Coma

Resenhas - Coma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

leituras.gio 13/12/2020

Esse final?
Me vi muito na Susan e na sua necessidade de provar seu lugar entre os médicos no Boston Memorial Hospital. O thriller é emocionante e te prende do início ao fim, foi meu primeiro contato com as obras do Robin Cook. Virei fã

Alexandre249 31/08/2020

Os bastidores da medicina
Romance policial muito bom. A trama prende o leitor até o último capítulo. Recomendo!!

laurinha 29/06/2020

Me surpreendi com essa leitura
Devo dizer que me surpreendi e muito com esta leitura. Inicialmente admito que fiquei um tanto entendiada e dei uma estagnada, mas conforme as páginas iam se passando meu interesse foi aumentando cada vez mais.Achei bem interessante a maneira como o autor abordou a forma como as mulheres eram vistas na medicina na época, admito que fiquei um tanto chocada devido ao incrível machismo. Gostei bastante da história e este é um assunto sombrio, mas que sabemos que é algo que acontece no mundo nas partes "obscuras" da medicina e é um mercado que se encontra em alta no mundo. É o segundo livro que leio do autor e admito que amei realmente, apesar de meu receio inicial.

Sergio.Machado 08/05/2020

Assustador
Thriller sobre tráfico de órgãos humanos. Livro foi baseado em anúncios de jornal da época que o escritor disse ter lido sobre o mercado de órgãos humanos. O livro como o filme são assustadores.

Gabriela.Steindorf 18/02/2020

Protagonismo feminino forte do jeito que a gente gosta
Lembro do dia que comprei este livro em uma promoção no sebo. Olhei pro nome do autor e pensei "conheço de algum lugar". Procurei rapidinho no Google e relembrei que Robin Cook é um escritor de thrillers médicos muito conhecido principalmente nos EUA, sendo Coma um de seus livros mais famosos e que foi premiado como o melhor do ano de 1977.
Eu como leitora voraz de thrillers comprei sem pensar duas vezes e mesmo com boas expectativas a história me surpreendeu. Primeiro pela riqueza de detalhes médicos e anatômicos (que pra mim foram tranquilos de entender por ter conhecimento na área mas talvez seja um ponto a despertar curiosidade e pesquisa de outros leitores). Segundo pela protagonista: inteligentíssima, independente, empoderada, sem medo de lutar pelo que acredita ser o certo. Terceiro porque, assim como Agatha Christie, Robin guiou toda a história entrelaçando os personagens e colocando lenha pra você desconfiar de todos. Fazendo você chegar no último capítulo e pensar: "Caramba mas quem é o real culpado?..... Não é possível... Nossa, faz todo o sentido. Como não pensei isso antes?!"

5 estrelas e favoritado com gosto!
jhzanata 14/02/2021minha estante
Perfeita a comparação com a Agatha!
Não lembrou lembro a ultima vez que um livro me fez sentir tanto o perigo na pele também, que história!

Suphie 16/02/2020

O livro ia muito bem, até chegar ao final... a narrativa empolgante começa já envolvendo o leitor e não da vontade de parar de ler, os acontecimentos são rápidos, descritos com bastante detalhe, o leitor fica sabendo exatamente tudo o que está acontecendo. Gera uma empolgação para o final que não é recompensada, ele acaba de uma vez como quem entra num coma, apaga sem poder dizer mais uma palavra.

Erika Neves.1 04/01/2020

Em Coma, de Robin Cook, acompanhamos a estudante de medicina, Susan, em seu primeiro dia de residência.Logo na sua primeira visita na área dos pacientes em coma, alguém chama a sua atenção: uma jovem com a mesma idade de Susan que entrou em um estado de coma irreversível após uma simples cirurgia de rotina.

Abalada, mesmo sem saber porque, ela continua fazendo as visitas de rotina e ao retirar a amostra de sangue de um jovem e atraente homem, acaba aceitando sair com ele. Só que horas depois, ele, que também ia fazer uma cirurgia simples no joelho, entra em coma irreversível.Isso é suficiente pra deixar Susan com uma enorme pulga atrás da orelha partindo em busca de respostas, que não irão agradar a direção do hospital.

