da L&PM, escrito pelo sábio da nossa história. EDUARDO GALEANO.
comentários(0)comente



Laura Regina - @IndicaLaura 13/07/2009

Quer saber sobre futebol?
E ainda se divertir?!
comentários(0)comente



Arilson 24/03/2009

Para entender o futebol
Não, o livro não é sobre regras, táticas ou coisas do tipo. É para entender o espírito do futebol, a paixão, o torcedor, a passionalidade, enfim, para aprender a gostar. E o texto...bom o texto é do Eduardo Galeano.
comentários(0)comente



70 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR