Aventuras na História 249 (Fevereiro de 2024)

Aventuras na História 249 (Fevereiro de 2024)



Resenhas - Aventuras na História 249 (Fevereiro de 2024)


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 28/02/2024

Fevereiro de 2024
"Edifício Joelma em chamas (1974)"
Informações e curiodades sobre o terrível incêndio que completou 50 anos esse mês. A tragédia foi maior do que imaginava (valendo também para a maioria das pessoas), pois historicamente foi citada como segundo maior incêndio em arranha-céus no mundo, atrás do atentado das torres gêmeas em 2001.
Pontos importantes: a tragédia levou à mudanças nos códigos de segurança dos edifícios (que vinha tendo resistência por interesses econômicos e já deveria ter ocorrido dois anos antes pós incêndio de outro edifício em São Paulo); um curto-circuito iniciou o fogo e em 1975 o incêndio foi julgado criminoso por conta das péssimas condições elétricas com ausência de fiscalizações eficientes; e mais de 180 pessoas morreram, mas os números podem ser superiores diante da censura pela ditadura.
É história com desdobramentos desconhecidos, pena não enfatizarem personagens e relatos impactantes, conforme vi em outras fontes, como mulher que se jogou com filho no colo e a criança teria sobrevivido.

"Ramssés II"
Breve biografia do faraó citado como o maior da História, entre os séculos 12 e 13 a.C, com governo longevo de mais de 60 anos e grandes realizações a ponto do adjetivo "faraônico" ser baseado nele.
Apesar dos historiadores não reconhecerem, é associado popularmente como o faraó da história do Êxodo (também por conta de filme famoso). Esperava alguma nota sobre isso... A Bíblia não cita nome, mas seja este ou outro, é evidente que esses homens endeusados, que viviam para se orgulhar de façanhas (triunfalmente) jamais registrariam histórias vexatórias para eles (como na do Éxodo), daí a ausência de documentos como desejam os historiadores. Oras! Documento suficiente é a Palavra de Deus. Amém!

"Cobertura do sexo"
Reportagem legal sobre os preservativos.
A denominação "camisa-de-vênus" foi atribuída a Shakespeare e entre os egípicios disque só colocavam rudimento de preservativo para evitar gravidez após a consumação do rala-e-rola. Peraí, sério!?

"A construção do páís"
Considerações sobre a obra "Casa-Grande & Senzala", de Giberto Freyre, em interessante entrevista com a historiadora Mary Del Priore. A obra completa 90 anos em 2024 e, entre as observações, a de que suavizou a colonização europeia e escravidão no país. Será... Ainda não li, mas já fica a nota para verificações quando ler.

Tem mais na edição...
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1