Havia muito tempo que eu tinha lido esse livro e, como sempre, não lembrava de praticamente nada. Mas ao reler, me lembrei pq gosto tanto do autor. O suspense começa aos poucos aparentemente com situações não relacionadas entre si, e de repente descobrirmos horrorizados qual o verdadeiro interesse em colocar os pacientes em coma.Com relação á Susan, não é uma personagem carismática, mas é muito corajosa e destemida, além de enfrentar o machismo diário dentro do hospital. O ponto negativo é a enorme quantidade de termos técnicos,descrições minuciosas e desnecessárias, que pode dificultar para algumas pessoas que não estão habituadas a esse palavreado.Mas esse foi um dos primeiros livros de Robin Cook, então acabei relevando. Outro problema é o final abrupto, que deixa algumas deduções apenas para imaginação, mas essa deficiência ao concluir os finais, infelizmente Robin Cook, mantem até hoje.

Um fato interessante foi o enorme machismo enfrentado por Susan, pelo fato de ser a única mulher entre os estudantes no hospital inteiro e ainda por cima bonita. O livro foi escrito em 1972 e fiquei impressionada com essa situação já que hoje em dia a coisa mais normal do mundo é ver igualmente médicos e médicas circulando pelos corredores de um hospital.
Outra curiosidade é o uso totalmente limitado da tecnologia. Só tinha um computador no hospital inteiro e pra usar era a maior burocracia. Tinha que preencher um formulário com a pergunta a ser feita, então um técnico digitava a pergunta pro computador responder. Dá pra imaginar uma coisa dessas?

De um modo geral gostei muito do livro e recomendo, apenas com a ressalva do excesso de termos técnicos. Mas pra quem gosta de suspenses médicos e/ou de Robin Cook, com certeza é um prato cheio

LER ETERNO PRAZER 22/08/2019

Em "Coma",(escrito nos anos 1970), Cook narra um thriller com um enredo empolgante, A narrativa é ágil, rápida,(talvez até demais). O autor aborda(diante de uma pequena pesquisa que fiz) um tema que era comum nos anos 1970 -- o machismo dos médicos, que não viam com bons olhos as "mulheres médicas" --  embora hoje isso não seja relevante,visto que temos ótimas médicas e muito respeitadas.
A trama de "Coma" irá gira em torno de, Susan Wheller(estudante do segundo ano de medicina), pacientes relativamente jovens e saudáveis que, sem mais nem menos, entram em coma e mais um punhado de personagens que orbitam em torno do Hospital e vai nos levar aos subterrâneos dos grandes centros médicos, a corridas através da noite, a salas de cirurgia frias e assustadoras, etc. Wheller começa a investigar as causas de tantos comas e que a maioria acontecem em uma sala de cirurgia especifica.
Essa investigação é o ponto chave do enredo portanto não tenho como detalhar para não soltar spoiler. Mesmo para quem não é afeito a terminologia técnica da medicina, o livro tem uma narração simples, desenvolta e uma ação que converge rapidamente para um final totalmente inesperado. Tão inesperado que ficamos assim: ué já... E fica aquela sensação de que... E o que mais, como, isso...?
O final, para mim deixou a desejar e o desenlace da personagem principal, suponho, deveria ter tido mais atenção. A impressão que dá é de um corte abrupto - uma cirurgia, se preferirem rsrs. Ficamos ali, lendo e relendo os últimos parágrafos e pensando sobre todas as possíveis implicações daquelas cenas finais... mas fica ao critério de cada leitor. Um final sem um FINAL, da maneira como todos os leitores teriam preferido, com certeza. Nossa imaginação é a responsável por tudo o que poderia  ter acontecido depois. E finais assim, geralmente não costumam agradar a muitos leitores. Mas que não tira a qualidade do livro. Muito bom! Não ótimo, excelente, mas sim um bom livro.

Ricardo.Prado 17/07/2019

Te prende
Muito muito empolgante

Monica Monte 15/05/2019

Comprei esse livro com uma espécie de nostalgia, pois na adolescência li algumas obras dele. Pena que não me lembrava o quanto ele era fraco.

Pra fechar com chave de ouro aquele final, que na verdade nem parecia um final. Parece que a história acabou pela metade.
Cris Paiva 16/05/2019minha estante
quando eu lia esses livros da Robin Cook (ou do Robin, nunca sei) eu adorava e morria de medo! mas também eu tinha sei lá, 14 anos, e gostava de quase tudo o que caia em minhas mãos.

Monica Monte 16/05/2019minha estante
Exatamente, mas evoluímos e autores melhores apareceram.

Monica Monte 16/05/2019minha estante
Mas também não dá pra julgar tanto. O livro é de 1977.

Gabriel.Martins 13/04/2018

Infelizmente...
Robin Cook pode ser um excelente médico e uma pessoa muito bem intencionada, mas como escritor é um desastre. Ele não tem noção nenhuma de ritmo, construção de mistério ou estrutura narrativa, engajando o leitor apenas pontualmente com seus escassos momentos de horror. Como dito anteriormente a respeito desse livro: só leia se não houver outra opção.

Eder Ribeiro 09/11/2017

Razoável
A excessiva descrição sobre o ambiente hospitalar me fez perder o envolvimento com a história. A trama do livro até que é boa, mas o desenvolvimento da história deixa a desejar. A personagem principal, Susan, não me convenceu, não tinha a psique investigativa para cativar o leitor. O livro não é ruim, mas só recomendo se não tiver outro para ler.
sandra 09/11/2017minha estante
Um dos meus livros preferidos do autor. Tem um suspense que me carregou pra dentro da estoria. Uma pena a leitura não ter te empolgado.

Eder Ribeiro 10/11/2017minha estante
Sandra, não foi uma leitura chata, foi até agradável, faltou algo mais, personagens mais fortes e pela proposta do autor, falta muito suspense. Essa foi a minha impressão. Tou muito exigente...kkkkkk. Tenho mais livros do autor, quem sabe os outros me agradam.

sandra 10/11/2017minha estante
Eder,
Não desista do autor.... Suspense demais mata kkkkk

Eder Ribeiro 10/11/2017minha estante
Hj em dia nem o Stephen King me assusta...kkkkk

sandra 10/11/2017minha estante
Esse nunca ne assustou. Fui ler O Cemiterio na maior expectativa e achei mais livro de fantasia que terror.

cris 18/10/2018minha estante
Concordo foi cansativo no começo e o final ficou a critério da nossa imaginação.... rsrs

@Vicahelena 18/08/2017

"A vida nunca parecera tão frágil e a morte tão certa"
O livro conta a história de Susan Wheeler, estudante de medicina que iniciou sua residencia no Boston Memorial Hospital. Porém, acaba percebendo que algo não esta correto com certos pacientes do hospital. Logo nos seus primeiros dias, foi colocada para assistir o caso de Nancy Greenly, uma moça jovem e saudável. Essa moça passou por um procedimento cirúrgico simples, mas não voltou mais da anestesia, ficando em coma pra sempre. Diante disso, Susan ficou pensativa, começou a se interessar por esses casos e descobriu que nos últimos anos o número de pacientes entrando em coma vinha sendo recorrente, o que é anormal.
Mas foi com Berman que Susan decidiu ir atras de descobrir o que havia de errado. Como poderia dois jovens saudáveis entrarem em coma sem motivo algum? Nessa missão, Susan enfrenta muitos problemas, entra em crise existencial, pensa em desistir de tudo, é desrespeitada por ser mulher, sofre ameaças contra si e sua família, enfrenta todos seus superiores do hospital e da faculdade. Quase é expulsa da residencia e perde toda sua carreira. Mas não desiste. E o que ela descobre é sensacional.

Aline Oliveira 01/05/2017

Ótimo Livro
Coma foi o primeiro livro de Robin Cook que li. Eu já tinha assistido o filme quando era adolescente e adorei a história. Ler o livro, mais rico em detalhes, foi uma experiência excelente. Um ótimo suspense que você não consegue parar de ler até chegar ao fim. Ótimo livro. Adorei.
cris 18/10/2018minha estante
Tem filme q legal vou procurar

Lara Moreira 27/06/2016

Robin Cook é incrível em seu suspense médico. Susan é uma estudante de medicina que inicia um acompanhamento num Hospital Memorial. No seu primeiro dia é surpreendida pela quantidade e de casos de pequenas cirurgias, que acabam em coma. Ela vai a fundo nas pesquisas, ultrapassado tudo pra conseguir informações. Susan descobre que os fatos são mais interessantes do que ela imagina. E descobre que por trás do coma existe um mercado negro de órgãos envolvido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6